COMUNICADO DERLIM DE 19.11.2020  

COMUNICADO DERLIM DE 19.11.2020

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Curso de Formação para Gerente de Organização Escolar – 1ª e 2ª Edição/2020 – Etapa 2: “Gerente de Organização Escolar – Transformando o Hoje! 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 24. Anexo I.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Procedimentos para Estágio Supervisionado Remoto – Licenciandos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) – Apenas estudantes da UNIVESP 

     Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria / EFAPE 2020 – Nº 201.

     Prezado(a) diretor(a),

     Levando em consideração o fluxo do sistema da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) para seus estudantes realizarem Estágio Remoto Supervisionado, informamos que os licenciandos advindos desta Universidade, se desejarem estagiar remotamente em nossa rede estadual de ensino, precisarão seguir os seguintes procedimentos:

    • O próprio interessado deverá entrar em contato com a Unidade Escolar em que pretende atuar e, se obtido aval por parte da direção desta UE, realizará preenchimento de solicitação de estágio no sistema UNIVESP, no qual informará o nome da escola em que atuará;

    • Os documentos então gerados pelo sistema UNIVESP (Carta de Apresentação, Termo de Compromisso e Apólice de Seguro), deverão, então, ser encaminhados à Diretoria de Ensino responsável para publicação de portaria de autorização e indicação de possibilidade de início das atividades na UE.

    Atenciosamente,

    Equipe EFAPE

2. Assunto: Avaliação/Ata de Recondução ou Cessação do Professor Coordenador  

    Senhores Diretores, informamos que a recondução do professor coordenador deverá ocorrer no dia 03/12/2020, de acordo com o Artigo 2º, da Portaria CGRH-09, de 13-11-2020, que estabelece procedimentos e cronograma do processo de atribuição de classes e aulas para o ano letivo de 2021.

     Encaminhamos, em anexo II, modelo de avaliação contemplando a relação de itens norteadores para a avaliação do desempenho do Professor Coordenador no ano letivo de 2020 e o modelo de ata recondução/cessação do Professor Coordenador para o exercício de 2021, para os registros devidos, conforme a Resolução SE nº 75, de 30/12/2014.

     Lembramos que, em caso de cessação, será necessária a orientação ao PC para que protocole em sua unidade de classificação (sede) a intenção de retorno em 2021, de forma que assegure a sua participação no processo de atribuição de aulas, que dar-se-á em 04/12. Esclarecemos que, mesmo que a avaliação de recondução seja desfavorável à permanência do PC, a data da cessação será posterior. Caso a cessação se dê ainda no ano de 2020 o professor não ficará impedido de participar da atribuição de PC para o ano de 2021 ou ainda se comprometer com uma designação que venha a se concretizar a partir do primeiro dia letivo de 2021.

     Considerando que a opção seja pela cessação antecipada ou a pedido do docente, a jornada (efetivo) ou a carga horária (F), a busca por aulas a serem atribuídas deve respeitar a ordem inversa de classificação na unidade sede do docente. Assim sendo, a escola deve informar a unidade sede sobre esse retorno para que sejam tomadas as medidas cabíveis, em tempo hábil, lembrando que não pode haver período (nem mesmo 1 dia) em que o docente fique sem a carga horária após a cessação (mesmo em recesso ou férias).

     Após a avaliação, a ata deverá ser lavrada e devidamente assinada pelo Diretor, pelo Supervisor da Escola e pelo Professor Coordenador. A referida ata deve ser arquivada na unidade escolar, sendo dispensável o seu encaminhamento à Diretoria de Ensino.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Acesso à ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M

     Informamos que a realização das ATPCs a serem transmitidas pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira será via YOUTUBE, cujo acesso se dará das 8h30 às 10h nos dias 24, 25 e 26/11/2020 com o Tema: V Mostra Virtual de Sustentabilidade.

Os links serão enviados no Comunicado DERLIM, na segunda-feira dia 23/11/2020.

 

 

2. Assunto: Inscrições Abertas para a 4ª edição do STEM TechCamp Brasil 2021 

Informamos que está aberto o processo seletivo para a 4ª edição do programa STEM TechCamp Brasil 2021. O programa é uma iniciativa da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), apoio da Poli-USP e Consed e tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

A 4ª edição do STEAM TechCamp BRASIL 2021 terá a duração de 12 meses, de janeiro a dezembro de 2021, e é voltada à participação de gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores de escolas públicas de redes estaduais e de institutos federais.

As inscrições vão até 04 de dezembro e deverão ser realizadas no site: https://steamtechcampbrasil.febrace.org.br/v2021/. Devido à pandemia do novo coronavírus as diversas atividades desta edição serão realizadas de forma remota, no Encontro Virtual que será realizado na semana de 8 a 12 de fevereiro de 2021. Durante o Encontro, os educadores selecionados participarão de workshops, palestras e painéis voltados ao tema, bem como de oficinas para a elaboração de propostas de planejamento estratégico para implantação de projetos nas escolas em seus estados de origem.

Ressaltamos que a organização do Programa STEAM TechCamp Brasil arcará com os custos de pacote de dados para acesso à internet, materiais didáticos e tecnológico (kits de eletrônica) para os 60 selecionados que participarem do Encontro Virtual STEAM TechCamp BRASIL 2021, no período de 08 a 12 de fevereiro de 2021.

Outras informações sobre o evento podem ser acessadas no site: https://steamtechcampbrasil.febrace.org.br/v2021/.

 

3. Assunto: Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino das Modalidades de Ensino e Atendimento Especializado (volume 1) 

Prorrogação de prazo O Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), por meio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), do Centro de Inclusão Educacional (CINC) e do Centro de Apoio Pedagógico (CAPE), comunica a todas as Diretorias de Ensino e Unidades Escolares da rede estadual a prorrogação do prazo para o dia 20/12/2020 para o envio dos artigos para a publicação virtual do documento “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DAS MODALIDADES DE ENSINO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO (Volume 1)” – ver chamada pública que consta no COMUNICADO DERLIM DE 19.10.2020.

 

 

4. Assunto: Cartilha para as Famílias e Documento Orientador para as Escolas, Voltados para o Atendimento ao Público Migrante Internacional 

O Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), por meio do seu Centro de Inclusão Educacional (CINC), tem a satisfação de divulgar dois documentos digitais voltados para o atendimento escolar dos estudantes migrantes internacionais (imigrantes e refugiados) na rede estadual de ensino.

Um deles é o documento orientador “Estudantes migrantes internacionais: orientações para a garantia da oferta de atendimento na educação básica e educação de jovens e adultos”, link: https://drive.google.com/file/d/1hdmXav-vmQNPyA7nQKlC35m8YbA9NM0T/view voltado para os servidores das áreas pedagógica e administrativa das Unidades Escolares e Diretoria de Ensino. O outro documento é a cartilha “Bem-vindo à escola: orientações para o ingresso de crianças, jovens e adultos migrantes internacionais na rede de ensino público do Estado de São Paulo”. O documento “Estudantes migrantes internacionais: orientações para a garantia da oferta de atendimento na educação básica e educação de jovens e adultos” consiste numa nova edição, revisada e ampliada, de documentos orientadores sobre o tema publicados pelo CINC em anos anteriores, que traz a conceituação do migrante internacional, indica os procedimentos necessários para matrícula e classificação, além de estratégias para o acolhimento e comunicação com o estudante migrante internacional. Apresenta, também, sugestões de materiais de apoio como cartilhas, vídeos e cursos, além da legislação de referência sobre o tema. É imprescindível que os servidores das unidades escolares e Diretorias de Ensino se apropriem deste documento, a fim de propiciar o atendimento escolar deste público com equidade e qualidade. Para acessar o documento clique no link: https://drive.google.com/file/d/1hdmXav-vmQNPyA7nQKlC35m8YbA9NM0T/view.

A cartilha “Bem-vindo à escola: orientações para o ingresso de crianças, jovens e adultos migrantes internacionais na rede de ensino público do Estado de São Paulo”, lin: https://drive.google.com/file/d/1NSgYPlrNM_TANFaqAuAROXeSkzB3trMT/view é voltada para os estudantes e suas famílias e explica brevemente a forma de ingresso e funcionamento da rede de ensino paulista. É dividida em 6 partes: organização das escolas no Estado de São Paulo, inscrição e matrícula, funcionamento da escola, cultura e comunicação, leis brasileiras e dicionário de emergência, com palavras relacionadas ao cotidiano escolar. Em uma parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a cartilha foi traduzida para os idiomas mais falados entre os estudantes migrantes internacionais na rede de ensino paulista, sendo eles Creole, Espanhol, Francês e Inglês. Para acessar a cartilha no idioma de interesse, clique nos links indicados logo abaixo, correspondentes a cada idioma.

Ressaltamos que o objetivo é que esta cartilha seja amplamente divulgada, principalmente para as famílias migrantes internacionais que chegarem à unidade escolar para solicitar inscrição ou matrícula. Na impossibilidade de oferta da cartilha impressa, a Secretaria da escola pode solicitar endereço de e-mail para envio do arquivo digital, entregar papel digitado com o endereço virtual no qual a cartilha poderá ser acessada ou imprimir e entregar o QR Code de acesso à cartilha (fixar o QR Code de acesso à cartilha nas paredes da escola também é uma ótima estratégia). Orienta-se que as famílias ou estudantes falantes de idiomas não contemplados na tradução recebam a cartilha em inglês ou outra opção de sua preferência, dentre as disponíveis.

Acesse as cartilhas em português ou traduzidas clicando nos links abaixo ou apontando a câmera do celular para o QR Code de cada idioma:

• Cartilha – Versão em Português – https://drive.google.com/file/d/1NSgYPlrNM_TANFaqAuAROXeSkzB3trMT/view 

• Cartilha – Versão em Creole – https://drive.google.com/file/d/132_ric3kSHi0uGVeWrOXlEjqy_nFld1H/view

• Cartilha – Versão em Espanhol – https://drive.google.com/file/d/1csJKnaVL579l73UNPe3WunGRb3-SGlfA/view 

• Cartilha – Versão em Francês – https://drive.google.com/file/d/1Dq5jyWVbi5oUzbvkH47Uc1spz8gq_wCF/view 

• Cartilha – Versão em Inglês – https://drive.google.com/file/d/1dZ6nW6tsBGhzGLOcE2lCVL6nE3d8D6_R/view 

 

 

5. Assunto: Festival Afro Minuto – Flink Sampa/2020- “Milton Santos”

     Divulgamos a lista dos vencedores do Festival Afro Minuto – Flink Sampa/2020 para as Escolas Jurisdicionadas a sua Diretoria de Ensino e informamos que a Cerimônia de Premiação ocorrerá dia 20/11/2020 as 10h00 em formato virtual.

      Parabenizamos todos os estudantes, docentes e equipe gestora que participaram e contribuíram para a realização deste Festival neste momento tão difícil que estamos enfrentando causado pela pandemia.

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 

1º COLOCADO 

DE NORTE 1

E.E. Raul Antônio Fragoso – PEI

Enzo Silva Estanqueiro

5º B

Gustavo Augusto Silva

5º B

https://www.youtube.com/watch?v=jhkj-GeAZRk&feature=youtu.be

 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 

1º COLOCADO 

DE CENTRO OESTE

E.E Fernão Dias Paes

Isabella Santana de Oliveira

9º A

Giulia Palma Giamarino Marachini

9º A

Manuella De Souza Santos

9º A

https://www.youtube.com/watch?v=0lhpniQ64S0&feature=youtu.be

 ENSINO MÉDIO 

1º COLOCADO 

DE CATANDUVA

E.E Prof. Shirley Camargo Von Zuben

Antonio Alves da Silva

3º C

Vinicius Machado de Freitas

3º A

https://www.youtube.com/watch?v=C2StYL7vKwQ&feature=youtu.be

 EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 

1º COLOCADO 

DE SANTO ANASTACIO

E.E Prof. Alice Maciel Sanches

José Edson da Silva

1º TA

https://www.youtube.com/watch?v=WMtrc9ga6rI&feature=youtu.be

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT 

Fone 3404.2953 – delimnit@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Informações sobre o Espelhamento na sua UE 

     Prezada Direção

     Solicitamos que façam o preenchimento do formulário sobre Espelhamento na UE, através do link abaixo, até o dia 23/11/2020.

      https://forms.gle/rh63RPuupQ7gYTgq6 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br

1. Assunto:  PDDE Paulista – Novos Critérios e Plano de Aplicação Financeira (PAF) 

Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria /CG /COFI/CISE/COPED/2020 – Nº 203.

São Paulo, 18 de novembro de 2020.

Conforme anunciado pela Chefe de Gabinete na live do dia 17/11/20, transmitida pelo CMSP, a secretaria irá adotar novos critérios para o repasse do PDDE Paulista, referente ao ano de 2021.

São incluídos como novos critérios: o aumento do valor per capita para alunos de escolas PEI de um turno (9h), o valor por área construída, além de dois valores adicionais, sendo o primeiro para as escolas que possuem salas de recurso e segundo para as que se localizam em regiões de vulnerabilidade alta ou muito alta, conforme o Índice de Vulnerabilidade Paulista – IPVS que possuam pelo menos 500 alunos.

 

Para o cálculo do valor per capita foi utilizada a base de dados de matrículas do censo escolar de 2019. Sendo assim, cumpre esclarecer que as escolas da expansão do PEI que terão turno único em 2021, receberão conforme matrículas cadastradas em 2019. Assim, para sanar quaisquer distorções, será feito ajuste em 2021, tanto para as escolas PEI 9h da expansão, quanto para outras escolas que possam vir absorver a demanda que a expansão pode gerar por vagas.

Os critérios do valor fixo, valor per capita (com aumento para PEI 9h) e valor por área deverão ser mantidos para futuros repasses. Entretanto, ajustes ou novos repasses de valores adicionais podem ser realizados conforme as demandas da rede e dos programas estratégicos da SEDUC.

Tendo isso em vista, e a fim de dirimir quaisquer dúvidas, também é necessário pontuar que algumas escolas podem vir a receber um valor menor para o ano de 2021, pois nos últimos repasses foi destinado um valor adicional para programas que não tem novo repasse programado, exemplo:

  • Novotec (124 escolas em 2020)
  • Complementação para manutenção e pequenos reparos via CISE (1.142 escolas em 2020).

Para que as escolas planejem o gasto do recurso em 2021 foi disponibilizado na Secretaria Escolar Digital – SED o Plano de Aplicação Financeira – PAF, que deverá ser preenchido pelas escolas até o dia 25/11/2020. As escolas terão liberdade para dividir o recurso entre custeio e capital, entretanto, após o repasse do recurso, não será mais possível alterar esta divisão. Apenas poderá ser alterado o que se refere aos “Grupos de Despesas”, no decorrer da execução, bastando a escola fazer a solicitação.  Para mais informações, consulte o manual do sistema, disponível no Mural de Avisos da SED.

Por fim, é importante ressaltar que as escolas que possuem saldo remanescente na conta de 2019 não poderão alterar o percentual de custeio para capital ou vice-versa. Todo o saldo remanescente deverá ser utilizado para sua categoria de origem. As escolas com valores altos de saldo remanescente, mas que possuem uma justificativa, receberão o repasse do recurso de 2021. Os casos omissos serão avaliados pelas Diretorias em conjunto com a Subsecretaria e a COFI.

Atenciosamente,

SUBSECRETARIA /CG /COFI/CISE/COPED

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Atribuição de Vaga de Supervisor de Ensino  

    A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino – Região de Limeira, no uso de suas atribuições legais, CONVOCA, os candidatos inscritos para substituir e/ou responder pelo cargo vago de SUPERVISOR DE ENSINO, nos termos da RES.SE.05/2020, alterada pelas Res.SE 18/2020, 56/2020 e 81/2020: Informa ainda o seguinte: I – Atribuição de 2 cargos vagos de Supervisor de Ensino.

     Local: Plataforma do Microsoft Teams, através de convite que será enviado ao e- mail institucional dos candidatos que tiverem preenchido formulário.

     Data: 25/11/2020

     Horas: 9h00

    Segue, anexo III, edital.

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Karina Aparecida Calsavara, Diretora da EE. Prof. Antonio Perches Lordello – 21/11 (sábado) 

– Patricia Alessandra Peres, Núcleo de Administração de Pessoal/CRH – 22/11 (domingo) 

– Ana Lucia Alvarenga Araújo, Diretora do Núcleo de Vida Escolar/CIE – 22/11 (domingo) 

– Alba Valéria de Araujo Milo Lins, Diretora do Núcleo de Finanças/CAF – 23/11 (segunda-feira) 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino