COMUNICADO DERLIM DE 19.06.2017

COMUNICADO DERLIM DE 19.06.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Atribuição de Vaga de Diretor de Escola

    A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de Limeira, no uso de suas atribuições legais, CONVOCA os candidatos inscritos para atribuição de vaga de DIRETOR DE ESCOLA, nos termos da RES. SE 82/13. Edital em Anexo I.

    Local:      Diretoria de Ensino Região de Limeira

    Data:       22/06/2017

    Horário: 09h00

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Plantão da Supervisão

     Excepcionalmente amanhã, dia 20/06/2016, não haverá plantão da Supervisão, em virtude de convocação para a reunião de Diretores de Escola e Professor Coordenadores.

2. Assunto: Solicitação de Encaminhamento de “Boas Práticas” de Conselho de Escola

     Considerando o Comunicado Externo SAREG 42/2017, reiteramos a solicitação de envio de vídeos com “Boas Práticas”, referentes ao Conselho de Escola, por meio de protagonistas com depoimentos e inspirações da rede de ensino paulista, para inserção em um dos módulos do Curso de Formação em Conselheiros de Escola, que se encontra em plena construção.

     Os produtos deverão ser encaminhados até 20 (vinte) de junho.

     Por se tratar de um arquivo “pesado”, sugerimos utilizarem as seguintes ferramentas:

·WeTransfer: https://wetransfer.com – permite transmitir arquivos de até 20GB.

     1. Acesse o site;

     2. Carregue o arquivo;

     3. Envie o link ao colegiados@educacao.sp.gov.br e delim@educacao.sp.gov.br.

·      OneDrive da Microsoft 365 – este aplicativo é como uma pasta na rede.

1.      Acesse o site https://www.office.com/ utilizando seu login e senha;

     2. Selecione a opção OneDrive;

     3. Arraste o arquivo para a pasta;

     4. Clique abaixo de Compartilhamento;

     5. Clique em Alterar Permissões;

     6. Selecione Adicionar Pessoas;

     7. Coloque o e-mail colegiados@educacao.sp.gov.br e delim@educacao.sp.gov.br ;

     8. Escreva o nome da Diretoria nos comentários e clique em Compartilhar.

     Destacamos que a construção do Curso de Formação em Conselheiros de Escola, que é uma instância decisória de natureza pedagógica, administrativa e financeira, conta com representantes de Diretorias de Ensino e Unidades Escolares.

     Dúvidas e/ou esclarecimentos, contatar a Equipe Colegiados: (11) 2075.4907/08/09

 

3. Assunto: Prêmio Construindo a Nação/2017 – Inscrições

    Com o objetivo de estimular, conhecer, reconhecer e difundir as práticas de cidadania desenvolvidas por estudantes das escolas públicas e privadas de todo território nacional, que participam de agremiações estudantis, no ensino fundamental, médio e cursos técnicos, o Instituto de cidadania Brasil, em parceria com a Fundação Volkswagen, lança a 17ª edição do Prêmio Construindo a Nação, este ano denominado “OS GRÊMIOS NOS MUNICÍPIOS – PRÁTICAS TRANSFORMADORAS”.

     O quesito básico para a inscrição de sua prática ou ação de cidadania é que ela tenha acontecido em 2017, mesmo que iniciada em períodos anteriores.

    Além dos grêmios estudantis também poderão se inscrever outros estudantes que se agrupem na escola e desenvolvam práticas cidadãs por meio de centros de voluntariado, colegiados, grupos ou qualquer outra forma de agremiação e representação estudantil, desde que sejam empreendedores destas práticas.

    CRONOGRAMA

     Inscrições: até 30 de junho de 2017 (esta ação inscreve a escola na premiação, em nome da equipe gremista)

     Recepção do vídeo – até 30 de setembro de 2017 (Somente com a apresentação do vídeo é que o trabalho estará concorrendo ao prêmio)

     Divulgação do resultado – 07 de novembro/2017

     Evento de premiação para a equipe gremista vencedora – até dezembro de 2017.

     Para conhecer o regulamento, acessar: www.institutocidadania.org.br

    A Equipe de Colegiados permanece à disposição nos contatos:

     E-mail – colegiados@educacao.sp.gov.br, Telefones: (11) 2075-4907/08/09.

 

 

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Agenda de Videoconferência

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

    22/06/2017

Das 11h00 às 12h30

Mediação e Linguagem

Segue, Anexo II, material de estudo “Diário de Bordo”, para esta videoconferência.

Professor Coordenador – PC, Professor da Sala de Leitura, Responsável pela biblioteca, Professores PEB II de Língua Portuguesa.

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 

Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Normas de Conduta no Âmbito da Execução do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD

     Em função de inúmeras consultas por parte das Diretorias de Ensino – DE e escolas sobre eventos relativos à escolha de livros do PNLD, informamos que é vedada a participação dos Titulares de Direitos Autorais, autores, ou de seus representantes, em ações da Secretaria de Educação e DE. Da mesma forma, é proibido disponibilizar espaço público para os citados fins, conforme estabelece o Art. 3º, em seu § 4º e itens III e VII, da Portaria Normativa nº 7/2007.

    Segue Anexo III, para conhecer, na íntegra, a PORTARIA NORMATIVA Nº 7, DE 5 DE ABRIL DE 2007, que dispõe sobre as normas de conduta no âmbito da execução dos Programas do Livro.

     Assim que obtivermos mais informações sobre o período de escolha dos livros didáticos e a publicação do Guia com as resenhas das coleções aprovadas para o PNLD 2018 – Ensino Médio, bem como o passo a passo do acesso ao PDDE Interativo e à planilha de Escolha, divulgaremos no portal da SEE www.educacao.sp.gov.br > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o site > PNLD 2018 (a página, em breve, estará disponível.)

2. Assunto: 9º Concurso de Desenho e Redação Controladoria Geral da União (CGU)

    Informamos que estão abertas as inscrições para o 9º Concurso de Desenho e Redação da CGU, cujo tema este ano é “TODO DIA É DIA DE CIDADANIA!”.

    As escolas interessadas em participar deverão acessar o site Criança Cidadã – Portalzinho da CGU no endereço eletrônico www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos, onde encontrarão o regulamento, o edital do concurso, o Guia do Professor, os formulários de realização dos trabalhos, os arquivos de peças de divulgação como banner, cartaz, card whatsApp, spot rádio, logo e apresentação em PPT, e o endereço eletrônico para inscrição da escola e dos trabalhos. .

    Além disso, sugerimos acessar os links com notícias do 9º Concurso de Desenho e Redação, elaboradas pela Assessoria de Comunicação da Controladoria Geral da União: http://www.cgu.gov.br/noticias/2017/04/ministerio-da-transparencia-abre-inscricoes-para-9o-concurso-de-desenho-e-redacao ;

http://www.cgu.gov.br/assuntos/controle-social/educacao-cidada/concurso-de-desenho-e-redacao .

    Informamos que a premiação inclui tablets, computadores e certificados e que as inscrições encerram-se em 30/09/2017.

    Dúvidas: envie um e-mail para: desenhoeredacao@cgu.gov.br.

    Contamos, mais uma vez, com sua colaboração no processo de divulgação desta importante iniciativa.

3. Assunto: Divulgação de Colóquio do Instituto de Física da USP

    No dia 22 de junho, às 16h, o Prof. Dr. Enrico Bertuzzo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, participará do Colóquio IFUSP abordando o tema “Fear of the Dark (Matter) ”. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes, Rua do Matão, 1371 – travessa R, Cidade Universitária, São Paulo/SP. Será transmitido ao vivo pelo site http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=36950.

     Nesse colóquio, depois de uma breve introdução às evidências experimentais da existência da matéria escura, serão tratados temas sobre a região de parâmetros já excluída e novas direções na busca desse componente de matéria ainda desconhecida.

     Resumo da palestra: Oitenta anos após as primeiras observações experimentais de Fritz Zwicky, há poucas dúvidas em relação à existência da matéria escura. Apesar disso, não temos indicação alguma sobre a sua natureza, senão que interage gravitacionalmente.

      Notificamos que a participação presencial ou virtual é por adesão e de responsabilidade dos interessados. Para mais informações, acesse o site http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1453.

     Em caso de dúvidas sobre o comunicado, entre em contato com Renata C. de Andrade Oliveira (Equipe de Física) por e-mail renata.andrade@educacao.sp.gov.br ou por telefone (11) 3351-0126.

4. Assunto: Divulgação de Palestra do Projeto “Física Para Todos”

     No dia 01 de julho (sábado), das 10h30 às 12h00, a Profa. Dra. Denise Petri, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP), participará do projeto “Física para Todos” e abordará o tema “Molhar ou não molhar: eis a questão! ”. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo/SP (próximo às estações República e Anhangabaú do Metrô).

     Resumo da palestra: Você sabe quais fatores fazem com que as superfícies de tantas folhas e insetos não se molhem na chuva? Por que os revestimentos Teflon deixam as panelas antiaderentes? Por que uma folha de papel molha tão facilmente? Nesta apresentação curiosa e imperdível, faremos algumas medidas de “molhabilidade” de superfícies do cotidiano.

     As inscrições podem ser realizadas no site https://portal.if.usp.br/extensao/?q=node/348. Notificamos que a participação é por adesão e de responsabilidade dos interessados.

     Em caso de dúvidas sobre o comunicado, entre em contato com Renata C. de Andrade Oliveira (Equipe de Física) por e-mail renata.andrade@educacao.sp.gov.br  ou por telefone (11) 3351-0126.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Vida Escolar – NVE

Fone 3404.2976/2977 (Walkíria) – delimnve@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Fechamento do 2º bimestre

    Informamos que a digitação do fechamento – 2 º bimestre, encontra-se disponível na plataforma SED. Os professores deverão efetuar o lançamento até o dia 07 de julho.

    Lembramos que é imprescindível que o GOE/AOE realize a Associação do Professor à Classe para que os professores possam visualizar suas turmas e que o Calendário Escolar esteja homologado, caso contrário, o fechamento permanecerá bloqueado.

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino