COMUNICADO DERLIM DE 25.08.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 25.08.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Boletim Educação em Evidências #34 – Agosto de 2021

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 34. Anexo I.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Curso “Ler e Escrever: Formação para Educadores” / 1ª Edição 2021 

Divulgamos o curso “Ler e Escrever: formação para educadores” – 1ª edição/2021. O curso será ministrado pelas Professoras Coordenadoras do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de Limeira. Ele tem como finalidade abordar os conhecimentos teóricos e metodológicos que embasam a formulação do material Ler e Escrever. Desta forma, desenvolver a análise e a compreensão do material pelos profissionais da educação para que eles aprendam ou aperfeiçoem a exploração do material em sala de aula.

Público-alvo: Professores de Educação Básica I e Professores Coordenadores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental atuantes no quadro magistério da rede estadual paulista e dos municípios parceiros ou interessados.

Número de vagas: 35

Período de inscrição: 23/08 a 03/09/2021

Link para inscrição: www.bit.ly/cursolereescrever

     Período de realização do curso: 25/09 a 11/12/2021 

Para mais informações, consulte o regulamento em anexo II.

 

 

 

2. Assunto: CMSP – Formações para Diretorias de Ensino e Equipes Gestoras das Escolas sobre Avaliações Externas – SAEB e SARESP  

      Interessados: Dirigentes de Ensino, Supervisores, Diretores do Núcleo Pedagógico, Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP), Professores Coordenadores do Agrupamento de Escolas (PCAE), Diretores de Escola, Vice-diretores de Escola e Professores Coordenadores (PC)

       No dia 27 de agosto (sexta-feira), realizaremos formação para as Diretorias de Ensino e equipes gestoras das escolas no canal Desenvolvimento Profissional do Centro de Mídias, das 8 às 9h30, intitulada “Propósito das avaliações externas e relação da matriz do SAEB com as habilidades essenciais”. Para isso, teremos juntos às equipes EFAPE e COPED, a participação da especialista Valéria Marques.

       Durante as próximas semanas, realizaremos formações para subsidiar as equipes das Diretorias de Ensino e escolas a retomarem o propósito das avaliações externas, SAEB e SARESP, sua organização, e a relação delas com a matriz de habilidades essenciais.

 

3. Assunto: Evento – Presença de Alfredo Bosi  

     O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA convida para o evento: “Presença de Alfredo Bosi” que terá lugar de 24 a 27/08/2021, sempre a partir das 14h00. O evento será totalmente on-line e pode ser acessado por meio do link  http://www.iea.usp.br/aovivo . Não será necessária a realização de inscrição. Para conferir a programação basta acessar o link http://www.iea.usp.br/eventos/presenca-alfredo-bosi

 

4. Assunto: FEBRACE abre inscrições para a 20ª edição -2021  

     Com o intuito de estimular o desenvolvimento de projetos investigativos e científicos nas escolas, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) promove anualmente mostra de projetos. E este ano, em sua 20ª edição, será realizada de forma híbrida. Para participar do evento os projetos devem ser submetidos até 03 de novembro de 2021, na plataforma “minha Febrace”.

     Quem pode participar: Estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

     Inscrições: até 03 de novembro de 2021.

     Mais informações, no site https://febrace.org.br/noticias/febrace-2022-inscricoes-abertas-ate-03-de-novembro/

     Para inscrições acesse o link https://minha.febrace.org.br/?_ga=2.240492291.1632285518.1629219112-1748503823.1629219112

 

5. Assunto: Programa Aprender Valor – Fases 1 e 2  

     Interessados: PCNPs, Diretores, Coordenadores e Professores.

     As avaliações de aprendizagem do Aprender Valor já vão começar!

     Finalizados os cadastros e a enturmação dos estudantes a serem avaliados (5º, 7º e 9º anos), agora é hora de iniciar os preparativos para a etapa das Avaliações de Aprendizagem – agosto/21 do programa Aprender Valor. 1ª Fase – da organização, a partir de 17/08 O período de 17 de agosto a 23 de agosto servirá exclusivamente para a organização da escola. A partir de terça-feira (17/8) serão disponibilizados na plataforma os materiais a serem impressos e distribuídos nos dias de avaliação.

     Nessa fase de organização, a escola deve: – Decidir se fará aplicação presencial ou remota. Se optar pela aplicação remota, decidir se será digital, impressa ou mista. – Após decidir, a escola pode:

     • imprimir Cadernos de Teste e Atas de sala, caso optem por aplicar as provas em sala de aula; ou

     • imprimir os Cadernos de Teste para distribuir para alunos que estejam recebendo materiais impressos em casa; ou

     • organizar e distribuir os logins, as senhas e as Folhas de orientações aos estudantes que forem fazer os testes digitais.

     Lembrando que essa é uma decisão da escola de acordo com o contexto e a dinâmica em que cada uma está operando e as circunstâncias de cada estudante.

     – Todos os materiais necessários para a preparação, isto é, os logins e senhas, as folhas de orientação, os cadernos de testes para impressão e as atas de sala estarão disponíveis na plataforma a partir de 17 de agosto.

 

      2ª Fase – da aplicação, a partir de 24/8  

      – A partir do dia 24 de agosto até, no máximo, o dia 13 de setembro, a escola deve ter aplicado os testes do Aprender Valor.

     Como deve ser a aplicação?  

      Nesse momento, a escola deve:

     – Se organizar e promover dois dias de avaliações em cada turma participante no período entre 24/8 e 13/9. Um dia para fazer o teste de Língua Portuguesa e Matemática e outro dia para fazer o teste de Letramento Financeiro.

     – O caderno de testes de Língua Portuguesa e Matemática foi planejado para uma aplicação de 2 horas. O caderno de Letramento Financeiro para uma aplicação de 1 hora e 30 minutos. Sabemos que o ensino remoto demanda adaptações, mas contamos com a razoabilidade de cada diretor para garantir mais homogeneidade na aplicação!

     – Apesar do prazo de 14 dias úteis para os estudantes preencherem os cadernos de testes digitais e impressos, o esperado é que a escola separe dois dias no calendário de atividades das turmas participantes para realizar os testes. Seja optando pelo presencial ou pelo remoto, será muito importante buscar realizar a aplicação em dois dias. Mas lembrando que estão disponíveis três semanas para que cada escola se organize e realize as avaliações nos dois dias que mais lhes forem convenientes.

      Lembramos no site https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/noticias, vocês têm acesso à toda programação do Programa.

 

     Sobre a 3ª fase, encaminharemos novas informações em BOLETIM futuro.

     Solicitamos ampla divulgação.

 

6. Assunto: Programação | Profissionais da Educação – CMSP  

     Interessados: Servidor(a)!

     Para você ficar por dentro de todas as pautas que serão trabalhadas nesta semana, de 23 a 27 de agosto, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP.

     Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises, ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até assisti-las novamente e aprofundar-se nos temas já trabalhados. Acesse https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/ e confira! Estas ações também poderão ser assistidas em outros momentos, já que ficam disponíveis no Repositório do Centro de Mídias, e também no canal do CMSP no YouTube.

Anote na agenda! 

Série “Clube de Leitura na Prática” – Livros Acessíveis  

Dia: 26 de agosto de 2021. 

Horário: das 14h às 15h30.  

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

No próximo programa da Série “Clube de Leitura na Prática” o tema dos Livros Acessíveis será discutido com a presença de especialistas.

Com apresentação de Maria Cristina Noguerol, a Secretária Célia Leão, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carla Mauch, do projeto Mais Diferenças, e Tania Resende, da equipe técnica do DEPEC/CEFOG/EFAPE irão falar sobre o que são e qual a importância dos livros acessíveis para a formação de pessoas com e sem deficiência.

Serão apresentados ferramentas e modos de trabalho com leitura inclusiva muito úteis, para desenvolver atividades abarcando diferentes formatos de leitura adaptada.

Todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, o Canal de Desenvolvimento Profissional transmite a série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, produzida em parceria entre as Secretarias da Saúde, Justiça e Educação.

Voltada para os profissionais da Educação, a série abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e a forma como podem ser trabalhados na escola.

São 17 ODS ao todo, e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, de forma a organizar uma agenda mundial a ser desenvolvida até 2030. A intenção é implementar políticas públicas voltadas para os cuidados principais que a humanidade precisa tomar para eliminar a pobreza extrema, a fome, melhorar a qualidade da Educação, proteger o planeta e trabalhar para que as sociedades sejam mais inclusivas e pacíficas.

A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para que os profissionais da Educação conheçam e reconheçam as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e a dos nossos estudantes poderão se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta.

E anote aí: dia 27/08 o tema será Saúde física e mental, ODS 3! Não perca!

 

 

7. Assunto: Formação – Projeto Livros Acessíveis Interessados  

PCNP de Educação Especial, Professores responsáveis pelo Programa Sala de Leitura, Analistas Socioculturais ou representante equivalente.

A equipe do Projeto Mais Diferenças: Educação e Cultura Inclusivas e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPcD), em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), por meio do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC) e do Departamento de Programas de Formação e Educação Continuada (DEPEC), juntamente à Coordenadoria Pedagógica (COPED) – Programa Sala de Leitura, convidam todos para participar das ações formativas, que serão realizadas com Oficinas sobre leitura acessível e inclusiva, para professores e mediadores de leitura da área de Educação Especial.

O objetivo dessa formação é proporcionar a competência leitora de forma inclusiva com acesso aos recursos de leitura fácil e adaptada.

Público-Alvo: PCNP de Educação Especial, Professores responsáveis pelo Programa Sala de Leitura, Analistas Socioculturais ou representante equivalente.  

Datas: 13, 21 e 29 de setembro, e 8 e 14 de outubro  

Horário: das 14h às 17h  

Formato a distância pela plataforma Google Meet

Inscrição: preencher o formulário até o dia 19 de agosto de 2021 no link: https://forms.gle/eBq5F8rrMe3BRpfY8.

As oficinas serão divididas em 5 (cinco) turmas, e terão lotação máxima de 70 (setenta) participantes. As vagas serão preenchidas conforme a sequência de inscrições, e cada participante deverá escolher, no ato da inscrição, apenas uma das datas elencadas abaixo.

 Primeira turma: 13/09/2021;

Segunda turma: 21/09/2021;

Terceira turma: 29/09/2021;

Quarta turma: 08/10/2021;

Quinta turma: 14/10/2021.

Todos os inscritos receberão por e-mail o link para participar da formação. Além das oficinas a serem realizadas nas datas acima, que são específicas para professores, PCNP e Analistas Socioculturais ou representante equivalente, haverá também a oferta de oficinas aos alunos cujos convites serão posteriormente enviados pela COPED.

Solicitamos a gentileza para a divulgação dessa importante ação formativa, a fim de as noventa e uma Diretorias de Ensino tomarem conhecimento e, por sua vez, divulgarem para as escolas sob a jurisdição de cada uma delas.

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Alunos com registros de NCOM 

     Prezados(as) Senhores (as):

     Referente aos estudantes em que foi registrado NCOM no dia 16/08 temos a informar o seguinte:

    1- Os Gestores devem verificar quantos e quais estudantes estão nessa situação;

    2- Os alunos apenas serão matriculados na classe novamente após a comprovação por escrito da frequência e nota ao Supervisor de Ensino, provando que foi um registro equivocado;

    3- As Unidades Escolares não devem matricular outros alunos nas vagas existentes e informamos também que não haverá compatibilização automática por duas semanas;

    4- Não deve também haver dispensa de aluno e/ou responsável pelas U.E., pois conforme comunicado anterior, caso o aluno com registro de NCOM comparecesse na escola era para fazer a inscrição de aluno fora da rede 2021, matricular o aluno na classe e realizar a rematrícula;

     5- Dúvidas podem ser sanadas com o supervisor e também estaremos à disposição através do e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br ou no 3404-2991.

     Segue, anexo III, quantitativo por escola.

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Conferência de Folha de Pagamento – Programação Agosto – 2021

Prezados Diretores de Escola e Gerente de Organização Escolar.

Dando continuidade à rotina mensal do ano letivo de 2021 de conferência da folha de pagamento instituída pelo Centro de Recursos Humanos da Diretoria de Ensino – Região de Limeira, encaminhamos o link  https://docs.google.com/spreadsheets/d/1loZi6rIgb7uKW_-dGAVCiAM0JC6gM1tm5h3ydTbMFsw/edit#gid=0 para que as Unidades Escolares indiquem o agendamento de plantões que serão realizados junto ao Núcleo de Frequência e Pagamento do Centro de Recursos Humanos, para conferência da folha de Agosto, para pagamento em Setembro.

Durante os plantões estaremos disponíveis para auxílio de dúvidas e análises da situação funcional dos servidores, após processamento dos sistemas SED x PAPC, bem como auxílio na elaboração dos formulários para correção do sistema, se necessário. Ressaltamos que a participação nos plantões não será obrigatória.

As Unidades Escolares interessadas no atendimento do plantão e auxilio, deverão acessar o link  https://docs.google.com/spreadsheets/d/1loZi6rIgb7uKW_-dGAVCiAM0JC6gM1tm5h3ydTbMFsw/edit#gid=0 e preencher o nome da Unidade Escolar nos campos disponíveis, indicando data e hora escolhida. Será disponibilizado o dia 27/08/2021 para atendimento. A indicação de participação nos plantões, dia e horário deverão ser preenchidos pelas Unidades Escolares até dia 26/08/2021, as 17h00.

O plantão será realizado através do link abaixo, na PLATAFORMA TEAMS. Solicitamos que as Unidades Escolares acessem a plataforma conforme indicação e horário pré-agendado.

Link para acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZGU1ZjAyYzItZDY1Yi00ZTJiLTg3M2EtZjFmYzZkNzA3NjAz%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%22ea09c4fa-9356-43c3-b73b-5d19ea3e1340%22%7d

Anteriormente aos plantões, é necessário que as Unidades Escolares executem as seguintes ações:

  1. Consultar os pagamentos rejeitados no sistema SED – “Recursos Humanos > Funcional > Acompanhamento de Pagamentos Rejeitados”, assim como no sistema PAPC nas opções 11.2.1, 11.3.1, 12.6 e 13.1.1, para identificação das causas das rejeições;
  2. Consultar os pagamentos rejeitados no sistema SED > Recursos Humanos > Funcional > 7.8 Consulta Processamentos Rejeitados
  3. Analisar os rejeitados referentes aos processamentos do mês atual
  4. Conferir as situações não resolvidas dos meses anteriores
  5. Verificar se os formulários encaminhados para correção e implantação de CH ou dados dos servidores foi devidamente processado pelo sistema SED x PAPC.
  6. Após estas ações, juntamente com a equipe NFP, para os casos que necessitam acertos dos pagamentos, enviar a documentação para a SEFAZ, impreterivelmente até o dia 30/08/2021, as 12h00, através do e-mail delimnfp@educacao.sp.gov.br. Importante: Para os casos de pagamentos “ZERADOS”, enviar documentação com pedido de Ordem de Crédito, esclarecendo a situação funcional do servidor.Quando se tratar de Carga Horária dos Docentes, deve ser verificado e analisado:
  • Modelo CGRH: com as aulas atribuídas ao docente e as vigências de atribuição, devidamente atualizados e considerando as desistência ou alterações ocorridas durante o processo de atribuição de aulas ocorridas no ano letivo vigente
  • Histórico de Atribuição: com as informações de aulas associadas ao docente no sistema SED conforme atribuição de aulas ocorridas no ano letivo vigente
  • SED > Recursos Humanos > Funcional > Consulta Funcional > CPF / RG > Carga Horária: verificando se as informações processadas pelo sistema SED migraram corretamente conforme Associação do Professor na Classe e atribuição de aulas ocorrida ao docente
  • PAPC 11.2.1: Para verificação de implantação de Jornada e carga suplementar ao docente
  • PAPC 11.3.1: Para verificação de implantação de Jornada, carga suplementar mensal por segmento (Ensino Fundamental Anos Iniciais / Anos Finais, Ensino Médio) e GTCN do docente.Na SED, se verificadas divergências no
  • histórico de atribuição X realidade de aulas atribuídas: rever a Associação do Professor na Classe no sistema SED. Se necessário, realizar as correções de aulas associadas e acompanhar o processamento no histórico de atribuição, na prévia e na consulta da SED > Recursos Humanos > Funcional > Consulta Funcional > CPF / RG > Carga Horária, conforme cronograma de pagamento. Lembrando que, qualquer alteração ocorrida fora do cronograma de associação, surte efeito no próximo cronograma (Exemplo: Alterações ocorridas após o fechamento do cronograma Maio/21, serão processadas no cronograma de pagamento de Junho/21).
  • histórico de atribuição X associação do professor na classe: encaminhar e-mail ao delimnfp@educacao.sp.gov.br, contendo os dados do servidor e o histórico de atribuição ocorridas, lembrando que devem ser analisadas as informações do Histórico de Atribuição e Consulta Carga Horária Prévia.
  • histórico de atribuição X consulta do SED > Recursos Humanos > Funcional > Consulta Funcional > CPF / RG > Carga Horária: encaminhar e-mail ao delimnfp@educacao.sp.gov.br, contendo os dados do servidor e o histórico de atribuição ocorridas, lembrando que devem ser analisadas as informações do Histórico de Atribuição e Consulta Carga Horária Prévia.O sistema SED processando corretamente as informações de aulas atribuídas e associadas, verificar e analisar os processamentos de aulas livres e aulas em substituição.

    Para consulta de Aulas Livres, verificar:

  • PAPC 11.2.1: Para verificação de implantação de Jornada e carga suplementar mensal do docente
  • PAPC 11.3.1: Para verificação de implantação de Jornada, carga suplementar mensal por segmento (Ensino Fundamental Anos Iniciais / Anos Finais, Ensino Médio) e GTCN do docente
  • Se rejeitadas ou não implantadas, encaminhar formulário 17 para correção de implantação.Para consulta de Aulas em Substituição, verificar
  • SED > Recursos Humanos > Carga Horária > Consulta Substituição
    • Selecionar a Unidade Escolar
    • Mês / Ano de Referência:
    • Pesquisar
  • O sistema irá apresentar e listar todos os docentes que possuem aulas em substituição associadas na Unidade Escolar ou que possuem sede de classificação na unidade Escolar, baseado no mês de referência escolhido e indicado
  • Para os docentes que constam com a informação na coluna “situação” como PROC-PAGTO OK, não é necessário o envio de documentação. O sistema informa que a carga foi corretamente processada, baseada na informação de associação realizada pela unidade escolar. Acompanhar a folha de pagamento do servidor para confirmação de efeitos dos vencimentos.
  • Para os docentes que constam com a informação na coluna “situação” como PROC-PAGTO OK, mas sem processamento na folha de pagamento, encaminhar o formulário 29 para correção de pagamento
  • Para os docentes que constam com a informação na coluna “situação” como REJ. EDUCACAO, encaminhar o formulário 29 para correção de pagamento​

    2. Assunto: Associação do Professor na Classe – Professor Orientador EJATEC  

    Encaminham abaixo as orientações do CGRH de 24/08/2021, referente a Atribuição Professor Orientador EJATEC:

Detectamos a associação indevida feita pelas escolas, na aba 2 referente ao Professor Orientador EJATEC.

A Prodesp fez a migração destes dados para a Atribuição especial:

RECURSOS HUMANOS>ASSOCIAÇÃO DO PROFESSOR NA CLASSE>ATRIBUIÇÃO ESPECIAL – PAA / PRR / PRI / PAC /     PROATEC / POC / PEI – LIBRAS (CL.JUV.) / QUALIFICAÇÃO EJATEC.
Segue anexo IV, planilha com os docentes envolvidos para que seja conferida a migração de aulas. Caso não esteja correta, favor corrigir na atribuição especial, as aulas atribuídas, verificando também se no histórico de associação constam corretamente a somatória dessas aulas.

       Se o histórico de associações não estiver correto, solicitamos que seja encaminhado para o e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br> a situação com as telas do histórico e a tela da associação, com o mesmo título <Associação do Professor na Classe – EJATEC>, esclarecendo o caso do servidor.

     Lembramos que esta ação deve ser realizada respeitando o cronograma de setembro/21, evitando o não pagamento dessas aulas.

 

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Antonio Martinho Marchiori, Diretor da EE. Cesarino Borba – 26/08 (quinta-feira) 

 

Todos os anexos aqui

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino