COMUNICADO DERLIM DE 22.09.2021

1. Assunto: Seminário – Políticas de Recuperação da Aprendizagem em Contexto de Pandemia

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Avaliação de Fluência Leitora – Lives

Relembramos assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 20.09.2021. E, informamos que o canal onde será transmitida a live mudou, agora será no CMSP – Canal Gestão.

A SEDUC realizará em 2021 avaliação, inédita na rede estadual paulista, voltada à identificação do nível de fluência leitora de nossos estudantes, constituindo-se essa capacidade em condição básica para compreensão de textos e interação subsequente com o conjunto de conhecimentos aos quais os estudantes passam a ter acesso ao longo do processo de escolarização. Neste sentido fornecerá um diagnóstico fundamental para a efetividade do trabalho pedagógico em nossas escolas.

Para a implantação da “Avaliação de Fluência Leitora” as ações necessárias terão início com duas lives a serem apresentadas no CMSP. Nelas serão abordados aspectos relativos ao seu conceito, importância, instrumentos e logística da aplicação, voltada aos estudantes do 2º, 3º e 6º anos do ensino fundamental.

Segue o cronograma desta programação com os respectivos públicos:

Escolas: Diretores, Vice-diretores, PC e PROATEC

Dia 23 de setembro – 5ª feira – das 14h00 às 16h30 – CMSP – Canal Gestão

A participação de todos nas lives é essencial para a apropriação das orientações, fundamentais ao bom andamento e realização bem-sucedida deste novo projeto, que como os demais da pasta, visa a melhoria contínua do aprendizado de nossos estudantes. Contamos com sua habitual colaboração.

Atenção

No dia 24.09.2021 (sexta-feira) às 8h30 haverá reunião para Diretores de Escola e Professores Coordenadores, de escolas com estudantes matriculados no 2º, 3º e 6º anos do Ensino Fundamental.

A reunião ocorrerá via plataforma Microsoft Teams, acessar o link:

… acessar com antecedência…

1. Assunto Projeto Reconhecer

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo institui o PROJETO RECONHECER com o objetivo de valorizar e reconhecer as diferentes práticas, realizadas pelos educadores da rede estadual paulista, que procuraram promover impacto positivo na educação.  É público-alvo da ação profissionais da Educação do Estado de São Paulo.

Para participar os profissionais deverão preencher o Anexo I e Anexo II (relato de prática e termo de cessão devidamente assinados) e enviar por e-mail para a Diretoria de Ensino (delim@educacao.sp.gov.br), até 27/09/2021.

Anexo I: https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/anexo-i.docx

Anexo II: https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/anexo-ii.docx

Segue, anexo I, regulamento.

2. Assunto: ATPC sobre ações do CONVIVA nas Unidades Escolares

Equipe Gestora,

O Núcleo Pedagógico tem recebido de vocês – através dos vários grupos de WhatsApp – fotos e vídeos de atividades que tem acontecido nas escolas que muito contribuem e vão de encontro ao Programa CONVIVA e seus objetivos. Portanto, convidamos todas as unidades escolares que quiserem apresentar estas atividades na ATPC que estamos preparando sobre ações do CONVIVA em nossas escolas:

– Elaborem um vídeo da ação (com fotos, gravações de momentos, áudios de estudantes, etc.) de até 3 minutos, em que sejam apresentados seus objetivos e desenvolvimento.

– Enviem-no através do link: https://bit.ly/AcaoConvivaDERLIMaté o dia 29/09/2021 (Quarta-Feira) – 17h00.

Atenção: é imprescindível a autorização do uso de imagem tanto dos estudantes quanto dos professores que aparecerem nas imagens, ficando estas disponíveis na U.E, para eventuais consultas. Sendo assim segue a autorização em anexo.

Contamos com a participação de todos para enriquecer o nosso ATPC e compartilhar as boas práticas realizadas durante o ano letivo de 2021.

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Finanças – NFI

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: PDDE Paulista e Federal

Segue, anexos II Resolução SEDUC 79/2021, anexos III Resolução SEDUC 80/2021, anexos IV Manual PDDE Ciências e anexos V Manual PDDE Manutenção e Pequenos Reparos.

Ressaltamos que estamos sempre à disposição para ajudá-los nas dúvidas existentes.

Abaixo segue resumo dos PDDEs:

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Grades de Substituição – Biênio 2020/2022

Solicitamos que as Unidades Escolares realizem o acesso ao PortalNet – Biênio para emissão da Grade de Substituição publicada no DOE de 22/09/2021 Anexo VI, com vigência e alteração ocorrida na escala do biênio 2020/2022.

Devem ser emitidas duas vias da Grade, em formato Paisagem, assinadas e encaminhadas ao CRH – NFP em vias originais.

Na Grade do GOE:

• O GOE Titular deve assinar no campo “Identificação e assinatura autoridade do responsável pela unidade escala”,
  • O Diretor de Escola deve assinar no campo “Identificação e assinatura da autoridade superior”,

Na Grade do Diretor de Escola:

• O Diretor Titular deve assinar no campo “Identificação e assinatura autoridade do responsável pela unidade escala”

No caso de Diretor de Escola afastado, deverá ser indicado o motivo do afastamento no campo destinado a assinatura

– Eni Lozano de Freitas, Diretor da EE Joaquina de Castro Azevedo– 23/09/2021 (Quinta-Feira)

TODOS OS ANEXOS AQUI

Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza