COMUNICADO DERLIM DE 21.06.2017

COMUNICADO DERLIM DE 21.06.2017

 

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Reunião Rede PROTECA – Escolas de Rio Claro

    O apresentado, pela Professora Débora da UNESP, será “Apresentação de Pesquisa sobre Evasão Escolar”

    Data: 27/06/17, terça-feira, às 13:30 horas

    Local: Escola Estadual Professora Carolina Augusta Seraphim

    Endereço: Rua 5-B, 1191 – entre avenidas 18-A e 20-A –  Vila Indaiá

2. Assunto: Sistema de Monitoramento do Programa Novo Mais Educação

     Relembramos informação contida no Comunicado DERLIM de 31/05/2017.

     O Sistema de Acompanhamento e Monitoramento do Programa Novo Mais Educação (PNME) foi disponibilizado às escolas no dia 28/3/2017. Solicitamos que as escolas contempladas com os recursos do Programa realizem os devidos cadastros neste sistema até o dia 30/6/2017.

     Após essa data, o sistema permanecerá aberto para os registros necessários, tendo em vista o monitoramento do PNME. Os cadastros realizados neste sistema, até o dia 30/6/2017, possibilitarão ao Ministério da Educação ‐ MEC conhecer a real situação quantitativa de escolas, turmas e alunos atendidos pelo Programa.

     Registramos que o não preenchimento dos dados no Sistema, até o prazo de 30 de junho pela escola participante do Programa Novo Mais Educação, resultará no não recebimento da 2ª parcela do recurso do Programa.

     Tutorial para acesso ao sistema CAED:

     Lembramos que o acesso ao Sistema deve ser feito por meio do PDDE Interativo. Na aba NOVO MAIS EDUCAÇÃO, o usuário deve clicar em “PRINCIPAL” para visualizar o Sistema de Monitoramento do PNME. Clicando no Sistema de Monitoramento, será redirecionado para o portal criado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAED, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Se não ocorrer o redirecionamento, é preciso desbloquear os pop‐ups na barra de endereços (canto superior direito do site).

     Dúvidas relativas ao preenchimento das abas do sistema podem ser sanadas pelo telefone 0800 7273142 ou pelo e‐mailsuportenovomaiseducacao@caed.ufjf.br, ambos do CAED‐Digital.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto:  Prêmio Professores do Brasil

     Bem-vindos (as) ao Prêmio Professores do Brasil 2017!

     O que é?

     O prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação e seus parceiros, que se encontra em sua 10ª edição. Mais do que um processo de premiação, o Prêmio promove um movimento para que os (as) professores (as) reflitam e sistematizem suas práticas pedagógicas exitosas.

     Objetivos:

     · Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas.

     · Valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.

     · Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.

     · Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação – PNE.

     · Oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

     Quem pode participar?

     Professores da Educação Básica, no exercício da atividade docente do sistema educacional público (federal, estaduais/distrital e municipais) ou das instituições educacionais conveniadas (comunitárias, filantrópicas e confessionais)

     Categorias – Cada candidato poderá concorrer em apenas uma categoria

     · Educação Infantil: Creche

     · Educação Infantil: Pré-escola

     · Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos.

     · Ensino Fundamental: Anos Iniciais: 4º e 5º anos.

     · Ensino Fundamental: Anos Finais: 6º a 9º anos.

     · Ensino Médio

     Inscrição

     Para se inscrever, o(a) professor(a) deverá enviar um relato de prática pedagógica desenvolvida com os alunos. A inscrição poderá ser feita pelo site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br, onde se encontra disponível o passo a passo para a escrita do relato.

     Apenas poderão ser inscritos relatos de prática docente com resultados comprovados durante o ano letivo de 2016 ou 2017 até o final do período de inscrições, que será o dia 25/08/17.

     Não podem concorrer: Práticas pedagógicas premiadas em edições anteriores (ou que já tenham sido publicados em outros meios).

     Temáticas especiais

      I – Esporte como estratégia de aprendizagem

      Até 5 (cinco) professores de Educação Física ü

ü  Critério: relatos que apresentem a utilização do esporte como instrumento pedagógico interdisciplinar

ü  Prêmio: Visita de um dia ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo São Paulo (www.narsp.com.br)

      II – Conservação e uso consciente da água (parceiro: ANA)

     Até 6 (seis) professores ü

ü  Critério: relatos que apresentem estratégias de reflexão e ação quanto à conservação e uso consciente dos recursos hídricos.

ü  Prêmio: participação no Fórum Mundial da Água, em março de 2018, em Brasília/DF, com espaço para apresentação dos trabalhos premiados e despesas pagas pela Agência Nacional de Águas – ANA.

     III – Estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação (Parceiro: Shell Brasil)

     Até 1 (um) professor da categoria Ensino Médio ü

ü  Critério: relato que se destaque na área de ciências naturais (Física, Química ou Biologia) e Matemática

ü  Prêmio: viagem de uma semana, em janeiro de 2018, para Londres (Inglaterra).

      IV – Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional

     1 professor dos anos iniciais do ensino fundamental

     1 professor dos anos finais do ensino fundamental

     1 professor do ensino médio

     Critério: relatos sobre o desenvolvimento de atividades de Inovações Pedagógicas com o uso de tecnologias.

     Prêmio: valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para cada um, além de troféu/símbolo de reconhecimento.

     Novidades em 2017

     Em 2017, há novidades no processo, como o sistema de monitoramento, cursos e aplicativos para ampliar as ações de caráter formativo e tornar a participação positiva e acessível para todos os professores.

    Na trilha das boas práticas de ensino – curso autoinstrucional para professores

    No intuito de ampliar as ações formativas do PPB, essa edição conta com um curso autoinstrucional de 30 h, que possibilita a produção de conteúdos e convida o (a) professor (a) a percorrer as etapas de desenvolvimento de boas práticas pedagógicas, bem como conhecer formas de registrá-las. O curso, portanto, pretende auxiliar os professores na escrita dos relatos de prática, meio pelo qual poderão se inscrever no prêmio. O curso está aberto a todos os interessados.

    Tendo em conta que as categorias do prêmio abrangem todas as etapas educação básica, o curso apresenta os passos comuns a todos os níveis de ensino, que consolidam práticas pedagógicas efetivas para o ensino e a aprendizagem das crianças e adolescentes.

     O acesso ao curso pode ser realizado pelo desktop, acessando site do PPB, ou pelo aplicativo no celular. Para informações sobre o curso, acesse: http://ppb.mec.gov.br/arquivos/orientacoes_escrita_relato.pdf .

     Assim, esperamos chegar a muitas salas de aula, o que só será uma realidade por meio da união dos nossos esforços.

    Um excelente ano de trabalho a todos!

 

 

2. Assunto:  Abertura das Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores

     Na terça-feira, dia 20 de junho, a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil abriu as inscrições para a décima sexta edição do programa Jovens Embaixadores, Anexo I, iniciativa realizada com o importante apoio e parceria de muitas instituições, desde 2003, entre elas a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

     Solicitamos ampla divulgação do Programa nas escolas sob sua jurisdição. Para tanto, encaminhamos o cronograma do Programa Jovens Embaixadores 2018, Anexo II.

3. Assunto: Divulgação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2017

     Informamos que até o dia 15 de julho de 2017 estarão abertas as inscrições gratuitas para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Trata-se de um programa realizado anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, Ministério da Educação – MEC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e Sociedade Brasileira de Física – SBF, com o objetivo de:

    – Despertar e estimular o interesse pela Física;

    – Proporcionar desafios aos estudantes;

    – Aproximar a universidade da Educação Básica;

    – Estimular os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas.

    Podem participar os estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A 1ª fase ocorrerá nas dependências do estabelecimento de ensino inscrito e os alunos que atingirem a pontuação mínima poderão participar da 2ª fase em local a ser definido pela Comissão da OBFEP.

    Para consultar informações sobre regulamento, calendário, programa de estudos e realizar o credenciamento dos participantes, acesse o link: http://www.sbfisica.org.br/~obfep/inscricoes-obfep- 2017/

     Notificamos que a participação é por adesão das unidades escolares interessadas e de responsabilidade dos participantes.

4. Assunto: Prêmio Zayed – Energia do Futuro

     As inscrições para o Prêmio Zayed 2017 seguem abertas até 6 de julho. Devido ao fuso horário, recomendamos que os projetos sejam submetidos até o dia 05/07, no site oficial do Prêmio: http://www.zayedfutureenergyprize.com/en/.

     As escolas poderão participar da Categoria “Global High School” (Escolas Secundárias Globais), que envolve estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, com idades entre 11 e 19 anos. A premiação é de US$ 500.000, divididos entre cinco escolas representantes de cada um dos cinco continentes: Américas, Europa, Ásia, África e Oceania. Portanto, o prêmio será de US$100.000 para uma escola de cada continente.

    A escola deverá apresentar um projeto articulado ao Currículo do Estado de São Paulo, considerando a realidade escolar e de seu entorno, contando com envolvimento de alunos, professores e gestores. O projeto deverá envolver ações inovadoras voltadas para a sustentabilidade e o uso de energias renováveis.

    O projeto poderá ser novo ou oriundo de ações dos Programas da SEE-SP, como por exemplo, a Feira de Ciências das Escolas Estaduais – FeCEESP, Programa Nascentes, Campanha #AprenderParaPrevenir, e também projetos de educação ambiental e sustentabilidade cadastrados no PDDE – Escola Sustentável.

    Seguem os links dos materiais de apoio elaborados pela Equipe CGEB/CEFAF para apoiar as Diretorias de Ensino e as unidades escolares:

     Importante: As respostas das questões do formulário de inscrição do Prêmio Zayed deverão estar em Língua Inglesa. O projeto deve ser submetido por um (a) professor (a) ou gestor (a) representante da escola. Não caberá a Secretaria de Estado da Educação (SEE/SP) realizar o cadastro, tradução ou submissão do projeto, sendo os procedimentos de responsabilidade dos interessados.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2962/2963/2994/2969 (Carmem) – delimnfp@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Impedimento e Penalização 2017

Segue no Anexo III (LISTA DE DOCENTES IMPEDIDOS 2017), relação de docentes IMPEDIDOS para atribuição de aulas 2017, conforme RESOLUÇÃO 72/2016.

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino