COMUNICADO DERLIM DE 19.12.2018

1. Assunto: Estágio Probatório

Observamos que várias escolas não efetuaram a avaliação dos professores em estágio probatório no portalnet.

Esta competência é inerente à função do Diretor de Escola que deverá avaliar e dar ciência aos avaliados. Depois, imprimir uma via dos anexos, colher as devidas assinaturas e enviá-los à Diretoria para integrarem o processo.

Esta avaliação deverá ser feita ao final de cada etapa, num total de 3 etapas.

Com a proximidade da finalização do concurso de remoção, é de suma importância que a avaliação seja feita com antecedência, antes do professor se remover porque, após ele migra para a outra escola e o Diretor da escola de origem responderá pela não avaliação do professor.

2. Assunto: Matrizes Curriculares

Após homologadas, uma via da matriz de cada matriz (apenas uma via), deverá ser encaminhada para o arquivo da Diretoria.

Reiteramos que as matrizes não serão assinadas pelo supervisor/dirigente e devolvidas à escola.

Como já explicado, ao cadastrar, aprovar, ratificar e homologar as matrizes, fica evidenciado o responsável por cada etapa.

3. Assunto: Calendário Escolar

Como explicado no comunicado DERL do dia 31/10/18, após alteração do calendário registrando-se as reposições de dias letivos previstos e não dados, uma via do expediente (vide comunicado) deverá ser encaminhada à Diretoria.

4. Assunto: Planilhas para Atribuição de Aulas

As planilhas foram encaminhadas a todas as escolas. Deverão ser conferidas com muita atenção e, caso necessário, solicitar os acertos através do e-mail: diretoriag@gmail.com

Sobre a divergência em relação à identificação das salas (31 ao invés de 3A por exemplo), trata-se de detalhe irrelevante porque as planilhas “não conversam” diretamente com a Secretaria Digital. Entretanto, se a escola quiser alterar a nomenclatura da classe poderá fazê-lo, desde que não altere número de aulas, período e número de classes.

5. Assunto: Atribuição de Libras 2019

Prezados Diretores,

Solicitamos que preencham o link abaixo para a atribuição de aulas de libras 2019, impreterivelmente até o dia 11/01/2019.

Não havendo necessidade do profissional, preencher o nome da escola e no campo “nome do aluno”, PREJUDICADO.

OBS: Lembramos que os Diretores são responsáveis pelas informações contidas nessa planilha, dessa forma, solicitamos que a escola entre em contato com a família do aluno para se certificar da real necessidade.

1. Assunto: PNLD entregas de Final de Ano

ENTREGAS DE FINAL DE ANO. Está em andamento a entrega de livros do PNLD em escolas urbanas e rurais. Informamos que no contrato firmado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação e os Correios, a entrega de livros deve ocorrer no piso térreo, em local protegido e coberto. Solicitamos a todas Diretorias de Ensino e às respectivas escolas jurisdicionadas que estejam atentas ao fato de que os Correios, parceiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE/MEC) na entrega dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), não interromperão suas atividades na semana que antecede o Ano Novo, de 26 a 28 de dezembro de 2018, e estarão funcionando normalmente a partir do dia 2 de janeiro de 2019.

ESCOLAS RURAIS. Salientamos que quanto às escolas localizadas na zona rural – em cumprimento à Resolução CD/FNDE 42 de 2012, que estabelece regime de mútua cooperação entre os entes federados –, o FNDE pode destinar os livros diretamente para as Diretorias de Ensino, que deverão recebê-los. Pode acontecer, também, que a entrega de livros didáticos destinados às escolas rurais ocorra em órgão municipal, independente se a escola beneficiada pertença ou não à rede municipal. Em ambas as situações, os livros didáticos deverão ser encaminhados à escola destinatária, indicada na etiqueta.

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

COMUNICADO  EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 19.12.2018

1. Assunto: Avaliação Especial de Desempenho – Diretor de Escola

Instrução Conjunta CGRH/CGEB/EFAP/COFI/CIMA/CISE, de 7-12-2018

Excepcionalmente, em 2018, a Consolidação da Avaliação Especial de Desempenho do primeiro ciclo avaliativo, para os ingressantes nomeados por publicação no Diário Oficial de 28-12-2017, com início do exercício até 30/5/2018, será realizada, em dezembro de 2018, e dar-se-á mediante a entrega do Relatório de Autoavaliação Institucional elaborado pelo avaliado, seguindo as orientações dadas no Percurso Formativo da Autoavaliação e no módulo II do Curso Específico de Formação para ingressantes, oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” – EFAP, bem como com a revisão da Proposta Pedagógica da Escola.

O Relatório deve conter as evidências referentes a cada item, em cada Gestão e as observações quanto à legislação (Lei, Resolução) anexo I, e ser protocolado na Diretoria de Ensino até 28/12/2018, aos cuidados do Supervisor de Ensino da Escola.

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra