COMUNICADO DERLIM DE 19.08.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 19.08.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Programação I Profissionais da Educação – CMSP 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 119. Anexo I.

 

 

2. Assunto: #inscriçõesprorrogadas 

 

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Cronograma de Formação Programa Bolsa do Povo – CMSP

    Conforme Boletim Semanal da Subsecretaria nº 344, de 18 de Agosto de 2021, segue o cronograma de formação aos responsáveis que atuarão nas escolas no Programa Bolsa do Povo.

    A formação inicial para os beneficiários é obrigatória e terá início a partir de 23/08.

    O beneficiário inicia a formação no primeiro dia útil depois de assinar os termos de Compromisso e Responsabilidade, isto é, após:

                                         1. a validação da documentação pela DE;

                                         2. envio pela escola dos Termos de Compromisso e Responsabilidade assinados na plataforma.

     A Diretoria de Ensino só poderá validar a documentação a partir do dia 20/08.  

     A formação deve ser realizada no prazo de uma semana, a contar do primeiro dia útil após o envio dos termos, e acontecerá integralmente pelo CMSP.

     Os beneficiários receberão por e-mail seu login e senha de acesso.

23/08/2021

 8h – 12h

responsáveis que atuarão no Programa

 Canal Bolsa do Povo Educação – CMSP

24/08/2021

 8h – 12h

responsáveis que atuarão no Programa

Canal Bolsa do Povo Educação – CMSP

25/08/2021

 8h – 12h

responsáveis que atuarão no Programa

Canal Bolsa do Povo Educação – CMSP

26/08/2021

 8h – 12h

responsáveis que atuarão no Programa

Canal Bolsa do Povo Educação – CMSP

27/08/2021

 8h – 12h

responsáveis que atuarão no Programa

Canal Bolsa do Povo Educação – CMSP

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Concurso de Redação – “Vinícius de Moraes” (Limeira)   

A Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara Municipal de Limeira, em parceria com a Diretoria de Ensino, informa que as inscrições para participar do 8º Concurso de Redação Vinícius de Moraes foram prorrogadas até o dia 31 de agosto.
Pedimos a gentileza de divulgar a alteração para os professores e alunos.

O tema a ser tratado nesse concurso é: Reflexos da pandemia na educação: Qual o destino do ensino no Brasil?  

Quem pode se inscrever: alunos do 9º Ano do E.F.; alunos do E.M. e alunos de Pré-Vestibular matriculados em Escolas Públicas e Particulares da cidade de Limeira.

Acesse o regulamento: http://concursoredacao.limeira.sp.leg.br/regulamento 

Inscrição do concurso o aluno deverá acessar o hotsite:

http://concursoredacao.limeira.sp.leg.br/ 

Encaminhar para o e-mail: concursoredacao@limeira.sp.leg.br

2. Assunto: Aprender Valor 

    Atenção Coordenadores e professores!

    O prazo de adesão das escolas públicas de ensino fundamental para participarem do Aprender Valor em 2021 já foi encerrado, e tivemos adesão de 499 escolas da rede! O Aprender Valor é um programa permanente que será ofertado nos próximos anos. As escolas que tiverem interesse, e que não estejam participando desta edição, terão nova oportunidade de aderir ao final deste ano, para participação no programa em 2022.

     Para quem já aderiu, o próximo passo é realizar o cadastro e enturmação de estudantes, bem como o cadastro de professores. Para auxiliá-los nessa etapa, reforçamos a necessidade de assistir à live que aconteceu no dia 03 de agosto e que está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=paTqHvHAiK4&t=330s 

     Cadastre também seus profissionais para que eles tenham acesso às formações que já estão disponíveis na plataforma. Convidamos vocês para assistir o evento Aprender Valor | O poder transformador da Educação Financeira, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=yfn_Outkfm0 

     Solicitamos ampla divulgação!

3. Assunto: Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar  

     Comunicamos que no mês de outubro ocorrerá o 11º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar e 1º Simpósio Internacional de Atendimento Escolar Hospitalar e Domiciliar/Giei, com o tema “Campo Interdisciplinar do Atendimento Educacional em Classe Hospitalar e Domiciliar: Políticas, Formação e Práticas”.

     O evento contará com apresentação de palestras, mesas redondas e comunicações orais, e será realizado no formato on-line, no período de 15 a 17 de outubro de 2021. A Comissão Organizadora do Encontro optou pela não cobrança de taxa de inscrição, e um dos objetivos principais é que o evento possa ser um espaço de troca de informações entre gestores, professores e pesquisadores, para mapeamento das políticas e práticas educacionais desenvolvidas nos estados brasileiros, com a participação em Mesas Redondas.

     Aos professores, pesquisadores e demais participantes são propostos dois momentos:

1.         A participação colaborativa em uma das sessões de Comunicação Oral enviando um resumo ou relato de experiência, cujo formato e diretrizes estão disponíveis no site https://www.congressochd2021.org/ do Encontro, na página Submissões, e que irá compor os Anais do evento.

2.         O acesso aos formulários para coleta de dados como fontes documentais que poderão fazer parte dos anexos do Ebook final, para acervo de consulta, que também constará dos Anais. No site do Encontro https://www.congressochd2021.org/, desenvolvido exclusivamente para o evento, poderão ser obtidas mais informações como: programação, submissão dos trabalhos, vídeos demonstrativos etc.

4. Assunto: 8ª edição (FeCEESP) – Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo   

     Estão abertas as inscrições para a  8ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), que será parte integrante do Movimento Inova III. Nesta edição podem participar professores e estudantes matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual, em três categorias e duas subcategorias:

     Categorias: 

     Ciências da Natureza (CN)

     Ciências Humanas (CH)

     Desafios Matemáticos (DM)

     Subcategorias: 

     Júnior: estudantes do 6º, 7º e 8º ano do EF.

     Master: Estudantes do 9º ano do EF, 1ª, 2ª e 3ª série do EM.

     Para consultar informações detalhadas e o cronograma, acesse o Regulamento da 8ª FeCEESP, por meio do link: https://drive.google.com/file/d/1mJUPyI_i3IQFA7fNysBTBdsZp-FiBm44/view

     Caso não consiga acessar o regulamento no Hiperlink anterior, copie e cole em seu navegador o link: https://drive.google.com/file/d/1mJUPyI_i3IQFA7fNysBTBdsZp-FiBm44/view?usp=sharing

      Orientações:

      Após o desenvolvimento do projeto básico, cada equipe da unidade escolar inscreve seu projeto básico (conforme modelo do anexo II), banner (conforme modelo do anexo III), Resumo (conforme anexo IV) e ficha de identificação (conforme modelo do anexo I) na Diretoria de Ensino.  Os anexos encontram-se no regulamento, link acima.

    As inscrições deverão ser encaminhadas até o dia 17-09-2021, no email do NPE delimnpe@educacao.sp.gov.br

5. Assunto: Dia do Agita Galera – 27/08/2021  

     A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), informa que realizará o Agita Galera – Dia da Comunidade Ativa, com o tema: “Passos Verdes – Transformando o futuro com diversão”, entre os dias 27/08 e 04/09/2020.

     O objetivo dessa parceria de 24 (vinte e quatro) anos está em conscientizar a população escolar em aumentar o nível de conhecimento da adoção de um estilo de vida ativo voltado a práticas saudáveis e envolver a comunidade escolar em atividades físicas no seu dia a dia.

     Neste ano o tema proposto tem o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento saudável e sustentável por meio da alimentação e atividade física de forma colaborativa e participativa dos estudantes. Sugerimos um trabalho em parceria entre os professores para conscientizar os estudantes respeito de alimentos saudáveis, jogos brincadeiras e exercícios que elevem a qualidade de vida.

     Trata-se de um dia de celebração, sensibilização e valorização das atividades comumente realizadas pelos alunos durante as aulas de Educação Física. Orientamos que as Diretorias de Ensino a realizem um ATPC sobre o tema, dando enfoque à importância da prática de atividade física e alimentação saudável durante o isolamento e para o retorno as aulas, a fim de proporcionar um equilíbrio emocional e manutenção do condicionamento físico, combatendo o sedentarismo.

     Considerando a grande importância do registro das atividades realizadas para compor o rol de Boas Práticas em 2021, solicitamos às Diretorias de Ensino que orientem os professores de Educação Física das Unidades Escolares no sentido de registrarem as ações realizadas no dia 27 de agosto, Dia do Agita Galera (Eixo Educação), no portal do Agita Galera, até o dia 03 de setembro no link https://portalagita.org.br/pt/agita-sp/agita-galera/apresentacao.html

6. Assunto: Videoguia com intérprete de Libras da exposição “Resistência Já!” 

    Retransmitimos convite do USP.

    O Educativo do MAE-USP em parceria com os grupos indígenas lança o #videoguia com intérprete de libras da exposição e ação educativa “Resistência Já! Fortalecimento e união das culturas indígenas. Kaingang, Guarani Nhanewa e Terena”.

    Link do videoguia abaixo:

     https://youtu.be/VyOeTESL4fo

7. Assunto: Projeto Física Alternativa 

   Retransmitimos convite da Universidade Federal de Santa Maria, para as escolas de Ensino Médio.

   O projeto Projeto Física Alternativa, é um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), registrado no Portal de Projetos.

  Poderão consultar os materiais didáticos para educadores (através do Banco de Materiais de Apoio ao Educador-BMAEduc) e para estudantes (através do Portal do Educando).

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Censo Escolar 2021

     Prezados (as) Senhores (as)

     Solicitamos por gentileza DESCONSIDERAR os e-mails e informações recebidas do INEP para coleta do Censo Escolar 2021, pois o Estado de São Paulo NÃO digita dados no Censo e SIM migra as informações da SED.

     Aguardem comunicados da Diretoria de Ensino para conferência provavelmente em setembro/outubro.

     Dúvidas entrar em contato através do e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Assunto:  Registro de carga horária para fins de pagamento – EJATEC

     Retransmitimos o Boletim Semanal Subsecretaria Ano 2021 – Nº 343, de 11 de agosto de 2021, referente ao Registro de carga horária para fins de pagamento – EJATEC. Solicitamos que as Unidades Escolares realizem a verificação e conferencia das Associações realizadas no cronograma de Agosto/2021 e deem andamento as correções necessárias.

A Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula em conjunto com a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos vem orientar procedimentos relativos à associação das aulas atribuídas do EJATEC, pontualmente ao tipo de ensino 108 – “Qualificação profissional”.
A especificidade deste tipo de ensino prevê a atuação de mais de um professor em uma mesma turma, ou seja, há possibilidade de atribuir as 6 aulas da formação profissional para diferentes professores. Com isso, haverá a necessidade de adequação do sistema de registro desta carga horária que será contemplado a partir do dia 16/08/2021 no sistema SED – Atribuição Especial.

Considerando o cronograma de atribuição até o dia 12/08/2021, as associações devem ocorrer especificamente para (1) professor por turma.

Após 16/08/2021, o sistema aceitará a digitação de mais de (1) professor para a mesma turma.

As aulas associadas até o presente momento, mesmo que o Professor não esteja ministrando 6 aulas, não devem ser desassociadas. As correções de quantidade de aulas já associadas nessa programação deverão ocorrer somente a partir do dia 16/08/21. Oportunamente serão enviadas novas orientações para o registro na nova conformidade.

Atenciosamente,
CITEM/CGRH

TODOS OS ANEXOS AQUI.

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino