COMUNICADO DERLIM DE 21.01.2021

COMUNICADO DERLIM DE 21.01.2021

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: 20ª Edição do Boletim Educação em Evidências

    Solicitamos especial atenção ao boletimAnexo I.

2. Assunto: Período de Atividades do Curso Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos – 1ª Edição/2020

    Solicitamos especial atenção ao boletimAnexo II.

Período de atividades do curso Ensino híbrido: Práticas de Orientação de Estudos – 1ª Edição/2020

 

 

3. Assunto: Lembrete: Questionário Programa Psicólogos na Educação

    Lembramos solicitação contida no COMUNICADO DERLIM de 18.01.2021.

    Retransmitimos pesquisa EFAPE.

    A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EFAPE solicita aos gestores das Diretorias de Ensino e Escolas que respondam a um questionário, via google forms sobre o Programa Psicólogos na Educação. O referido programa é uma iniciativa da SEDUC-SP com foco no suporte à saúde mental e desenvolvimento de competências socioemocionais junto aos estudantes e profissionais da educação.

     A pesquisa tem como público-alvo:

     Na Diretoria de Ensino: 

  • Dirigentes Regionais de Ensino
  • Supervisores de Ensino
  • Diretores do Núcleo Pedagógico
  • Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico

     Na Unidade Escolar: 

  • Diretores de Escola
  • Vice-diretores
  • Professores Coordenadores

      O questionário segue no link abaixo e deverá ser respondido pelas equipes das DE e Escolas.

      https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBKJPL5rlzql8Ncjd9PYBV8FovktHFsip-hc9nDiRR63Yaxg/viewform 

      As respostas serão de suma importância, para apoiar a organização das ações formativas sobre o programa que serão realizadas em breve. O questionário deverá ser preenchido impreterivelmente até dia 22/01/2020, sexta-feira. 

      Colocamo-nos à disposição para eventuais dúvidas pelos e-mails: tania.gomes@educacao.sp.gov.br e escoladeformacao@educacao.sp.gov.br.

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971  delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Sessão de Atribuição de Aulas – Salas de Recurso 

     A atribuição de aulas para SALAS DE RECURSO/2021, acontecerá pelo sistema SED, da mesma forma como ocorre com as demais disciplinas das aulas regulares. A manifestação de interesse/ indicações deverão ser realizadas na SED pelos candidatos. O Diretor de Escola deverá atribuir as aulas das salas de recurso, conforme Classificação Final realizada manualmente e anexada, anexo III, neste comunicado e no site da DERLIM, respeitando a área da deficiência na formação do docente, apontada na planilha da classificação.

     Em caso de dúvidas do candidato de como proceder junto ao sistema SED, o interessado poderá procurar a Unidade Escolar.

     Equipe da Educação Especial e Atribuição de Aulas.

2. Assunto: Convocação para Sessão de Atribuição de Aulas – Libras 

    Convocamos os interessados, docentes de Libras, para a atribuição de aulas apenas para INTÉRPRETES DE LIBRAS/2021, que acontecerá no dia 22/01/2021 (sexta feira), às 9h00 através da plataforma:

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NmI0YjdjNDItYmNjMi00MDQwLWEzZDAtNDYyZTYyYjg1MTlk%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%22fe2eb9c9-1f03-4edb-839e-df218f5db689%22%7d

     ­­As vagas ATUALIZADAS (anexo IV) para esta atribuição se encontram disponíveis em anexo, e a classificação dos candidatos INTÉRPRETES DE LIBRAS para atribuição de Aulas/2021 se encontra disponível na SED.

     Os candidatos deverão entrar na sala virtual com 10 minutos de antecedência através de computador/notebook ou celular que contenha câmera. Não se esquecem da baixar o aplicativo com antecedência.

     Caso o candidato não tenha como obter o acesso online, poderá procurar a Unidade Escolar para participar do momento da atribuição.

     Todas as informações para levantamento de aulas para atribuição de intérpretes de Libras foram encaminhadas pelos diretores de escola, portanto e são de responsabilidade da Unidade escolar.     Para concretizar a necessidade do intérprete é necessário a confirmação do responsável legal dizendo que deseja o acompanhamento de seu filho por um intérprete.

     Equipe da Educação Especial e Atribuição de Aulas

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Programação do planejamento escolar 2021 

    Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED/EFAPE 2020 – Nº 64

    Prezadas gestoras das escolas e professores

   Nos dias 26 a 29 de janeiro, será realizado o planejamento escolar de 2021. Para apoiar as escolas e Diretorias de Ensino neste momento, preparamos uma programação que contemplará formações com o objetivo de preparar as escolas para o retorno no início do ano, assim como planejar as ações prioritárias de cada unidade escolar neste ano.

    Os professores deverão participar do planejamento escolar de acordo com sua carga horária e períodos de trabalho, considerando o tempo de ATPC e aulas com alunos durante os 4 dias da semana do planejamento escolar.

    Durante o período da manhã desta semana, estão previstas pautas de planejamento coletivo destinadas a todas as equipes escolares. Durante o período da tarde, haverá diversas transmissões voltadas a apoiar o planejamento de aulas dos professores, específicas para cada componente curricular ou área do conhecimento.

    A programação dos momentos de planejamento coletivo contemplará as pautas previstas na tabela a seguir:

Dia 

Pauta

Descrição 

Canal CMSP

Início

Término

26/1

Acolhimento dos profissionais da escola

Momento de acolhimento dos profissionais da escola

Sem transmissão do CMSP 

7:30

8:15

26/1

Introdução à formação para o planejamento escolar e apresentação do planejamento da SEDUC

Apresentação da programação das formações de preparação para o planejamento escolar 2021, da formação com as escolas na semana de 26 a 29/1, e as principais ações previstas pela SEDUC para o ano  de 2021

Gestão

8:15

9:45

26/1

Organização do retorno presencial

Orientações sobre como viabilizar o retorno presencial de forma segura e como organizar as ações pedagógicas para favorecer a aprendizagem dos estudantes, durante cada uma das etapas do retorno gradual.

Gestão

9:45

10:45

26/1

Estratégias da SEDUC para o ensino híbrido

Orientações sobre as principais estratégias de ensino híbrido para favorecer a aprendizagem dos estudantes ao longo do ano.

Gestão

10:45

11:45

27/1

Planejamento de aulas e orientações sobre transmissões específicas por componente

Orientações sobre a elaboração de planos de ensino e planos de aula, e explicação sobre as transmissões específicas por área do conhecimento ou componente curricular para apoiar os professores no planejamento de suas aulas.

Gestão

11:45

12:30

27/1

Como potencializar o ensino híbrido

Apresentação de conceitos ligados ao ensino híbrido e sugestões de como favorecer a aprendizagem nesse contexto.

Gestão

8:30

9:15

27/1

O Currículo e a priorização curricular

Apresentação sobre o currículo a ser trabalhado em 2021, com priorização das habilidades essenciais para o percurso educacional dos estudantes.

Gestão

9:15

10:00

27/1

Novo Ensino Médio*

Apresentação sobre a organização do Novo Ensino Médio.

Gestão (apenas do aplicativo CMSP)

10:00

10:45

27/1

Sociedade e Natureza*

Apresentação do material Sociedade e Natureza, as habilidades que deram base à sua produção, e orientações sobre as mudanças nas matrizes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental

Gestão (apenas do aplicativo CMSPi)

10:00

10:45

27/1

Organização da escola para retorno presencial*

Período em que as equipes escolares discutirão como viabilizar o retorno das aulas presenciais de forma segura e favorecer a aprendizagem no contexto de retorno gradual.

Sem transmissão do CMSP

10:45

12:30

28/1

Acolhimento dos estudantes

Orientações sobre o acolhimento dos estudantes.

Gestão

8:30

9:15

28/1

Programa de Recuperação e Aprofundamento

Apresentação do Programa de Recuperação e Aprofundamento em suas diferentes frentes.

Gestão

9:15

10:15

28/1

Planejamento para melhoria da aprendizagem

Período em que as equipes escolares planejarão ações voltadas à melhoria da aprendizagem e do fluxo escolar.

Sem transmissão do CMSP

10:15

12:00

29/1

Agenda livre para escola

Período em que as escolas poderão tratar de pautas próprias

Sem transmissão do CMSP

Definido pela escola

Definido pela escola

     *No dia 27/1, das 10 às 10h45, haverá duas transmissões simultâneas – sobre e  Novo Ensino Médio e sobre Sociedade e Natureza. Indicamos que cada uma delas seja acompanhada pelos seguintes profissionais:

  • Novo Ensino Médio: professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, e demais profissionais da escola que atendam a estudantes de uma dessas etapas de ensino.
  • Sociedade e Natureza: professores dos anos iniciais do ensino fundamental, equipe gestora de escolas exclusivas de anos iniciais do ensino fundamental ou Professores Coordenadores cuja atuação seja focada apenas nos anos iniciais do ensino fundamental.

     As pautas “Organização da escola para retorno presencial”, no dia 27/1, e “Planejamento para melhoria da aprendizagem”, no dia 28/1, não serão trabalhadas por meio de transmissões do Centro de Mídias. Durante esses períodos, a equipe deverá conduzir discussões com os demais profissionais da escola sobre os temas propostos, com o apoio de roteiros sugeridos a serem disponibilizados ainda nesta semana pela SEDUC, que podem ser adequados à realidade de cada escola.

     No dia 29/1, o período da manhã está livre para cada escola tratar de questões próprias, adequadas à realidade local. Durante esse período de planejamento coletivo, as escolas poderão aprofundar pautas abordadas em dias anteriores, ou tratar de outros temas específicos da escola.

     Durante o período da tarde, haverá transmissões por componente curricular ou área do conhecimento, voltadas a apoiar o planejamento de aula dos professores. Essas transmissões serão realizadas conforme indicado abaixo:

  • Língua Portuguesa e Matemática: formações por ano/série, desde o 1º ano do ensino fundamental até a 3ª série do EM.
  • Anos iniciais do ensino fundamental: formações para os componentes curriculares Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Educação Física e Arte.
  • Anos finais do ensino fundamental: formações para os componentes curriculares História, Ciências, Arte, Língua Estrangeira, Geografia, Educação Física.
  • Componentes curriculares do Inova Educação para anos finais e ensino médio: Projeto de Vida, Tecnologia e Inovação e Eletivas.

     Indicamos que os professores acompanhem as transmissões dos anos/séries (no caso de Língua Portuguesa e Matemática) e componentes curriculares ou áreas do conhecimento em que têm aulas atribuídas, desde que respeitada a carga horária de trabalho do professor, somando o tempo de ATPC e ATPL. Caso a carga horária do professor, descontados os momentos que participará de pautas de planejamento coletivo, seja inferior ao tempo necessário para assistir a todas as transmissões dos componentes curriculares ou áreas do conhecimento em que tiver aulas atribuídas, o docente poderá priorizar as transmissões que irá acompanhar, de acordo com a própria avaliação de quais precisa de mais apoio para planejar suas aulas, podendo contar com a orientação dos Professores Coordenadores. É essencial que cada professor acompanhe pelo menos uma transmissão por componente curricular ou área do conhecimento.

     A programação completa dessas transmissões pode ser acessada pelo seguinte link.  (anexo V)

     Além de assistir ao vivo, os profissionais poderão assistir à gravação das transmissões, que serão disponibilizadas no Repositório do Centro de Mídias e no Youtube do Centro de Mídias. Dessa forma, os professores que atuarem em turno diverso daquele em que ocorrer as transmissões no CMSP poderão assistir às formações por um desses dois canais.

     O planejamento escolar 2021 ocorrerá de maneira presencial, nas escolas, desde que respeitados os protocolos sanitários para garantir a saúde dos profissionais. Entretanto, os profissionais do grupo de risco poderão participar de forma remota.

     SUBSECRETARIA/COPED/EFAPE

2. Assunto: Documento Orientador “Planejamento 2021: Apoio às Modalidades, Atendimentos e Temáticas”

     A pluralidade existente na escola enriquece a vivência, o aprendizado e o desenvolvimento sociocultural da comunidade escolar. Para tanto, as estratégias educacionais devem contemplar a diversidade de sujeitos, respeitando suas especificidades ao mesmo tempo em que lhes é garantido o direito à educação básica equânime e de qualidade.

     Para tanto, o Documento Orientador “Planejamento 2021: Apoio às Modalidades, Atendimentos e Temáticas” foi construído com o objetivo apresentar orientações para as equipes das Diretorias de Ensino, Equipes Gestoras das escolas e Professores quanto ao trabalho a ser desenvolvido no 1º semestre do ano letivo de 2021, no que se refere às Modalidades educacionais e atendimento especializado, trazendo elementos que serão discutidos no Planejamento Escolar.

     Com vistas a atender as especificidades de todas as Temáticas, Modalidades e Atendimentos, os Centros que integram este Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD) organizam informações e estratégias para as ações do Planejamento 2021: o Centro de Atendimento Pedagógico (CAPE) é responsável pelas ações para atendimento de estudantes públicoalvo da Educação Especial, bem como dos estudantes de classes hospitalares e em atendimento domiciliar; o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) é responsável pelo desenvolvimento de ações para atendimento de jovens, adultos e idosos na Modalidade EJA, nos cursos presenciais ou de presença flexível; e o Centro de Inclusão Educacional (CINC) é responsável pelas ações para atendimento de estudantes indígenas, quilombolas, assentados, itinerantes, ciganos, migrantes internacionais, privados de liberdade, em cumprimento de medidas socioeducativas e de populações tradicionais, bem como as Temáticas Diversidade de Gênero e Educação das Relações Étnico-Raciais.

    Os temas abordados neste documento e as propostas de pautas para o Planejamento Escolar 2021 para cada Modalidade, Temática e Atendimento têm como objetivo subsidiar o trabalho dos docentes e equipes gestoras neste importante momento de organização das ações escolares.

    Espera-se, ainda, que essas sugestões sejam adequadas e enriquecidas conforme cada contexto, contemplando as necessidades específicas da unidade escolar nas discussões acerca dos diferentes aspectos que impactam na aprendizagem desses públicos. Encaminhamos, anexo VI, o Documento Orientador “Planejamento 2021: Apoio às Modalidades, Atendimentos e Temáticas”.

3. Organização do Planejamento Escolar 2021 para a Educação de Jovens e Adultos

     O Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA dá boas-vindas a todos os profissionais que fazem com muito trabalho, esforço e competência uma Educação de Jovens e Adultos equitativa e de qualidade, garantindo a milhares de estudantes o direito de concluírem a Educação Básica, mesmo em meio a tantas adversidades.

     Com vistas a aproximar o trabalho do CEJA das Unidades Escolares que ofertam a Modalidade EJA e dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos – CEEJAs cada vez mais, nos colocamos à disposição da rede para que estejamos juntos nessa construção do Planejamento Escolar 2021.

     Para tanto, o Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado – DEMOD, junto a seus Centros (Centro de Apoio Pedagógico – CAPE; Centro de Inclusão Educacional – CINC; e Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA) elaborou o Documento Orientador “Planejamento 2021: Apoio às Modalidades Atendimentos e Temáticas”, anexo VII, que deverá ser de conhecimento da equipe escolar para a realização do planejamento.

     Junto ao Documento Orientador estamos enviando uma pesquisa rápida sobre a abordagem da Educação de Jovens e Adultos ao longo do planejamento, com a intenção de acompanharmos esse retorno aos trabalhos, bem como ampliar esse canal de comunicação entre o CEJA e as Unidades Escolares. As pesquisas sobre a abordagem da Educação de Jovens e Adultos ao longo do Planejamento Escolar deverão ser respondidas pelo Supervisor da UE ou Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico – PCNP – preferencialmente o interlocutor da Modalidade – que acompanhar a reunião, pelo Professor Coordenador da UE e por algum professor que representará seus pares.

    Seguem os links com os documentos de apoio à EJA para o Planejamento:

    • Acompanhamento Abordagem da Educação de Jovens e Adultos durante o Planejamento – Professor Coordenador, https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdJQW2jwzYV2R7R_KgaJTYYcD2sfwwSX44VXyfABUUITeVutw/viewform

    • Acompanhamento Abordagem da Educação de Jovens e Adultos durante o Planejamento – Professor, https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScIvI1FA4ljI4ugO2RjJpOFlhXv20T0aCwEdMGbC2VNdCKwpg/viewform

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Prestação de Contas – PDDE Paulista 2020

     Senhores Diretores,

     Conforme é do conhecimento de todos, no dia 29/01/2021 é o prazo limite para entrega das Prestações de Contas “PDDE PAULISTA 2020”, informamos que, além da prestação de contas online é necessário entregar a Prestação de Contas Física no Núcleo de Finanças. Informamos ainda que, as Prestações de Contas referente ao “PDDE FEDERAL 2020”, não podem ser concluídas pois 2019 ainda não foram aprovadas.

      OBS.: Pedimos a paciência e a compreensão dos senhores, se por acaso o sistema SED estiver com divergências nos lançamentos, o sistema está passando por alinhamentos, diante dessa situação é entendível o não atendimento de 100% das prestações de contas no prazo estipulado.

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Doação Gêneros Alimentícios – Diretorias de Atendimento Centralizado e ETECs

    Conforme enviado anteriormente através do COMUNICADO DERLIM DE 07.01.2021, reforço o procedimento da doação dos alimentos (estoque seco) com vencimento até 28/02/2021 para alunos matriculados na U.E.

     Lembrando que deve ser assinado pelo aluno ou responsável o termo de doação, contando os produtos doados e solicitado na SED a alteração de estoque, devendo contar na justificativa, nome/RA dos alunos que receberam a doação.

     Importante: se houver me estoque óleo e/ou tempero que foi fornecido pela DE e vence em fevereiro/2021 pode ser efetuada a doação também, devendo constar no termo de doação, porém não sendo necessário alterar o estoque, já que os mesmos não estão inseridos no sistema.

     Informação válida para Unidades Escolares dos municípios centralizados Limeira e Cosmópolis

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Remessa à Secretaria da Fazenda

    Solicitamos que todos os formulários de pagamento (Formulários 02, 03, 04, 05, 09, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 26, 29) sejam digitalizados e encaminhados para o e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>, até às 12h00, do dia 29/01/2021.

     Ressaltamos que os documentos e formulários encaminhados após o prazo estabelecido no cronograma de Fevereiro (29/11/2021), serão encaminhados a Secretaria da Fazenda apenas na remessa de Março para efeitos e correção de pagamento em Abril/2021. Dessa forma, solicitamos que todas as Unidades Escolares encaminhem os formulários referentes as rejeições e correções de pagamento respeitando o prazo do cronograma de remessa.

    O documento deve estar assinado e as digitalizações devem estar nítidas e salvas em formato PDF. Atentar para que os documentos digitalizados não fiquem de cabeça para baixo, dificultando o manuseio através do sistema.

     Cada arquivo deve ser salvo de forma separada, um para cada servidor e um por modelo de formulário. Por exemplo: Formulário 04 e Formulário 17 do professor Tibúrcio. Digitalizar um PDF para o Formulário 17 (frente e verso no mesmo arquivo) e outro PDF para o Formulário 04. Em casos de formulário e outros documentos, digitalizar e inserir em um único arquivo. Por exemplo: Formulário 12 e copias de demonstrativo. Encaminhar um único arquivo que contenha o formulário e os documentos auxiliares.

      Cada arquivo salvo deverá ser nomeado com o tipo de formulário, seguido do nome completo do servidor sem acentos e sem abreviações. Por exemplo: Formulário 17 – TIBURCIO LOURENCO, Formulário 04 – TIBURCIO LOURENCO.

       Lembramos as unidades escolares que todos os formulários recebidos, e a remessa a Secretaria da Fazenda, é inserida pela Diretoria de Ensino no sistema SP Sem Papel, dessa forma, as orientações acima têm objetivo de facilitar o trabalho de todos, bem como adequá-lo ao sistema utilizado. Contamos com a compreensão e colaboração de toda equipe.

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino