COMUNICADO DERLIM DE 17.04.2018

COMUNICADO DERLIM DE 17.04.2018

   

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Aulas Livres e em Substituição

    Encaminhar com urgência no e-mail saldo.aula@gmail.com (até às 12 horas de quinta – feira, 19/04) a tabela Anexo I preenchida, para atendermos professor Categoria F nas disciplinas de Geografia, História e Sociologia, em nível de Diretoria de Ensino.

    Todas as escolas deverão preencher todos os campos da tabela, constando os professores categoria O que ministram aulas livres e em substituição das disciplinas de Geografia, História e Sociologia, em todos os turnos da escola.

    Quando tratar-se de substituição, no campo Nome do Professor deverá ser incluído, além do nome, o período do afastamento (início e término da licença).

   Se o diretor de escola não responder ao e-mail solicitado até o prazo estabelecido, ficará entendido que a escola não possui professores na condição citada acima.

    Lembramos a todos que o procedimento deverá assegurar a legalidade, legitimidade e transparência em todo o processo de atribuição de aulas. Todos são responsáveis pelas informações aqui prestadas, em especial a pontuação (DE) dos professores que deverá ser verificada no comprovante de inscrição 2017. Atentar para o preenchimento correto da tabela e não esquecer de destacar o nome da escola.

   Considerando a relevância e urgência que esse trabalho exige e já contando com a celeridade dos diretores e gerentes, desde já agradecemos.

   Comissão de Atribuição de Aulas

2. Assunto: Programas MEC – Monitoramento Mais Alfabetização

    Prezados Diretores,

    Informamos que o Monitoramento do Programa Mais Alfabetização (CAEd/Mais Alfabetização) está disponível na plataforma PDDE Interativo.

    Para o preenchimento no site do CAEd, o gestor da escola deverá acessar a Plataforma do PDDE Interativo, com o CPF e a senha de Gestor e clicar em “Mais Alfabetização >> Principal >> Acessar sistema de Monitoramento Mais Alfabetização”. 

    Informamos, ainda, que a seleção dos Assistentes de Alfabetização, conforme perfis mencionados em comunicados anteriores, é de responsabilidade do Diretor da escola participante do   Programa, e este, deverá apresentar um Plano de Trabalho e/ou Projeto de Alfabetização a ser cadastrado no CAEd.

    Caberá à escola responder no sistema de Monitoramento do Mais Alfabetização (CAEd) quais os critérios que foram utilizados para fazer essa seleção.

    Lembramos que a equipe de formação do PNAIC estará em processo formativo junto aos Professores Coordenadores de Ensino Fundamental, Anos Iniciais, e tais orientações devem ser contempladas no referido plano, bem como na execução do Programa.

    Esclarecemos ainda que não será necessário realizar a coleta de classes para o cadastro de alunos da Secretaria, pois as atividades não ocorrerão no contraturno. Os assistentes de alfabetização atuarão nas salas em conjunto com o professor da turma.

    Dúvidas pertinentes ao preenchimento do sistema deverão ser encaminhadas para o e-mail: suporte@caed.ufjf.br.

   A equipe da Diretoria de Ensino, responsável pelo programa, se coloca à disposição para o apoio necessário.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Baixas de recebimento dos Kits

    Escolas que ainda não realizaram as baixas:

    Antonio de Queiroz, Centros de Ressocialização R.C., Januário S. Pezzotti, Jd. Paineiras, João B. Leme, João Ometto, Michel Alem, Ruth Ramos, Joaquim Ribeiro, José Ferraz, Lázaro Duarte, Lídia Onelia, Marciano de Toledo, Maria de Sto. Inocêncio, Roberto G. Losz.    Apurados hoje às 11h00.

    Utilizar Internet Explorer – http://materialescolar.fde.sp.gov.br/2018/login.asp

2. Assunto: Curso de Extensão EAD 2018 – UNIARARAS

     Conforme divulgado no comunicado de 04.04.2018 a FHO/Uniararas – Fundação Hermínio Ometto está oferecendo à Diretoria de Ensino de Limeira 10 (dez) bolsas integrais de estudo para cursos de extensão EAD – 100% online.  Comunicamos que foram 38 inscritos e os 10 ganhadores são:

Cursos:

     2.1. Alfabetização: Uma Abordagem Fônica

     Lilian de Campos Martins  – Cupom Promocional  001808100

     2.2. Prática de Leitura e Escrita I

     Rafael José da Rocha –  Cupom Promocional 001808283

     Ioná Correia Santos Cruz –  Cupom Promocional 001808366

     Erika Vernielsen Franzoni Fonseca –  Cupom Promocional 001808449

     Ana Clara Tasso Stefani –  Cupom Promocional 001808512

    2.3. Prática de Leitura e Escrita II

    Valéria Fiuza Ambrósio –  Cupom Promocional 001808695

    Rose Marie Rodrigues Martinelli Viscaino –  Cupom Promocional 0018008778

    Maria Lúcia Sanches Ricce –  Cupom Promocional 001808851

    Gisele Davoli Rodrigues –  Cupom Promocional 001808934

    Fátima Bento de Oliveira –  Cupom Promocional 001809018

    Os ganhadores deverão acessar o site da UNIARARAS e realizar a matrícula, cupom válido até 17/05/2018dúvidas com Coord. Comercial Jonas Benjamim Geronasso – Departamento de Marketing.

 

3. Assunto: Reserva técnica do PNLD – até 18/04 – e livro “Aprender, Muito Prazer!”

    Informamos a todas as unidades escolares que a ferramenta de solicitação de reserva técnica (RT) de livros didáticos do PNLD está disponível no sistema PDDE Interativo, pelo site http://pddeinterativo.mec.gov.br. Para acessar o pedido de RT a escola deverá, em primeiro lugar, ofertar, na aba de remanejamento, ao menos um livro para desbloqueio. Os quantitativos requeridos serão submetidos a análise de consistência e posterior validação pelo órgão central. O sistema ficará aberto até 18/04. As escolas que receberam a obra de alfabetização matemática, da Editora Base, “Aprender, Muito Prazer! ”, com supressão de páginas na impressão, deverão enviar um e-mail para livrodidatico@fnde.gov.br , informando o nome completo da escola, o código INEP (35 + código CIE), a quantidade de livros com problema e anexar fotos do material.

4. Assunto: Inscrições abertas para 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã – até 25/06

    Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

    O objetivo é estimular estudantes e professores do Ensino Médio de escolas públicas a desenvolverem soluções sustentáveis para melhorar o lugar onde vivem, integrando conhecimentos da área de Ciências da Natureza e Matemática aos projetos inovadores em prol da sociedade e de suas comunidades.

    Cada projeto deverá ser desenvolvido por uma turma de estudantes (grupo composto por qualquer quantidade de integrantes que estejam, necessariamente, matriculados na mesma série do Ensino Médio) e até três professores, sendo um professor orientador, que, obrigatoriamente, deverá lecionar nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática, e outros dois professores parceiros, que poderão lecionar em outras áreas, como Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

     As inscrições serão realizadas até 25 de junho pelo professor orientador.

     Mais informações podem ser obtidas por meio dos links indicados a seguir:

     • Site www.respostasparaoamanha.com.br • Facebook: https://www.facebook.com/premiorespostasparaoamanha

     • Instagram: https://www.instagram.com/premiorespostasparaoamanha

      • Regulamento: https://respostasparaoamanha.com.br/regulamento-2018

5. Assunto: Curso “Atendimento Escolar e Medidas Socioeducativas” – 1ª Edição/2018

    O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) do Centro de Atendimento Especializado (CAESP) tem a satisfação de informar que será ofertada a 1ª edição do curso sobre “Atendimento Escolar e Medidas Socioeducativas”, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP).

    O curso, cuja denominação completa é “Atendimento Escolar a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativas: reflexões teóricas e práticas docentes – 1ª Edição/2018”, é resultado de uma iniciativa da equipe NINC e tem por objetivo atender demandas de formação especializada e o disposto nas “Diretrizes Nacionais para o atendimento escolar de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas” (Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE/CEB nº 3/2016), que contemplam medidas em meio fechado (como é o caso de alunos que estão em classes nos Centros da Fundação CASA) e em meio aberto (como alunos em cumprimento de Liberdade Assistida – LA, em toda a rede).

     Segue quadro-resumo abaixo:

  • Natureza do curso: atualização, a distância (autoinstrucional, sem tutoria).
  • Carga horária: 90 horas, distribuídas em 6 Módulos.
  • A quem se destina: Quadro do Magistério (3 mil vagas, por adesão).
  • Período de inscrições: acompanhar abertura no site da EFAP.
  • Período de realização do curso: 15/05 a 30/08/2018 no AVA/EFAP.
  • Mais informações no site: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=8623

   Pedimos ampla divulgação.

6. Assunto: Vacinação contra Sarampo – O que Você Precisa Saber

     Com o objetivo de orientar quanto à prevenção do sarampo nas escolas, encaminhamos o documento “O que você precisa saber sobre o sarampo?”, elaborado pela Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória/Centro de Vigilância Epidemiológica/Divisão de Imunização/Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde. Trata-se de texto voltado para educadores, estudantes, comunidade escolar, pais e responsáveis, que apresenta informações sobre o sarampo: transmissão, sintomas, tratamento e prevenção.

     Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as campanhas de vacinação e a vacinação de rotina levaram à interrupção da transmissão do vírus do sarampo no Brasil no ano 2000. No entanto, o sarampo ainda é comum em outros países, como os da Europa e da África, o que possibilita o risco de importação para o Brasil do vírus destes locais onde o controle do sarampo ainda não existe. Os casos de sarampo identificados no país indicam que os doentes não eram vacinados e contraíram o sarampo ou foram infectados por pessoas que haviam viajado ao exterior.

     Assim, considerando-se a situação epidemiológica atual do sarampo em nível mundial e nacional, destacamos a importância das estratégias de prevenção, incluindo medidas de higiene pessoal e do ambiente, bem como a vacinação.

     Além da leitura e divulgação do documento, indicamos a consulta ao link: http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/ do Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, da Secretaria de Estado da Saúde, no qual encontram-se informações adicionais sobre imunização de rotina contra sarampo e outras doenças virais.

    Recomendamos ainda atenção às orientações sobre o Calendário Vacinal e destacamos a importância da verificação da Carteira de Vacinas dos estudantes do Estado de São Paulo.

7. Assunto: Cerimônia de Premiação da 5ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo – FeCEESP

     Parabenizamos os estudantes, professores (as), gestores (as) e equipes das Diretorias de Ensino pela participação, empenho e dedicação em todas as etapas da 5ª Edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo – FeCEESP!

     Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo para a Cerimônia de Premiação da 5ª FeCEESP. Acesse o convite no link: https://drive.google.com/file/d/1ARFp-DZvAHNk3NyA3Gi34CbKPw78eaJB/view

     Informamos que a cerimônia será transmitida ao vivo, pela Rede do Saber, por meio do site http://www.rededosaber.sp.gov.br.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Vida Escolar – NVE

Fone 3404.2976/2977 (Walkíria) – delimnve@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: ENCCEJA/2018

    Comunicamos que as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA 2018 estão abertas no período de 16 a 27/04/2018. Neste ano, o exame será aplicado para certificação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e as provas serão realizadas em 05/08/2018, conforme cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC.

     Para participar do Exame, o candidato que visa obter certificado do Ensino Fundamental deve ter no mínimo 15 anos completos na data da realização da prova e, para certificação no Ensino Médio, no mínimo 18 anos completos na data da prova.

     Para subsidiar os estudos daqueles que têm interesse em fazer o exame, o MEC está disponibilizando material de apoio no site: http://portal.inep.gov.br/materiais-para-estudo.

    Mais informações sobre a aplicação do ENCCEJA poderão ser obtidas no portal do INEP: http://portal.inep.gov.br/encceja (copiar e colar o link nos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox)

     Solicitamos ampla divulgação à comunidade.

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT

Fone 3404.2953 (Gustavo) – delimnit@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Programa Inovação Educação Conectada

    Prezados Diretores,

Reiteramos a importância Comunicado DETEC/CIMA 003/2018 (Anexo II Comunicado DETEC/CIMA), enviado no dia de hoje (17/04/2018), às Unidades Escolares contempladas (Anexo III Lista de Escolas) sobre a Adesão do Programa MEC e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEESP.

Lembramos que tal procedimento deverá ser realizado até a data de 19/04/2018, através do sistema PDDE – Dinheiro Direto na Escola, anexo IV.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2962/2995/2994/2969 (Carmem) – delimnfp@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Impedimento e Penalização 2018

    Segue no Anexo V (LISTA DE DOCENTES IMPEDIDOS 2018), relação de docentes IMPEDIDOS para atribuição de aulas 2018, conforme RESOLUÇÃO 72/2016, alterada pela Resolução 65/2017.

Atenciosamente,
Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino