COMUNICADO DERLIM DE 18.04.2019

1. Assunto: CUCO 2019

A Diretoria de Ensino de Limeira agradece o empenho das unidades escolares que fizeram inscrição na CUCO 2019.

Em 2018 tivemos 556 inscritos em nossa DE e este ano chegamos a 2144 inscritos.

Parabéns a todas as unidades participantes!

2. Assunto:  Adesão Projeto Junior Achievement

Segue em anexo I, II e III os arquivos para as escolas que realizarão a adesão ao Programa – “O futuro do trabalho”, projeto da Junior Achievement. Vale lembrar que o objetivo principal desse projeto para 2019, que contemplará os estudantes da nossa rede do Ensino Médio, é oferecer às escolas participantes a possibilidade de adesão a um programa que tem objetivo de preparar os alunos com as ferramentas e habilidades exigidas para obter e manter um emprego em setores com carreiras de alto crescimento.

– Planilha de pedido de material

– Acordo de parceria (para formalização da parceria)

– Instruções para preenchimentos dos arquivos acima

Reforçamos que a data limite para as Unidades Escolares enviarem a planilha de inscrição e o acordo de parceria é 10/05.

A capacitação/orientação para utilização do material será realizada pelo Coordenador de Projetos da Junior Achievement Bruno Passos entre os dias 04/06 e 05/06, nos respectivos pólos.

As inscrições precisam ser destinadas para as PCNPs interlocutoras do programa:

Camila Delgado Montoya – camiladelgado@professor.educacao.sp.gov.br

Letícia Fernandes Garcia – fernandesgarcia@professor.educacao.sp.gov.br

Segue o link da Webconferência “O futuro do Trabalho – Junior Achievement”:

3. Assunto: Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Reforçamos que estão abertas as inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro. O Parlamento Jovem Brasileiro é uma oportunidade única para os estudantes de ensino médio vivenciarem, na prática, o trabalho dos deputados federais, elaborar projetos de leis e debater, na Câmara dos Deputados, temas de grande importância para o nosso país. Este é um programa que busca contribuir para o desenvolvimento de uma das dimensões da cidadania, que é o conhecimento sobre a organização da democracia representativa, assim como a importância da participação e do controle social.

O período de inscrição é de 27 de março a 31 de maio de 2019, exclusivamente no site da Câmara dos Deputados. Para inscrever-se, o interessado deverá acessar a Ficha de Inscrição pela página do PJB no Portal da Câmara dos Deputados, em: www.camara.leg.br/pjb (no menu à direita, em “Destaques”), e preencher todas as informações com atenção e de forma completa, além de anexar os seguintes documentos à sua Ficha de Inscrição:

• Projeto de lei elaborado por você.

• Cópia de documento de identidade válido e legível;

• Termo de Autorização do Responsável, assinado, caso você tenha menos de 18 anos. O modelo do termo de autorização está disponível no site juntamente com a ficha de inscrição;

Critérios de Participação no PJB 2019:

• Ter entre 16 e 22 anos até o dia 31/12/2019. Isso significa que você só pode participar do PJB se nasceu entre 1997 e 2003.

• Estar matriculado(a) e frequentando regularmente o ensino médio em escola pública ou particular. Se você cursa o ensino técnico integrado ao ensino médio, ou está cursando o ensino médio na modalidade EJA (educação de jovens e adultos), você também está apto(a) a participar.

• Não ter participado como deputado jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

Acesse o link  https://www.youtube.com/watch?v=eW1DbWS8lo8&t=220s para ter acesso a Orientação Técnica – Programa Parlamento Jovem Brasileiro.

O vídeo deverá ser replicado em horário de ATPC nas Unidades Escolares e um professor deverá ficar responsável em levar essas informações até os estudantes.

Para maiores informações 34042957 (PCNP Camila Montoya)

Dúvidas com os links entrar em contato (PCNP Matheus Piffer)

4.  Assunto:  Reserva Técnica PNLD

Caso alguma unidade escolar esteja com dificuldades em finalizar o pedido de reserva técnica do PNLD, em particular, a não visualização de opção de títulos, série/ano, componente curricular ou problemas de outra natureza a escola poderá “printar” a tela e enviar para o endereço abaixo. O FNDE irá verificar a ocorrência. Alertamos que o prazo termina dia 22 de abril, próxima segunda-feira.

livrodidatico@fnde.gov.br

– Maria Teresa Busatto Mendonça, Diretora da EE Prof. João Batista Leme – 19/04 (sexta-feira)

– Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza, Diretora da EE Prof. Dorivaldo Damm – 21/04 (domingo)

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra