COMUNICADO DERLIM DE 26.02.2018

COMUNICADO DERLIM DE 26.02.2018

   

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: “Projeto: Vamos Fazer Juntos”

     Caros Diretores

     Segue roteiro para elaboração de um relatório referente ao Boletim SARESP e IDESP.  Este relatório deverá ser elaborado mediante reflexão com as equipes escolares.  Após análise do documento, reflexão sobre os indicadores e elaboração do relatório, o mesmo será socializado junto à Supervisão de Ensino e PCNP, visando criar ações compartilhadas para a melhoria do IDESP (fluxo).

 

     Projeto: “Vamos Fazer Juntos”

  1. Análise realizada pela Unidade Escolar do Boletim Saresp e do índice do IDESP. Pontuando:
  • Quantos e quais alunos compõem o índice de evasão.
  • Quais motivos ocasionaram o abandono.
  • Quais providências foram realizadas pela Unidade Escolar objetivando diminuir a evasão.
  • Os alunos evadidos encontram-se matriculados nesta escola neste ano? Já foram contatados? Quais providências já foram tomadas? Quais ações de governabilidade da Unidade Escolar que não foram devidamente tomadas e que serão propostas para este ano?
  • Quais ações obtiveram sucesso?
  • Análise das ações constantes no documento Plano de Ação encartado nos Anexos do Plano de Gestão/2017. Ações propostas foram concretizadas?

 

 

2. Assunto: Questionário de Monitoramento do Novo Mais Educação + Manual Operativo Programas MEC 2018

    A fim de acompanharmos o Programa Novo Mais Educação, com adesão em 2016 e desenvolvimento das atividades em 2017, baseado na Resolução nº 05 de 25 de outubro de 2016, a equipe dos Programas MEC desta Secretaria encaminhou o questionário de Monitoramento do PNME, para ser respondido até 31/01.

    Após levantamento e consolidação dos dados, nós da equipe dos Programas MEC verificamos que muitas unidades escolares ainda não responderam. Sendo assim, diante da necessidade de consolidarmos e encaminharmos tais informações ao MEC, manteremos o questionário aberto até 09/03/2018 e solicitamos às escolas que constam nesta lista, Anexo I, e ainda não responderam que acessem o formulário e respondam-no, impreterivelmente, até a data citada.

    Para novo acesso ao questionário, favor copiar e colar o seguinte link https://goo.gl/forms/bbqkN8JV6C8x71vG3 no navegador Google Chrome. É permitido apenas uma resposta por escola, por meio de uma conta do Gmail.

    Com o objetivo de auxiliar os gestores das escolas participantes dos Programas Federais Mais Educação, Novo Mais Educação (PNME) e Ensino Médio Inovador (ProEMI), aproveitamos a ocasião para informá-los que elaboramos um Manual Operacional, que contém informações para acompanhar e desenvolver as atividades previstas em suas respectivas Resoluções. Para acesso a tal documento, Anexo II

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Agenda de Videoconferência

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

    01/03/2018

Das 09h00 às 10h30

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Estado de São Paulo

Estudantes dos Grêmios Estudantis, Equipes Gestoras e público em geral

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 

Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto O Parlamento Jovem Paulista – Edição Especial 2018

     Nesta edição, 47 estudantes representantes das escolas públicas e particulares do nosso estado serão selecionados para participar do PARLAMENTO JOVEM PAULISTA 2018, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Trata-se de um projeto que estimula o debate democrático e o exercício da cidadania entre nossos jovens. Segue cartaz em anexo III.

     Espero contar com seu empenho para promover em sua escola ampla discussão sobre o projeto e, assim, estimular a participação dos alunos nesta décima nona edição do PARLAMENTO JOVEM PAULISTA, este ano destinado aos estabelecimentos do 9º Ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico Integrado.

      No portal da ALESP é possível visualizar o Manual do Candidatono link: https://www.al.sp.gov.br/pjweb/anexo/download/manual/2018/  que traz todos os detalhes sobre o projeto.

      As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através do nosso portal, em versão eletrônica. Não será preciso enviar a ficha de inscrição e o projeto de lei por e-mail nem pelo correio. Acesse o link: http://www.al.sp.gov.br/participe/parlamento-jovem/ e faça sua inscrição.

       Para preenchimento da ficha de inscrição insira o e-mail da sua escola. Exemplo:  ESCOLA@EDUCACAO.SP.GOV.BR e use o seu nº de registro no MEC (9999999) como código de acesso.

       Assista a Vinheta do Parlamento Jovem Paulista 2018 – Link: https://www.youtube.com/watch?v=YmJaWTGqHXI

       Ficha de autorização do Parlamento Jovem Paulista https://www.al.sp.gov.br/pjweb/anexo/download/ficha/2018/

       Anexo IV: Escopo do projeto!

       Acesse o link da Página do Parlamento Jovem Paulista no Facebook para curtir e acompanhar a divulgação: https://www.facebook.com/ParlamentoJovemPaulista/

 

       Divulguem.

       Desde já, agradecemos a atenção e a colaboração.

 

 

2. Assunto: Concurso União Postal Universal – UPU

    Incentive os estudantes de sua região a descobrirem o poder transformador da escrita e da criatividade, participando do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas!

    O Concurso é promovido pela União Postal Universal – UPU, agência da Organização das Nações Unidas que congrega as administrações postais de todos os continentes. O tema dessa edição é: “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”

    Serão quatro etapas de seleção – escolar; estadual; nacional e internacional – com prêmios, em dinheiro, para o(a) aluno(a) e para a escola. Veja como participar:

  1. Leia o regulamento com atenção, pois existem condições e responsabilidades que a escola assume ao participar;
  2. Realize o processo seletivo dentro da escola (pública ou privada), com comissão julgadora formal e dê ampla divulgação junto aos alunos. Use, preferencialmente, o formulário de redação disponível no site*;
  3. Preencha a ficha de inscrição com até duas redações por escola. O preenchimento correto e as assinaturas (da redação e do(a) aluno(a)) são obrigatórios;
  4. Envie as redações com a ficha de inscrição para o contato do seu estado até o dia 16 de março de 2018.

*Regulamento, formulário, ficha de inscrição e contatos estão disponíveis no endereço:

http://www.correios.com.br/sobre-correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas

Boa Sorte!

3. Assunto: Sala de Leitura

    Atenção: Salientamos que TODAS as escolas devem responder impreterivelmente até amanhã (27.02.2018) o comunicado do dia 06.02.2018, exceto as escolas citadas abaixo:

   E.E. Paulo de Almeida Nogueira Dr., E.E. Prof. Arlindo Silvestre, E.E. Luigino Burigotto, E.E. Castello Branco, E.E. Severino Tagliari, E.E. Profª Carolina Augusta Seraphim , E.E. Irmã Maria de Santo Inocêncio lima , E.E. Prof. Gabriel Pozzi, E.E. Profª Ivete Sala De Queiroz, E.E. Prof. Armando Falcone, E.E. Prof. Januario Sylvio Pezzotti, E.E. Prof. José Ferraz Sampaio Penteado, E.E. Prof. José Marciliano Da Costa Junior, E.E. Octávio Pimenta Reis, E.E. Prof. Nelson Stroili, E.E. Pedro Raphael da Rocha, E.E. Profª Carolina Arruda Vasconcellos, E.E. Prof. Leovegildo Chagas Santos, E.E. Chanceler Raul Fernandes, E.E. Prof. João Baptista Negrão Filho, E.E. CEL José Levy, E.E. Prof. Ely De Almeida Campos, E.E. Prof. Marcelo de Mesquita e E.E. Prof. Ataliba Pires do Amaral.

    À equipe gestora e ao professor responsável pela Sala de Leitura,

   Neste início de ano, a equipe de Língua Portuguesa convida à equipe gestora da escola para mais um período de boas práticas, por meio da adesão ao Programa Sala de Leitura. Segue o link com o formulário de adesão e atualização dos dados: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf52twqpKExBgHji41fC1Na-Ep5koS-kxUyNeGOv9UH24c2kA/viewform que deve ser preenchido até 23/02 para a atualização dos dados da DE. Solicitamos que o preenchimento seja feito somente pela equipe gestora, junto com o professor da Sala de Leitura.

 

    A Sala de Leitura, juntamente com seu acervo, é um ambiente propício para o desenvolvimento e o aprimoramento das competências leitora e escritora, cada vez mais necessárias para a vivência social, por isso o papel da equipe gestora como mediadora de conhecimentos e formadora de leitores é determinante.

    Para que haja a participação, o engajamento dos estudantes, e estes se sintam motivados a realizar uma leitura crítica, lúdica e prazerosa, a adesão das escolas ao Programa é fundamental e de suma importância, culminando na formação educacional, pessoal e profissional do estudante.

    Aproveitamos para agradecer a dedicação durante o ano que findou e frisar que o trabalho de toda a equipe foi determinante para o fortalecimento do protagonismo estudantil, que advém do compromisso e da responsabilidade de todos os envolvidos, cuja experiência tem propiciado relevantes vivências aos estudantes.

   Colocamo-nos à disposição.

   Eli Junior Santiago e Carla Keller

   PCNP – Língua Portuguesa

   E-mail: junior_sant@hotmail.com

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Finanças – NFI

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, com Foco na Prestação de Contas

    Prezados Diretores de Escola

    Segue (anexo V e Anexo VI) material utilizado pelo Sr. Adalberto Domingos da Paz, coordenador-geral de Planejamento e Orçamento do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no Seminário de Planejamento e Gestão Educacional 2018, que ocorreu dia 31/01/2018.

    Dentre tantas oficinas oferecidas, o FNDE, promoveu uma conversa sobre PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, com foco na prestação de contas.

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino