COMUNICADO DERLIM DE 16.10.2019

1. Assunto: Férias da Dirigente

Informamos que, durante as férias do Dirigente, Luisa Valentim (17/10/2019 a 31/10/2019), estará respondendo por esta Diretoria de Ensino a Diretora de Escola Jacqueline de Fátima Duarte Veiga e Souza.

1. Assunto: Mobilização SAEB

Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto SAGESP/SAINTER/COPED/EFAPE nº 155/2019 – Site Mobilização SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Está no ar o site Mobilização Saeb, disponível no link: https://efape.educacao.sp.gov.br/mobilizacaosaeb/ para informar e engajar toda a Rede na promoção e na reflexão sobre a importância da avaliação.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um sistema composto por avaliações externas em larga escala realizadas a cada dois anos que têm como objetivo diagnosticar a educação básica do Brasil e contribuir para a melhoria de sua qualidade. A partir do dia 21 de outubro, suas provas serão aplicadas em escolas de todo o país.

A participação dos estudantes é muito importante, já que os resultados contribuem para o direcionamento do trabalho dos professores, das equipes gestoras das escolas, Diretorias de Ensino e equipe central da Secretaria da Educação para a garantia da aprendizagem efetiva de todos os estudantes.   Da perspectiva dos estudantes, especialmente aqueles que estão no último ano de uma etapa, é uma oportunidade para deixar um legado para sua escola – uma marca que registra o quanto eles aprenderam naquele lugar e que será perseguida pelas novas gerações que ainda virão.

Vale lembrar também que, para que as escolas tenham seus resultados publicados, é necessário que pelo menos 10 estudantes e 80% dos alunos matriculados, declarados pela escola ao Censo de Educação Básica 2019, realizem a prova.

Na página, é possível encontrar materiais com informações sobre o Saeb, vídeos inspiradores produzidos por alunos das escolas públicas estaduais paulistas, e também um percurso formativo, voltado aos profissionais da Seduc, para que participem dessa mobilização.

Os vídeos elaborados pelas escolas e DE podem continuar a ser enviados para o e-mail colegiados@educacao.sp.gov.br

Contamos com a sua participação e pedimos para que compartilhem o site com as escolas de sua jurisdição, para fortalecer o engajamento da rede em torno do SAEB.

SAGESP/SAINTER/COPED/EFAPE

Luísa Valentim

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.10.2019

1. Assunto: MMR – Sinalizadores

Informamos que os Sinalizadores do MMR referentes ao 3º bimestre estão disponíveis.  É necessária a análise dos dados para que durante o brainstorming sejam propostas ações corretivas bem pontuais, tendo em vista o curto prazo de execução das mesmas até o SARESP.

Reiteramos o cronograma MMR:

A Reunião de Nível 3 (pós brainstorming) deverá ocorrer na semana do dia 14 a 18/10/2019.Caso a unidade escolar não consiga realizar a N3 no período oficial, devido as demandas já agendadas pela escola, excepcionalmente poderá realizar na semana de 21 a 25/10/2019, com atenção a data de realização do SAEB na escola.

Encaminhamos abaixo o link para preenchimento e inclusão do PPT e lista de presença até o dia 25/10/2019, impreterivelmente.

Atenção: O arquivo deve ser salvo exatamente conforme as orientações de nomenclatura.

Segue o link com o material de apoio:  https://drive.google.com/drive/folders/1wKNu6sm9tSxCN3GS3cwLZQZMBBa5L1Nz?usp=sharing

Luísa Valentim