COMUNICADO DERLIM DE 26.08.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 26.08.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Formação: Ferramentas da Microsoft aplicadas ao contexto educacional no Canal Desenvolvimento Profissional 1 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 122. Anexo I.

 

 

2. Assunto: Formação: Ferramentas Pacote 365 – CMSP/Canal AOE 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 123. Anexo II.

 

3. Assunto: Construção de materiais pedagógicos para Educação Antirracista I Formações 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 124. Anexo III.

 

4. Assunto: Lives 

 

 

5. Assunto: Suspensão da liminar

      Em função da suspensão da liminar, cabe esclarecer:

1) Todos os servidores estão convocados ao retorno presencial das atividades, conforme previsto na Resolução 59, com exceção daqueles pertencentes ao grupo de risco que:

1.1) estejam no calendário regular de vacinação e ainda não completaram a imunização com 2 doses ou

1.2) possuam recomendação médica por escrito e assinada para exercício mediante teletrabalho em função da impossibilidade de ser vacinado

 2) Todos os servidores pertencentes ao grupo de risco que por algum dos motivos previstos não comparecerem presencialmente no posto de trabalho devem apresentar a carteirinha de vacinação para comprovação do período de vacinação ou laudo médico, sendo então autorizado o regime de teletrabalho

3) Para esclarecimento de desinformações que vem sendo propagadas na rede, a resolução 59 no Artigo 1° trata exclusivamente dos servidores em teletrabalho, ou seja, pertencentes do grupo de risco ou gestantes, não cabendo a extensão da interpretação para os demais servidores.

Em resumo, todos os servidores retornam, a menos que cumpram alguma das seguintes condições:

– Pertencente ao grupo de risco sem 2a dose desde que esteja no calendário regular da vacinação (ou seja, recebeu a vacina no período correto e aguarda 2a dose)

– Gestante – Pertencente ao grupo de risco com laudo médico indicando que o profissional não pode se vacinar. TODO LAUDO MÉDICO PRECISA SER ATUAL PARA O MÊS DE AGOSTO

 

6. Assunto: Convite: Seminário de sexta, dia 27/08 discute as políticas de progressão continuada 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Boletim – Monitoramento Programas Federais 

    Com intuito de darmos continuidade às atividades de Monitoramento dos Programas federais, elaboramos os primeiros questionários dos Programas Mais Educação/Novo Mais Educação (PME/PNME), Ensino Médio Inovador (PROEMI), Programa Novo Ensino Médio (PRONEM), Mais Alfabetização (PMALFA), Escola Acessível , Escola Conectada, Escola do Campo, Sala de Recurso e PDDE Água.

     Apenas as escolas com saldo deverão responder os questionários até a data de 30 de Setembro.

     Os links disponibilizados abaixo, deverão ser copiados e colados no GOOGLE CHROME.

 

PME/PNME: https://forms.gle/GrY4xbrABRHv6iwt9

PROEMI: https://forms.gle/UwuaEcCht2kyMRC76

PRONEM: https://forms.gle/wgmWXX2BUrwrRL1u9

PMALFA: https://forms.gle/9G2eCbrBFFRHXgPn6

ESCOLA ACESSÍVEL: https://forms.gle/oFyPeR7mQ7sga6gBA

EDUCACAO CONECTADA: https://forms.gle/xKvQEhYYFrbvz1TA8

ESCOLA DO CAMPO: https://forms.gle/j7uEdrgf1D7SrF7u9

SALA DE RECURSO https://forms.gle/E9ybEHBupYrudUBHA

PDDE ÁGUA https://forms.gle/aYGp5aaLhtZJyDLBA

     Colocamo-nos à disposição para eventuais dúvidas, através dos E-mails: luciana.souza@educacao.sp.gov.br maria.fatima@educacao.sp.gov.br

 

2. Assunto: Programa Bolsa do Povo

I – Retransmitimos informação do CRH referente às inconsistências apresentadas na plataforma Bolsa do Povo:

Temos quatro problemas na plataforma do Bolsa do Povo que a Prodesp já está atuando.

Devemos ter essa correção ainda hoje segundo eles. Vou avisando vocês.

1) Diretoria reprova e escola não consegue corrigir;

2) Documento duplicado não permite ação da DE;

3) Escola não subiu a documentação e aparece que subiu;

4) Escola não consegue inserir termos de compromisso e responsabilidade.

II – Reiteramos as orientações contidas em Edital, referentes ao desenvolvimento das Atividades na UE:

11. Atividades

11.1. O início das atividades dos beneficiários, após processo de inscrição, seleção e convocação, se dará a partir da assinatura e envio do Termo de Compromisso.

11.1.1. A primeira semana de atividades do beneficiário será dedicada à realização da Formação Inicial por meio do Centro de Mídias de São Paulo, conforme item 13 deste edital.

11.2. Os beneficiários deverão desempenhar suas atividades dentre os seguintes campos de atuação, respeitado o posto no item 11.4:

         a) busca ativa de alunos;

         b) acompanhamento de protocolos sanitários para enfrentamento da pandemia Covid-19 conforme normativos desta Secretaria;

         c) apoio geral às atividades com educandos na unidade escolar.

11.2.1. Caberá à supervisão da unidade escolar acompanhar as atividades desempenhadas pelo beneficiário durante o período de atuação

11.2.2. Para o item “c” listado na seção 11.2, a escola deverá registrar as atividades designadas ao beneficiário tanto para conhecimento do próprio beneficiário, quanto para garantir a comunicação com a supervisão de ensino da unidade escolar.

11.3. A carga horária das atividades do responsável legal beneficiário da Ação Bolsa do Povo Educação será de 4 (quatro) horas diárias, totalizando 20 (vinte) horas semanais, nas dependências da unidade escolar.

11.4. É vedada a realização de toda e qualquer atividade insalubre pelos beneficiários da Ação.

Agradecemos a paciência e colaboração.

3. Assunto: Implantação dos Itinerários Formativos 

     Prezados (as Diretores (as),

     Solicitamos que as unidades escolares, que têm apenas uma turma prevista de 2ª série de ensino médio para ofertar itinerários no turno (diurno e/ou noturno) e que não têm salas ociosas, que preencham o formulário abaixo:

     Exemplo: escola possui apenas uma turma de 2 ª série do ensino médio no período da noite e por ter que ofertar dois itinerários integrados, terá que no momento do aprofundamento curricular, dividir essa classe em duas turmas para que cada uma possa cursar um itinerário, deverá preencher o formulário abaixo. Caso a unidade escolar possua classes ociosas, não será necessário realizar o preenchimento.

     Link do formulário:

     https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIIXUPhOojJUTgQxm3_3j3VzIYnqWNC0vh4BzkWE_2Q2JQiA/viewform

     Prazo para preenchimento: até 31/08/2021

    Quaisquer dúvidas, entrar em contato com o Supervisor Gabriel

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: 6º Concurso De Redação da Defensoria Pública da União, com o tema “Entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua?”  

O Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), por meio do Centro de Inclusão Educacional (CINC), da Coordenadoria Pedagógica (COPED), da Secretaria de Educação (SEDUC), em articulação com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP) e Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), divulga a todas as Diretorias de Ensino e Unidades Escolares da rede estadual, o resultado do 6º Concurso de redação realizado pela Defensoria Pública da União (DPU), que tem como tema: Entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua?” O concurso foi destinado a todos os estudantes matriculados no ensino fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo-se adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas de internação e aos adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais, matriculados em escolas da rede pública.

Os professores que lecionam no Programa de Educação nas Prisões e no Atendimento Socioeducativo trabalharam e incentivaram o debate sobre o tema com os estudantes, orientando a elaboração das redações no ambiente escolar. Cabe ressaltar que, mesmo em um período difícil, devido ao avanço do Covid-19, no qual as aulas foram desenvolvidas remotamente por meio dos roteiros de estudos (impressos), nossos professores realizaram um excelente trabalho que resultou em um ótimo desempenho por parte de nossos estudantes.

Queremos destacar que dos 21 mil 1estudantes matriculados no Programa de Educação nas Prisões e no Atendimento Socioeducativo, cerca de quase 12 mil participaram do Concurso.

Destacamos aqui conforme o resultado do 6º Concurso de Redação da DPU as seguintes Diretorias de Ensino e Escolas Vinculadoras em cada quesito:

 

1. ESTABELECIMENTOS PENAIS VENCEDORES PRÊMIO NACIONAL – Contingente de Participação no 6º Concurso de Redação.  

1º lugar – Centro de Progressão Penitenciaria Prof. Ataliba Nogueira – DE Campinas Oeste – Escola Vinculadora: Professor Jose Carlos Nogueira Reverendo;

3º lugar – Penitenciaria II de Guarei – DE Itapetininga – Escola Vinculadora: Castanho De Almeida Cel.

2. ESCOLAS VENCEDORAS PRÊMIO NACIONAL – Contingente de Participação no 6º Concurso de Redação.

3º Lugar – Fundação CASA Itaqua – DE Itaquaquecetuba – Escola Vinculadora: Filomena Henares Milano.

 

3. CATEGORIA I: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA – do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.  

2º lugar – Penitenciária AEVP Jair Guimarães De Lima Potim 1 – DE Guaratinguetá – Escola Vinculadora: Edgard de Souza Dr.

 

4. CATEGORIA III: alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, em cumprimento de medida socioeducativa de internação.  

1º lugar – Centro Atend Socioeduc Adolescente Três Rios CI – DE Avaré – Escola Vinculadora: Avelino Aparecido Ribeiro Doutor;

2º lugar – Centro Atend Socioeduc Adolescente Três Rios CI – DE Avaré – Escola Vinculadora: Avelino Aparecido Ribeiro Doutor;

3º lugar – Centro Atend Socioeduc Adolescente Três Rios CI – DE Avaré – Escola Vinculadora: Avelino Aparecido Ribeiro Doutor.

 

5. CATEGORIA IV: alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do EJA – Educação de Jovens e Adultos, em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro.  

1º lugar – CR de Limeira – DE LIMEIRA – Escola Vinculadora: Maria Aparecida Soares De Lucca Professora;  

2º lugar – CDP Cerqueira Cesar – DE Avaré – Escola Vinculadora: Jose Leite Pinheiro Professor;

3º lugar – Penitenciaria De Presidente Bernardes – DE Santo Anastácio – Escola Vinculadora: Alfredo Westin Junior.

 

 6. CATEGORIA VI: servidores do sistema socioeducativo e do sistema penitenciário de todo o Brasil, inclusive do Sistema Penitenciário Federal.  

1º lugar – Centro De Atendimento Socioeducativo – Fundação Casa Três Rios – DE Avaré – Escola Vinculadora: Avelino Aparecido Ribeiro Doutor;

2º lugar – Centro de Progressão Penitenciária – Porto Feliz – DE ITU – Escola Vinculadora: Esther Maurino Rodrigues Profª;

 

3º lugar – CR de Limeira – DE Limeira – Escola Vinculadora: Maria Aparecida Soares De Lucca Professora.  

Portanto, gostaríamos de parabenizar todos os estudantes, professores, gestores e escolas participantes nesta ação e os que foram premiados! Salientamos que as respectivas premiações constam no edital que regulamenta o concurso e estão disponíveis no site.

     OBS.: Os nomes dos premiados serão encaminhados no email da escola. 

2. Assunto: #programaçãoATPC 

   Segue, anexo IV, Programação ATPC.

 

3. Assunto: Cardápio de Eletivas  

     Para auxiliar os professores e ampliar o seu repertório para a elaboração e desenvolvimento das Eletivas, foi disponibilizado o Cardápio de Eletivas com ementas e planos de aulas que abordam diversos temas como Educação Midiática, Turismo, Sociedade e Cultura e Tecnologia.

     O cardápio pode ser acessado em:

Inova Educação

https://inova.educacao.sp.gov.br/materiais/

 

Currículo Paulista

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio-2/

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensinofundamental/materiais-de-apoio-2/

 

4. Assunto: Boletim Inovação – Nº 07  

Vem por aí …

Programas Mão na Massa: Segundas e Terças, das 13h às 14h

No app CMSP: todos os canais dos Anos Finais do Fundamental, Ensino Médio e EJA

 

30/08/2021 – Trilha de Educação Antirracista  

Quer criar quizzes para seus amigos responderem, mas não sabe como? Então se liga na dica dessa semana. Os formadores Roberto Edgar e Rafael Costa vão ensinar você a criar um Quiz usando o Scratch. Incrível, né!?

 

31/08/2021 – Turbinando suas Maquetes  

Já precisou fazer uma maquete escolar, mas achou que o resultado ficou bem “mais ou menos”? No programa Mão na Massa do dia 31/08 (terça-feira), os formadores Katsusuke e Marcelo vão trazer dicas incríveis para você dar um “UP!” nas suas maquetes!

 

VISITE O CIEBP E EXPLORE, POR OPÇÃO, O ACERVO CULTURAL DE SP

Fonte: Pixabay

O Museu Afro Brasil, localizado em um dos parques mais conhecidos de São Paulo (Parque Ibirapuera, portão 10), tem cerca de 11 mil m² e é rico em esculturas, histórias, narrativas, documentos, peças etimológicas, que agregam valor sobre a Cultura Africana.

Além de mergulhar em um mundo cheio de significados e de grande aprendizado sobre a verdadeira Cultura Africana e despertar nos estudantes a curiosidade sobre a riqueza de detalhes presentes no museu, é possível aproveitar o Parque Ibirapuera para um momento de relaxamento entre os colegas de trabalho, ou mostrar para os estudantes um ambiente de diversão e de convivência, usufruindo do frescor das árvores e de muito ar puro.

A visita ao museu e ao parque é mera sugestão do CIEBP como uma opção de exploração do acervo cultural de São Paulo, de modo que ela fica sob a responsabilidade do visitante.

Fonte: http://www.museuafrobrasil.org.br/r.

 

EXPANSÃO DO CENTRO DE INOVAÇÃO E NOVOS FRUTOS  

A Diretoria de Ensino – Região Presidente Prudente, representada pela Dirigente de Ensino, Marta de Andrade Primo Mendes de Oliveira, com sua equipe, vieram ao Centro de Inovação para uma visita técnica no dia 17 de agosto. O objetivo era conhecer a política pública do nosso centro, os funcionamentos dos espaços e o trabalho com a tecnologia e inovação, articuladas com Currículo Paulista. Uma experiência enriquecedora para auxiliar na implementação de um Centro de Inovação na Região de Presidente Prudente, possibilitando a democratização do acesso à tecnologia para os estudantes da Escola pública paulista.

 

E A EXPANSÃO CONTINUA…  

Fonte: MuseuAfroBrasil -Apresentação

Além da equipe de Presidente Prudente, recebemos a visita em nosso Centro de Inovação da Diretoria de Ensino – Região Itapecerica da Serra, que também receberá, em breve, um CIEBP. A equipe de visitantes foi composta de 64 professores, representando cada escola da Diretoria, com o objetivo comum de vivenciar uma realidade cada vez mais próxima da sua.

VOCÊ SABIA?  

Podemos resolver problemas do cotidiano de maneira remota: hoje em dia conseguimos programar um eletrodoméstico para funcionar de onde estivermos, apenas utilizando um aplicativo no celular. Isso é IOT (Internet das Coisas), que você também aprende aqui, no CIEBP.

 

Se Liga! Registre suas boas práticas  

Se você desenvolveu entre 2020 e 2021 algum projeto dentro ou fora da sala de aula, ligado à Tecnologia e Inovação, seja como aluno, seja como professor, em uma das unidades escolares da rede pública paulista, queremos conhecer seu projeto. Conte sua história!

Link do formulário para divulgação: https://cutt.ly/on2HQQc

 

Transporte para o CIEBP.

Se liga nessa dica!

Esclarecemos os procedimentos para a solicitação de transporte para visitar o CIEBP. Atualmente as Diretorias de Ensino não possuem ata de transporte eventual para esse tipo de atendimento. A FDE está realizando um processo de Ata de Registro de Preços de Transporte Eventual, que se encontra na fase de orçamentos.

Como alternativa para visita ao CIEBP é possível que as diretorias de ensino realizem essa contratação por dispensa de licitação (R$ 17.600,00). Considerando essa possibilidade de dispensa de licitação, não há necessidade de aprovação do comitê gestor do gasto público. É importante ressaltar que a contratação por dispensa de licitação, além do valor limite, não permite também que essa dispensa seja realizada diversas vezes pela mesma diretoria de ensino, para o mesmo objeto, ou seja, cada diretoria poderá fazer essa solicitação apenas uma única vez. Por essa razão, é necessária a identificação dos alunos que participariam dessa visita, bem como a quilometragem necessária, para que ocorra tão somente uma contratação por dispensa para esse objeto.

 

5. Assunto: Festival Afrominuto I Concurso de vídeos  

Temos um convite para as escolas!

A sexta edição do Festival Afrominuto 2021 homenageará o escritor Lima Barreto, e os estudantes poderão participar do concurso de vídeos, com produções de vídeos, tendo como referências a trajetória, a obra literária, a inovação e o protagonismo do escritor.

A partir de produções visuais, este concurso tem como finalidade estimulá-los a reconhecer, a valorizar e a respeitar a diversidade étnico-racial brasileira e a cultura afro-brasileira e africana, na perspectiva da Lei nº 10.639/03 e Parecer CNE/CP nº 03/2004, do Estatuto da Igualdade Racial, incluindo a promoção de uma educação antirracista.

Quem poderá participar  

Poderão participar os estudantes da Rede de Ensino Pública Estadual de Ensino matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e EJA.

 

Qual o prazo para a produção do vídeo  

Os estudantes terão o período de 30/08/2021 a 18/10/2021 para a produzir o vídeo.

O Festival Afrominuto – Flink Sampa /2021 é promovido pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo por intermédio do Centro de Inclusão Educacional (CINC)/DEMOD/COPED e do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC)/EFAPE.

 

Premiação  

Os estudantes vencedores serão premiados de forma individual e por categoria, receberão certificado de participação, emitido pela Faculdade Zumbi dos Palmares, além de livros de literatura afro-brasileira e um KINDLE.

O(A) professor(a)-orientador(a) vencedor(a) e a escola também receberão um certificado de participação, também emitidos pela mesma faculdade, além de livros de literatura afro-brasileira.

Para mais informações sobre o concurso, acesse a página do CRE Mario Covas: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9348. 

 

6. Assunto: Ferramentas Pacote 365 I Canal AOE  

     Interessados: Agente de Organização Escolar, Gerente de Organização Escolar, Secretário de Escola, Assistente de Administração Escolar e Assistente Técnico,

      A Secretaria da Educação (SEDUC – SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE), em parceria com a Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula (CITEM) e a Microsoft, realizará, no período de 31/08/2021 a 27/09/2021, formações sobre as Ferramentas Teams, Word, Excel, Forms, OneDrive e Outlook, todas do pacote 365 da Microsoft.

      O objetivo será́ subsidiar o trabalho remoto dos servidores da Educação no uso das ferramentas do pacote 365, bem como seus programas principais.

     Todos os servidores que compõem o público-alvo desta ação (Agente de Organização Escolar, Gerente de Organização Escolar, Secretário de Escola, Assistente de Administração Escolar e Assistente Técnico), poderão participar das seis formações para explorar cada uma das ferramentas, incluindo o espaço para sanar as dúvidas que ainda poderão surgir.

 

     Não existe inscrição para esta ação!  

      Você poderá acompanhar cada formação por meio do aplicativo Centro de Mídias, Canal AOE

 

      Esperamos por você! Aproveite e também divulgue esta oportunidade! 

 

7. Assunto: Ferramentas da Microsoft aplicadas ao contexto educacional no Canal Desenvolvimento Profissional 1  

      Interessados: Servidor,

A Secretaria da Educação (SEDUC – SP), por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE), em parceria com a Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula (CITEM) e a Microsoft, realizará, no período de 31/08/2021 a 15/09/2021, formações das ferramentas da Microsoft aplicadas ao contexto educacional.

O objetivo será subsidiar os profissionais da Educação a criarem, organizarem e acompanharem situações de aprendizagem que utilizem ferramentas da Microsoft.

Quem poderá participar  

Todos os servidores da SEDUC – SP poderão participar dessas ações não necessitando de inscrição. Você poderá acompanhar cada formação por meio do Canal Desenvolvimento Profissional 1, conforme programação disponível a seguir: 

     Esperamos por você! Aproveite e também divulgue esta oportunidade! 

 

8. Assunto: Atualização dos canais de transmissão das ATPC e das Formações do Programa de Recuperação e Aprofundamento  

     Interessados: Dirigentes Regionais de Ensino, equipes de Supervisão de Ensino, equipes do Núcleo Pedagógico, equipes gestoras das escolas e Professores(as),

     Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) realizou a atualização dos canais de transmissão das atividades relacionadas às ATPC e Formações do Programa de Recuperação e Aprofundamento.

     A partir do dia 30 de agosto, todas as Reuniões de Trabalho, transmitidas via Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), serão realizadas no canal Desenvolvimento Profissional 1. Quando houver a necessidade de divisão do público-alvo em canais distintos, durante as ATPC desenvolvidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), será utilizado o canal Desenvolvimento Profissional 2.

      Destacamos que, ao longo do 2º semestre, as formações, desenvolvidas pela EFAPE, continuarão sendo realizadas de acordo com o Cronograma Integrado de ATPC e Reuniões de Trabalho atualizado dia 23 de agosto.

      Para esclarecer possíveis dúvidas sobre as ATPC e Reuniões de Trabalho, vocês poderão consultar o Cronograma Integrado – ATPC e Reuniões de Trabalho para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para os Anos Finais do Ensino Fundamental https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/cronograma-efai-vf-20210727.pdf e Ensino Médio https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/cronograma-efafem-vf-20210727.pdf. Para mais informações, consultem a programação do CMSP destinada aos professores e aos demais profissionais da Educação no link https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/

 

9. Assunto: Programação | Profissionais da Educação – CMSP  

Interessados: Servidor(a)!

Para você ficar por dentro de todas as pautas que serão trabalhadas nesta semana, de 30 de agosto a 03 de setembro, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP.

Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises, ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até assisti-las novamente e aprofundar-se nos temas já trabalhados.

Acesse https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/ e confira!

Estas ações também poderão ser assistidas em outros momentos, já que ficam disponíveis no Repositório do Centro de Mídias, e também no canal do CMSP no YouTube.

 

Anote na agenda!  

Série “Memória Escolar” – Episódio “Meu ABC, de Erico Verissimo”  

Dia: 02 de setembro de 2021.

Horário: das 14h às 15h30.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

Um livrinho muito peculiar será tema do próximo programa da série “Memória Escolar”. Estamos falando de “Meu ABC”, de Erico Verissimo, lançado em 1936. O Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos tem três exemplares desse livro, que é considerado raríssimo e que já pode ser consultado por pesquisadores.

Erico Verissimo escreveu “Meu ABC” utilizando o pseudônimo “Nanquinote”, nome com que batizou um boneco desenhado a nanquim. O livro reúne pequenas histórias relacionadas a cada uma das letras do alfabeto protagonizadas pelo simpático personagem.

Para falar sobre o livro, Maria Cristina Noguerol, diretora do CRE Mario Covas/EFAPE, convidou a pesquisadora Cristina Maria Rosa, da Universidade Federal de Pelotas, a quem entrevistará. Rosa foi quem descobriu que livro foi escrito por Erico Verissimo sob o pseudônimo de Nanquinote.

 

E ainda essa semana:  

Série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ODS 3 – Saúde física e mental  

Dia: 27/08/2021

Horário: das 15h45 às 17h15.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

Todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, o Canal de Desenvolvimento Profissional transmite a série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, produzida em parceria entre as Secretarias da Saúde, Justiça e Educação.

Voltada para os profissionais da Educação, a série abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a forma como podem ser trabalhados na escola.

São 17 ODS ao todo, e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, de forma a organizar uma agenda mundial a ser desenvolvida até 2030. A intenção é implementar políticas públicas voltadas para os cuidados principais que a humanidade precisa tomar para eliminar a pobreza extrema, a fome, melhorar a qualidade da Educação, proteger o planeta e trabalhar para que as sociedades sejam mais inclusivas e pacíficas. SUBSECRETARIA 27 25.08.2021 A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para que os profissionais da Educação conheçam e reconheçam as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e a dos nossos estudantes poderão se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta. E anote aí: dia 03/09 o tema será Violência de gênero na terceira idade, ODS 5! Não perca!

A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para que os profissionais da Educação conheçam e reconheçam as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e a dos nossos estudantes poderão se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta.

E anote aí: dia 03/09 o tema será Violência de gênero na terceira idade, ODS 5! Não perca!

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Informações para Escolas de Gestão de Merenda Centralizada (Limeira e Cosmópolis) 

    1.1 Informações Entrega Kits de Merenda – Alunos em Vulnerabilidade  

Segue informações contidas no Boletim 345/21 referente a entrega dos kis de alimentação dos alunos em situação de vulnerabilidade que responderam o questionário na SED.

A escola deve consultar a listagem dos alunos na SED e considerar a RESPOSTA 3, em caso de dificuldade, entrar em contato das 12h às 18h – 3404-2948 (Maísa)

É importante que as instruções sejam lidas atentamente e seguidas com cuidado.

A entrega dos kits deve ser finalizada até 24/09/2021, sendo obrigatória a entrega dos seguintes impressos (contidos em anexo V) no momento da entrega do kit ao aluno ou responsável:

  • “Folheto EAN – Consumo e riscos do excesso de sal, açúcar e gorduras”
  • Folheto – higienização das mãos e embalagens
TERMO DE RECEBIMENTO_KIT e ORIENTAÇÃO CONGELADOS (deve ser preenchido pela escola, assinado pelo aluno/ responsável, escaneado e feito upload na SED)
Consta em anexo VI também o “manual para baixa do kit”, que deve ser feita diariamente, conforme as entregas e “manual para upload” dos termos de recebimento na SED
É importante ressaltar que as escolas que estejam com “cadastro de situação atípica” (bloqueio de congelados) receberão o congelado para montagem dos kits e a entrega não poderá ser recusada, portanto é fundamental a agilidade na entrega dos kits e a organização do estoque de congelados a fim de não superlotar os equipamentos. 
As entregas de congelados para os kits ocorrerão a partir de 30/08/21 e será de acém moído, caso tenham todos os produtos para composição dos kits, esses já podem ser montados e entregues, desde que não comprometa o a preparação da merenda diária.
1.2 Kit Alimentação 
Em continuidade à distribuição dos kits de alimentação aos alunos da rede pública estadual de ensino do sistema de gestão Centralizado, o Departamento de Alimentação Escolar informa:
1.3 Critérios 
 O Kit Alimentação será disponibilizado aos estudantes inseridos em famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme Cadastro Único do Governo Federal – apenas em condição de pobreza e extrema pobreza – ou que sejam beneficiárias do Bolsa Família, conforme a pesquisa que foi realizada na Secretaria Escolar Digital (SED) entre os dias 28/07 a 17/08, objetivando identificar quais estudantes têm interesse em receber gêneros alimentícios da alimentação escolar. Cada escola e Diretoria podem verificar seus respectivos alunos na lista de vulnerabilidade por meio da SED
1.3 Calendário
As escolas deverão se organizar a partir do dia 26/08/2021 de maneira que os alunos ou responsáveis possam retirar o “Kit Alimentação” a partir de 30/08/2021 no turno em que o aluno está matriculado. A quantidade de kits por escola dependerá do número de estudantes interessados, de acordo com a pesquisa realizada entre 28/07 a 17/08.
As escolas poderão organizar as retiradas a partir de 25/08/2021 mediante agendamento prévio, finalizando as entregas até o dia 24/09/2021 com horários de retiradas pré-estabelecidos para famílias.
Para a logística das entregas, as Diretorias Regionais de Ensino devem orientar suas escolas a prepararem toda a estrutura da unidade para organizar os alimentos que serão distribuídos aos alunos.
As unidades escolares devem garantir que as bases cadastrais das famílias de sua unidade estejam devidamente atualizadas para que seja possível comunicar as mesmas acerca do cronograma de entregas e realizar agendamentos, caso necessário.
As unidades escolares deverão comunicar aos responsáveis legais pelos alunos, ou alunos maiores de 18 anos, preferencialmente por contato telefônico, mensagens de texto ou via whatsapp, a fim de garantir a plena ciência do agendamento, as datas para a retirada dos Kits. O calendário de entrega não deverá ultrapassar o dia 24/09/2021.
Frisa-se que as unidades escolares deverão realizar o agendamento, junto aos responsáveis legais dos alunos ou com os estudantes maiores de 18 anos, para a retirada do kit exclusivamente por contato telefônico, mensagens de texto ou via whatsapp. Tais formas de contato visam evitar aglomerações nos dias de entrega.
Informamos que neste primeiro momento, somente os representantes legais, ou alunos maiores de 18 anos, que se enquadram nos critérios de recebimento, e responderam o questionário receberão os kits.
Para os responsáveis legais ou alunos que porventura não responderam ao questionário será disponibilizada nova data de abertura para a manifestação de interesse no recebimento do kit. O Departamento de Alimentação Escolar comunicará previamente a data de abertura.
Importante esclarecer que caso o estudante não conste da lista de alunos vulneráveis, e se encaixe nos critérios de vulnerabilidade, a Diretoria poderá incluí-lo na SED mediante solicitação da escola, através do e-mail delimnut@educacao.sp.gov.br. Lembrando que é necessário comprovar a caracterização do aluno como vulnerável. https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico
1.4 Composição do Kit Alimentação
Os kits foram elaborados exclusivamente para os alunos e os itens são suficientes para o atendimento no período de até 60 (sessenta) dias
Salientamos que, para confecção dos kits foi empregado como critério principal, seguindo as recomendações dadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, em sua cartilha de orientações, a utilização dos itens disponíveis nos estoques e o tipo de ensino em que o aluno está matriculado (regular ou integral).
A composição dos Kits também respeitou as necessidades dos indígenas e quilombolas, bem como dos estudantes que possuem atendimento específico devido a patologias. A composição do kit alimentação será da seguinte forma:
Regular
  • 5 kg de arroz
  • 1 kg de feijão (qualquer tipo)
  • 2 kg de proteína (carne congelada)
  • 1 kg de atum 1 kg macarrão;
  • 0,4 kg de biscoito (1 pacote) OPCIONALIntegral / Indígenas e Quilombolas
  •  5 Kg de arroz
  • 1 kg de feijão (qualquer tipo)
  • 2 kg de proteína (carne congelada)
  • 1 kg de atum
  • 1 kg de macarrão
  • 2 kg de leite em pó
  • 2 kg de biscoito
** VERIFICAR A DATA DE VALIDADE DE TODOS OS PRODUTOS.** – a validade deve ser acima de 60 dias da data de vencimento
ATENÇÃO: Para a distribuição dos congelados reforçamos os seguintes passos: 
1. A Direção da escola deve avaliar se estão preservadas as características dos produtos, que não devem apresentar amolecimento e deformações, embalagens molhadas ou deformadas, com camada de gelo, acúmulo de líquidos ou cristais de gelo, o estado da embalagem, coloração e cheiro do produto; 
2. Em caso de dúvidas sobre as condições dos produtos, a Unidade Escolar deverá acionar a Diretoria de Ensino que entrará em contato com o Departamento de Alimentação Escolar – DAESC. Caso a DE tenha agente técnica de assistência à saúde – nutricionista, ela poderá realizar essa avaliação na Unidade Escolar; 
3. A Unidade Escolar deve orientar o responsável pela retirada do Kit alimentação a avaliar o produto conforme informações que constam no termo de doação e esclarecer que ao retirá-lo da unidade escolar está assumindo o compromisso de realizar adequadamente o transporte desse produto até a sua casa, bem como deverá ser orientado a forma correta de armazenamento e o preparo; 
4. Ao ser retirado da escola o congelado deverá ser levado diretamente para a residência. Sendo assim, o responsável pela retirada deve ser orientado para que evite paradas durante o trajeto até sua casa, e que os produtos sejam logo acondicionados na geladeira. O produto só poderá ser armazenado no freezer se estiver totalmente congelado. O transporte dos alimentos perecíveis deve ser realizado em condições de tempo e temperatura que impeçam a contaminação e o desenvolvimento de microrganismos deteriorantes; 
5. O descongelamento de alimentos congelados deve ser efetuado segundo a recomendação do fabricante (verificar na embalagem). É proibido descongelar alimentos em temperatura ambiente. O descongelamento deve ser efetuado sob refrigeração e após ser descongelado, o produto não deve ser recongelado;
6. Ao chegar em casa, caso o produto esteja com sinais de descongelamento, orientamos reavaliar e se necessário realizar o preparo para o mesmo dia ou para o seguinte.
Em caso de recusa do congelado, o responsável poderá optar pela substituição desses 2 kg de congelado por 2 kg de atum/sardinha.
5. Acondicionamento dos gêneros do Kit 
Para montagem dos kits com os gêneros alimentícios indicados na composição, será necessário saco plástico transparente apropriado para alimentos, comercializado em diversos tamanhos. Estes insumos podem ser adquiridos por meio do PDDE Paulista Descartáveis pelas próprias escolas
É expressamente proibida a utilização de sacos de lixos para fazer a montagem dos kits. 
6. Protocolo de retirada 
O “Kit Alimentação” poderá ser retirado pelos responsáveis legais, ou pelos alunos maiores de idade. Nos casos de responsáveis idosos ou classificados no grupo de risco, poderá ser emitida uma autorização por escrito a um terceiro, que deverá portar seu documento de identificação no momento da retirada.
É obrigatório o uso de máscara no momento do atendimento.
É fundamental que as escolas observem as regras dos protocolos da Secretaria de Saúde do Estado e do Comitê Extraordinário COVID19, como o distanciamento social, garantindo que:
1. A equipe da unidade escolar realize a montagem do kit alimentação conforme os itens descritos abaixo utilizando os EPIs (máscara, luva descartável e touca descartável) de forma adequada e com distanciamento de, no mínimo, um metro.
Ressaltam-se também os seguintes pontos:
– Reforçar a higiene pessoal e cuidados ao tossir, espirrar ou manipular o rosto;
– Antes e durante o manuseio dos produtos, higienizar constantemente as mãos com álcool em gel e, em pias, com água e sabão apropriado;
– Atentar-se para as constantes orientações e informações divulgadas pelos órgãos de saúde;
– Monitorar possíveis intercorrências e sintomas tais como: febre, tosse, dor de cabeça, sintomas respiratórios e afastar os funcionários sintomáticos das atividades imediatamente.
2. Frisamos que a montagem do Kit deverá ocorrer antes que seja iniciada as entregas para que não haja demora e consequentemente aglomeração na escola.
3. Os “kits Alimentação” já montados devem permanecer em sala exclusiva (limpa e organizada) onde serão designadas no máximo duas pessoas para sua distribuição. Estas pessoas devem estar dentro da sala e fazer o controle em lista das retiradas e a distribuição dos itens na porta de cada sala, vedando a entrada de outras pessoas.
Deverá ser disponibilizado álcool em gel na entrada da escola e no local de retirada dos kits.
Orientar a aferição da temperatura dos responsáveis pela retirada antes de adentrar a escola e permitir a entrada somente com máscaras, caso necessário a escola poderá fornecer.
4. A escola deve organizar, se necessário, mais de uma sala, garantindo que as salas em que estiverem ocorrendo distribuição simultânea não tenham grande proximidade, com o intuito de se garantir o distanciamento social necessário para a formação de filas.
Recomenda-se que as escolas utilizem mais de um pavimento como estratégia para o distanciamento.
5. Deve estar sinalizado de forma ampla e clara a localização das salas de aula onde estão ocorrendo as entregas de cada ano.
6. As escolas devem garantir a presença de funcionários que orientem a circulação de pessoas e realizem entregas pontuais aos responsáveis por alunos de diferentes anos.
As unidades escolares devem garantir que durante a montagem dos Kits seja assegurado aos servidores responsáveis pela tarefa os Equipamentos de Proteção Individuais e sacos plásticos transparentes (próprios para armazenamento dos alimentos) caso os responsáveis pela retirada do kit alimentação não levem material apto ao transporte de alimentos.
Esclarecemos que os sacos plásticos transparentes devem estar de acordo, com a Portaria CISE nº 9 de 23 de março de 2021 e suas alterações, e disponíveis para os funcionários que realizarão a montagem e entregas.
     7. Termo de Recebimento e Baixa na SED 
Os kits só poderão ser entregues aos alunos maiores de idade ou responsáveis legais ou devidamente autorizados, com o devido registro e assinatura no Termo de Recebimento.
Ao final do dia deve ser registrado no sistema SED as baixas dos kits (BAIXA KIT) e suas retiradas, sendo que os termos de recebimentos devem ser anexados via upload, conforme manual explicativo, contidos no link abaixo.
As Diretorias de Ensino devem acompanhar todas as ações de suas unidades escolares via sistema.
Ressaltamos que a realização da BAIXA KIT é essencial para o cálculo do abastecimento das escolas para o próximo ciclo. Assim como a realização da BAIXA DIÁRIA, que deve considerar apenas os gêneros utilizados para o preparo da alimentação na escola.
Atenção, pois são comandos “botões” diferentes. 
8. Folhetos, Orientações e Protocolos 
Na distribuição dos kits, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE recomenda que sejam incluídas orientações às famílias dos estudantes para que higienizem a embalagem que acondiciona os gêneros do kit, bem como as embalagens de cada produto com álcool em gel ou lavem com água e sabão, de preferência, antes destes adentrarem na moradia.
Por isso, cada kit deverá conter a orientação de higienização das embalagens, higienização das mãos, e o folheto de Educação Alimentar e Nutricional sobre o “Consumo e riscos do excesso de sal, açúcar e gorduras”. – todos os impressos estão em anexo

2.2 Cronograma de Abastecimento  
A entrega do Kit Alimentação e o consumo da alimentação escolar na unidade serão concomitantes. Para que não haja prejuízo no preparo da alimentação em ambiente escolar, tampouco desabastecimento de gêneros secos e congelados, as unidades escolares juntamente com as Diretorias Regionais de Ensino deverão observar a quantidade de kits a serem entregues e realizar acompanhamento dos estoques, observado ainda o cronograma de abastecimento dos gêneros alimentícios, conforme segue
Agrupamento 3: 14/09 a 17/09
A entrega dos cárneos para composição dos Kits ocorrerá juntamente com o consumo semanal das unidades escolares, iniciando em 30/08, conforme as guias de remessa disponíveis no sistema.
Recomendamos que as unidades escolares não cadastrem situação atípica e não recusem as entregas programadas, pois precisarão receber os gêneros secos e congelados para consumo do 7° ciclo e montagem dos kits. Em caso de dúvidas enviar e-mail para daesc.cepae@educacao.sp.gov.br

2.3 Utilização dos gêneros alimentícios com vencimento em SETEMBRO/2021  
 De acordo com os relatórios da SED que demonstram os produtos disponíveis nos estoques das escolas, foi identificada a existência de gêneros alimentícios com vencimento em setembro/2021, como: sardinha, flocos de milho, molho de tomate, bolo de chocolate (embalagem individual) e feijão carioca. Sendo assim, reforçamos a necessidade de que as escolas centralizadas sejam orientadas a priorizar a utilização desses gêneros na alimentação escolar, a fim de evitar desperdício.
Deve ser reforçada a orientação do método “PVPS” Primeiro Que Vence Primeiro Que Sai. Tendo em vista que no cardápio semanal já constam os produtos a serem preparados, orientamos a priorizar a utilização dos itens acima mencionados.
Por sua vez, os itens de lanche podem ser ofertados da seguinte forma:
• Na entrada dos alunos;
• Como complemento à entrega de alimentação em embalagem individual descartável, nas unidades em que ainda estão sendo fornecidas.
Em caso de dúvidas enviar e-mail para daesc.cepae@educacao.sp.gov.br

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Designação Programa de Ensino Integral 

     Encaminhamos no anexo VIII  a ata de atribuição e sessão de escolha PEI ocorrida em 26/08/2021.

     Solicitamos que as unidades escolares verifiquem a listagem e providenciem o envio de documentação de designação dos servidores conforme Comunicado DERLIM de 12/03/2021, atentar ao expediente de designação citados no comunicado.

     Lembramos que:

     • A Vigência de exercício das designações deveria ocorrer a partir de 27/08/2021.

     • Aos docentes designados em outras funções na escola regular ou outra PEI, faz-se necessário o envio de expediente de cessação de designação da função anterior junto a unidade escolar de exercício para designação na PEI;

     • Para casos em que o docente mudará de função na PEI, onde encontra-se como Docente e será designado PCA, por exemplo, faz-se necessário encaminhar a informação e documentação de cessação de designação como Docente e documentação e informação de designação como PCA.

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino