COMUNICADO DERLIM DE 18.12.2020

1. Assunto: Ensino híbrido: Práticas de Orientação de Estudos – 1ª Edição/2020 – Início das atividades no AVA-EFAPE

Solicitamos especial atenção ao boletim nº 2. Anexo I.

1. Assunto Aquisição do Kit de Robótica

Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CITEM/COPED – 2020 – Nº 310.

Realizamos no dia 16/12/2020, junto a rede a live sobre orientação e dúvidas sobre a aquisição do kit de robótica, ferramentas e equipamentos de proteção individual, que deve ser adquiridos com os recursos do PDDE SP e também sugestões para criação dos espaços de inovação que deverão substituir os antigos laboratórios de informática, por permitir o trabalho com inovação que vem sendo desenvolvido pelas unidades escolares, contemplando as metodologias ativas e os desenvolvimento de habilidades socioemocionais, criatividade, inventividade e pensamento crítico, além de valores, como segurança, aliado aos eixos do letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e pensamento computacional.

Para tanto, pedimos  auxílio para ampla divulgação a live , link: https://www.youtube.com/watch?v=B5uU2kq6qN0&feature=youtu.be junto ao NIT, Professores PCNP e aos Diretores das unidades escolares.

Aproveitamos e reencaminhamos, link: https://drive.google.com/file/d/1UKb3m-D0za6U5ocrOURXHA9Y8azje4XB/view o documento orientador que traz informações sobre a aquisição e descrição dos materiais.

2. Assunto: Trilha Inovação Professores e Gestores – CIEBP

Pedimos a gentileza de reforçar a divulgação à rede estadual sobre a trilha formativa de Inovação que será ofertada durante todo o mês de janeiro de 2021 a Professores e Gestores de maneira optativa.

A trilha de Inovação será ministrada no Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo (CIEBP) em todo o mês de janeiro e é dedicada exclusivamente a Gestores e Professores da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, com agendamento prévio, que já está sendo realizado por meio do e-mail centrodeinovacao@educacao.sp.gov.br e/ou WhatsApp (11) 97544-5056. Pedimos que seja informado o dia em que deseja participar, dentre os dias úteis do mês de janeiro, bem como o período (manhã e ou tarde).

A trilha será realizada na modalidade presencial, por permitir experimentações e vivências no eixo do pensamento computacional e do empreendedorismo e metodologias ativas, mas serão respeitados o distanciamento social e os protocolos de saúde.

• Duração da trilha: 3 horas

• Número de pessoas por trilha: 60 pessoas, total por dia 120 pessoas

• Total de Vagas: 2400 pessoas

• Horário disponível: 9h às 12h e/ou 14h às 17h (segunda a sexta-feira).

Será disponibilizado um atestado de participação.

Para conhecer mais sobre a trilha e o que será oferecido acesse link: https://drive.google.com/file/d/1ejjpq-74ik2PZD8QnypySdQHe2kAHBvI/view. Como temos uma limitação de vagas, é indicado que o agendamento seja realizado até o dia 30/12/2020.

3. Assunto: Entregas PNLD

Informamos que está em andamento a entrega de obras do PNLD em escolas urbanas e rurais.

Portanto, solicitamos que as escolas estejam atentas ao fato de que os Correios, parceiro do FNDE no programa de livros, prosseguirão com suas entregas até o dia 22 de dezembro de 2020 e retomarão no dia 4 de janeiro de 2021.

4. Assunto: E-book “Redução do risco de desastres e a resiliência no meio rural e urbano”

A Coordenadoria Pedagógica (COPED) solicita a ampla divulgação do e-book “REDUÇÃO DO RISCO DE DESASTRES e a resiliência no meio rural e urbano”, que é composto por 50 capítulos que apresentam reflexões de profissionais das diferentes áreas do conhecimento humano do Brasil e de Portugal sobre o tema.

Encaminhamos o link: https://www.agbbauru.org.br/ de acesso ao e-book, cuja organização é resultado de uma ação conjunta da AGB/Bauru e do Centro Paula Souza/Escola Técnica Estadual Astor de Mattos Carvalho – Cabrália Paulista (SP) com as seguintes instituições e organizações: FIOCRUZ, INPE, CEMADEN, UNIDRR/Bonn – Alemanha, EUMETSAT, IPCC/ONU, Embrapa Instrumentação, LAPIS/UFAL, Universidade de Aveiro – Portugal e Defesa Civil de Bauru.

A publicação tem como objetivo contribuir com a ampliação do repertório teórico e metodológico das equipes gestoras, professores e estudantes da rede estadual de ensino no que se refere ao tema curricular Educação em Redução de Riscos e Desastres, conforme prevê o Currículo Paulista. O conteúdo do e-book é de responsabilidade dos organizadores e autores da publicação.

Informamos ainda que no dia 16/12/2020, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) realizou uma live, https://www.youtube.com/watch?v=RwZHfPddWqw&feature=youtu.be para fazer o lançamento oficial do e-book.

Em caso de dúvidas, acesse: www.agbbauru.org.br ou envie um e-mail para: agb@agbbauru.org.br .