COMUNICADO DERLIM DE 20.09.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 20.09.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Boletim Educação em Evidências Seduc SP #36 – setembro de 2021

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 36. Anexo I.

 

2. Assunto: ‘Meu rosto online?’ Direito à imagem e Internet – Transmissão via CMSP em 22/09 

     Solicitamos especial atenção ao boletim nº 143. Anexo II.

 

 

3. Assunto: Setembro Vermelho – IAMSPE 

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 –  delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Avaliação de Fluência Leitora – Lives  

Atenção: Dirigentes Regionais de Ensino, Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico, Diretores de Escola, Vice-diretores e Professores Coordenadores

A SEDUC realizará em 2021 avaliação, inédita na rede estadual paulista, voltada à identificação do nível de fluência leitora de nossos estudantes, constituindo-se essa capacidade em condição básica para compreensão de textos e interação subsequente com o conjunto de conhecimentos aos quais os estudantes passam a ter acesso ao longo do processo de escolarização. Neste sentido fornecerá um diagnóstico fundamental para a efetividade do trabalho pedagógico em nossas escolas.

Para a implantação da “Avaliação de Fluência Leitora” as ações necessárias terão início com duas lives a serem apresentadas no CMSP. Nelas serão abordados aspectos relativos ao seu conceito, importância, instrumentos e logística da aplicação, voltada aos estudantes do 2º, 3º e 6º anos do ensino fundamental.

Segue o cronograma desta programação com os respectivos públicos:

Diretoria de Ensino: Dirigentes, Supervisores e PCNP  

Dia 21 de setembro – 3ª feira – das 14 às 16h30 – CMSP – Canal Diretoria de Ensino

Escolas: Diretores, Vice-diretores e PC  

Dia 23 de setembro – 5ª feira – das 14 às 16h30 – CMSP – Canal Trio Gestor

A participação de todos nas lives é essencial para a apropriação das orientações, fundamentais ao bom andamento e realização bem-sucedida deste novo projeto, que como os demais da pasta, visa a melhoria contínua do aprendizado de nossos estudantes. Contamos com sua habitual colaboração.

 

2. Prorrogação do prazo para 2ª Indicação de Livros/2021 – Composição 

     Prezada Equipe Gestora,

     Conforme orientações da SEDUC, informamos que, em virtude da instabilidade apresentada pela Secretaria Escolar Digital – SED, nos últimos dias, o prazo para a inserção das obras referentes ao processo da 2ª Indicação de Livros/2021, foi prorrogado até 22/09/2021 (quarta-feira).

     Reforçamos que, neste período, a SED ainda poderá estar instável, em razão do grande fluxo de atividades.

     Caso o login feito por meio do perfil do Professor Coordenador apresente ou persista com erro, solicitamos que efetue o procedimento de inserção dos títulos utilizando o login do (a) Diretor (a) ou Vice-Diretor (a).

     Nos casos em que por meio de todos os perfis (PC, Diretor e Vice-Diretor) não for possível concluir o registro, orientamos para registrar ocorrência no portal de atendimento da SEDUC, por meio do link.

     Para apoiar as equipes das Unidades Escolares, reencaminhamos os tutoriais através do link abaixo: https://seesp-my.sharepoint.com/personal/luis_ferreira01_educacao_sp_gov_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fluis%5Fferreira01%5Feducacao%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FTUTORIAIS%5F2%C2%AAINDICA%C3%87%C3%83O%5FDE%5FLIVROS%5F2021&originalPath=aHR0cHM6Ly9zZWVzcC1teS5zaGFyZXBvaW50LmNvbS86ZjovZy9wZXJzb25hbC9sdWlzX2ZlcnJlaXJhMDFfZWR1Y2FjYW9fc3BfZ292X2JyL0VtS3p3Yk5FektWRnF4T1N5ZlVoeVhjQl9NLVd3Wi1RczVwYmdzcEV3TlFyMXc%5FcnRpbWU9eW5yckhFSjgyVWc

     Desde já agradecemos e ficamos à disposição

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: ERRATA – Aprender Sempre – Volume 2 – Química da 3ª série  

Atenção: PCNP, Diretores, Coordenadores e Professores!

Informamos a seguinte ERRATA https://drive.google.com/file/d/1Ya7LNRxhq2RZkYze0Jo2-Pj_PekhwIgD/view?usp=sharing para os cadernos do Estudante e do Professor, componente de Química da 3ª série do Aprender Sempre – Volume 2.

 

2. Assunto: Concurso de Desenho 2021 – Educação Especial  

É com imensa satisfação que a Coordenadoria Pedagógica – por meio do Departamento de Modalidades Educacionais/Centro de Apoio Pedagógico – e a Escola de Formação dos Profissionais da Educação – por meio do CRE Mario Covas – divulga o lançamento do Concurso de Desenho – Educação Especial: “TUDO BEM, SE MEU AMIGO É DIFERENTE, A ESCOLA É NOSSA”.

Os desenhos vencedores irão ilustrar o conjunto de Documentos da Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, que está sendo reestruturada, garantindo o direito de todos à Educação, com qualidade e equidade.

Dentre as quatro categorias, será selecionado um (01) desenho para ilustrar a capa do Documento da Política da Educação Especial e os demais desenhos selecionados poderão ilustrar outros conjuntos de documentos da Educação Especial.

Podem participar estudantes matriculados e frequentes no Ensino Fundamental Anos Iniciais; Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio Regular e Integral e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos – EJA e CEEJA, Classes Prisionais, Comunidades Quilombola e Indígena e Fundação Casa.

O lançamento ocorrerá no dia 20/09/2021.  

Os estudantes terão o período de 20/09/2021 a 28/10/2021 para produzirem os desenhos.

Para mais informações, acesse a página do CRE Mario Covas clicando no link http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9350 ou aponte a câmera do celular para o QR Code abaixo.

 

3 Assunto: Programa Aprender Valor  

Atenção: PCNPs, Diretores, Coordenadores e professores!

 

Estão liberados desde 31 de agosto os formulários de confirmação de aplicação e de lançamento de respostas da avaliação do Programa Aprender Valor. É necessário confirmar a aplicação em cada turma, tanto dos testes digitais quanto dos impressos, e registrar as ocorrências em “Confirmação de aplicação”.

Informações necessárias:

– Data e hora da aplicação (se for em dias diferentes, informe a última data);

– Número de estudantes que receberam testes impressos ou logins e senhas para realização dos testes digitais;

– Se a aplicação ocorreu em casa ou na escola e se foi durante a aula ou como tarefa de casa.

Em seguida, é necessário registrar as respostas dos estudantes nos testes impressos em “Lançamento de respostas”.

Atenção: São 4 tipos distintos de cadernos de testes de Letramento Financeiro para cada etapa escolar, com seus respectivos formulários de lançamento de respostas. Confira se o código do teste é o mesmo do formulário.

 

O prazo para aplicação dos testes digitais e impressos encerra-se em 20 de setembro e para confirmar e lançar os registros na plataforma se encerra em 04 de outubro.

Saiba mais sobre os registros e o monitoramento das avaliações assistindo ao vídeo tutorial no link https://youtu.be/fcIT99wstuk e assistindo à live “Aprender Valor | Registros das avaliações – passo a passo” que aconteceu dia 10 de Setembroe se encontra disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=RN3JDPgcjS4&ab_channel=BancoCentraldoBrasil. Nessa live você irá ver um passo a passo sobre essa etapa de avaliações!

Reforçamos também a importância da participação dos profissionais nas formações, que estão disponíveis para os profissionais das escolas que aderiram ao Programa Aprender Valor, tanto para a equipe gestora quanto para os professores, assim como para gestores e técnicos das secretarias de educação. A carga horária do curso de gestores é de 40h, e a de professores, 75h. Aqueles que concluírem as atividades avaliativas no ambiente virtual e obtiverem rendimento mínimo de 70% na média dos três módulos (ou percursos) vão receber certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instituição reconhecida nacionalmente.

Acesse a plataforma do Aprender Valor https://aprendervalor.caeddigital.net/ com seu CPF como login e senha (para o primeiro acesso, posteriormente você pode trocar a senha) e faça sua inscrição clicando no botão de Ambiente de Desenvolvimento Profissional, preferencialmente até 13 de setembro. O conteúdo é liberado em até 24h úteis após confirmação no formulário de inscrição.

A participação da sua escola é muito importante, contamos com vocês!

Solicitamos ampla divulgação!

 

4. Assunto: Programa Alfabetização Ambiental  

O Programa Alfabetização Ambiental é uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), haja vista a incumbência do Poder Público na responsabilidade de promover a educação ambiental formal e não formal em todos os níveis de ensino – artigo 225 da Constituição Federal – e de promover a Política Estadual de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 12.780/2007 e regulamentada pelo Decreto nº 63.456/2018, que coloca a Educação Ambiental como componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente em âmbito estadual e municipal, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos.

O Diálogo é direcionado aos PCNP de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Professores Coordenadores, Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares.

Em continuidade às ações do Programa, disponibilizamos links de vídeos como materiais de apoio, que podem ser consultados, relacionados tanto à Conservação da Biodiversidade, quanto de Resíduos Sólidos:

 

      Conservação da Biodiversidade  

A Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 começou!

Disponível no link. https://www.youtube.com/watch?v=E650XzWa-xA&t=5s

 

Áreas de Preservação Permanente  

Disponível no link. https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/conduta-ambiental-legal-areas-de-preservacao-permanente/

 

Minuto Ambiental – Matas Ciliares  

Disponível no link. https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/minuto-ambiental-matas-ciliares/

 

Erosão do Solo (CEA-Bertioga)  

Disponível no link. https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/ceabertiogaerosaodosolo/

 

Resíduos Sólidos  

O que fazer com a propaganda do consumismo e a obsolescência planejada? – Prof. Philippe Pomier Layrargues  

Disponível no link. https://youtu.be/fHSmN2ZX9Xg

 

Faça parte da mudança – projeto ISWA/SEPA  

Disponível no link. https://youtu.be/Jzdq-tyo5Cw

 

Bitucas de cigarro também são lixo (PEMALM)  

Disponível no link. https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/bitucas-de-cigarro-tambem-sao-lixo-pemalm/

 

Pátio de compostagem faz resto de feira virar adubo (Projeto Feira Sustentável – Prefeitura de São Paulo e Inova GSU)  

Disponível no link. https://youtu.be/3xjxKtqQ_M4

5. Assunto: Convocação Diretor de Escolas Regulares com EM e PEI de 09 horas (EM) 

A Dirigente Regional de Ensino convoca o Diretor de escolas com seguimento Ensino médio e PEI de 09 horas (EM) e convida PCNP e PCAE para o Encontro “NEM – Definição UC7 e Expansão da Carga Horária (noturno e diurno) que será realizado através da ferramenta Microsoft TEAMS.

Solicitamos, por favor, que ingressem com 15 min de antecedência, de modo a evitar eventuais atrasos. 

Dia: 21/09/2021 

Horário09h00 às 12h00

      Link de Acesso:  https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MjAxZjJmNzItZmM1MS00MjkyLThlMDctNmQ3MzNiMWFjZWQy%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%2285dd1447-9822-43e6-bc1e-5931de8b5aad%22%7d 

6. Assunto: Projeto Histórias Inspiradoras

     A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com o objetivo de valorizar e reconhecer protagonismo de pessoas que se destacam por meio de ações voluntárias em benefício da Comunidade Escolar e da Educação do Estado de São Paulo institui o Projeto Histórias Inspiradoras da Educação de São Paulo. Desta forma, contamos com a sua importante parceria para identificar entre a sua Comunidade Escolar até 05 (cinco) narrativas de histórias inspiradoras, que fazem a diferença no dia a dia da comunidade escolar e em seu entorno, ações estas que possam inspirar o protagonismo e o engajamento de outras pessoas. Serão selecionadas até 05 narrativas por DE.

     Essas narrativas podem ser de pessoas da comunidade; comércio, estudantes, professores, pais, agente de organização escolar, merendeiras, Diretores etc.

     As narrativas deverão ser encaminhadas com os dados abaixo para o e-mail: delim@educacao.sp.gov.br  até 30/09/2021

Diretor(A) Da Unidade Escolar:  

Nome Do Protagonista Da História:  

Idade – Profissão/Cargo Do Protagonista:   

Telefone Do Protagonista:   

Preencher No Formato (DDD.) Xxxx.Xxxx  

Email Do Protagonista:  

Narrativa Da História:  

     Contamos com a participação de sua unidade escolar com relevantes narrativas inspiradoras.

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: PDDE – Ciências  

A Resolução SEDUC nº 79 de 13 de setembro de 2021, http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O%2079.PDF possibilita às Unidades Escolares maior autonomia para trabalhar a investigação científica no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Agora, as escolas, de acordo com a realidade local, poderão adquirir materiais, promover adequações e contratar serviços voltados ao desenvolvimento das habilidades previstas no Currículo de Ciências para o Ensino Fundamental e de Ciências da Natureza para o Ensino Médio.

Para auxiliar as unidades escolares e as Diretorias de Ensino, as equipes curriculares da COPED organizaram um Manual https://drive.google.com/file/d/13wRdVYanxHBULyz2_3_NEbqeMKGBgizk/view para o ensino de Ciências.

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Edital de Abertura de Inscrição Processo Seletivo Simplificado Regional – Agente de Organização Escolar/2021 

Informamos a abertura do Processo Seletivo Simplificado de Prova e Títulos, a ser realizado em nível Regional, em caráter excepcional, para contratação temporária de servidores para exercerem a função de Agente de Organização Escolar, do Quadro de Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação. 

inscrição será realizada das 9h00 de 25/09/2021 até às 18h00 de 12/10/2021 (horário de brasília), no site da Diretoria de Ensino https://delimeira.educacao.sp.gov.br/ , através do link: https://forms.gle/SAhS4u1B4zCHbJcL6 , estando o candidato isentodo pagamento de qualquer taxa.

     Segue, anexo III, edital para maiores informações.

 

TODOS OS ANEXOS AQUI.

Atenciosamente,

Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza

Dirigente Regional de Ensino