COMUNICADO DERLIM DE 26.02.2021

COMUNICADO DERLIM DE 26.02.2021

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Novas Regras de Restrição de Circulação 

    Retransmitimos Comunicado Externo Subsecretaria – 2021- nº 269.

     Em função das novas regras de restrição de circulação que passarão a valer a partir de 26/02/2021 em todo território do Estado de São Paulo e das demais regras publicadas pelos municípios, informamos que:

• No caso da ausência de decreto mais restritivo por parte dos municípios, as atividades escolares deverão ser encerradas às 22h00, garantindo que todos os estudantes e profissionais da educação do período noturno possam retornar às suas casas antes do período de início do horário que em haverá restrição de circulação.

• No caso da existência de regras mais restritivas por parte dos municípios, as atividades escolares deverão ser encerradas 1 hora antes do horário previsto para início da restrição de circulação.

Para demais casos a Diretoria de Ensino deverá procurar por esta subsecretaria para definições que porventura não venham a se enquadrar nos casos acima descritos.

 

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE  

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: MMR 2021

    Tendo em vista demora na disponibilização das metas do IDEB, observamos a necessidade de ajustarmos as datas referentes ao período de elaboração do Plano de Melhoria do MMR.

   Considerando a importância das avaliações que serão realizadas durante os meses de março e abril, como indicadores balizares para o acompanhamento e a execução de um bom plano interventivo, segue as datas ajustadas de acordo com ações da COPED:

01 a 19 mar.

Aplicação da Avaliação Diagnóstica de Entrada – ADE

08 mar. a 09 abril

Elaboração Plano Melhoria MMR das escolas e homologado pela DE

08 mar. a 16 abril

Elaboração Plano Melhoria MMR das DE, validado pela Equipe Central MMR

22 mar. a 09 abril

1ª Aplicação da AAP

12 a 16 abril

Semana de Estudos Intensivos -SEI

15 abril

2ª Reunião de trabalho: facilitadores e gestores de projeto

19 a 23 abril

Recesso escolar

26 a 30 abril

Reunião de N3- revisão do plano MMR (ADE e AAP)

2. Assunto: Levantamento Quantitativo para Desfazimento (Ler e Escrever + EMAI e SP Faz Escola) – Versões até 2018 

    A equipe de materiais está realizando um novo levantamento dos materiais didáticos que se encontram nas escolas e diretorias de ensino que poderão sofrer desfazimento.

De acordo com a resolução nº 83 de 2013, fica proibido realizar os procedimentos de desfazimento em anos eleitorais. Diante disso, necessitamos realizar esse levantamento com maior precisão (por unidade escolar e os que estão alocados nas sedes das diretorias de ensino) para melhor auxiliarmos as unidades escolares da rede estadual de São Paulo. Por isso, solicitamos o preenchimento do formulário:

     https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWTG1skBUwGo-01h0foDcxRgdm9nzX9D5ckFeh1o0ywtlJYg/viewform 

     Prazo de resposta05/03/2021

     OBS: Para conseguir responder o questionário, o servidor deve estar logado no e-mail institucional (@servidor.educacao.sp.gov.br)  

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT 

Fone 3404.2953 – delimnit@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Liberação Saldo 

    Retransmitimos Comunicado da CITEM.

     Relatório 24/02/2021

Prezados e Prezadas,

Segue relatório atualizado da situação das DEs. Verifique todas as abas e confira as APMs com saldo e pedidos pendentes, anexo I. Como foi extraído no período da manhã, pode haver alguma APM não atualizada.

A liberação e edição de pedidos é urgente e obrigatória. Além disso, encaminhamos junto o manual para consulta, anexo II.

Observamos que ainda há APMs realizando compras em Fevereiro. Lembramos que a única opção possível agora é a edição e a liberação de saldo. Não é mais permitido a compra. Qualquer pedido feito após o dia 23/12/2020 precisa ser cancelado com as empresas, editado na BEC e liberado em Banco de Saldos. Verifique os passos no manual.

A equipe já está em contato com as diretorias e vai continuar até que toda a situação se regularize. Porém não deixem de encaminhar esse e-mail para todas as escolas pendentes de sua Diretoria de Ensino.

2. Assunto: Alunos devem manifestar interesse no chip com internet até esta sexta (26)

    Nesta sexta-feira (26), se encerra o prazo para os alunos confirmarem interesse no chip com 3GB de internet.  Contamos com a colaboração de todos para que a mensagem alcance pais, alunos e seus responsáveis.
     500 mil chips disponíveis: Quem pode participar?
    Lembramos que a iniciativa atende alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, tanto do período diurno quanto noturno, de escolas regulares (incluindo EEI – Indígena, Quilombo, Área de Assentamento e alunos do noturno regular das PEIs). Todos serão acompanhados por um professor orientador.
    Benefício exige disciplina
    Os alunos que receberem o chip terão que acessar conteúdo do Centro de Mídias de São Paulo e de outras plataformas durante até 1h45 por dia, caso sejam do período diurno, e durante até 1h15, se forem do noturno, além de serem orientados pedagogicamente por um professor duas vezes por semana via chat do CMSP.
    Passo a passo para confirmar interesse?
    Para confirmar interesse em receber o chip de 3GB de internet para estudar mais e realizar projetos, o estudante precisa acessar: http://bit.ly/3uy67yT com o mesmo login e senha usados no app do CMSP
    Passo a passo:
    Aluno > Questionário – Chips de Internet > Responder > Leia as instruções e responda às três questões > Clique em Salvar
    Saiba mais

    Informativo Ensino Híbrido no link: file:///D:/Anexos%2025.02/Ensino%20Hibrido%20-%20Seduc.pdf 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Pesquisa com os Alunos Intenção de Alimentação Escolar na Escola 

    Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CITEM – 2021 .

   Informamos que está disponível na Secretaria Escolar Digital – SED a pesquisa de intenção para que os responsáveis pelos alunos menores de 18, ou aluno maior de 18 anos respondam se pretendem se alimentar na escola nas próximas semanas.

     Essa pesquisa também contará com a participação dos gerentes de organização escolar e/ou agentes de organização escolar que poderão preencher ao questionário, indicando alunos que porventura não conseguirem acesso ao sistema.

      A pesquisa será colhida para apoiar as equipes escolares, da diretoria e dos órgãos centrais visando o bom atendimento, cumprimento dos protocolos, bem como evitando desperdícios.

      Como preencher o questionário:

       1- O responsável terá duas opções para responder ao questionário:

  1. Ao entrar na SED o sistema apresenta uma janela com uma mensagem, e clicando no clique aqui, será direcionado para iniciar o questionário.
  2. Pelo Menu Serviços Escolar e submenu Questionário Alimentação Escolar – Estudante

 Inserir o nome do aluno, e abrirá as perguntas abaixo:
Caso a opção seja “Sim” o sistema solicitará os dias da semana.
Após selecionar o (s) dia (s) da semana (s), clicar no botão Salvar.

   

    A pesquisa já está aberta para preenchimento.
É importante o diretor da escola, bem como, as equipes da direção estejam cientes das orientações, e possam noticiar e apoiar no preenchimento também, para que possamos atender os alunos com a alimentação escolar.

     Segue também em anexo III a lista dos quantitativos de preenchimento dos alunos em extrema pobreza e pobreza por DE e por Escola.
Solicitamos que as Unidades Escolares façam a busca ativa dos alunos que tem a intenção de se alimentar na escola e também organizem o planejamento de revezamento dos alunos nos horários das refeições a fim de evitar aglomeração, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos.

      OBS.: Encaminharemos a lista com os nomes dos alunos diretamente ao email das escolas. 

 

 

COMUNICADO II DERLIM DE 26.02.2021

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Vigilância Sanitária – Unidades Escolares de Limeira

    Solicitamos que as escolas visitadas pela Vigilância Sanitária nos informem, através do email: delim@educacao.sp.gov.br, da ocorrência da visita e o relatório/resultado desta.

2. Assunto: Acompanhamento de Faltas de Docentes (sem considerar grupo de risco) e de Estudantes 

    Relembramos solicitação encaminhada através dos COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM de 12.02.2021 e COMUNICADO 16.02.2021 e pedimos o preenchimento diário, até às 10h00.

    Prezada Direção,

    Solicitamos, por favor, que realizem o preenchimento diário da planilha abaixo, (uma vez ao dia, referente aos três períodos, caso a Unidade Escola tenha somente 1 ou 2 períodos, no período da noite colocar 00) com informação quanto as faltas dos Docentes e Estudantes.

    https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnN7HbW0_pE5OgGPtOQOuN8lUQVFENFZVWDNJTzQ1TU9CNUkwWEIyTEtMUC4u   

3. Assunto: Casos de COVID 

    Relembramos, conforme publicado no COMUNICADO  que havendo casos suspeitos ou confirmados de COVID na Unidade Escolar, deve-se realizar o preenchimento da planilha, constante no link abaixo, para que possamos ter acesso a informações e responder a demandas da SEDUC. imprescindível que essa planilha seja preenchida em tempo real, para que tenhamos a informação rápida e clara quando nos for solicitado.

      https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnN7HbW0_pE5OgGPtOQOuN8lUMzVJTFVESzBSWFQ5NVY0OTdCWjFQQVVSUy4u   

4. Assunto: #computadordoprofessor  

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Psicólogos da Educação 

    Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria / CGRH / CONVIVA 2021 – Nº 276.

    Prezados Dirigentes Regionais de Ensino, Supervisores, PCNPs, Diretores de Escola e POCs.

    Dando continuidade às orientações quanto a implantação do Programa Psicólogos da Educação, o CONVIVA SP e a CGRH informam que:

    a) o presente documento seja amplamente divulgado aos interessados, considerando o alinhamento das falas referentes a atuação do Programa de Convivência e Proteção Escolar no âmbito junto aos Psicólogos da Educação;

     b) conforme já orientado, a equipe gestora, em consonância com o Supervisor de Ensino da unidade escolar deverá desenvolver o “Plano de Atendimento” para atuação do psicólogo escolhido, a partir do agendamento realizado na SED.

   Cabe ressaltar que:

    1 – Entende-se por “plano”, uma lista de temas que impactam na convivência, clima e aprendizagem nos ambientes escolares de maneira coletiva, sendo estes, facilmente identificáveis pela gestão escolar e supervisão de ensino;

    2 – A pertinência dos temas propostos para o atendimento, deve estar alinhada à perspectiva de atuação remota institucional escolar do psicólogo, com vistas a uma abordagem dinâmica e pontual;

   3 – A data de início dos atendimentos está programada para 19 de fevereiro de 2021, a partir da homologação ou aceite. A referida data trata-se de base para acompanhamento e monitoramento do Psicólogo da Educação, cabendo às unidades escolares acionarem o sistema conforme a necessidade.

   Seguem abaixo os insumos disponibilizados para mais esclarecimentos:

   1 – Gravação das lives – Psicólogos da Educação, exibida em 17 e 19 de fevereiro de 2021 – CMSP:

    2 – Apresentação em ppt apresentada na live Psicólogos da Educação, exibida em 17 de fevereiro no Canal Gestão – CMSP

    3 – Tutoriais de acesso ao sistema e agendamento:

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: PNLD Escolha 2021 e Matrícula 

    ESCOLHA: será de 1º a 15 de março. As escolas não devem se fiar na hipótese de prorrogação. Devem se antecipar pois nos últimos dias a plataforma fica congestionada. O guia é a fonte de consulta para a escolha. Os professores podem escolher coleções de diferentes editoras, por exemplo: projeto de vida da Editora Abelha, projetos integradores de linguagens da Editora Borboleta, matemática da Editora Mariposa, humanas da Editora Gafanhoto e natureza da Editora Vespa.

    ANEXOS: segue abaixo o link do encontro técnico “Escolha PNLD 2021” realizado na tarde de 25 de fevereiro, bem como, os PPTs apresentados.   Anexo I, II e III.

https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/14109-encontro-t%C3%A9cnico-%E2%80%93-escolha-pnld-2021-%E2%80%93-projetos-integradores-e-projetos-de-vida 

    MATRÍCULA: o prazo foi prorrogado até o dia 31/03/2021 para que as escolas informem o quantitativo de alunos matriculados em 2021 no Ensino Fundamental e Ensino Médio no Sistema PDDE Interativo/SIMEC. Caso a escola ainda não tenha informação sobre o alunado, deve indicar a opção “Não sei informar”. As escolas de Ensino Médio também devem declarar nesta aba o quantitativo de livros devolvidos. Em breve também será possível informar o quantitativo de livros devolvidos para os Anos Finais.

2. Assunto: ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M

    Tema: Alinhamento Plano De Ensino, Plano De Aula e Roteiro De Estudos 

     Informamos que nos dias 02/03 e 04 de março de 2021 serão realizadas as ATPC pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira, com transmissão via youtube no horário das 10h00. Os links de acesso serão encaminhados na segunda-feira (01/03/2021), via COMUNICADO DERLIM. Fiquem atentos!

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Matricula NOVOTEC 

    Com vistas ao melhor atendimento à demanda, informamos que o prazo referente a matrícula do NOVOTEC será prorrogado até o dia 19-03-2021.

    Solicitamos que, as listas dos estudantes que manifestaram interesse após o período de rematrícula sejam encaminhadas para o e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br ou delimcie@educacao.sp.gov.br, com as seguintes informações: Nome do aluno, RA, nome da unidade escolar, código CIE, número da classe que o aluno será matriculado, curso e turno para que possamos encaminhar para o CEMAT.

    As matrículas dos estudantes ingressantes, 1ª série – novo ensino médio com habilitação profissionalizante, deverão ser realizadas somente pelo Centro de Matrícula – CEMAT.”

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: PDDE São Paulo – Recurso para Pagamento de Serviços de Contador 

    COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA / COFI / 2021 nº.  273.

    Considerando a Resolução Seduc-17, de 02/02/2021, que dispõe sobre autorização para contratação de serviços de contabilidade e aquisição de certificado digital com recursos do PDDE São Paulo, informamos que iniciamos na data de hoje os repasses às APMs com o objetivo de custear os serviços de contador que irão auxiliar nas prestações de contas.

    Os repasses serão no valor de R$ 1.646,00 (um mil, seiscentos e quarenta e seis reais) por APM, e correspondem a R$ 823,00 (oitocentos e vinte e três reais) para o ano de 2020 e R$ 823,00 (oitocentos e vinte e três reais) para o ano de 2021. O recurso é inteiramente de custeio.

     Será permitida a aquisição de 1 certificado digital por APM, que deverá ser efetuada em nome do Diretor Executivo da APM.

     Poderão ser contratadas pessoas físicas ou jurídicas para prestação de serviços de contabilidade com o objetivo de apoio e assessoria na elaboração das prestações de contas do PDDE São Paulo e PDDE Federal.

      A prestação de contas do referido recurso ocorrerá em 2022.

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino