COMUNICADO DERLIM DE 24.05.2017

COMUNICADO DERLIM DE 24.05.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Projeto: Sala de Leitura

    O Projeto Sala de Leitura busca contribuir com a transformação da Sala de Leitura das escolas em espaço educativo de fortalecimento da aprendizagem e desenvolvimento de estudantes como protagonistas, leitores e produtores textuais.

    A Diretoria de Ensino, responsável pelo acompanhamento do projeto, disponibilizará em breve, na plataforma “googledocs”, solicitação de informações atualizadas sobre o desenvolvimento do Projeto em todas as escolas que contam o docente responsável pela Sala de Leitura.

    Assim, orientamos a equipe no sentido de ir coletando os seguintes dados: apresentação do plano de trabalho para o ano de 2017; projetos desenvolvidos pelo professor com número de alunos participantes; total de livros disponíveis na Sala de Leitura; total de alunos que retirou livros nos meses de março, abril e maio; participação do grêmio estudantil no projeto, entre outros.

2. Assunto: Cadastro de Professores Eventuais

     A Diretoria de Ensino está fazendo um levantamento de professores que atuam exclusivamente com eventuais, classificados na UE, assim, solicitamos a gentileza do preenchimento da Planilha, acessando o link https://goo.gl/forms/MkBztgVae3fVr2 até o dia 29/05/2017.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Abertura de Novas Turmas do Programa de Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa / Parceria Cultura Inglesa 

    Solicitamos ampla divulgação junto aos professores de Língua Inglesa.

    Regras gerais e pré-requisitos no Anexo I.

 

2. Assunto: Programa Ensino Integral – PEI – Avaliação de Desempenho

    Prezados Diretores das escolas PEI:

    Tendo em vista o Processo de Avaliação de Desempenho das equipes escolares das Escolas do Programa Ensino Integral – PEI – EF Anos Finais e EM, informamos o cronograma das etapas do processo.

    – Período da Avaliação de Desempenho: 29 de maio a 07 de julho de 2017.

    A Avaliação de Desempenho compreende as etapas abaixo relacionadas:

    1. Avaliação 360° – 29/maio a 20/junho.17,

    2. Avaliação de Resultado – 29/maio a 20/junho.17,

    3. Consolidação – 20 e 21.junho.17

    4. Calibragem – 22 a 26/junho.17

    5. Devolutiva – 27 e 28/junho.17.

    Agradecemos desde já e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos

3. Assunto: Colóquio do Instituto de Física da USP

     No dia 25 de maio, às 16h00, a Profa. Dra. Marcia de Almeida Rizzutto, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP), participará do Colóquio IFUSP com o tema “Física e Arte: um amplo diálogo pode acontecer com grandes descobertas”. O evento será gratuito, ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes, Rua do Matão, 1371 – travessa R, Cidade Universitária, São Paulo/SP, e será transmitido ao vivo pelo site www.iptv.usp.br.

     Segue resumo da palestra: Investigações científicas sobre objetos de arte e do patrimônio histórico cultural são realizadas rotineiramente pelo grupo de Física Aplicada com Aceleradores do IFUSP em parceria com os museus de São Paulo, visando conhecimento sobre materiais e técnicas utilizadas no processo criativo e de manufatura. Os estudos e análises realizadas permitem desvendar, por exemplo, como Portinari combinava os pigmentos para criar as cores de suas telas ou identificar traços e imagens escondidas.

     Notificamos que a participação presencial ou virtual é por adesão e de responsabilidade dos interessados. Para mais informações, acesse o site http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1461.

     Em caso de dúvida sobre o comunicado, entre em contato com Renata C. de Andrade Oliveira (Equipe de Física) por e-mail renata.andrade@educacao.sp.gov.br ou por telefone (11) 3351-0126.

4. Assunto: Palestra do Projeto Física para Todos

     No dia 03 de junho (sábado), das 10h30 às 12h, o Prof. Dr. Luis Gregório, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) participará do projeto “Física para Todos” e abordará o tema “O Nobel de Física de 2016 e os Novos Materiais Topológicos”. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo/SP (próximo às estações República e Anhangabaú do Metrô).

     Segue resumo da palestra: O Prêmio Nobel de Física de 2016 destacou o papel da topologia na descrição das propriedades de sistemas eletrônicos. Mas o que é topologia neste contexto? Como propriedades topológicas influenciam o comportamento de elétrons em sólidos? Quais as implicações para a pesquisa em novos materiais? Venha aprender um pouco mais sobre este tema instigante e atual!

     As inscrições podem ser realizadas no site https://portal.if.usp.br/extensao/?q=node/341. Notificamos que a participação é por adesão e de responsabilidade dos interessados.

     Em caso de dúvidas sobre o comunicado, entre em contato com Renata C. de Andrade Oliveira (Equipe de Física) por e-mail renata.andrade@educacao.sp.gov.br  ou por telefone (11) 3351-0126

5. Assunto: Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos (PEEDH) – Elaboração e Informações à Rede

     O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) do Centro de Atendimento Especializado (CAESP) da CGEB está participando, como representante da SEE, da elaboração da proposta de Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos (PEEDHSP), à luz do Plano Nacional e dos eixos: Educação Básica, Educação Superior, Educação não formal, Educação e Mídia, Profissionais da Justiça e Segurança Pública. Esse processo está sendo realizado, desde o ano de 2016, com o trabalho de especialistas em direitos humanos e a iniciativa da sociedade civil organizada.

     O processo de construção do PEEDHSP conta com o compromisso do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (CONDEPE), Defensoria Pública do Estado e de organizações da sociedade civil, como o Instituto Paulo Freire, o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, a Ação Educativa e o Núcleo de Estudos da Violência da USP, além de gestores municipais e estaduais. Esse processo pode ser acompanhado pelo site: http://peedhsp.blogspot.com.br/

     Informamos à rede estadual que após o processo de elaboração das propostas de diretrizes e metas do Plano, que se encerrará em julho de 2017, ocorrerão audiências públicas na capital e no interior do Estado, ao longo do segundo semestre, a fim de discutir as propostas e receber contribuições. As datas e maiores informações serão transmitidas em breve.

     Além disso, realizaremos uma videoconferência de divulgação à Rede, no final do mês de julho, e entendemos que as principais contribuições dos profissionais da Rede estadual devem estar focadas no eixo “Educação Básica”, com base no disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos – estabelecidas pela Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 1, de 30 de maio de 2012.

     Nesse sentido, fomentamos que as Unidades Escolares debatam o tema ao longo do ano letivo com os educadores e a comunidade escolar, discutam os eixos citados e a implementação transversal das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos em todas as áreas do conhecimento, etapas e modalidades da Educação Básica. Colocamo-nos à disposição.

6. Assunto: Convocação para Orientação Técnica “A Importância e o Uso dos Registros como Instrumentos de Formação”

     Prezados Professores Coordenadores,

     O Núcleo Pedagógico realizará a Orientação Técnica “A importância e o uso dos registros como instrumentos de formação” para os PCs que NÃO participaram desta mesma OT (que ocorreu no primeiro semestre de 2015).

     Dia: 30 de maio de 2017

     Horário: 8h30 às 17h30

     Local: Auditório da E.E. Prof. Lázaro Duarte do Páteo, Rua Sebastião Toledo, n. 788 – Jardim Brasil – Limeira – SP.

     Público Alvo: Professores Coordenadores abaixo relacionados:

  • Alcides Valentim Perinotto
  • Alessandra Scudeler
  • Alzira Margaret de Barcellos Martins
  • Ana Cristina Coriguazi de Conti
  • Audrey Missaglia
  • Carla de Godoy Rodrigues Razzo
  • Carla Kaori Matsuno Uehara
  • Carolina Rodrigues Schultz
  • Cassia Carraro Cunha Dias
  • Diego Simões de Oliveira
  • Elaine Cristina Pinto Ançanello
  • Felipe Ribeiro Sgarbozza
  • Joselaine Maria Souza Kof
  • Lenita da Silva Betim
  • Luccas Escher Guarasemini
  • Maria Cristina Tofanetto Alves
  • Maria Stela Brasileiro Nato Souto
  • Marina Alves Rombola
  • Nelson Baptista Gonçalves Junior
  • Olívia Cristina da Silva
  • Patrícia Aparecida Franco Bueno Rodrigues
  • Rodrigo de Almeida Simon
  • Rosana Elisa Trento
  • Sandra Aparecida Marques Bueno
  • Silvana Cristina Salles Silva
  • Tatiane Dornelas Andreata
  • Valdecir Honorio da Silva
  • Valéria Cristina de Assis Barbosa

 

    TRAZER os seguintes materiais para a Orientação Técnica:

    – Cópia de uma pauta de ATPC da escola e sua respectiva ata;

    – Imprimir a Pauta da Orientação Técnica (que segue em Anexo II a este Comunicado);

    – O café será uma ação coletiva. Solicitamos a costumeira organização e colaboração de todos.

7. Assunto: 10ª Edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB) – 2017

    O Prêmio Professores do Brasil (PPB) foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras. O principal objetivo do prêmio é valorizar os professores da educação básica pública de todo o Brasil que desenvolvem experiências bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

    Ao longo de nove edições, o PPB contou com a participação de 31.644 professores da educação básica de todo o País, totalizando 293 premiados. Das duas primeiras edições (2005 e 2007), participaram apenas docentes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

     A partir de 2008, o prêmio foi ampliado para toda a educação básica, com a inclusão dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. De acordo com os dados da Coordenação-Geral de Tecnologias (Cogetec) da Secretaria de Educação Básica do MEC sobre a evolução das inscrições, em 2005 foram registradas 1.131 experiências; em 2007, 1.564; em 2008, 779; em 2009, 2.100; em 2011, 1.612; em 2012, 2.617; em 2013, 3.221; em 2014, 6.808 e em 2015, 11.812.

     O Prêmio Professores do Brasil busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

     Em sua 10ª edição serão distribuídos R$ 255 mil em premiação em dinheiro, além de viagens educativas no Brasil e exterior e equipamentos de informática e de atletismo. As inscrições ocorrerão somente pelo portal do prêmio – premioprofessoresdobrasil.mec.gov.brno período de 8/5/2017 a 25/08/2017. O portal com as informações sobre a edição de 2017 estará no ar a partir do dia 8/5/2017.

     Mais Informações sobre o Prêmio (Objetivos, Categorias, Etapas, Premiação Especial e Curso), Anexo III

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Ana Claudia Lemos Schnoor, Núcleo de Administração de Pessoal/CRH – 25/05 (quinta-feira)

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino