COMUNICADO DERLIM DE 17.12.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 17.12.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: SARESP 2021 – Questionário Socioeconômico Digital: prorrogação de prazo  

Conforme já informado, no âmbito do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, está prevista a aplicação dos “Questionários Socioeconômicos” voltados aos pais/responsáveis e estudantes dos 5º. e 9º. anos do ensino fundamental e da 3ª. série do ensino médio.

Dada a importância da coleta dos dados para a composição/atualização do indicador e considerando a instabilidade na SED – Secretaria Escolar Digital durante o período programado para a aplicação do instrumento, informamos que o prazo para resposta ao questionário será ampliado para até 23 de dezembro.

Contamos com a ampla divulgação junto ao público envolvido e aproveitamos para reforçar as instruções de acesso, conforme tutorial:

Tutorial – questionário socioeconômico SARESP https://docs.google.com/presentation/d/1Sughyxt23Br4eoxpOBsRmPC3FPZUth5a/edit?usp=sharing&ouid=112436542920190605201&rtpof=true&sd=true

Aproveitamos a oportunidade para informar que, a pedido da rede, em breve a equipe da CITEM irá disponibilizar às Diretorias de Ensino um relatório para monitoramento da participação no questionário.

Agradecemos a costumeira colaboração e, em caso de dúvidas, disponibilizamos os seguintes canais:

a) Sobre os questionários – e-mail: saresp@educacao.sp.gov.br

b) Sobre acesso e interação na SED – Portal de Atendimento SEDUC

 

2. Assunto: Redação SARESP 

Sr. Diretores,

Um dos instrumentos que fizeram parte da aplicação do SARESP 2021 foi a produção textual (redação).

A aplicação das redações foi realizada de forma censitária aos estudantes dos 5º, 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, da rede estadual.

 Uma amostra de tais produções retornaram à instituição aplicadora e irá compor um estudo interno, no âmbito dos resultados da avaliação.

As provas de redação que não fizeram parte da amostra serão objeto de uma ação formativa, no início do próximo ano, pela SEDUC junto aos professores da rede sobre a correção de redação em avaliações em larga escala.

Oportunamente, enviaremos maiores informações da formação. Para o momento, solicitamos a gentileza que as escolas guardem as provas com vistas à utilização em ação futura.

Acrescentamos, ainda, que não está previsto pagamento para os participantes da formação.

 

3. Assunto: Bolsa do Povo – Responsáveis/Termo de Compromisso

    Nesta semana foi anunciada a prorrogação do Bolsa do Povo Educação – Responsáveis para o ano de 2022

Os beneficiários que estão em atividade em 2021 e ainda são responsáveis por alunos matriculados na rede estadual de ensino devem continuar as atividades em 2022.

Para isso, é fundamental que o(a) diretor(a) da unidade e o(a) beneficiário(a) assinem o Termo de Compromisso e Continuidade, encaminhado através do Anexo I.

O preenchimento do termo é obrigatório para continuidade dos beneficiários.

Até as próximas orientações, os termos assinados devem ser arquivados na unidade escolar.

Em breve serão encaminhadas novas orientações pela equipe responsável na SEDUC/SP, as quais replicaremos às Unidades Escolares.

 

4. Assunto: Estatuto Padrão da APM  

Informamos que conforme consta no DECRETO Nº 65.869, DE 16 DE JULHO DE 2021, a data base para realização da Assembleia Geral para a adoção do Estatuto Padrão da APM é até 31 de dezembro de 2021.

Lembramos que segundo o § 1º, do artigo 2º do referido decreto, a eleição e a posse dos novos titulares dos órgãos estatutários deverão ocorrer no prazo máximo de 90 (noventa) dias, a contar da Assembleia Geral que aprovar o novo estatuto da entidade ou seja 31/03/2022, em conformidade com o Novo Estatuto Padrão da APM.

Fica portanto prorrogado, em caráter excepcional o mandato dos titulares dos Conselhos Deliberativos, das Diretorias Executivas e dos Conselhos Fiscais, das Associações de Pais e Mestres eleitos na forma do Estatuto Padrão da Associação de Pais e Mestres, estabelecido pelo Decreto nº 12.983, de 15 de dezembro de 1978, até a posse dos novos titulares eleitos.

 

5. Assunto: Programa Ensino Integral (PEI) 2022 – Inscrições Abertas!  

Caro(a) Servidor(a),

Você sabia que o Programa Ensino Integral (PEI) foi ampliado? Em virtude dessa expansão, temos uma novidade para você! Os sete cursos que compõe a Trilha PEI estão com inscrições abertas a partir de hoje! São eles: • Clubes Juvenis – 1ª Edição/2022 (reoferta) • Da Educação Integral ao Ensino Integral – 1ª Edição/2022 (reoferta)

• Modelo de Gestão – 1ª Edição/2022 (reoferta)

• Orientação de Estudos – 1ª Edição/2022 (reoferta)

• Práticas Experimentais – 1ª Edição/2022 (reoferta)

• Professor Coordenador de Área – 1ª Edição/2022 (reoferta)

• Tutoria – 1ª Edição/2022 (reoferta)

Preparamos um cronograma estendido de inscrições para você conseguir se organizar com antecedência e realizar o(s) curso(s) de seu interesse. Você poderá se inscrever em um ou mais deles, e isso somente dependerá da sua disponibilidade!

Quem poderá se inscrever nos cursos da trilha PEI?  

• Os servidores da SEDUC-SP que fizerem parte do Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE);

• Os profissionais das Redes Municipais de Ensino do Estado de São Paulo: Diretor, Vice-diretor, Professor Coordenador Pedagógico, PEB I e II, Monitor e Auxiliar. Atenção aos Impedimentos

• Os servidores que tiverem sido aprovados em edições anteriores do mesmo curso não poderão realizar a inscrição.

• Os cursistas inscritos nos cursos Práticas Experimentais – 1ª Edição/2021, Orientação de Estudos – 2ª Edição/2021, Professor Coordenador de Área – 1ª Edição/2021 e Tutoria – 1ª Edição/2021, cujas atividades serão encerradas em 13/12/2021, não poderão realizar a inscrição nestes cursos. Deverão, portanto, aguardar as edições previstas para o segundo semestre de 2022. Contudo, poderão se inscrever nos demais cursos da Trilha PEI.

Lembre-se: para conseguir se inscrever no curso, o seu cadastro deverá estar ativo na Secretaria Escolar Digital (SED).

Consulte o cronograma de inscrições abaixo e programe-se!

 

 

 

 

 

 

       Passo a passo para realizar a sua inscrição  

• Acesse o site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/ e clique no canal “Cursos e Formações”;

• No combo “Tipos de Ações de Formação”,selecione as opções “On-line” e em seguida “Inscrições abertas: curso não iniciado”;

• Ao ser direcionado para a página do curso, selecione o formulário de inscrição de acordo com o seu perfil profissional (SEDUC ou SME);

• Nos campos “Usuário” e “Senha”, utilize o seu CPF (com 11 dígitos, sem pontos ou hífen), ou senha pessoal já utilizada anteriormente.

Sugestão de percurso por perfil  

• Diretor: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Clubes Juvenis, 5. Tutoria, 6. OE e 7. Práticas Experimentais;

• Vice-diretor: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. Tutoria, 4. Clubes Juvenis, 5. PCA, 6. OE e 7. Práticas Experimentais;

• Professor Coordenador Geral (PCG): 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Práticas Experimentais e 7. Clubes Juvenis;

• Professor Coordenador de Área (PCA): 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Práticas Experimentais e 7. Clubes Juvenis;

• Professor – Humanas e Linguagens: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Clubes Juvenis e 7. Práticas Experimentais;

• Professor – Matemática: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Práticas Experimentais e 7. Clubes Juvenis;

• Professor – Ciências da Natureza: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. Práticas Experimentais, 6. OE e 7. Clubes Juvenis.

Mais informações sobre o(s) curso(s) estão disponíveis no documento “Informações Gerais” publicado nas páginas de cada ação, no site da EFAPE.

Não deixe de consultá-lo.

Em caso de dúvidas, abra uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação, por meio do site https://efape.educacao.sp.gov.br/, no canal “Soluções” e fale com a gente!

Quer saber mais sobre o Programa Ensino Integral?

Então acesse https://efape.educacao.sp.gov.br/ensinointegral/ e fique por dentro!

Aproveite essa oportunidade e se inscreva!

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Boletim Inovação nº 23  

Vem por aí …

Programas Mão na Massa: Segundas e terças-feiras, das 13h às 14h, no app CMSP: todos os canais dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA

20/12 – REPRISE: Como criar sua rádio jovem  

Graças ao sucesso dessa aula sobre web rádio, com várias dicas de como criar uma rádio na escola, vamos apresentar essa reprise para você. Então, dessa vez, não perca a oportunidade de conhecer o que vem a ser web rádio e aprenda a criar uma escolar ou pessoal. Ah, você assistiu a essa aula? Então, sabe que vale a pena ver mais uma vez e relembrar dicas imperdíveis. Participe!

21/12 – REPRISE: Nas ondas do Streaming – Venha turbinar sua web rádio  

Dando continuidade à nossa proposta de mão na massa e criação de uma web rádio na escola, esta reprise vai ampliar sua compreensão sobre web rádio e ensinar você a melhorar sua proposta na escola. Se você tem o SUBSECRETARIA 30.09.2021 4 desejo de criar e implementar uma rádio na sua comunidade, ou, simplesmente, tem curiosidade sobre como se faz isso, não deixe de assistir aos dois programas dessa semana!

27/12 – REPRISE: Scratch: Partiu! Programação básica no Scratch  

Olha essa reprise fantástica: Nesta aula vamos te apresentar a ferramenta Scratch, o conceito de programação em bloco e as possibilidades na personalização dos sprites, cenários e de áudio. Curtiu, né? Assista!

28/12 – REPRISE: Scratch: a ordem é dançar!  

Agora que você já viu o básico do Scratch, que tal ser um personagem no Scratch? É isso mesmo! Agora você entra na dança como protagonista da sua própria programação. Que tal?

VISITE O CIEBP E DEPOIS EXPLORE O ACERVO CULTURAL DE SÃO PAULO

Você, com certeza, já ouviu falar do Parque Ibirapuera, que representa uma das maiores áreas verdes da nossa cidade, com 1,5 milhão de metros quadrados para prática de lazer, esporte e cultura. Lá, é possível passar momentos inesquecíveis com a família. Que tal fazer um piquenique rodeado pela natureza? Soa como um programa delicioso, não é? E é mesmo! Gosta de andar de bicicleta, patins ou skate? Então, você vai adorar conhecer o Ibirapuera! Gosta de belos jardins? O parque conta com inúmeros jardins e paisagens incríveis e um grande lago com um lindo chafariz. Você sabia que no Ibirapuera há monumentos importantes e museus famosos (já falamos aqui no Boletim Inovação sobre o Museu Afro e Museu de Arte Moderna), mas tem a Bienal também…? Sem falar da OCA e do Planetário! Viu quanta coisa? Então, aproveite sua visita ao CIEBP e depois vá passear no Ibirapuera e conhecer um pouco de todas essas coisas incríveis que o parque nos oferece.

Acesse o link abaixo e veja um pouco do que você pode ver e fazer lá.

O que ver e fazer: https://parqueibirapuera.org/coisas-para-ver-e-fazer/

Foto: Planetário do Ibirapuera; fonte: https://parquedoibirapuera.org

 

Destaque: Unidade Móvel CIEBP  

No dia 08 de dezembro, quarta-feira passada, inauguramos a unidade itinerante do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista. É isso mesmo que você está pensando! Uma unidade para levar cultura maker, cultura digital, robótica, modelagem e prototipagem para escolas de todo o Estado de São Paulo. Esse veículo magnífico é uma espécie de transformer da tecnologia e inovação, ou seja, onde chega (cidades que não têm unidade física do CIEBP), se instala e abre suas repartições para receber estudantes e professores das escolas públicas locais. Lá, eles poderão fazer trilhas de formação e colocar a mão na massa, aprendendo de forma criativa e significativa.

A proposta inicial é que esta unidade do CIEBP fique um mês em cada cidade que visitar. Gostou dessa novidade?

Então entre no nosso Instagram e veja mais fotos e vídeos da inauguração. Ah, não deixe de deixar seu “gostei/like” e seu comentário.

 

COMUNICADO CIEBP – Nº03/2021  

O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista – CIEBP, uma política pública instituída em 2020, que cria espaços que buscam potencializar a criação, o desenvolvimento, a avaliação e a disponibilização de métodos, práticas e tecnologias para atender aos desafios da Educação pública contemporânea, vem por meio deste informar:

Com base nas Resoluções SEDUC 81, 82, 135 e 136/2021, com a implantação de novos Centros de Inovação, esses espaços são parte integrante das Unidades Escolares aos quais estão vinculados e tem como foco o atendimento prioritário à comunidade escolar nos quais os CIEBPs estão operando. Desta forma, outro aspecto fundamental, que vai de encontro com esse parecer, é que as Unidades Escolares que abrigam os Centros de Inovação não necessitam participar do processo de agendamento para realizar as atividades propostas, bastando apenas conversar com o Professor (a) Coordenador (a) do CIEBP para acertar os detalhes das trilhas formativas, formação de professores ou mentorias ofertadas, tendo como objetivo adequar as ações as necessidades da Unidade Escolar e ao mesmo tempo, as possibilidades de atendimento do CIEBP.

Também damos ampla divulgação que as Unidades Escolares que abrigam os novos Centros de Inovação irão receber verbas para aquisição de equipamentos e suprimentos, assim como para a manutenção dos materiais à disposição do CIEBP, conforme resoluções publicadas por essa secretaria, em especial a Resolução 135/2021. Por fim, a equipe do Centro de Inovação está sempre à disposição para auxiliar com qualquer demanda, dúvida ou questionamento que possa eventualmente surgir ao longo dos processos supracitados, pelo e-mail: centrodeinovacao@educacao.sp.gov.br ou telefone/WhatApp/Telegram (11) 97544-5056.

 

2. Assunto: Atualização das ATPC previstas para a semana de 20 de dezembro de 2021  

Prezados(as) Dirigentes, equipes de Supervisão de Ensino, equipes do Núcleo Pedagógico, equipes gestoras das escolas e Professores(as),

Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC–SP) realizou a atualização das atividades relacionadas às ATPC previstas para a semana de 20 de dezembro de 2021.

Com o objetivo de apoiar a organização e o planejamento dos(as) professores(as) e demais profissionais da Educação para o ano letivo de 2022, além de auxiliar na compreensão do novo desenho das ATPC do referido ano, a SEDUC–SP elaborou uma pauta formativa a qual irá abordar a temática. Esta será exibida excepcionalmente nos horários destinados às formações desenvolvidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE) e transmitidas via Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP).

Assim sendo, convidamos todos(as) os(as) professores(as) e demais profissionais da Educação para a formação, que será realizada no dia 20 de dezembro, com transmissão ao vivo, das 10h às 11h40, e reprises nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, no Canal Formação de Professores do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), conforme detalhado a seguir.

ATPC 2022  

No dia 20/12, será exibida ao vivo a pauta formativa abordando o desenho das ATPC previstas para 2022, das 10h às 11h40, com reprise no mesmo dia, das 16h50 às 18h20.

 

Nos dias 21, 22 e 23/12, serão exibidas reprises da pauta formativa no Canal Formação de Professores nos horários descritos no quadro abaixo:

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Análise de Pré-Inscrição Online 

     Solicitamos aos Gestores das U.E. abaixo que verifiquem e analisem as pré-inscrições online ativas para o ano letivo de 2022.

     Pedimos especial atenção a série/ano relatada pelos responsáveis para que possamos matricular corretamente. As informações podem ser verificadas na ficha do aluno (menu gestão escolar – cadastro de alunos – relatórios gerenciais – relatório de pré-inscrição online – ano letivo 2022).

     Dúvidas entrar em contato delimnrm@educacao.sp.gov.br ou no 3404-2991.

  • EE Magdalena S. Grosso
  • EE Odécio Lucke
  • EE Jamil Abrahão Saad
  • EE Célio Rodrigues Alves
  • EE Antonio A. Cavalheiro
  • EE Antonio Perches Lordello
  • EE Ataliba Pires do Amaral
  • EE Ary Leite Pereira
  • EE Ely de Almeida Campos
  • EE Cônego Manuel Alves
  • EE Castello Branco
  • EE Leontina Silva Bush
  • EE Leovegildo Chagas Santos
  • EE Gustavo Peccinini
  • EE Jardim Paineiras
  • EE Margarida Paroli
  • EE Lázaro Duarte do Páteo
  • EE Octavio Pimenta Reis
  • EE William Silva
  • EE Délcio Baccaro
  • EE Heloisa Marasca
  • EE João Batista Leme
  • EE José Cardoso
  • EE Michel Além
  • EE Odilon Correa
  • EE Raul Chanceler
  • EE Pedro Raphael
  • EE Maria Carmen Codo

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: 1º acesso a SED  

     Segue anexo II Manual de 1º acesso a SED.

 

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: PPT – Atribuição Associação Aba 2 

     Retransmitimos o Comunicado CGRH de 17/12/2021, 15h23, referente ao PPT – Atribuição Associação Aba 2:

Prezados (as), boa tarde!

Segue PPT (Anexo III) orientações sobre Associação Aba 2 com atualizações.

Atenciosamente,

2. Assunto: Atribuição e Associação de Classes e Aulas 

      Retransmitimos o Comunicado CGRH de 17/12/2021, 13h40, referente a Atribuição e Associação de Classes e Aulas:

Prezados (as), boa tarde!

Tendo em vista o cronograma de atribuição de classes e aulas 2022 em andamento e a necessidade de corrigir erros, será necessário efetuar acertos, em caráter de urgência, nas associações semestrais.

Segue, anexo a este, Comunicado Orientador CEPAG/DEAPE/CGRH (Anexo IV), planilha com Associação de Aulas/2022 (Anexo V), referentes aos tipos de ensino semestrais, com vigências incorretas e/ou tipos de ensino indevidos e tutorial (Anexo III) para auxiliá-los

Solicitamos analisar minunciosamente caso a caso e corrigir.

      Em complementação, retransmitimos o Comunicado CGRH de 17/12/2021, 13h46, referente a Atribuição e associação de Classes e Aulas (Acerto nas vigências semestrais):

Prezados (as), boa tarde!

Em complemento ao e-mail anterior, informamos que não será feito acerto automático em massa nas vigências das associações semestrais divergentes para que o processo de atribuição ocorra da melhor maneira e minimizando possíveis erros.

Atenciosamente,

3. AssuntoCOMUNICADO ORIENTADOR CGRH de 17/12/2021 

     Retransmitimos o COMUNICADO ORIENTADOR CGRH de 17/12/2021, referente a Atribuição e Associação de Classes e Aulas:

Considerando o cronograma de atribuição de classes e aulas para 2022 em andamento, identificamos a necessidade de acerto nas vigências das associações de unidades curriculares semestrais que foram registradas como anuais para docentes efetivos.

Tal correção se faz necessária para que o processo de atribuição tenha prosseguimento e as aulas a serem atribuídas na próxima etapa à categoria O, sem que haja prejuízo para os docentes efetivos que já foram atendidos e que necessitam de acerto.

Após a correção, verificar os docentes que necessitam de acerto na atribuição para a constituição de jornada ou composição de carga horária, evitando com isso, a alteração indevida de jornada.

Para tal, observar Correio CEPAG datado de 15/12/2021, com as seguintes orientações:

Observar as vigências estipuladas preliminarmente para associações semestrais/2022: Observar as vigências estipuladas na Resolução SEDUC 139, de 13-12-2021 para associações semestrais/2022:

1º semestre:

Início da vigência: 26/01/2022

 Término da vigência: 25/07/2022

2º semestre:

 Início da vigência: 26/07/2022

Término da vigência: 31/01/2023

Para o Artigo 22 as vigências serão:

1º semestre:

Início da vigência: 26/01/2022

Término da vigência: 25/07/2022

 

2º semestre:

Início da vigência: 26/07/2022

Término da vigência: 30/12/2022

 

IMPORTANTE: 

  1. Na planilha identificamos aulas de EJA e EJATEC associadas, o que não é permitido, tendo em vista que é vedada a atribuição durante o ano para docentes afastados pelo Artigo 22.
  2. Verificar as a divergências e acertar a associação na SED através do caminho: Recursos Humanos > Atribuição > Associação de Aulas.

(…)

CEPAG/DEAPE/CGRH. 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino