COMUNICADO DERLIM DE 21.05.2019
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Prêmio Zayed de Sustentabilidade – Escolas de Ensino Médio
Estão abertas, até o dia 30 de maio de 2019, as inscrições para o Prêmio Zayed de Sustentabilidade, representado no Brasil pelo Consulado dos Emirados Árabes. Todas as escolas que possuem Ensino Médio podem participar.
Este prêmio será atribuído a escolas secundárias globais de seis regiões geográficas do mundo todo que demonstrem impacto, inovação e inspiração para permitir o acesso inclusivo e igualitário a uma educação de qualidade.
As escolas participantes devem propor projetos que possam ser implementados dentro de 12 a 24 meses, com resultados tangíveis nas áreas de energia sustentável, água, alimentos e saúde. Os projetos têm o objetivo de proporcionar um impacto educacional positivo, incluindo o acesso a uma educação de qualidade, além de garantir que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para alcançar as suas metas.
Para se inscrever, acesse: https://zayedsustainabilityprize.com/en – os projetos devem ser submetidos em língua inglesa. É preciso criar uma conta no hotsite, para prosseguir com a inscrição.
Os idealizadores do Prêmio Zayed almejam gratificar projetos que demonstrem abordagens novas e inovadoras e que sejam, acima de tudo, inspiradoras. Uma escola vencerá em cada uma das seis regiões mundiais, entre elas, as Américas (Norte, Central e do Sul).
Em 2017 e 2018, a E.E. Prof. Dimas Mozart e Silva, de Taquarituba, no interior de São Paulo, foi finalista do Prêmio, representando o continente americano no prêmio em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Para mais informações sobre o prêmio, acesse aqui https://drive.google.com/file/d/13pWL5gW5bM-jtc09PoLzmGRReqP1mLyD/view?usp=sharing ou acesse o hotsite: https://zayedsustainabilityprize.com/en/apply/categories/global-high-schools .
Em caso de dúvidas, entre em contato com Raquel Albano, do Consulados dos Emirados Árabes, no endereço de e-mail info@zayedsustainabilityprize.com ou raquel.albano@mofaic.gov.ae
2. Assunto: MMR Painel de Gestão à Vista
Para uma boa gestão dos resultados na escola, a Comunidade Escolar deve acompanhar e analisar periodicamente os indicadores e os Planos de Melhoria para garantir o alcance da meta.
O Painel de Gestão à Vista é uma excelente ferramenta onde são divulgados os dados e informações da gestão da escola, principalmente suas metas, para que todos possam acompanhar o seu desempenho e se comprometer com seus resultados. Inclua no Painel de Gestão à Vista comentários gerais em relação aos resultados alcançados pela escola nos diferentes segmentos de ensino e comentários sobre a execução das ações e etapas. Pode-se incluir também fotos, depoimentos ou outros documentos que evidenciem a execução das ações e o processo de mudanças na escola.
Com o Plano de Melhoria elaborado, o próximo passo é acompanhar o plano e os resultados. Nessa etapa é realizada a Reunião de Nível Escola (N3), posteriormente a Reunião de Nível Diretoria de Ensino (N2) e finalmente a Reunião de Nível Secretaria da Educação (N1).
Lembre-se de Coletar fotos, depoimentos, documentos, que evidenciem a implementação das ações do plano na escola, pois serão solicitadas pela Diretoria de Ensino e SEE.
Registrar boas práticas é importante para perpetuá-las no tempo e garantir a sustentabilidade dos resultados.
É importante que as boas práticas sejam registradas e compartilhadas dentro e fora da escola. O compartilhamento de boas práticas permite a troca de experiências e ideias, ajuda a enriquecer os Planos de Melhoria e aumenta a motivação na busca dos resultados. O compartilhamento pode ocorrer de diversas formas:
1. Painel de Gestão à Vista – Evidências e descrições das ações exitosas com o objetivo de registrar e divulgá-las para a comunidade escolar.
2. ATPC – Difusão de boas práticas entre professores.
3. Reuniões com os pais/responsáveis – Compartilhar o que impactou na melhoria dos resultados educacionais e aprendizagem dos filhos.
4. Reuniões de Nível – Troca de experiências entre supervisores e escolas.
5. Eventos (Seminários, Simpósio e outros) para apresentação das Boas Práticas.
3. Assunto: Grêmio Estudantil – Escolas de Limeira
A Câmara Municipal de Limeira realizará no dia 7 de junho, às 14 horas, no Plenário da Câmara, a oficina “Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política” (convite anexo I e II) destinada aos adolescentes e jovens que participam de grêmios estudantis. Na palestra serão abordados temas como a divisão dos três poderes, cidadania e formas de participação na sociedade e na política. O evento tem como objetivo apresentar aos jovens e adolescentes mecanismos de participação na política, visando o entendimento sobre aspectos políticos da sociedade brasileira e formação de sua cidadania, ele é realizado em atendimento à Resolução 701/2017, que institui a Semana Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política.
Sugerimos as unidades escolares de Limeira que realizem a inscrição do Professor Coordenador e 03 alunos gremistas para participação no evento. As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola legislativa:http://escolalegislativa.limeira.sp.leg.br/evento/33
4. Assunto: Kit Material Escolar 2019 – EF II
Informamos que se encontram disponíveis na Diretoria de Ensino, kits de material escolar do ensino fundamental II para retirada o mais breve possível. Quantidade e escolas abaixo:
10 kits – EE Odilon Corrêa
61 kits – EE José Fernandes
30 kits – EE João Baptista Negrão
OBS.: Trazer auxiliar de carregamento
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Informações Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA
As inscrições para o ENCCEJA ocorrem a partir das 10h do dia 20/05 às 23h59 do dia 31 de maio de 2019, o cronograma de aplicação da avaliação está previsto para o dia 25 de agosto de 2019.
Mais informações, acessar o site: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoesentre-20-e-31-de-maio/21206
Com relação ao material de estudo, está disponível no sitehttp://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Finanças – NFI
Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Comunicado FDE/DAV – 001/2019 – Documentação para emissão do Termo de Colaboração
Retransmitimos assunto publicado nos COMUNICADOS DERLIM de 08.03.2019 e 21.03.2019.
Segue, anexo III, Comunicado FDE/DAV – 001/2019, que trata da documentação necessária para a emissão do Termo de Colaboração FDE/APM, em atendimento à Lei Federal nº 13.019 de 31/07/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, alterada pela Lei Federal nº 13.204, de 14/12/2015, a FDE vai celebrar parcerias expressas em Termos de Colaboração com as Associações de Pais e Mestres – APM das Escolas Estaduais, e encerrar os Convênios atualmente em vigor.
As Unidades Escolares abaixo deverão enviar a documentação, via protocolo, aos cuidados do Núcleo de Finanças/NFI, até o dia 30/05/2019 – Impreterivelmente, caso não seja entregue a documentação para a emissão do Termo de Colaboração a Unidade Escolar não poderá receber nenhuma verba.
– EE. Lídia Onélia K.Aun Crepaldi – falta toda a documentação
– EE. Arlindo Silvestre – falta toda a documentação
– EE. Ely de Almeida Campos– falta toda a documentação
– EE. Dom Idílio José Soares– falta toda a documentação
– EE. Dom Tarcísio Arivaldo do Amaral– falta toda a documentação
– EE. Barão de Piracicaba– falta somente a Ata
– EE. Délcio Báccaro– falta toda a documentação
– EE. João Batista Leme– falta toda a documentação
– EE. Joaquim Salles– falta toda a documentação
– EE. Michel Antonio Alem– falta toda a documentação
– EE. Roberto Garcia Losz– falta toda a documentação
– EE. Odécio Lucke– falta toda a documentação
– EE. Marcelo de Mesquita– falta toda a documentação
– EE Pedro Raphael da Rocha– falta toda a documentação
Atenciosamente,
Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra
Dirigente Regional de Ensino
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 21.05.2019
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Questionário INOVA Educação
Senhor Diretor,
Não deixe de responder o questionário do Encontro “A escola contemporânea e seus novos desafios” ocorrido no dia 14.05.2019 na FAAL
Responder pelo QR Code fornecido no dia ou pelo link: .https://forms.gle/12Y1UACXMb31VE8N7 , contamos com sua participação.
2. Assunto: MMR
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores das escolas, abaixo relacionadas, para oficina do plano de Melhoria de Resultados em conjunto com seus Supervisores. Dia 22/05/2019 (quarta-feira), às 09h00, na sala da Rede do Saber da Diretoria de Ensino.
Os Diretores deverão trazer os notebooks com TODOS os arquivos necessários para utilização do sistema e inserção dos problemas/ causas /ações na SED.
EE Antonio Alves Cavalheiro |
EE Ataliba P. do Amaral |
EE Carolina Arruda Vasconcellos |
EE Célio Rodrigues Alves |
EE Gustavo Peccinini |
EE Dom Idílio José Soares |
EE Jamil A. Saad |
EE Joaquim Ribeiro |
EE José Fernandes |
EE José Ferraz S. Penteado |
EE José Marciliano da C. Junior |
EE Luigino Burigotto |
EE Marcelo de Mesquita |
EE Maria Ap. S. de Lucca |
EE Octávio Pimenta Reis |
EE Odécio Lucke |
EE Odilon Corrêa |
EE Oscar de Almeida |
EE Pedro Raphael da Rocha |
EE Dom Tarcisio A. Amaral |
EE Zita de Godoy Camargo |
Atenciosamente,
Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra
Dirigente Regional de Ensino