COMUNICADO DERLIM DE 22.10.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 22.10.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Ações Formativas CMSP: Currículo Em Ação – 1ª Edição/2021 – Ciclo 1 

   Solicitamos especial atenção ao boletim nº 09. Anexo I

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes – regularização dos CPFs dos responsáveis e vouchers 

       Prezados, boa tarde!

       Como informamos em diversas oportunidades, os pagamentos da primeira parcela do Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes estão programados para serem efetivados dentro dos próximos dias, antes do término do mês de outubro. Sendo assim, este comunicado tem por objetivo tanto reforçar a importância de que as unidades escolares realizem a regularização dos CPFs dos responsáveis que ainda estão com alguma pendência na SED, quanto reforçar aspectos importantes a respeito do pagamento do benefício por meio dos vouchers.

       Vale reforçar que todas estas informações já estão atualizadas no FAQ do Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes ( https://docs.google.com/document/d/11qFeQ6P5DZc0VKD0P9zA0q1xfTNKiI6AJooAG9KpEB4/edit  ), cuja leitura pelas unidades escolares é essencial! Assim, pedimos que compartilhem estas informações com os estudantes e responsáveis envolvidos com o Programa, para que possamos garantir o êxito das ações.

     1. Regularização dos CPFs na SED:

     a. Para que os estudantes que finalizaram a inscrição e que cumpriram as condicionalidades consigam efetivamente receber o pagamento, as escolas devem ativamente checar se o CPF dos responsáveis de cada um destes estudantes foi informado de maneira correta na SED. Estudantes que não estiverem com CPF dos responsáveis em situação regular, estarão impedidos de receber o pagamento da parcela no mês de outubro.

      b. Para que os estudantes que cumpriram a condicionalidade de comparecer presencialmente na unidade escolar entre os dias 22 e 30 de setembro, e que ainda estejam com o CPF em situação irregular na SED, possam receber em novembro a parcela de R$100 que foi retida no mês de outubro, a unidade escola tem até o dia 29 de outubro para fazer a correção na SED. Caso isso não ocorra, o pagamento desta parcela será suspenso temporariamente.
c. Para consultar a situação do CPF na SED, a unidade escolar deve: i.Acessar a SED e entrar no menu Questionários > Bolsa do Povo – Estudantes >   Confirmação de Recebimento do Termo de Responsabilidade
ii. Localizar no relatório os estudantes cuja coluna “Termo Assinado” está em branco;
iii. Clicar no lápis da coluna ao lado;
iv. Selecionar no menu suspenso o nome completo e CPF do Responsável (ou do estudante maior de 18 anos) que realizou a assinatura do Termo de Responsabilidade presencialmente na escola (Atenção: o Responsável selecionado na SED deve ser o mesmo que assinou o Termo físico);
v. Clicar em Salvar;
vi. Aguardar o estudante ficar com a bolinha verde na coluna “Termo Assinado”.

Este tutorial ( https://docs.google.com/presentation/d/1qkZgfU59zec5wq-Ke32wR8TxSlSlDvJ28vlaJJ329r8/edit#slide=id.gf2ad97ea79_135_0  ) contém um passo a passo para fazer a checagem na SED. As imagens também estão disponíveis no Anexo 2 do FAQ. (  https://docs.google.com/document/d/11qFeQ6P5DZc0VKD0P9zA0q1xfTNKiI6AJooAG9KpEB4/edit  )

     2. Pagamento por meio dos vouchers: a. Os vouchers do Programa Bolsa do Povo – Ação Estudantes serão emitidos para viabilizar o pagamento do benefício antes da distribuição do Cartão.

     b. Vale ressaltar que o cadastro na plataforma Login SP deve ser feito utilizando o CPF da pessoa que assinou o Termo de Responsabilidade e, consequentemente, irá receber o depósito do benefício [Atenção! No caso dos estudantes menores de 18 anos, o depósito será realizado para os responsáveis e, sendo assim, este é o documento que deverá ser cadastrado na área restrita da Plataforma do Bolsa do Povo (Login SP)].
c. Para acessar o voucher, o estudante maior de 18 anos, ou o responsável do estudante menor de 18 anos, deverá seguir o seguinte passo a passo: i.Estudantes/responsáveis que já possuem cadastro no Login SP (já são beneficiários de outros Programas do Estado de São Paulo, incluindo o próprio Bolsa do Povo Educação – Responsáveis): 1. Acessar o Portal do Bolsa do Povo (  https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/  );
2. Clicar em “Entrar”, no canto superior direito da página;
3. Inserir o CPF e a senha cadastradas na plataforma Login SP e clicar em “Entrar”;
4. Depois de realizar o login, clicar em “saiba como receber o benefício”, e responder a pergunta de segurança para visualizar o número do protocolo e a senha que serão utilizados para realizar o saque;
5. Com o protocolo e a senha em mãos, o beneficiário poderá sacar o benefício em alguma agência do Banco do Brasil, em caixas eletrônicos do Banco24horas, ou em correspondentes bancários do Banco do Brasil.
ii.Estudantes/responsáveis que ainda não possuem cadastro no Login SP – IMAGENS NO ANEXO 4: 1. Acessar o Portal do Bolsa do Povo (  https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/  );
2. Clicar em “Entrar”, no canto superior direito da página;
3. Clicar em “cadastre-se aqui” na página de login;
4. Informar o número do CPF do responsável (Obs: é obrigatório que o CPF cadastrado seja o do mesmo responsável que realizou a assinatura do Termo de Responsabilidade do estudante);
5. Preencher o cadastro com os dados do responsável que realizou a assinatura do Termo. Ao finalizar o cadastro, será enviado para o e-mail informado um e-mail de confirmação;
6. Acessar a conta do e-mail que foi informado no momento do cadastro e clicar em “clique aqui”, para definir a senha de acesso à plataforma do Login SP;      7. Realizar o cadastro da senha;
8. Retornar ao Portal do Bolsa do Povo (  https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/  );
9. Clicar em “Entrar”, no canto superior direito da página;
10. Informar o CPF e a senha que acabaram de ser cadastradas no sistema Login SP;
11. Depois de realizar o login, clicar em “saiba como receber o benefício”, e responder a pergunta de segurança para visualizar o número do protocolo e a senha que serão utilizados para realizar o saque;
12. Com o protocolo e a senha em mãos, o beneficiário poderá sacar o benefício em alguma agência do Banco do Brasil, em caixas eletrônicos do Banco24horas, ou em correspondentes bancários do Banco do Brasil.
Este vídeo (https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=0Tsn5QxPY_I ) resume o passo a passo para consulta do número do protocolo e da senha tanto para os responsáveis que já possuem login ativo no sistema Login SP, quanto para os que não possuem.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Cátedra de Educação Básica ─ Minicurso 
Prezado(a),
A Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Itaú Social, disponibiliza aos professores da Rede de Ensino Pública Paulista e aos demais interessados, minicursos com foco em práticas e didáticas.
Veja as informações do próximo minicurso:
26/10 I Minicurso 32 ─ “Educação 4.0: Modismo ou Equívoco?”
Horário: das 19h às 21h30
No canal da Cátedra
Expositores: Roseli Lopes e David Cavallo
Esse minicurso apresenta uma discussão sobre questões antigas da Educação e também sobre os recentes desafios e oportunidades, os quais foram trazidos com as tecnologias exponenciais. Serão também discutidos os riscos de cair em receitas e abordagens superficiais e de senso comum.
Não será necessário fazer inscrição antecipada e, para obter o atestado de participação, você deverá preencher um formulário que será disponibilizado durante a transmissão.
Para mais informações, acesse o site https://www.catedraeducacaousp.org/minicursos2021.
Participe!

2 Assunto: ATPC do Programa de Recuperação e Aprofundamento 
Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) retificou o Cronograma Integrado – ATPC e Reuniões de Trabalho para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio previsto para os dias 11 e 12 de outubro.
Diante da suspensão de atividades no dia 11 de outubro de 2021 (segunda-feira) e a da necessidade de realizar-se as ATPC e as Reuniões de Trabalho do Programa de Recuperação e Aprofundamento, comunicamos que essas formações foram gravadas e disponibilizadas no repositório e no canal do YouTube do Centro de Mídias, para serem desenvolvidas nas ATPC da escola ou em outro momento oportuno nas próximas semanas.
Acesse os links das Formações:
• Reunião de trabalho: Recuperação e Aprofundamento – Matemática – EFAF-SA1/EM – SA 2 – vol. 4 (Repositório CMSP – Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br));
• Reunião de Trabalho: Recuperação e Aprofundamento – Língua Portuguesa – EFAF-SA1/EM – SA 2 – vol. 4 (Repositório CMSP – Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br));
• Reunião de Trabalho: Recuperação e Aprofundamento – Ciências da Natureza – 9º ano e 3ª série do EM – SA 1 – vol. 3 (Repositório CMSP – Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br)).
• ATPC – Anos Iniciais – “A roça de Coivara: Um saber-fazer tradicional” (Repositório CMSP – Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br));
• ATPC – O Aprofundamento Integrado “Cultura em movimento: diferentes formas de narrar a experiência humana” (Repositório CMSP – Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br));
• ATPC – Acolhimento (Repositório CMSP – Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br)).
Destacamos que, ao longo do 2º semestre, as formações, desenvolvidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), continuarão sendo realizadas de acordo com o Cronograma Integrado de ATPC e Reuniões de Trabalho Anos Iniciais (https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/cronograma-efai-vf.pdf) e Anos Finais e Ensino Médio (cronograma-efafem-vf.pdf (educacao.sp.gov.br) . Para mais informações, consultem a programação do CMSP destinada aos professores e aos profissionais da Educação, além do Cronograma Integrado de ATPC e das Reuniões de Trabalho atualizado no link PROGRAMAÇÃO – PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO | CMSP – Centro de Mídias da Educação de São Paulo (educacao.sp.gov.br).

3. Assunto: Apoio aos servidores da Educação Infantil com a aplicação do Currículo Em Ação I Oferta de curso 
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) e a plataforma Nova Escola, em parceria com a UNDIME-SP, colocam à disposição um curso para auxiliar os servidores da Educação Infantil com a aplicação dos novos materiais pedagógicos da Rede, alinhados às diretrizes do Currículo em Ação.
Como objetivos do curso, espera-se que os servidores tenham mais autonomia no planejamento das atividades em sala de aula e que contribuam com vivências significativas para bebês e crianças.
Quem pode participar?  
Professor, Professor Coordenador, Diretor e Auxiliar Técnico, todos de instituições de Educação Infantil.
Os Professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (PEB I) poderão compor o público-alvo indireto, com a ressalva de que o curso foi idealizado para professores de Educação Infantil, baseado no Currículo Em Ação de Educação Infantil.
Sobre o curso  
O curso tem carga horária de 30 horas, com aulas online e de modo autoinstrucional, organizadas em três unidades: na primeira, será possível estudar o Material para conhecer as premissas pedagógicas que o norteiam; na segunda, você irá compreender aspectos do Material para fazer bom uso dele na sua prática de planejamento e atuação com as crianças; na terceira, será possível reconhecer, nas práticas descritas no Material, as principais ações docentes para apoiarem a aprendizagem das crianças, compreendendo como utilizá-las no dia a dia.
O curso é autorizado pela Portaria do Coordenador EFAPE de 24/09/2021, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo – DOE-SP – de 25/09/2021, Caderno Executivo I, págs. 55, e contará para progressão de carreira do professor.
Para mais informações sobre o curso e também para efetuar a sua inscrição, clique aqui. Material educacional de Educação Infantil alinhado ao Currículo Paulista: Como usá-lo para promover boas experiências | Curso Online Nova Escola
Participe!

4. Assunto: Acesso à ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M

Informamos que a realização das ATPC a serem transmitidas pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira será via YOUTUBE, cujo acesso se dará das 10h às 11h30 pelos seguintes links:

Tema: Momento ATPC – Projeto de vida: Uma reflexão sobre o futuro

Dia 26/10 (3ª feira): https://youtu.be/OMmDDUiJF78

Dia 27/10 (4ª feira): https://youtu.be/d0WdRgEcLc8

Dia 28/10 (5ª feira): https://youtu.be/r26A1hicqzA

 

 

5. Assunto: Reunião de Nível 3 do MMR

Lembramos que a Unidade Escolar, assim que terminar a reunião de N3, deverá encaminhar para: mmrdelim@gmail.com  o PPT preenchido e renomeado da seguinte maneira:     

Gestão Integrada_Mes_N3_SR_NomeDaEscola

Exemplo:    

Gestão Integrada_10_N3_SR_EE. Wilma Fernandes de Camargo

Prazo final para encaminhamentoaté 08:00h do dia 23/10/2021 

6. Assunto: 3º Encontro com os Coordenadores de relações sociais CMSP e CONVIVA – DERLIM 

Prezados Articulares,

Em cumprimento ao Calendário do Conselho Estadual do Grêmio Estudantil informamos que acontecerá o 3º Encontro com os Coordenadores de relações sociais CMSP e CONVIVA e Articuladores dos Grêmios Estudantis, mediado pela estudante Emilly Ignatti, Conselheira Regional dos grêmios desta Diretoria de Ensino.

Pedimos para que os vice-diretores e vice-diretoras das unidades escolares compartilhem o vídeo convite da Emilly (anexo II) com todos os integrantes das equipes de coordenação gremista.

Data: 25/09/2021 (2ª feira)

Horário: das 13h00 às 15h00

Público-alvo: todos os Coordenadores de relações sociais CMSP e CONVIVA das unidades escolares e vice-diretores.

Link: https://bit.ly/gremiocmspconviva

Observações: 

O encontro acontecerá através do Microsoft Teams e os estudantes poderão acessar tanto com e-mail institucional quanto pessoal.

Fica a caráter de convite a participação dos demais integrantes das equipes de coordenação gremista, porém é essencial a presença dos Coordenadores de Relações Sociais CMSP e CONVIVA.

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Administração – NAD 

Fone 3404.2942 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Solicitação de Guia de Passagem de Bens (GPB)  

A EE Prof. Januário Sylvio Pezzotti precisa de 01 quadro branco, caso alguma escola tenha para remanejar entrar em contato com Patricia (19) 3404-2942, lembrando que a retirada do bem doado fica por conta da escola cessionária.

 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: PDDE Maker 

     Enviamos algumas informações a respeito do PDDE MAKER. No dia 13/10/2021, realizamos com a Rede uma Live a respeito do tema (disponível aqui Centro de Mídias SP (educacao.sp.gov.br) e no repositório do Centro de Mídias de São Paulo), oportunidade em que houve alguns questionamentos a respeito da retificação dos PAFs enviados para o recebimento da verba do PDDE MAKER pelas escolas.

     Assim, gostaria de informá-los sobre a possibilidade de que os interessados solicitem a reabertura do PAF para alteração através do e-mail do PDDE Paulista (pdde@educacao.sp.gov.br).

     Entretanto, ressaltamos que, para o caso daquelas escolas que já tenham recebido a respectiva verba, o percentual de verba destinada a custeio e capital não poderá ser alterado.

Caso tenham outras dúvidas, permanecemos à disposição.

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Ana Paula Nunes Lopes da Silva, Diretor de Escola na EE William Silva Prof. – 25/10/2021 (Segunda-Feira) 

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino