COMUNICADO DERLIM DE 26.10.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 26.10.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Reunião Novo Ensino Médio – Escolas Regulares  

     A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores de Escola de Ensino Médio Regular (exceto PEI) e convida Supervisores de Ensino e PCNPs para participarem da Orientação Técnica: Implementação do Novo Ensino Médio e Itinerários Formativos para 2022, como segue abaixo:

     Data: 28/10/2021 (quinta-feira)  

     Turma A – das 9h00 às 12h00 

    •       Escolas de Artur Nogueira, Cosmópolis, Iracemápolis, Engenheiro Coelho e Limeira

     Turma B – das 13h30 às 16h30  

      •     Escolas de Cordeirópolis, Ipeúna, Rio Claro e Santa Gertrudes.

     Local:  Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber.

     O café será uma ação coletiva, portanto solicitamos a costumeira organização e colaboração de todos.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Edital Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico 

     A Dirigente Regional de Ensino da Região de Limeira, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a Resolução SE 75, de 30-12-2014, alterada pela Resolução SEDUC – 3 de 11/01/2021, combinadas com o disposto no artigo 75 do Decreto 64.187/2019, torna público o período de credenciamento aos interessados em integrar o módulo do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Região de Limeira a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para a função gratificada de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) da Diretoria de Ensino Região de Limeira. Anexo I.

2. Assunto: Cerimônia de Premiação do IX Concurso de Redação do Hospital de Amor 

Prezados(as),

Você é nosso convidado especial!

Participe conosco e acompanhe a transmissão da Cerimônia de Premiação do IX Concurso de Redação do Hospital de Amor!

Data: 27/10/2021  

Horário: 15h00 – 16h30  

Transmissão: CMSP (canais: gestão e alunos dos anos iniciais ao ensino médio – com exceção do 9º ano, que estará em aula no horário da cerimônia).

O evento contará com a participação especial do Sr. Secretário da Educação – Rossieli Soares. Para conhecer as finalistas clique aqui. https://drive.google.com/file/d/1V4bGMYKh2RSznqnTiEXjy0G_1Y_kNWO9/view

 

3. Assunto: Aprender Valor

     A 1º avaliação já foi realizada e estamos aplicando os projetos, mas o passo agora é a preparação para as avaliações finais, que estão previstas para a segunda quinzena de novembro/2021, para isso, é importante que os cadastros sejam atualizados até dia 2 de novembro, podendo, inclusive, cadastrar novas turmas, mesmo que não tenham participado da primeira avaliação.

     Segue orientação para se preparar para essa avaliação:

     Aprender Valor | Cadastro e enturmação de estudantes para a avaliação, que foi transmitido em 3/ago/21.

     Por Fábio Teixeira:

– Passo a passo do cadastro de estudantes na plataforma

https://www.youtube.com/watch?v=paTqHvHAiK4&t=1350s

– Passo a passo do cadastro de turmas na plataforma 7

https://www.youtube.com/watch?v=paTqHvHAiK4&t=2029s

– Passo a passo da enturmação na plataforma

https://www.youtube.com/watch?v=paTqHvHAiK4&t=2790s

Os projetos escolares podem ser aplicados até o fim deste semestre letivo. No entanto, para as turmas que farão a avaliação de saída (5°, 7° e 9° anos), é importante que a aplicação dos projetos seja finalizada antes das avaliações. As avaliações estão previstas para ocorrer na segunda quinzena de novembro.

Agradecemos o apoio e contamos com a participação de todos.

 

4. Assunto: PDDE Itinerário Formativo  

    Reencaminhamos assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 20.10.2021.

    Seguem, em anexo II, o PPT da reunião realizada hoje, dia 20/10/2021, a Portaria 733, bem como perguntas e respostas e um tutorial de adesão, além do link de gravação da reunião Orientação PDDE Itinerário Formativo, para conhecimento.

     https://seesp-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/camila_lopes_educacao_sp_gov_br/EeVkUXcAmhBDprT4f_sPJ5oBN7dLsvKHZffkNfXmI2uGOg

 

5. Assunto: Programa Roadmap for English Learning  

     Prezados(as),

     Informamos que estão abertas as inscrições para a primeira etapa do Roadmap for English Learning, programa que auxilia professores de inglês da rede pública de ensino no roteiro de aprendizagem, oferecendo orientação e suporte para facilitar o processo de proficiência da língua inglesa. Os professores interessados em participar da primeira etapa do projeto podem se inscrever até o dia 30 de outubro por meio do Instagram do programa (@roadmap.english.learning). O programa acontecerá no período de 8 de novembro a 10 de dezembro e é gratuito.

     O Roadmap for English Learning, idealizado pela professora Climene Arruda, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, estima atender 200 professores de inglês e seus respectivos estudantes. O roteiro adquirido durante a participação no projeto poderá ser implementado pelos professores em sala de aula. O projeto recebe o apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos do Brasil, por meio do Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO-Brasil).

     Para participar do programa é preciso ter nível básico de inglês (A2 conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas). Na primeira etapa de implementação do projeto os professores serão acompanhados por bolsistas, que estão em processo de preparação e orientação pela professora. A aplicação e o acompanhamento serão realizados de forma 100% virtual, por meio do YouTube, Instagram e grupos de WhatsApp, para que os participantes consigam trocar experiências entre si e com os orientadores.

6. Assunto: XVIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos 

Informamos às 91 Diretorias Regionais de Ensino que estão abertas as inscrições para o XVIII DIÁLOGO INTERBACIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RECURSOS HÍDRICOS. O Encontro, em sua programação macro, objetiva criar oportunidades para o diálogo e troca de experiências (saberes e cuidados) entre os participantes para a formulação e implementação de estratégias de educação ambiental (EA), desenvolvimento de capacidades (DC), Comunicação (COM) e Mobilização Social (MOB) em Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH), assim como o debate construtivo no que se refere às boas práticas de gestão já existentes em nosso país, contribuindo para a organização do 8º Fórum Mundial da Água.

Após quase dois anos de pandemia causada pela COVID-19, o Brasil vive sua pior crise hídrica em 91 anos. Desde que o país começou a medir os níveis de chuva, em 1931, os registros de setembro a maio nunca foram tão baixos, e a estação mais seca do ano se inicia com os reservatórios em nível crítico. Como 64,9% da matriz elétrica brasileira é composta pela produção das hidrelétricas, a elevação de tarifas, a possibilidade de racionamento de água e luz e o risco de apagões se projetam sobre a economia.

Assim, considerando a relevância de se estabelecer um diálogo sobre a atual crise hídrica, em especial no Estado de São Paulo, o XVIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos terá como tema “Educação Ambiental na Crise Hídrica – Eficiência Energética e os Comitês de Bacias”.

Inscrições prévias até dia 03 de novembro de 2021.

Data do evento, 08 e 09 de novembro de 2021, em formato online.

As inscrições serão limitadas e realizadas via internet pelo link: https://dialogointerbacias.org/dialogo/inscricoes

Maiores informações entre em contato pelo e-mail: dialogo@dialogointerbacias.org

 

7. Assunto: 4º Bim. Caderno Professor: Aprender Sempre- Física, Química e Biologia são volumes 3 

     Informamos que a distribuição do Caderno do Professor, coleção Aprender Sempre, conta com 3 (três) cadernos de volume 3 ao invés de volume 4:

     Aprender Sempre – Física – volume 3

     Aprender Sempre – Biologia – volume 3

     Aprender Sempre – Química – volume 3

     Constatamos que a Guia de Remessa foi impressa informando os títulos acima como volume 4 por um erro de digitação, entretanto trata-se do mesmo material.

     Ainda, informamos que estamos cientes do erro e a assinatura da Guia de Remessa não acarretará perdas ou prejuízo para as Unidades Escolares durante o processo de distribuição ou mesmo na utilização do caderno pelo professor.

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Levantamento e orientações quanto à prorrogação contratual de Agente de Organização Escolar  

Sancionada a Lei Complementar 1361/2021, pelo Governador, os contratos vigentes de Agente de Organização Escolar serão prorrogados automaticamente até 31/12/2022.

Caso a interessada se encontrar em estado gravídico, a unidade escolar deverá registrar a Estabilidade Provisória no Portal Net

A SEDUC notificará a Secretaria da Fazenda a respeito da prorrogação dos contratos para continuidade do vínculo. Assim, não há necessidade de envio da documentação para a SEFAZ por parte das UEs/DEs;

Caso o Agente de Organização Escolar contratado não deseje continuar no contrato celebrado, este poderá ser extinto.

Os Agentes de Organização Escolar contratados somente farão jus ao pagamento de férias em caráter indenizatório, ao final do contrato, conforme previsto no inciso II do artigo 12 da LC 1093/2009, combinado com o inciso II do artigo 17 do Decreto 54.682/2009, mesmo com a prorrogação contratual;

A CGRH aguarda parecer do Núcleo de Direito de Pessoal da PGE quanto à possibilidade de pagamento indenizatório de férias vencidas relativas ao segundo ano de contrato. As Diretorias serão notificadas assim que receberem o Parecer.

Segue abaixo link para fins de levantamento dos AOEs contratados, que deverá ser preenchida até às 12h, do dia 27/10/2021:

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1TAV0YuY3HLl5hzkX1fYMTxthxI4PnJ6xUpzNfZRSJ0g/edit?usp=sharing

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Escala de Férias 2022

Prezados(as) Srs.(as) Diretores(as) e Gerentes de Escola,

Solicitamos que seja encaminhada, em 1 via, a Escala de Férias referente ao Ano Base 2021, Exercício 2022, de todos os servidores das Unidades Escolares.

A via deverá ser entregue devidamente assinada por e-mail ao endereço eletrônico <delimnfp@educacao.sp.gov.br>até dia 04/11/2021. (NÃO enviar via impressa para a Diretoria).

No campo “Assunto” do e-mail, deverá ser informado: “Escala de Férias 2022 – EE (nome da escola)”.

Segue anexo III o modelo a ser preenchido e seguido. Não utilizar os modelos de anos anteriores.

Solicitamos atenção no preenchimento da Escala antes de enviar à Diretoria, com intuito de evitar alterações antes do início do próximo ano e, consequentemente, prejudicar o andamento das homologações. Todos os servidores devem assinar a Escala, com exceção daqueles que se encontram afastados em Licença Saúde, Licença em Pessoa da Família, Licença Sem Vencimentos, Licença à Gestante, afastado em cartório. Nesses casos deverá ser informado no campo de assinatura o afastamento. Por exemplo: “Em Licença Saúde”.

Com objetivo de padronizar o documento da Escala de Férias, deverá ser utilizado APENAS o modelo anexo, conforme está evitando alterar a estrutura do documento. Preencher apenas os campos necessários.

Conferir com atenção a Escala de Férias antes do envio ao e-mail da Diretoria/NFP, afim de evitar alterações após homologação. 

O Diretor deverá assinar e carimbar no campo do “Superior Imediato” (campo esquerdo) do modelo anexo. Após homologação por parte da Diretoria, a Escala será encaminhada para a Unidade Escolar via SP Sem Papel.

Ressaltamos que o período de 30 (trinta) dias de férias em 2022 será reduzido para 20 (vinte) dias se ocorrerem, neste ano de 2021, mais de 10 (dez) não comparecimentos, considerados em conjunto e correspondentes à faltas abonadas, justificadas, injustificadas, licença em pessoa da família, LSV (artigo 202), conforme L. 10.261/68 – Art. 176, § 3º, bem como períodos de Interrupção de Exercício. O servidor, para fazer jus às férias, deve ter completado 1 ano de exercício no cargo.

Solicitamos, também, que os GOEs e o corpo gestor da Unidade Escolar se atentem para que os períodos de férias programadas não interfiram com os períodos de Atribuição de Aulas, Jogos Escolares (caso houver por conta da pandemia), SARESP, fechamento de notas do ano e demais eventos que necessitem principalmente da presença do Diretor de Escola e Vice-Diretor.

Ressaltamos que as férias de Diretor e Vice-Diretor não devem ser em períodos coincidentes.

Os períodos de férias dos funcionários são à critério do superior imediato.

Atentarem-se ao calendário de 2022 para que os períodos de férias não iniciem aos finais de semana, feriados e/ou datas possíveis de terem o expediente suspenso, para que posteriormente não ocorram solicitações de alteração por esse motivo.

Para situações específicas de alteração de férias, entrar em contato com o supervisor de ensino de sua unidade escolar para análise e autorização antes do preenchimento e envio da Escala de Férias.

É válido lembrar que os AOEs contratados, mesmo com a prorrogação dos contratos até 31/12/2022, não fazem jus ao gozo de férias, conforme prevê a LC 1093/2009. Portanto, esses servidores não entram na Escala de Férias.

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino