COMUNICADO DERLIM DE 25.07.2017

COMUNICADO DERLIM DE 25.07.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Estágio Probatório

     Reiteramos, mais uma vez, que todas as unidades escolares devem fazer uma varredura completa no sistema, verificando todos os casos de Estágio Probatório, em todos os anos em que que houve ingresso.

     Se todas as etapas não estiverem concluídas no sistema, não é gerado o título de estabilidade do Professor, sendo a responsabilidade do Sr. Diretor da Escola, pois, a Diretoria não consegue avançar se a escola não efetuar a sua parte.

     Orientamos que, semanalmente, o responsável pelo Estágio Probatório verifique o sistema, solicitando que o Professor dê ciência às diferentes avaliações.

     Contamos com o compromisso de todos!

     A Comissão.

2. Assunto: Atribuição de Aulas

    Senhor (a) Diretor (a),

    Recordamos que:

    1. O saldo das aulas de sua Unidade Escolar já foram oferecidas a todos os efetivos da Diretoria de Ensino de Limeira;

    2. No dia 27 de julho (quinta-feira), com o saldo das aulas que foi devolvido pela Diretoria de Ensino para a Unidade Escolar, agora é necessário atender os docentes categoria F e O da sua Unidade ou de outra U.E. em exercício que devem atingir a carga horária de opção ou então desejam aumentar a carga horária.

    3. Terminada a atribuição, atendidos os docentes de sua Unidade Escolar, entregar o envelope com o saldo das aulas ´na Rede do Saber, das 17h às 17h30 para a atribuição que ocorrerá no dia 28 de julho (sexta-feira) para atendimento dos docentes F e O em nível de Diretoria de Ensino.

    4. Caso haja docentes categoria F que não conseguiram atingir a carga horária de opção na U.E., encaminhar no envelope (que será entregue dia 27 de julho), a planilha indicando o nome e dados do docente para atribuição na Diretoria de Ensino. Não esquecer de anexar a declaração de horário de trabalho do professor pois, caso o docente não compareça a atribuição do dia 28 de julho, procederemos a atribuição compulsória das aulas.

    5. Caso o docente categoria F ou O que a escola tenha certeza que vai perder aulas a partir de 31 de julho com o retorno do titular, ingressante ou qualquer outro motivo, poderá participar da atribuição na própria Unidade Escolar no dia 27 de julho (se ainda tiver vínculo com a U.E.) ou no dia 28 de julho em nível de Diretoria de Ensino com horário de trabalho atualizado. Lembramos que para o retorno ou início de exercício de ingressante no dia 31 de julho, o docente deve entregar declaração de próprio punho informando sobre sua intenção.

    6. A Unidade Escolar deve respeitar o fluxograma, retirando e devolvendo o envelope conforme o combinado pois o atendimento tanto na Diretoria de Ensino quanto na Unidade Escolar dependem do saldo de aulas. Sendo assim, haverá nova entrega do saldo de aulas por parte da U.E. apenas no dia 27 de julho após a atribuição em nível de Unidade Escolar. Quem deixou o envelope na Diretoria de Ensino porque não atenderá docente da Unidade Escolar, assim mesmo, deve retirar e entregar o envelope no local, horário e data combinados.

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Atualização Cadastral da Escola

     Reiteramos comunicado DERLIM enviado em 12/07/2017.

     Solicitamos às escolas, em houve remoção ou outras situações, ocorrendo alteração de sua equipe gestora, que ainda não nos encaminharam, por favor, nos envie planilha de Atualização Cadastral, Anexo I, preenchida ao e-mail: delim@educacao.sp.gov.br.

 

 

2. Assunto: Agenda de Videoconferência

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

26/07/2017

Está videoconferência foi cancelada.

Das 10h00 às 12h30

Treinamento da Rede de Suprimentos

Responsáveis, nas Unidades Escolares, por realizar os pedidos através da Rede de Suprimentos

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 

 

Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Lançamento de Quantitativos de Recebimento de Cadernos do Aluno do Programa São Paulo Faz Escola (SPFE) na Plataforma SED

     Informamos que está disponível desde de 5 de julho, o registro dos quantitativos de recebimento dos Cadernos do Aluno do Programa São Paulo faz Escola – Volume 2, por meio da Secretaria Escolar Digital – material Didático – Recebimento Escolar – registrar recebimento.

     O prazo final para lançamento de dados será dia 4 de agosto de 2017.

 

 

2. Assunto: Apoio à Gestão do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD

    Com o objetivo fortalecer a boa gestão do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, garantir o acesso de todos os alunos aos livros didáticos e, aos professores, o direito de trabalhar com os materiais escolhidos por eles, no âmbito de cada escola, destacamos as três recomendações feitas pela equipe do FNDE/MEC.

    1ª – Normas de Conduta no Âmbito da Execução do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, que encarta a Portaria MEC nº 7/2007 sobre as obrigações referentes ao relacionamento com representantes de editoras, a fim de preservar a impessoalidade, a ética e a moralidade devida ao processo. Inclusive, neste ano, os professores poderão acessar integralmente o conteúdo dos livros didáticos na plataforma do PDDE Interativo, tão logo o Guia do PNLD 2018 seja publicado, dispensando, portanto, a necessidade do livro de divulgação impresso;

    2ª- Registro de entrega e devolução dos livros para os alunos e os professores e cálculo do percentual dos livros devolvidos – o FNDE sugere a todas as redes de ensino, como meta de devolução, o percentual de 90% dos livros entregues aos alunos e professores.  A correta devolução dos livros utilizados num ano, garante a sucesso do PNLD no ano seguinte. Assim, as escolas de anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, que ainda não recolheram os livros reutilizáveis usados pelos alunos em 2016, devem fazê-lo o quanto antes. Esses livros não recolhidos devem estar fazendo falta a algum aluno, neste ano de 2017!!!!

    3ª- Conservação do Livro Didático – considerando que os livros didáticos reutilizáveis, enviados pelo FNDE, devem ser utilizados por três anos consecutivos, é essencial desenvolver no âmbito de cada escola, ações visando conscientizar a comunidade escolar a respeito da conservação dos livros didáticos. Isto posto, é fundamental que a escola:

    – Realize o controle da entrega, por meio de planilhas com o nome dos alunos e disciplinas, por classe (Anexo II_ – modelo de planilha de Controle da Entrega de Livros do PNLD) em 2017 (acrescente as colunas com o nome de cada disciplina, conforme a quantidade de componentes curriculares em cada segmento: anos iniciais, anos finais e ensino médio); Arquive essas planilhas de controle da entrega, para utilização na época da devolução dos livros (final do ano letivo);

    – Realize o controle da devolução dos livros no final de cada ano letivo. As escolas precisam tomar nota da quantidade de livros devolvidos por disciplina, título e série, a fim de comparar os dados obtidos com a quantidade de livros entregues aos alunos no início do ano letivo (anexo III –  planilha de Devolução de Livros do PNLD). Esta planilha é a somatória dos livros de toda a escola, por disciplina e ano – para preenchê-la, utilize as planilhas individuais de Controle da Entrega dos livros do PNLD, de cada classe.

    – Disponibilize todas as planilhas aos fiscais do FNDE/MEC e órgãos centrais, no monitoramento in loco;

    – Realize campanhas de Conservação dos livros didáticos. Promova a conscientização dos alunos para a conservação do livro didático durante todo o ano, para que estejam em bom estado ao efetuarem a devolução dos livros reutilizáveis do PNLD no final do ano letivo, e outros alunos possam utilizá-los no ano seguinte;

   – Informe aos alunos e professores, a validade dos livros reutilizáveis, distribuídos em 2017, como por exemplo, os livros do PNLD do Ensino Fundamental Anos Finais, cuja validade será até o final do ano de 2019, ou seja, possuem um ciclo de vida útil de três anos.

   – Acesse o link do PNLD 2017 no portal da SEE/SP – www.educacao.sp.gov.br  > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o site > PNLD 2017 > Apoio à Gestão do Livro Didático, na 1ª tela.

3. Assunto: 2ª Edição da Campanha #AprenderParaPrevenir – inscrições abertas

     A coordenação do projeto Cemaden Educação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CEMADEN/MCTIC) e a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) e da Equipe Curricular de Geografia/Educação Ambiental convidam as escolas e defesas civis (que atuam em escolas) para participarem da Campanha #AprenderParaPrevenir – 2017.

     O tema da 2ª edição da Campanha é “Educação em prevenção de risco de desastres”, uma temática emergente e emergencial, voltada para a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades. A Campanha é uma oportunidade para as escolas se engajarem na Redução de Riscos de Desastres (RRD) e conhecerem ações educativas em/com comunidades escolares que acontecem no país.

     Mais informações sobre a campanha e formulário para as inscrições, acesse: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2017.

     O prazo para o envio dos projetos e propostas é até 22 de setembro de 2017.

     Equipe Cemaden Educação

     Site: http://educacao.cemaden.gov.br

     Email: educacao@cemaden.gov.br

     Facebook: Cemaden Educação

     Pedimos, por gentileza, que compartilhem as informações da 2ª edição da campanha #AprenderParaPrevenir.

     Contamos com a habitual colaboração.

4. Assunto: Divulgação de Palestra do Projeto “Física Para Todos”

     No dia 05 de agosto (sábado), das 10h30 às 12h00, a Profa. Dra. Anne Louise Scarinci, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), participará do projeto “Física para Todos” e abordará o tema “Porque a Física é difícil? ”. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo/SP (próximo às estações República e Anhangabaú do Metrô).

     Resumo da palestra: Você acha a Física difícil? A palestra abordará aspectos da natureza da construção e comunicação do conhecimento em física e sua conexão com os processos de aprendizagem nessa área do conhecimento.

     Vamos juntos desmitificar a ideia de que “física é para poucos” ou “para gênios”. Aqui a física é para todos!

     As inscrições podem ser realizadas no site https://portal.if.usp.br/extensao/?q=node/348. Notificamos que a participação é por adesão e de responsabilidade dos interessados.

     Em caso de dúvidas sobre o evento, entre em contato com a Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP) pelo e-mail ccex@if.usp.br ou telefones (11)3091-6681/6682.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Vida Escolar – NVE

Fone 3404.2976/2977 (Walkíria) – delimnve@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: ENCCEJA 2017 – Divulgação

     Retransmitimos informação contida no Comunicado DERLIM de 17.07.2017.

     O INEP irá promover, no presente ano, o Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

     Enviamos, anexo IV, o cartaz com as informações iniciais a respeito deste exame, para que, procedam à sua ampla divulgação, tendo em vista a relevância e o interesse desta ação para o público ao qual se destina.

    Para maiores informações acesse: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/nacional/2017/edital_n43_de_24072017_encceja_nacional_2017.pdf

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração – NAD

Fone 3404-2947 (Carol) – delimnad@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Remanejamento

    A EE Prof. Odécio Lucke, município de Cordeirópolis, disponibiliza um fogão industrial Bralmex 04 bocas modelo FO 03 para remanejamento, caso alguma unidade escolar tenha interesse, entrar em contato com a Direção da Escola pelo telefone (19) 3546-2893/3546-0403 ou na Diretoria (19) 3404-2947 ou 2948 falar com Patrícia ou Carol

    OBS: Lembrando que o frete / transporte e a mão de obra para retirada do material é de responsabilidade da Instituição Interessada.

 

 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404-2946 (Luciene) – delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Cardápio 5º CICLO

   Segue, em Anexo V, os comunicados referentes a continuação do 5º ciclo de 2017 para o AG3 (cardápio padrão, cardápio para as escolas de tempo integral, cardápio emergencial, cardápio lanche, cardápio indígena, cardápio padrão sem congelado e receitas).

    Solicitamos que os comunicados sejam seguidos os cardápios de acordo com o tipo de ensino (regular ou tempo integral).

    Ressaltamos que na impossibilidade de recebimento dos produtos congelados (reforma, fogão ou freezer comprometidos), o DAAA deverá ser oficializado com 10 dias de antecedência a próxima distribuição, a fim de tomar as providências cabíveis.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2968/2964/2965/2993/2992/2967 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Recadastramento

     Informamos que, até a data de hoje (25/07/2017), ainda não se recadastraram 153 servidores conforme Anexo VI.

     Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 31/07/2017, impreterivelmente.

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Daniele Neves Santiago, Núcleo de Administração de Pessoal/CRH – 26/07 (quarta-feira)

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino