COMUNICADO DERLIM DE 26.07.2021
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Pesquisa | Grupo de Risco – Imunização COVID19
Prezados Srs. Diretores,
Solicitamos o preenchimento do link abaixo, a respeito da situação dos servidores em exercício na sua unidade escolar, pertencentes ao Grupo de Risco que ainda não retornaram presencialmente, em relação à imunização da COVID 19.
https://docs.google.com/forms/d/1Xs160P6DLv__hKACH07BJMq-b8XrFAX9JBmA1VBW8jo/edit
Prazo para preenchimento até às 12h00, de 28/07/2021.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Prorrogação de Prazo para Responder a Pesquisa Sala e ou Ambientes de Leitura de 2021
Comunicamos que a Pesquisa Sala e ou Ambientes de Leitura de 2021 – publicada no COMUNICADO DERLIM de 16.07.2021 – teve seu prazo prorrogado até o dia 02/08/2021. Solicitamos que nos auxiliem na gestão desse processo, orientando as unidades escolares a fazer a leitura e o preenchimento atento das questões. O correto preenchimento das informações garantirá um melhor planejamento das ações voltadas para o fortalecimento de práticas de leitura para professores e estudantes. Sugerimos a leitura do Tutorial de preenchimento, link: https://drive.google.com/file/d/1KLauBqKvfvfvdaCMPCGo3k1iqbOervec/view para apoiá-los neste momento.
2. Assuntos: Atribuição de Aulas
Senhores Diretores,
A Comissão de Atribuição de Aulas orienta:
1- Atribuição EJATEC/POE – mês de julho.
A Comissão de Atribuição de Aulas DERLim informa que haverá sessão de atribuição de aulas, no dia 29/07/2021, às 15h00, com aulas da modalidade EJATEC (regulares e professor orientador de estudos).
Quem poderá participar: Docentes inscritos no processo de atribuição de aulas 2021, a saber:
• Efetivos (para carga suplementar);
• Categoria F (para complementação ou aumento de carga horária);
• Categoria O (aumento de carga horária);
• Candidatos a contratação do banco de talentos;
• Candidatos a contratação do Cadastro Emergencial da DERLim;
Para tanto o candidato deverá acessar o formulário no link abaixo e preenchê-lo corretamente (com todas as informações solicitadas) até às 20h00 do dia 28/07/2021.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScC2qy81i8YR_XAxAsojTfo8KZw3gM_I25DlsWtiUfEwrE69A/viewform
Para participar da sessão de atribuição no dia 29/07/2021, às 15 horas, o candidato deve acessar o link da plataforma TEAMS abaixo:
2-Cadastro Emergencial
Tendo em vista a indisponibilidade da SED para a manifestação de interesse dos candidatos inscritos pelo Cadastro Emergencial da DERLIm, a Comissão de Atribuição DERLim informa que os docentes poderão ser contactados pelos Diretores de Escola (via telefone ou email), a partir de 29/07/2021, para atribuição de aulas nas unidades escolares e abertura de contrato. Esse contato com o candidato do Cadastro Emergencial, se dará se necessário, após a sessão de atribuição realizada em nível DE pelo Diretor na SED, seguindo a classificação final já publicada no site da DE.
A Comissão informa que essa atribuição só poderá ocorrer após a sessão de atribuição na SED em nível de UE para efetivos, categoria F, categoria O e, em nível DE, efetivos, categoria F, categoria O e candidato a contratação do Banco de talentos. Por não haver parametrização para manifestação de interesse do candidato inscrito no cadastro emergencial, a atribuição se dará de forma manual.
Lembramos que a natureza do processo do Cadastro Emergencial é atender a demanda das unidades escolares em caráter de emergência, após esgotados os candidatos do processo seletivo (Banco de Talentos).
Atenção: candidatos do cadastro emergencial poderão participar da atribuição de aulas do EJATEC e POE que acompanha EJATEC que ocorrerá às 15h00 do dia 29/07/2021, para isso deve preencher formulário próprio. Em momento oportuno (mês de agosto), será realizada uma atribuição de aulas centralizada (em todas as disciplinas regulares, EJA e projetos) em nível de Diretoria de Ensino, pela Comissão de Atribuição de aulas para candidatos do Cadastro Emergencial.
Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da Diretoria de Ensino Região de Limeira
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Adesão ao Programa Aprender Valor
Atenção! Diretores, Coordenadores e professores
A Coordenadoria Pedagógica reforça a importância do tema Educação Financeira nas escolas, pois a pandemia de COVID-19 está trazendo consequências econômicas e financeiras para os diferentes setores da sociedade, inclusive para a vida financeira de muitas famílias.
Nesse sentido, o Programa Aprender Valor disponibilizará, via plataforma on-line, recursos educacionais voltados para o desenvolvimento profissional dos gestores escolares e professores, assim como um conjunto de projetos escolares para uso em sala de aula, para os nove anos do ensino fundamental.
Os projetos escolares são compostos por sequências didáticas que trazem a Educação Financeira aplicada de forma transversal e integrada a componentes curriculares obrigatórios, conforme orienta a BNCC.
O Programa será desenvolvido numa plataforma online que oferecerá:
• Formação para equipe gestora da escola;
• Formação para professores;
• Propostas de ações para a implementação do Programa durante o ano letivo;
• Recursos educacionais, como sequências didáticas, rotinas e planos de aula;
• Avaliações de aprendizagem dos alunos.
Para participar do Aprender Valor, a escola precisa aderir ao programa por meio do site: https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/programa.
O(a) representante da escola (diretor ou coordenador do programa na escola com as mesmas permissões do diretor) deve acessar a plataforma utilizando o código Inep, como usuário e senha, e inserir essas informações na tela de login, clicando no botão que fica do lado superior direito da tela.
O tutorial disponível no link https://aprendervalor.caeddigital.net/resources/arquivos/aprender_valor-tutorial_adesao.pdf mostrará o passo a passo para fazer a adesão e o cadastro no programa.
Por fim, o vídeo no canal do Banco Central no Youtube, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=xiNzrkVmVpk, mostrará o passo a passo para adesão no site.
A participação da sua escola é muito importante e contamos com sua presença.
Solicitamos ampla divulgação.
2. Assunto: Divulgação de Eventos e Oficinas Oferecidos pela Universidade Estadual de São Paulo-USP
Solicitamos a divulgação junto às escolas estaduais de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio dos seguintes eventos:
1 – Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC)
Faz parte da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e é um espaço colaborativo para aprimorar a escrita. Desde 2011 promove ações de tutoria a estudantes da Universidade e, mais recentemente, passou a produzir eventos abertos ao público. São jornadas, rodas de conversa e oficinas que auxiliam estudantes e pesquisadores a escrever de maneira autônoma e crítica. O objetivo é identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.
Encaminhamos link https://jornal.usp.br/universidade/como-se-escreve-na-universidade-laboratorio-da-usp-promove-oficinas-para-contar/com mais informações.
2 – Projeto aposta em livros para empoderar e atrair meninas para a carreira científica
O projeto “Meninas: arqueólogas, etnólogas, museólogas e o que mais quiserem” é um serviço de curadoria de livros voltado para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio. Toda quinta-feira são indicadas obras da literatura infanto-juvenil que abordam temáticas de protagonismo, representatividade e diversidade feminina. A curadoria é feita pela biblioteca do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. O projeto aposta em livros para empoderar e atrair meninas para a carreira científica. Veja mais informações no link https://jornal.usp.br/universidade/projeto-aposta-em-livros-para-empoderar-e-atrair-meninas-para-carreira-cientifica/
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Ensino Técnico (NOVOTEC e EJATEC) – Atualização cadastral
Retransmitimos comunicado DERLIM de 20/07.
Com vistas melhor acompanhamento das matrículas e vida escolar dos estudantes inscritos nas modalidades de ensino técnico, quais sejam, Novotec e Ejatec, solicitamos que as Unidades Escolares, realizem a atualização dos dados cadastrais na plataforma SED, devendo ser preenchidos, impreterivelmente, os campos, R.G., C.P.F. e e-mail do estudante, até a data de 27/07/2021.
Destacamos que essa ação é fundamental para uma melhor integração de dados entre a SEDUC, Secretaria de Desenvolvimento e Unidades Parceiras (outras redes) que ofertam esse tipo de ensino, bem como para regulamentação da vida escolar destes estudantes, sobretudo quanto a Certificação pelas redes.
Solicitamos que, as unidades que optaram pela oferta da EJATEC, informem aos estudantes que a senha de acesso para o ambiente AVA, será enviada pelo e-mail institucional no período de 02/08/2021 a 06/08/2021.
Dúvidas entrar em contato através do e-mail: delimnrm@educacao.sp.gov.br.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Recadastramento
Informamos que, até a data de hoje (26/07/2021), ainda não se recadastraram 45 servidores conforme anexo I.
Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 31/07/2021, impreterivelmente.
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Associação do Professor na Classe – EJA
Reiteramos conforme Resolução Seduc-36, de 12-3-2021, que altera a Resolução Seduc 83, de 10-11-2020, que dispõe sobre a elaboração do calendário escolar para o ano letivo de 2021, e em complementação ao COMUNICADO DERLIM DE 19.07.2021 encaminhado pela Equipe de Supervisão de Ensino – ESE:
Artigo 1º – Alterar os dispositivos adiante enumerados da Resolução Seduc 83, de 10-11-2020, alterada pelas Resoluções Seduc 19, de 4 de fevereiro de 2021 e Seduc 20, de 5 de fevereiro de 2021, que passam a vigorar com a seguinte redação:
I – os incisos II, III e V a X, e o § 2º do artigo 2º:
Artigo 2º:
II – encerramento do 1º semestre: 15 de julho;
III – início do 2º semestre: 2 de agosto;
Sendo assim, informamos que, referente a associação do professor na classe dos docentes que possuem as aulas de EJA atribuídas no primeiro semestre do ano letivo de 2021, o encerramento de vigência se dará com data fim até 01/08/2021.
Conforme consulta à CGRH, o encerramento de vigência ocorrerá em processamento automático pelo sistema SED. Solicitamos que as unidades escolares acompanhem as informações e processamento de associação do professor na classe dos docentes.
De acordo com o inciso III do Artigo 2º da Resolução Seduc-36, de 12-3-2021, e item 5.2 do Documento Orientador do EJA referente à Live da CGRH ocorrida em 14/07/2021, o 2º semestre do EJA se inicia em 02/08/2021. Dessa forma, a associação das aulas deve ser realizada com vigência de 02/08/2021 até 31/01/2022.
Atenciosamente,
Magda de Moraes
Dirigente Regional de Ensino