COMUNICADO DERLIM DE 21.05.2019

COMUNICADO DERLIM DE 21.05.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Prêmio Zayed de Sustentabilidade – Escolas de Ensino Médio

     Estão abertas, até o dia 30 de maio de 2019, as inscrições para o Prêmio Zayed de Sustentabilidade, representado no Brasil pelo Consulado dos Emirados Árabes. Todas as escolas que possuem Ensino Médio podem participar.

     Este prêmio será atribuído a escolas secundárias globais de seis regiões geográficas do mundo todo que demonstrem impacto, inovação e inspiração para permitir o acesso inclusivo e igualitário a uma educação de qualidade.

     As escolas participantes devem propor projetos que possam ser implementados dentro de 12 a 24 meses, com resultados tangíveis nas áreas de energia sustentável, água, alimentos e saúde. Os projetos têm o objetivo de proporcionar um impacto educacional positivo, incluindo o acesso a uma educação de qualidade, além de garantir que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para alcançar as suas metas.

     Para se inscrever, acesse: https://zayedsustainabilityprize.com/en – os projetos devem ser submetidos em língua inglesa. É preciso criar uma conta no hotsite, para prosseguir com a inscrição.

     Os idealizadores do Prêmio Zayed almejam gratificar projetos que demonstrem abordagens novas e inovadoras e que sejam, acima de tudo, inspiradoras. Uma escola vencerá em cada uma das seis regiões mundiais, entre elas, as Américas (Norte, Central e do Sul).

     Em 2017 e 2018, a E.E. Prof. Dimas Mozart e Silva, de Taquarituba, no interior de São Paulo, foi finalista do Prêmio, representando o continente americano no prêmio em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

     Para mais informações sobre o prêmio, acesse aqui https://drive.google.com/file/d/13pWL5gW5bM-jtc09PoLzmGRReqP1mLyD/view?usp=sharing ou acesse o hotsite: https://zayedsustainabilityprize.com/en/apply/categories/global-high-schools .

     Em caso de dúvidas, entre em contato com Raquel Albano, do Consulados dos Emirados Árabes, no endereço de e-mail info@zayedsustainabilityprize.com ou raquel.albano@mofaic.gov.ae

 

2. Assunto: MMR Painel de Gestão à Vista

Para uma boa gestão dos resultados na escola, a Comunidade Escolar deve acompanhar e analisar periodicamente os indicadores e os Planos de Melhoria para garantir o alcance da meta.

O Painel de Gestão à Vista é uma excelente ferramenta onde são divulgados os dados e informações da gestão da escola, principalmente suas metas, para que todos possam acompanhar o seu desempenho e se comprometer com seus resultados. Inclua no Painel de Gestão à Vista comentários gerais em relação aos resultados alcançados pela escola nos diferentes segmentos de ensino e comentários sobre a execução das ações e etapas. Pode-se incluir também fotos, depoimentos ou outros documentos que evidenciem a execução das ações e o processo de mudanças na escola.

Com o Plano de Melhoria elaborado, o próximo passo é acompanhar o plano e os resultados. Nessa etapa é realizada a Reunião de Nível Escola (N3), posteriormente a Reunião de Nível Diretoria de Ensino (N2) e finalmente a Reunião de Nível Secretaria da Educação (N1).

Lembre-se de Coletar fotos, depoimentos, documentos, que evidenciem a implementação das ações do plano na escola, pois serão solicitadas pela Diretoria de Ensino e SEE.

Registrar boas práticas é importante para perpetuá-las no tempo e garantir a sustentabilidade dos resultados.

É importante que as boas práticas sejam registradas e compartilhadas dentro e fora da escola. O compartilhamento de boas práticas permite a troca de experiências e ideias, ajuda a enriquecer os Planos de Melhoria e aumenta a motivação na busca dos resultados. O compartilhamento pode ocorrer de diversas formas:

1. Painel de Gestão à Vista – Evidências e descrições das ações exitosas com o objetivo de registrar e divulgá-las para a comunidade escolar.

2. ATPC – Difusão de boas práticas entre professores.

3. Reuniões com os pais/responsáveis – Compartilhar o que impactou na melhoria dos resultados educacionais e aprendizagem dos filhos.

4. Reuniões de Nível – Troca de experiências entre supervisores e escolas.

5. Eventos (Seminários, Simpósio e outros) para apresentação das Boas Práticas.

 

3. Assunto: Grêmio Estudantil – Escolas de Limeira

     A Câmara Municipal de Limeira realizará no dia 7 de junho, às 14 horas, no Plenário da Câmara, a oficina “Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política” (convite anexo I e II) destinada aos adolescentes e jovens que participam de grêmios estudantis. Na palestra serão abordados temas como a divisão dos três poderes, cidadania e formas de participação na sociedade e na política. O evento tem como objetivo apresentar aos jovens e adolescentes mecanismos de participação na política, visando o entendimento sobre aspectos políticos da sociedade brasileira e formação de sua cidadania, ele é realizado em atendimento à Resolução 701/2017, que institui a Semana Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política.

     Sugerimos as unidades escolares de Limeira que realizem a inscrição do Professor Coordenador e 03 alunos gremistas para participação no evento. As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola legislativa:http://escolalegislativa.limeira.sp.leg.br/evento/33

 

4. Assunto: Kit Material Escolar 2019 – EF II

Informamos que se encontram disponíveis na Diretoria de Ensino, kits de material escolar do ensino fundamental II para retirada o mais breve possível. Quantidade e escolas abaixo:

10 kits – EE Odilon Corrêa

61 kits – EE José Fernandes

30 kits – EE João Baptista Negrão

OBS.: Trazer auxiliar de carregamento  

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Informações Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA

    As inscrições para o ENCCEJA ocorrem a partir das 10h do dia 20/05 às 23h59 do dia 31 de maio de 2019, o cronograma de aplicação da avaliação está previsto para o dia 25 de agosto de 2019.

     Mais informações, acessar o site: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoesentre-20-e-31-de-maio/21206

     Com relação ao material de estudo, está disponível no sitehttp://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Finanças – NFI

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Comunicado FDE/DAV – 001/2019 – Documentação para emissão do Termo de Colaboração

    Retransmitimos assunto publicado nos COMUNICADOS DERLIM de 08.03.2019 e 21.03.2019.

     Segue, anexo III, Comunicado FDE/DAV – 001/2019, que trata da documentação necessária para a emissão do Termo de Colaboração FDE/APM, em atendimento à Lei Federal nº 13.019 de 31/07/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, alterada pela Lei Federal nº 13.204, de 14/12/2015, a FDE vai celebrar parcerias expressas em Termos de Colaboração com as Associações de Pais e Mestres – APM das Escolas Estaduais, e encerrar os Convênios atualmente em vigor.

    As Unidades Escolares abaixo deverão enviar a documentação, via protocolo, aos cuidados do Núcleo de Finanças/NFI, até o dia 30/05/2019 – Impreterivelmente, caso não seja entregue a documentação para a emissão do Termo de Colaboração a Unidade Escolar não poderá receber nenhuma verba.

– EE. Lídia Onélia K.Aun Crepaldi – falta toda a documentação

– EE. Arlindo Silvestre – falta toda a documentação

– EE. Ely de Almeida Campos– falta toda a documentação

– EE. Dom Idílio José Soares– falta toda a documentação

– EE. Dom Tarcísio Arivaldo do Amaral– falta toda a documentação

– EE. Barão de Piracicaba– falta somente a Ata

– EE. Délcio Báccaro– falta toda a documentação

– EE. João Batista Leme– falta toda a documentação

– EE. Joaquim Salles– falta toda a documentação

– EE. Michel Antonio Alem– falta toda a documentação

– EE. Roberto Garcia Losz– falta toda a documentação

– EE. Odécio Lucke– falta toda a documentação

– EE. Marcelo de Mesquita– falta toda a documentação

– EE Pedro Raphael da Rocha– falta toda a documentação

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino


COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 21.05.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Questionário INOVA Educação

    Senhor Diretor,

    Não deixe de responder o questionário do Encontro “A escola contemporânea e seus novos desafios” ocorrido no dia 14.05.2019 na FAAL

    Responder pelo QR Code fornecido no dia ou pelo link: .https://forms.gle/12Y1UACXMb31VE8N7 , contamos com sua participação.

 

2. Assunto: MMR

    A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores das escolas, abaixo relacionadas, para oficina do plano de Melhoria de Resultados em conjunto com seus Supervisores. Dia 22/05/2019 (quarta-feira), às 09h00, na sala da Rede do Saber da Diretoria de Ensino.

    Os Diretores deverão trazer os notebooks com TODOS os arquivos necessários para utilização do sistema e inserção dos problemas/ causas /ações na SED.

 

EE Antonio Alves Cavalheiro

EE Ataliba P. do Amaral

EE Carolina Arruda Vasconcellos

EE Célio Rodrigues Alves

EE Gustavo Peccinini

EE Dom Idílio José Soares

EE Jamil A. Saad

EE Joaquim Ribeiro

EE José Fernandes

EE José Ferraz S. Penteado

EE José Marciliano da C. Junior

EE Luigino Burigotto

EE Marcelo de Mesquita

EE Maria Ap. S. de Lucca

EE Octávio Pimenta Reis

EE Odécio Lucke

EE Odilon Corrêa

EE Oscar de Almeida

EE Pedro Raphael da Rocha

EE Dom Tarcisio A. Amaral

EE Zita de Godoy Camargo

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino