COMUNICADO DERLIM DE 26.07.2017

COMUNICADO DERLIM DE 26.07.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Atribuição de Vagas para Atuação em Escolas do Programa de Ensino Integral

    A Dirigente Regional de Ensino, nos termos da Lei Complementar 1.164/12 alterada pela LC 1.191/2012, do Decreto nº 59.354/13, da Resolução SE 58/14 e Resolução SE 67 de 16-12-2014, convoca os candidatos classificados no Processo Seletivo, conforme Lista de Classificação publicada em DOE de 17-12-2016 e 22-12-2016, para sessão de atribuição de vagas e adesão ao Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI como segue:

     Local: Diretoria de Ensino Região de Limeira.

                 Rua Octaviano José Rodrigues, 1225, Jardim São Manuel

     Data: 31/07/2017 (Segunda-feira)

     Horário: 8h30

     Maiores informações no Anexo I

 

 

2. Assunto: Mediotec EAD – Prorrogação Prazo Inscrições

    O Instituto Federal do Sul de Minas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação está oferecendo 3750 vagas no Mediotec, para cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade Ensino a Distância. Os cursos têm duração de 18 a 20 meses, com carga horária de 1.000 até 1.200 horas, sendo 20% das aulas presenciais. Além disto, haverá estágio profissional supervisionado, quando previsto no projeto do curso.

     Estes cursos técnicos focam nos aspectos práticos da profissão e têm alta taxa de empregabilidade, pois atendem às necessidades do mercado em cada região do Estado de São Paulo.

     Os cursos são destinados:

     -Aos alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da rede pública;

     -Alunos que cursaram o Ensino Fundamental em escola pública.

     Obs. Prioritariamente aos alunos beneficiários de programas assistenciais (Ex.: Bolsa Família);

     As inscrições serão prorrogadas até 04/08/2017, no site do Mediotec, no site: http://www.educacao.sp.gov.br/

     Lista de convocados será divulgada a partir de 08 de agosto, e haverá treinamento específico no Ambiente Virtual de Aprendizagem para os alunos, a partir de 14 de agosto.

     Ao final do curso, os alunos receberão Diploma de Curso Técnico de Nível Médio, emitido pelo Instituto Federal de Minas Gerais.

     O curso é de exclusiva responsabilidade do Instituto Federal do Sul de Minas, que fará a contratação de um tutor e de um Apoio (por processo de seleção) para atendimento às demandas do curso. A SEE se responsabilizará apenas pela divulgação, pré-matrícula dos alunos e cessão da sala de informática nas escolas onde funcionará os 20% presencial.

     Solicitamos uma ampla divulgação. Segue abaixo os cursos:

Limeira

Artur Nogueira

Técnico em Química

50

Limeira

Técnico em Química

50

Técnico em Análises Químicas

50

Técnico em Qualidade

50

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Aventuras Currículo+ − 1ª Edição/2017: Divulgação dos cursos!

     Solicitamos especial atenção ao boletim nº16. Anexo II_.

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: AAP- Avaliação da Aprendizagem em Processo

    1.1. Retirada de Material

    Senhores Diretores,

    Solicitamos a gentileza de retirar o material de aplicação da AAP (quantidade em Anexo III), no Salão de Reuniões da Diretoria de Ensino, conforme cronograma abaixo:

   No dia 27/07/2017 (quirta-feira)

Período da manhã

Horário das 8h30às 11h30

Escolas dos municípios de Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis

 

Período da tarde

Horário das 13h30 às 16h30

 Escolas dos municípios de Rio Claro, Ipeúna, Santa Gertrudes, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho.

  OBS.: Trazer auxiliar de carregamento

   1.2. Conferência do Material

   Após a retirada das caixas, efetuem a conferência minuciosa do material e, em caso de divergência entre em contato com o Núcleo Pedagógico.

   Quanto as faltas ou sobras encaminhar planilha em Anexo IVaté 02/08/2017.

2. Assunto:  Ações de Agosto 2017 – Replanejamento

    Corrigindo Rumos

    Iniciamos a caminhada do ano letivo olhando o ano de 2016 para planejarmos 2017, vimos que planejar é preciso, mas fazer acontecer também é preciso. E agora o que ainda precisa de nossa atenção? O que fazer quanto às ações planejadas e não alcançadas? Em relação à prática docente, conseguimos apoiar as aprendizagens dos alunos?

     Sabemos que o planejamento é uma atitude reflexiva e o plano de ação é a concretude do que planejamos. Assim, faz-se necessário que olhemos para o 1º semestre de 2017 e avaliemos se os objetivos e as metas contidos no plano de ação, provenientes das prioridades que a comunidade escolar estabeleceu, foram alcançados.

     Que tal fazermos um exercício de reflexão quanto à gestão do ensino e das aprendizagens para a correção de rumos?

     Nossa proposta é que, a partir dessas reflexões, a equipe escolar assegure atividades desafiadoras para os alunos, na semana de 31/07 a 04/08/17 (semana intensiva), como fizemos em fevereiro, integrando estratégias diversificadas para apoiar as aprendizagens, com base nos resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP (junho 2017) e das avaliações internas (1º semestre), em relação às habilidades não desenvolvidas ou em desenvolvimento.

     A equipe escolar poderá lançar mão de diferentes formas de organização dos espaços e tempos para otimizar as ações pedagógicas, no período regular de aula (consultar documento orientador “ Com os pés em 2016 e o Olhar em 2017”) Anexo V_.

     Vale lembrar que a equipe gestora e os professores podem promover a integração de estratégias de apoio às aprendizagens e às ações de continuidade do currículo, com foco ao enfrentamento das dificuldades identificadas pela equipe escolar.

      Semana de Atividades Intensivas 31/Jul a 04/Ago

·         Desenvolver atividades de retomada com estratégias que possibilitem o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas aos conteúdos trabalhados no 2º bimestre (todos os alunos)

  • Propor estratégias diferenciadas para atender alunos que foram identificados como um grupo que possui algumas lacunas em seu aprendizado, desde as atividades intensivas do início do ano e/ou nas avaliações da escola no 1º bimestre.

Próximos passos

 

Na semana de 07 a 11 de agosto ocorrerá a 16ª edição da AAP em continuidade ao acompanhamento e ao desenvolvimento do Currículo.

AAP 2º Bimestre – Aplicação entre 07 e 11/08

  • Apoiar as ações de acompanhamento e desenvolvimento do currículo.
  • Diagnosticar as aprendizagens que necessitam de atenção imediata.
  • Subsidiar a elaboração de planos de ação para correção de rumos.

Replanejamento 2017 – Dias 31/Ago e 01/Set

  • Elaborar planos para o último trimestre que sejam capazes de apoiar as aprendizagens de todos os alunos.

3. Assunto: Divulgação 12ª Edição DIADESOL – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania

     Seguem informações sobre a 12ª edição do DIADESOL – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, iniciativa internacional promovida pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental. No Brasil, as atividades do DIADESOL fazem parte do calendário anual da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo, por meio da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos. O DIADESOL acontece anualmente, envolvendo os eventos de lançamento e encerramento (previsto para 14 de setembro de 2017). Foi idealizado com o objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. Dentre estas ações, a ABES/Seção São Paulo promove os concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador, que visam contribuir para a ampliação e fortalecimento das discussões acerca dos temas: resíduos sólidos, qualidade de vida, limpeza pública e sua relação com a saúde, inclusive no espaço escolar.

      Os regulamentos do 8º Concurso de Desenho Infantil “Resíduos Sólidos e os 5 R’s”, direcionado para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, e do 12º Concurso de Vídeo Amador “Resíduos Sólidos e os 5 R’s”, direcionado para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio, estão disponíveis no Anexo VI.

    Os resultados serão divulgados no dia 09 de novembro de 2017 no evento de encerramento do DIADESOL 2017, no município de São Paulo. O local será divulgado oportunamente no site da ABES-SP (www.abes-sp.org.br).

    Ressaltamos que os temas propostos pelo DIADESOL são trabalhados no Currículo do Estado de São Paulo pelas disciplinas de Geografia, a partir dos conteúdos “A sociedade de consumo” (6º ano – Ensino Fundamental – Anos Finais), “A crise ambiental” (8º ano – Ensino Fundamental – Anos Finais) e “Redes e hierarquias urbanas” (2ª série – Ensino Médio). Em Ciências, a partir do eixo “Ser humano e saúde” e mais especificamente com o tema “A produção de resíduos e o destino dos materiais no ambiente” (6º ano – Ensino Fundamental – Anos Finais). E, em Biologia, a partir dos conteúdos “A interdependência da vida” e “Qualidade de vida das populações humanas” (ambos da 1ª série – Ensino Médio).

     Observação: A Secretaria de Estado da Educação não se responsabiliza pelo processo de inscrição, custos de transporte, alimentação, hospedagem dos participantes e pela premiação oferecida nos concursos promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo – Câmara Técnica de Resíduos Sólidos.

     Para mais informações, consulte a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Seção São Paulo – Câmara Técnica de Resíduos Sólidos por meio dos seguintes contatos:

     Site: http://www.abes-sp.org.br/diadesol

     Facebook: www.facebook.com/diadesol.br

     Telefone: (11) 2729 5510

4. Assunto: Divulgação e Orientações sobre o Concurso de Redação da Defensoria Pública da União “Mais Direitos, Menos Grades! ”: Para Alunos Matriculados na Rede Estadual de Ensino – Incluindo-se EJA no Sistema Prisional e Educação Básica no Sistema Socioeducativo

     O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) do Centro de Atendimento Especializado (CAESP), da Secretaria de Educação do Estado, em articulação com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e FUNAP, bem como Fundação CASA, encaminha a presente informação para divulgar a todas as Unidades Escolares da rede estadual, o lançamento do 3º Concurso de redação realizado pela Defensoria Pública da União (DPU), que tem como tema “Mais Direitos, Menos Grades! ” e como principal estratégia a inclusão da educação em direitos e cidadania nas escolas públicas do país, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desse tema, bem como nas unidades prisionais e sistema socioeducativo.

     ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O CONCURSO

     O concurso é destinado a todos os alunos matriculados no ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo-se adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas e adultos em situação de privação de liberdade, no sistema prisional, matriculados em classes da educação básica ofertada pela rede pública.

     São pré-requisitos do trabalho/redação concorrente:

     a) ser realizado no ambiente de sala de aula ou ambiente reservado ao desenvolvimento de atividades educacionais da unidade prisional ou do socioeducativo;

     b) ser confeccionado no Formulário de Redação, disponibilizado no endereço eletrônico do 3º Concurso da DPU (http://www.dpu.def.br/concursoderedacao/regulamento-e-materiais);

     c) ser devidamente identificado;

     d) tratar do tema proposto, qual seja “Mais direitos, Menos Grades! ”;

     e) ser realizado individualmente;

     f) ser inédito e original;

     g) a redação deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

     As redações, que serão submetidas ao Concurso, estão divididas em seis categorias de inscrição, quais sejam:

     · Categoria Redação I: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos da modalidade Jovens e Adultos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental;

     · Categoria Redação II: alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, na modalidade Regular e Ensino Técnico e alunos da modalidade Jovens e Adultos – EJA seriado – do 1º ao 3º ano do Ensino Médio;

     · Categoria Redação III: alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, em cumprimento de medida socioeducativa;

     · Categoria Redação IV: alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano da Educação de Jovens e Adultos, em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional brasileiro;

     · Categoria Redação V: pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena junto ao Sistema Penitenciário Federal (SPF);

    · Categoria-Escola: os estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar juntamente com a comunidade escolar local, em torno do tema do Concurso.

     Segundo o edital, cabe aos professores trabalhar o tema e incentivar seu debate com os alunos, orientando a elaboração das redações em sala de aula. Os gestores das unidades escolares serão responsáveis pela inscrição dos alunos e envio da redação (digitalizada) no site www.dpu.gov.br/concursoderedacao (item: inscrição e área da escola). As redações poderão ser enviadas ao site da DPU até o dia 5 de setembro de 2017.

      Os resultados serão divulgados até o dia 17 de novembro de 2017 e haverá uma cerimônia de encerramento do Concurso no dia 15 de dezembro de 2017, na sede da DPU, em Brasília/DF.

     Todas as categorias serão premiadas pela DPU, sendo que os alunos vencedores, em primeiro lugar, receberão um tablet. Os autores das redações classificadas em segundo e terceiro lugares receberão um Certificado de reconhecimento do mérito e uma medalha de honra. Os professores e os gestores de educação, que auxiliarem os alunos durante a realização do concurso, receberão da DPU um certificado de honra ao mérito.

     Na Categoria-Escola, serão premiados os três estabelecimentos de ensino que melhor realizarem o Plano de Mobilização Escolar, previsto no edital, e que estiverem com a devida participação da comunidade escolar local na discussão do tema proposto no concurso. Cada uma das três escolas vencedoras da Categoria-Escola receberá o Certificado de premiação e reconhecimento emitido pela DPU e o valor-prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais), a ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos.

     ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA INSCRIÇÃO DE REDAÇÕES DE ALUNOS EM SITUAÇÃO PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

     No caso da inscrição de redações dos alunos em situação de privação de liberdade, matriculados em classes vinculadas a escolas estaduais, além das orientações gerais do edital, é preciso observar o seguinte cronograma:

ETAPA

RESPONSÁVEL

PERÍODO PARA REALIZAÇÃO

1º) Divulgação do concurso

Todos os órgãos envolvidos com o público-alvo de alunos (por meio do portal, intranet, e-mail, cartazes, nas unidades pelos gestores locais)

Julho e agosto/2017

2º) Mobilização do tema, pelo professor, orientação e apoio aos alunos para elaboração da redação em sala de aula

Mobilização do tema por parte de todos os professores das classes vinculadas. Quanto à orientação para a redação, preferencialmente o professor de língua portuguesa

31/7 a 10/8

3º) Análise pela unidade prisional, observando o artigo 14, § 2º do edital, e encaminhamento ao diretor da escola vinculadora por meio de 1 envelope lacrado com todas as redações

Diretor da unidade prisional e Diretor do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, conforme o caso

11/8 a 20/8

4º) Realização da inscrição no site do concurso (inserção de dados e redação digitalizada) pelo gestor da escola vinculadora

Diretor da escola vinculadora, ou a quem delegar

21/8 a 5/9

     Aos gestores das escolas vinculadoras, das unidades prisionais e dos centros de atendimento socioeducativo ao adolescente recomenda-se que, no primeiro dia de aula do segundo semestre de 2017, reforcem estas orientações específicas com os professores que lecionam nas classes vinculadas, e demais profissionais envolvidos, a fim de fomentar a participação do maior número de alunos. Os formulários de redação, para realização em sala de aula, serão disponibilizados impressos pelos gestores das unidades prisionais e centros de atendimento socioeducativo ao adolescente.

     É importante ressaltar que, conforme o edital do concurso, aos alunos que tiverem suas redações submetidas, à banca examinadora do Concurso, será encaminhado certificado de participação no 3º Concurso de Redação assinado pela Defensoria Pública da União e pelo Departamento Penitenciário Nacional, atestando 12h (doze horas) de atividades para fins de remição da pena.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404.2945/2946 (Desiléa) – delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Relatório de Medição de Serviço de Merenda – Município de Limeira e Cosmópolis

    Encaminhamos em Anexo VIII_e Anexo IX_, para preenchimento, a planilha de Medição de refeições/lanches servidos e a planilha para Avaliação dos serviços prestados da merenda. Ressaltamos a importância do correto e completo preenchimento, pois através deste relatório que será efetuado o pagamento à empresa terceirizada.

    OBS: Preencher os (2) dois modelos de relatórios de Medição do Serviço de Merenda e a Avaliação do serviço prestado, pois são normas obrigatórias do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

    Enviar os relatórios para o e-mail delimnut@educacao.sp.gov.br, até o dia 01/08/2017, impreterivelmente.

2.Assunto: Avaliação Mensal (Limpeza Terceirizada)

    Lembramos a todas as Escolas, com Limpeza Terceirizada, que enviem a Avaliação Mensal (Anexo X_até 01/08/2017, IMPRETERIVELMENTE, no e-mail: delimncs@educacao.sp.gov.br

3. Assunto: Avaliação Mensal (Cuidador)

    Lembramos a todas as Escolas, com cuidador, que deverão enviar a Avaliação Mensal (Anexo XI_), até 01/08/2017, aos cuidados de Desiléa, Núcleo de Compras e Serviços, e-mail: delimncs@educacao.sp.gov.br

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2968/2964/2965/2993/2992/2967 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Prorrogação de posse – PEB II

     Prezados Srs. Diretores e Gerentes das unidades escolares,

     Solicitamos que as unidades escolares verifiquem os prazos de posse, de acordo com o que prevê a Instrução CGRH 2 – de 15-12-2016 – Posse e Exercício, publicada no DOE de 16/12/2016, em anexo, dos docentes ingressantes nomeados para o cargo PEB II, conforme Decreto de 04, publicado no DOE de 05/07/2017.

      Salientamos que as unidades escolares que tenham ingressantes que prorrogarão a posse devem encaminhar ao NAP, com antecedência, requerimento de próprio punho do interessado e Ofício do Diretor (modelos em Anexo XII_) para que possamos providenciar a publicação.

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino