COMUNICADO DERLIM DE 16.04.2019

COMUNICADO DERLIM DE 16.04.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Manual Reserva Técnica 2019

     Em anexo I a esta mensagem segue manual de instruções sobre solicitação de reserva técnica PNLD pelas escolas. Favor divulgar o mais breve possível lembrando que o prazo se encerra dia 22 de abril.

 

2. Assunto: Materiais para formação MMR 

    Para que possam realizar as formações em suas unidades escolares, segue link com o material.

    https://drive.google.com/open?id=1ZFd8lIn4sQkTn4ccvT4sNMhH1sXQdikP

   Desejamos um excelente trabalho e sucesso na elaboração de seus planos de melhoria!

 

3. Assunto: Declaração de recebimento de DVD

    Encaminhamos em anexo II declaração para que os Diretores, das unidades escolares, tomem ciência do material – DVD recebido nos dias de formação do MMR, para preenchimento e encaminhamento à Diretoria de Ensino, até 25/04/2019.

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Obras e Manutenção Escolar – NOM

Fone 3404.2942 (Ilson) – delimnom@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto:  Infraestrutura de Cozinhas, Refeitórios e Despensas

     Retransmitimos do DGINF/Departamento de Gestão e Infraestrutura.

     Com o propósito de intensificar as ações de diagnóstico da infraestrutura predial da rede estadual de ensino, que começou com o DIAGNÓSTICO DOS PRÉDIOS ESCOLARES 2019” estamos iniciando uma nova etapa de pesquisa, com propósito de detalhar a situação dos ambientes escolares, de maneira que nos permita planejar de maneira racional e efetiva as ações de reforma e manutenção da rede.

     Nesta primeira etapa objetivo é apurar as condições prediais e de equipamentos das cozinhas, despensas e refeitórios, das escolas.

    Por este motivo, foi   inserido na plataforma da Secretaria Escolar Digital, questionário sobre o tema, a ser preenchido pelas unidades escolares, impreterivelmente até a data de 22/04/2019. As direções das escolas encontram este questionário, com o nome de Infraestrutura de Cozinhas, Refeitórios e Despensas, na plataforma da SED, em Cadastro de Escolas.  Pedimos a colaboração dos senhores no atendimento a este pleito.  Para subsidiar a classificação quanto aos itens de infraestrutura predial, pedimos que seja, adotados os critérios conforme anexo abaixo: 

 

ANEXO I – CLASSIFICAÇÃO DOS QUESITOS DE INFRAESTRUTURA

REFEITÓRIO (GERAL):

0% refeitórios em ótimas condições de uso, com pintura, plenamente dimensionado, piso, teto e outros elementos plenamente conservados, em plena conformidade com as regras da vigilância sanitária

25% refeitório em boas condições de uso, plenamente dimensionado, em conformidade com as regras da vigilância sanitária, porém com elementos como pisos, tetos ou pintura com alguma degradação;

50% refeitórios em condições de conservação média de elementos como teto, pisos, e pintura; problemas pequenos de dimensionamento, obrigando a adoção de turnos de uso; sem sérios problemas sanitários, porém fora dos padrões usuais;

 75% refeitórios com severos problemas de conservação de teto, pisos e pintura; problemas de vazamento e/ou infiltração; dimensionamento bem abaixo do necessário obrigando diversos turnos de uso e/ou alunos comendo em espaço incorreto; problemas sanitários moderados; risco de contaminação motivado por presença de nidificação ou insetos;

100% refeitórios totalmente degradados; com sérios problemas sanitários e/ou de nidificação e insetos; interditados; com infiltração severa e constante; interditado

 

COZINHA (GERAL):

0% Cozinha com ótimas condições de conservação de piso, azulejo e teto, todos os elementos obrigatórios; totalmente dentro dos padrões sanitário e FDE; sem infiltrações; com dimensionamento para pleno atendimento em manipulação centralizada;

25% Cozinha em boas condições de conservação de piso, azulejo e teto; pequenos elementos obrigatórios faltantes passíveis de imediata reposição pela unidade escolar; totalmente dentro dos padrões sanitários, mas não necessariamente da FDE; sem infiltrações; com dimensionamento para atendimento descentralizado E convênio de merenda com o município vigente;

50% cozinhas em condições moderadas de conservação de piso, azulejo e teto; com elementos obrigatórios faltante; descumprimento de eventuais itens sanitários e fora do padrão FDE; subdimensionada sem prejuízo grave do preparo;

75% cozinhas condições de conservação de piso, azulejo e teto ruins; presença de infiltração; fora de padrões da FDE e sanitários; falta d elementos obrigatórios; sem dimensionamento para preparo centralizado E sem convênio com o município;

100% Cozinhas gravemente má conservadas; com severos problemas de infiltração; graves problemas sanitários; sem condição de preparo de alimentos; interditadas por problemas estruturais ou sanitários;

 

DESPENSA (GERAL):

0% Despensa em ótimas condições de conservação de pisos, paredes, pintura, prateleiras; com prateleiras de material adequado; atendendo plenamente aos padrões sanitários; dimensionada de modo a receber ciclo de gênero de preparo centralizado

25% Despensa em boas condições de conservação de piso, paredes, pintura e prateleiras; dentro dos padrões sanitários; com prateleiras de material e disposição diversa do usual, sem que acarreto em problemas de acondicionamento; com dimensionamento para atendimento descentralizado E convênio de merenda com o município

50% despensas em condições moderadas de conservação de piso, paredes pinturas e prateleiras; com prateleiras em material e disposição que trazem impacto moderado ao acondicionamento; subdimensionada sem grave prejuízo ao estoque;

75% despensa em condições de conservação de pisos, paredes pinturas e prateleiras ruins; com material e disposição de prateleiras trazendo impacto ao acondicionamento e fora dos padrões sanitários; sem dimensionamento para recebimento de ciclo centralizado E sem convênio de merenda com o munícipio; com infiltrações que gerem perda de gêneros;

100% despensas gravemente má conservados; com severos problemas de infiltração; graves problemas sanitários; infestação ou nidificação; sem condição alguma de acondicionamento de alimentos; interditada por problemas estruturais ou sanitário

 

 TELHADO:

0% Telhado em ótimas condições, com todas as telhas, com material de uso corrente, sem qualquer infiltração aparente;

25% Telhado em boas condições, com pouco desgaste pelo tempo, mas sem infiltração aparente e/ou telhado em ótimas condições, porém de material em desuso (exemplo: telhas de amianto)

50% Telhado, com avarias provocadas pelo tempo e/ou vandalismo, com telhas quebradas ou faltantes, ou situação de infiltração de moderada gravidade

75% Telhado com sérias avarias provocadas pelo tempo e/ou vandalismos, grande número de telhas quebradas, riscos estruturais, ou situação de infiltração de séria gravidade

100% Telhado totalmente avariado, com grandes espaços sem telhados, inundações constantes dos ambientes que cobre, ou motivador de interdição das área que cobre

 

REDE ELÉTRICA:

0% Rede elétrica em ótimas condições, sem quaisquer variações de energia, com quadro e cabeamentos recentes ou muito bem conservados, plenamente dimensionada para necessidade da unidade escolar;

25% Rede elétrica, em boas condições, porém com pequeno sub-dimensionamento (para situação atual ou futura próxima), ou redes com padrões antigos, embora bem conservados;

50% Rede elétrica apresentando variações, subdimensionada ocasionando o desligamento de equipamentos quando da utilização de sua carga máxima, ou rede consideravelmente antigo e apresentando conservação moderada;

75% Rede elétrica em condições ruins, com dimensionamento consideravelmente inferior ao necessário, apresentando quedas quando muito utilizada, com padrões antigos e bem desgastados, ou situação de curtos moderados, com eventual queima de equipamentos;

100% Rede elétrica em péssimas condições, padrões desgastados e totalmente sem uso atual, graves curtos-circuitos; dimensionamento baixíssimo (não permitindo, p. ex. o uso de sala de informática); risco de incêndio; escola parcialmente ou totalmente sem energia elétrica.

 

REDE HIDRÁULICA (ÁGUA):

0% Rede hidráulica em ótimas condições; rede nova, ou em ótimo estado de conservação e padrão recente; sem qualquer problema de vazamento verificado;

25% Rede hidráulica em boas condições, com padrão recente ou antigo, em bom estado de conservações; pequenos problemas pontuais, aparentes e de fácil solução; sem vazamentos persistentes;

50% Rede hidráulica apresentado problemas, de conservação; de padrões antigos, com sinais de desgaste; com problemas persistentes e/ou não aparentes de vazamento, porém sem problemas de fornecimento;

75% Rede hidráulica com graves problemas; encanamentos mal conservados e/ou de material em desuso; vazamentos graves, ocultos, persistentes, com eventuais desabastecimentos; alteração do aspecto e qualidade da água, porém sem contaminação grave;

100% Rede hidráulica com gravíssimos problemas; padrões antigos totalmente mal conservados; vazamentos constantes e desabastecimento diário da unidade escolar; situação de contaminação da água, impedindo seu uso; unidade escolar sem fornecimento de água, por problema motivado pela rede hidráulica própria

 

REDE HIDRÁULICA ESGOTO:

0% Rede de esgoto em ótimas condições; sem quaisquer problemas de entupimento, escoamento e mal cheiro

25% Rede de esgoto em boas condições, sem mau-cheio, com escoamento correto, com eventuais problemas simples e rapidamente solucionáveis de entupimento;

50% Rede de esgoto em condições ruins, com mau-cheiro, eventual ou persistente; situações constantes de entupimento, porém com correto escoamento;

75% Rede de esgoto em condições ruins; entupimentos contínuos e persistentes; problemas eventuais de escoamento (esgoto “voltando”) e/ou escoamento externo à unidade escolar, porém à céu aberto; sistema de fossa séptica com problemas de dimensionamento e/ou entupimento;

100% Rede de esgoto em péssimas condições; sem escoamento adequado (esgoto “voltando” constantemente); com passagem à céu aberto no interior da escola; situações de grave contaminação e mau-cheiro constante; ambientes interditados pela presença de dejetos trazidos por esgoto

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Rafaela Cordasso, Núcleo de Frequência e Pagamento/CRH – 17/04 (quarta-feira)

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino


COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO I DERLIM DE 16.04.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Aulas Livres e em Substituição – História e Sociologia

    Sr. Diretor,

    Encaminhar com urgência no e-mail saldo.aula@gmail.com (até às 17 horas de terça – feira, 16/04) a tabela anexa I preenchida, para atendermos professor Categoria F nas disciplinas de História e Sociologia, em nível de Diretoria de Ensino.

    Todas as escolas de Limeira, Artur Nogueira, Cosmópolis e Engenheiro Coelho deverão preencher todos os campos da tabela, constando os professores categoria O que ministram aulas livres e em substituição das disciplinas de História e Sociologia, em todos os turnos da escola.

    Quando tratar-se de substituição, no campo Nome do Professor deverá ser incluído, além do nome, o período do afastamento (início e término da licença).

    Se o diretor de escola não responder ao e-mail solicitado até o prazo estabelecido, ficará entendido que a escola não possui professores na condição citada acima.

    Lembramos a todos que o procedimento deverá assegurar a legalidade, legitimidade e transparência em todo o processo de atribuição de aulas. Todos são responsáveis pelas informações aqui prestadas, em especial a pontuação (DE) dos professores que deverá ser verificada no comprovante de inscrição 2019. Atentar para o preenchimento correto da tabela e não esquecer de destacar o nome da escola.

    Considerando a relevância e urgência que esse trabalho exige e já contando com a celeridade dos diretores e gerentes, desde já agradecemos.

     Comissão de Atribuição de Aulas

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino