COMUNICADO DERLIM DE 21.07.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 21.07.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Nova atualização do Simed: Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para COVID-19  

A Comissão Médica da Educação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realizou no dia 28 de junho de 2021, a live “Nova atualização do Simed: Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para COVID19”, para apresentar as alterações neste Sistema, com a participação do Dr Wanderson de Oliveira (epidemiologista) e do Dr Marco Aurélio Safadi (pediatra) ambos os membros da Comissão Médica.

O vídeo da live está disponível no repositório do Centro de Mídias da Educação de SP, no link https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=18534&id=0.

Entre as novidades está o questionário diário em que as unidades escolares respondem se houve ou não casos suspeitos e confirmados de COVID-19 nas escolas nas últimas 24 horas. Assim como, se a escola está com o funcionamento pleno de todas as atividades ou com funcionamento restrito por algum motivo.

O menu para a inserção a atualização de casos foi alterado para facilitar o preenchimento, veja como realizá-lo na 3ª edição do tutorial do SIMED no link https://drive.google.com/file/d/1WnBHs-8L5qQMHQkQWWUgRraAehgTtyhs/view

Importante salientar que a categoria ‘terceiros’ é destinada a funcionários de empresas terceirizadas prestadoras de serviços dentro das unidades escolares

 

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Materiais Apresentados na Formação do Novo Ensino Médio  

Seguem abaixo os seguintes materiais apresentados na formação do novo ensino médio:

  1. slides da apresentação feita no dia 20/07, https://drive.google.com/file/d/1JtTH6oecW6r8Q-RyNgA2zm9hat60cnVw/view ;
  2. a calculadora para simular cenários de implementação, https://drive.google.com/file/d/1QpqBGC-MS8TdpkgrxxxERkXZN2J8NpJV/view; e
  3. as matrizes curriculares https://drive.google.com/file/d/1GaccxxErji-w7z8VdmVGkOlGMp27BgIo/view.
o arquivo de perguntas e respostas frequentes https://drive.google.com/file/d/1ArKzk28ukx_6uDBEfYY4tqGDAbVbYLA-/view
Sabemos que muitas dúvidas não foram sanadas, então vamos deixar um forms para coletar as dúvidas que permaneceram: https://forms.gle/1fp3QGsEa3awfhvS6
Na semana que vem, teremos um plantão responder as dúvidas que forem enviadas no formulário.

2. Assunto: Instrumento de Apoio à Gestão Escolar  
Para apoiar o trabalho de acompanhamento das escolas, será disponibilizado no dia 26 de julho, na SED, o painel de indicadores de apoio à gestão escolar. Trata-se de um instrumento que aborda temas relacionados à atual rotina de formação da equipe escolar e questões que poderiam ser aprofundadas; rotina e instrumentos de gestão; comunicação com pais e responsáveis; participação e engajamento dos estudantes; Protagonismo Juvenil, Projeto de Vida, Acolhimento, Eletivas, Tutoria, dentre outras práticas pedagógicas e componentes curriculares; satisfação com a escola entre outros. Fornecendo assim, uma visão ampla da escola, composta por vivências de diferentes públicos (gestores, professores e estudantes), a partir de um acompanhamento estruturado por questionários. As orientações para utilização deste instrumento foram compartilhadas com Supervisores de Ensino por meio de duas lives, realizadas nos dias 22 de junho e 07 de julho.
O período para preenchimento dos questionários encerrou-se em 16 de julho e as respostas registradas poderão ser analisadas no painel de indicadores de apoio à gestão escolar. Os Diretores de Escolas poderão visualizar o painel com indicadores referentes à unidade escolar em que atuam, enquanto os Supervisores de Ensino e Dirigente terão acesso aos indicadores de todas as unidades escolares da Diretoria de Ensino em questão.
Confira, a seguir, os vídeos de apresentação do instrumento:
● Para Diretores: https://drive.google.com/file/d/1mOL_qZxJDM73sMWn3gQoassJTf9OFH2d/view
Ressaltamos que o instrumento estará disponível a partir de 26 de julho para escolas que atendem Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.

4. Assunto: Programa Bolsa do Povo – Resolução SEDUC 62, de 20-07-2021 
Encaminhamos a Resolução SEDUC 62, de 20-07-2021 (anexo I), que Regulamenta o Decreto nº 65.812, de 23 de junho de 2021 (anexo II), alterado pelo Decreto nº 65.868, de 16 de julho de 2021, Programa Bolsa do Povo, instituído pela Lei 17.372, de 26 de maio de 2021, no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e dá providências correlatas.
O programa está em fase de inscrições, de 19/07 a 31/07, através do sítio eletrônico www.bolsadopovo.sp.gov.br.
No ato da inscrição, o candidato poderá indicar até 3 (três) unidades escolares por ordem de preferência para atuação.
As Unidades Escolares deverão constituir Comissão de Seleção, Acompanhamento e Avaliação do Programa Bolsa do Povo Educação, composta pelo Diretor, Vice Diretor e GOE, que será responsável pela seleção e convocação dos beneficiários, conforme os termos previstos em edital, a ser publicado oportunamente pela SEDUC.
O anexo contido na referida Resolução indica o número de vagas disponíveis para cada escola, de acordo com o número de estudantes matriculados.
Conforme informação contida no Boletim Subsecretaria nº 340, no dia 29 de julho será realizada formação pelo CMSP com as escolas para orientações do processo de seleção do Programa.
Seguem, anexo III, materiais do Programa Bolsa do Povo.
Solicitamos ampla divulgação à comunidade escolar e o apoio, se necessário, em relação às dificuldades de acesso ou recursos tecnológicos por parte dos interessados.

5. Assunto Sistema de Registro da Recuperação Intensiva de Julho – Enturmação 

Senhores Diretores,

A partir de 20/07, está disponível na plataforma SED, o cadastramento dos grupos de estudantes formados para a recuperação intensiva de julho.

A enturmação deverá ser feita conforme tutorial disponível no link https://drive.google.com/file/d/1aiGUoR2vVggC2uyIvT4FnNX5qDwWJXQ0/viewaté às 23h59 do dia 27/07/21.

Em casos de dúvidas ou problemas relacionados ao cadastramento na SED, registre uma ocorrência no portal de Atendimento, através do link: https://atendimento.educacao.sp.gov.br

Para mais informações a respeito do Projeto de Recuperação Intensiva de julho, acesse os seguintes documentos, ambos já disponibilizados anteriormente:

• Resolução 58/2021 (link http://www.educacao.sp.gov.br/lise/sislegis/detresol.asp?strAto=202107050058)

• Documento orientador (link https://drive.google.com/file/d/197yE65dm9hRadWcKbQFWlj0sV0Pu70GW/view).

 

 

6. Assunto: Férias e agora??? 

 

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Curso para Professores de Física – Física Moderna e Contemporânea 

 

 

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT 

Fone 3404.2953 – delimnit@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Computador do Professor – Adesão até 31/07/2021 

Segue, anexo IV, documentos referentes ao Programa Computador do Professor, Tutorial, FAQ e Release, para divulgação.

Ressaltamos que a Adesão ao Programa poderá ser realizada até 31/07/2021.

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino