COMUNICADO DERLIM DE 22.08.2017

COMUNICADO DERLIM DE 22.08.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Adequação ao Regimento Escolar

     Conforme informado em Comunicado Extraordinário DERL de 16/08/2017, segue em Anexo I sugestão de Regimento Escolar elaborado pela Supervisão de Ensino, a partir da publicação das Deliberações CEE nº144/2016 e nº155/17. Lembramos que se trata de sugestão, considerando a autonomia da escola em elaborar seu próprio regimento, desde que contemple todos os dispositivos legais vigentes.

     Até o dia 31 de agosto, todas as escolas deverão protocolar ofício solicitando aprovação de novo Regimento ou alteração regimental, conforme explicação detalhada no referido comunicado.

     Em caso de dúvidas, dirigir-se ao Supervisor da Escola que orientará a unidade escolar.

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Agenda de Videoconferência

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

    24/08/2017

Das 10h00 às 12h00

Lançamento do Concurso Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

Professor Coordenador, Alunos Representantes de Turma/Classe, Alunos Representantes dos Grêmios Estudantis

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 

 Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

2. Assunto: Divulgação sobre as Inscrições para Bolsas de Estudos do Mestrado Profissional em Matemática, ofertado pelo PROFMAT

    Retransmitimos Comunicado EXTERNO SAREG nº 009/2017.

    Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – “Profmat”, até o próximo dia 15 de setembro de 2017. 

    Criado em 2011, o “Profmat” é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática, com oferta nacional, formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Serão 1.775 vagas em 75 instituições associadas e 95 cidades.

     As instituições de ensino superior que ofertam o “Profmat” asseguram o caráter de gratuidade do Programa, portanto, não é pago.

     Para participar, o candidato deverá fazer a inscrição exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico:www.profmat-sbm.org.br, sendo que neste mesmo endereço, encontram-se os mais de 3.200 trabalhos de conclusão de curso, mais de 412 vídeoaulas disponíveis gratuitamente e um coleção livros composto por 17 títulos.

     Segue o link de divulgação do PROFMAT na Intranet SEE:

     https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/noticias/Paginas/abertas-as-inscricoes-para-bolsas-de-mestrado-profissional-em-matematica-ofertado-pelo-profmat.aspx

    Mais informações, acesse: www.profmat-sbm.org.br, ou, em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com algumas das Instituições associadas. A relação das Instituições e os contatos dos respectivos Coordenadores encontram-se disponíveis no próprio site do “Profmat” (Edital do ENA 2018 – anexos 1 e 2).

    Segue, Anexo II, o pôster de divulgação das inscrições.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Modelo para o Banner da 5ª FeCEESP

    Para subsidiar a construção e orientação dos banners da 5ª FeCEESP, a equipe de Ciências da Natureza da CGEB disponibiliza o modelo de PPT a ser utilizado na edição 2017/2018, Anexo III. Ressaltamos que o banner serve como instrumento de visualização rápida do projeto. Nele é possível sintetizar informações e dados relevantes da pesquisa utilizando a linguagem científica.

    Você poderá consultar os banners finalistas da 4ª edição, que está disponível no portal da Secretaria da Educação, no link da Feira de Ciências do Estado de São Paulo – FeCEESP – http://www.educacao.sp.gov.br/feiradeciencias/feira_de_ciencias_das_escolas_estaduais.pdf

2. Assunto: Divulgação de Palestra do Projeto “Física para Todos”

     No dia 02 de setembro (sábado), das 10h30 às 12h00, o Prof. Dr. Rodrigo Nemmen, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), participará do projeto “Física para Todos” e abordará o tema “13 Maneiras de Morrer com um Buraco Negro”. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo/SP (próximo às estações República e Anhangabaú do Metrô).

     Resumo da palestra: Por que os buracos negros são tão fascinantes? Será por seu incrível poder destrutivo? Ou a maneira estranha pela qual distorcem as nossas noções de realidade, espaço e tempo? Qualquer que seja a explicação, o fato é que eles são perigosos. Sabia que há várias maneiras de morrer com um buraco negro? Vamos conhecer juntos algumas delas: umas bem simples, e outras verdadeiramente bizarras!

     As inscrições podem ser realizadas no site https://portal.if.usp.br/extensao/?q=node/348. Notificamos que a participação é por adesão e de responsabilidade dos interessados.

     Em caso de dúvidas sobre o evento, entre em contato com a Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP) pelo e-mail ccex@if.usp.br  ou telefones (11)3091-6681/6682.

3. Assunto: Acesso ao Sistema de Escolha dos livros didáticos do PNLD 2018

    A escolha e digitação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2018 Ensino Médio será de 21 de agosto a 04 de setembro de 2017 e a orientação técnica realizada no dia 18/agosto, por Streaming, pelo CEFAF-Programas de Livros/CGEB, está disponível em www.rededosaber.sp.gov.br.

     Os diretores de escola que ainda não têm acesso ao sistema de escolha dos livros didáticos do PNLD 2018 devem entrar em contato com os responsáveis pelo PNLD e pelos Programas MEC da Diretoria de Ensino para solicitá-lo.

     A Escola tem o dever de impedir o acesso, em suas dependências, de Titulares de Direitos Autorais ou de seus representantes com o objetivo de divulgar os livros referentes ao PNLD 2018, e não disponibilizar espaço da Escola para realização de palestras ou outro evento relacionado ao PNLD. Deve garantir a isonomia do processo de escolha, não disponibilizando informações que privilegiem um ou outro Titular de Direito Autoral, além de recusar vantagens de qualquer espécie e, principalmente, impedir o acesso de qualquer pessoa à senha do sistema de escolha dos livros do PNLD, que é de uso exclusivo do diretor da escola. Qualquer irregularidade deve ser informada à Diretoria de Ensino e à CGEB/CEFAF-Programa de Livros.

      Para maiores informações, acesse o site www.fnde.gov.br >> Programas >> PNLD – Livro Didático >> Escolha PNLD 2018 ou o portal da SEE, em www.educacao.sp.gov.br > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o site > PNLD 2018.

     Segue Anexo IV o passo a passo a passo para o registro da escolha.

4. Assunto: Prêmio Educação nas Redes: Novos Influenciadores Digital

     A Educação, com o apoio do Google, está promovendo o Prêmio Educação nas Redes: Novos Influenciadores Digital.

     Se você tem um canal no Youtube, uma página no Facebook, Instagram ou Twitter dedicada a passar informações, falar sobre a rotina na escola, dicas de estudo, cultura ou comportamento, você pode ser um influenciador digital.

     Os vencedores ganharão prêmios oferecidos pelo Google, como cursos sobre produção de vídeos, para que o seu canal fique ainda mais bacana e profissional.

     Se interessou? As inscrições podem ser feitas até 27 de agosto. Confira tudo sobre o prêmio e faça a sua inscrição por aqui: www.educacao.sp.gov.br/influenciadores.

5. Assunto: OCCA 2017 – Olimpíada de Conhecimentos em Ciências Ambientais

    Encaminhamos convite às Escolas Estaduais de Ensino Médio de Rio Claro e região, para participarem da II Olimpíada de Conhecimentos em Ciências Ambientais (OCCA 2017), promovido pelo CEAPLA/IGCE/UNESP – Câmpus de Rio Claro. Segue maiores informações nos Anexo V e Anexo VI.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Registro de Não Comparecimento – EJA

Senhores Diretores.

Às escolas que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, informamos que se encontra aberta a opção de “Não comparecimento” para os alunos que não compareceram até a presente data, a opção ficará disponível até o dia 31/08/2017.

Utilizar a “opção 10.3.5”.

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino