COMUNICADO DERLIM DE 15.10.2021

1. Assunto: Projeto Líderes Públicos

Prezados(as),

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo dá início a mais um processo seletivo do projeto Líderes Públicos, cujo objetivo é dar continuidade à política de seleção, com base em critérios técnicos e competências profissionais. Trata-se de um programa pioneiro no Estado para identificar e valorizar pessoas com perfil de liderança, de modo a garantir eficiência e melhor gestão de escolas e instituições de ensino paulistas.

Foram realizados dois processos seletivos para a posição de Dirigente Regional de Ensino resultando ao todo, mais de 35 candidatos(as) para ocuparem a posição.

Dessa forma, ao longo dos dois últimos anos, a Secretaria realizou um cuidadoso acompanhamento, tanto das Diretorias de Ensino (DEs) que participaram do Líderes Públicos em 2019 e 2020, quanto das unidades nas quais não houve troca de gestão.

As inscrições se iniciaram hoje (14/10) às 00h01 e vão até 23h59 do dia 22/10/2021 (sexta-feira) pela plataforma Banco de Talentos (https://bancodetalentos.educacao.sp.gov.br/).

Para participar, é necessário:

1. Possuir curso superior, Licenciatura de graduação plena ou Pós-graduação na área de Educação E;
  2. Ser titular do Quadro do Magistério Estadual E;
  3. Ter, no mínimo, oito anos de efetivo exercício no Magistério, dos quais dois deles no exercício do cargo ou função de suporte pedagógico educacional ou de direção de órgãos técnicos
    OU ter, no mínimo, dez anos no Magistério.
    Para mais informações, consulte os links abaixo:
    Regulamento: Link
    FAQ: Link

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Lançamento do Programa Itinerários Formativos

A SEDUC acaba de aderir ao Programa Itinerários formativos, lançados pelo MEC em 17 de Setembro de 2021, através da Portaria 733 de 16 de Setembro de 2021.

O Programa, que integra as ações de Implementação do Novo Ensino Médio (NEM), dará apoio técnico e financeiro às escolas de ensino médio e a integração entre as instituições de ensino superior, setor produtivo, escolas e secretarias de educação.

O Programa Itinerários Formativos possui quatro eixos temáticos. São eles:

• Apoio Técnico e Financeiro às Escolas: que prevê adesão e seleção de escolas pelas secretarias e repasse de recursos via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para elaboração e execução de Propostas de Implantação de Itinerários Formativos;
  • Apoio à Implementação das Escolas-Modelo: que visa promover modelos de oferta do NEM e tem como foco a articulação entre os atores participantes do Programa;
  • Integração das Redes: que tem por finalidade o fortalecimento das estratégias de aprendizagem, visando ampliar as possibilidades de oferta de diferentes itinerários e unidades curriculares; e
Monitoramento e Avaliação: que realizará estudos e avaliações junto às redes de ensino para avaliar a implementação do NEM, bem como identificar e disseminar boas práticas.
O acesso ao Programa se dará por meio da adesão das Escolas à Plataforma PDDE Interativo, na Aba Novo Ensino Médio, disponível entre as datas de 18 a 27 de Outubro de 2021.
Para melhor esclarecimento, segue link da Live de Lançamento do Programa de Apoio a Implementação dos Itinerários Formativos:
Foram contempladas 3.881 Unidades Escolares em anexo I que, ao optar pela adesão, receberão na Conta PDDE Qualidade, nos moldes do PDDE, recursos de natureza de Custeio e Capital, para o desenvolvimento do Programa.
Os critérios de participação das escolas, nesse programa são:
I – tenham estudantes matriculados no ensino médio durante o período de implementação do Programa;
II – estabeleçam carga horária anual de, no mínimo, mil horas a partir de 2022, conforme a Lei nº 13.415, de 2017; e
III – sejam mantidas por secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal que aderirem ao Programa.
Os recursos de que trata o artigo anterior deverão ser destinados ao desenvolvimento de Propostas de Implantação de Itinerários Formativos – PIIF do Novo Ensino Médio, e poderão ser empregados na:
I – aquisição de material de consumo e na contratação de serviços necessários à implantação dos itinerários formativos;
II – contratação de serviços para realização de atividades pedagógicas, acompanhamento personalizado da aprendizagem ou realização de pequenos reparos e adequações de infraestrutura necessários à implantação dos Itinerários formativos; ou
III – aquisição de equipamentos e mobiliários necessários à implantação dos itinerários formativos.
§ 1º Os recursos referentes à disponibilidade orçamentária de 2021 serão repassados considerando-se o percentual de 50% para despesas de capital e 50% para despesas de custeio.

2. Assunto: Novotec Integrado 2022
Segue, abaixo link, com documento com a apresentação realizada na live, com orientações sobre a coleta de turmas:

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Atribuição substituição/cargo vago Supervisor de Ensino, nos termos da Res. SE 05/2020, alterada pela Res. SE 18/2020, Res. SE 56/2020 e Res. SE 81/2020
Segue anexo II sugestão de termo de anuência e as declarações anexo III e IV de parentesco que devem ser anexadas no Formulário.
Segue em anexo V o Edital de Convocação.

– Maria Marta Peria Galatti, Diretor de Escola da EE. Alberto Fierz – 16/10/2021 (Sábado)
– Fernando Luis Daniel, Diretor de Escola da EE. Professor José Cardoso Prof. – 16/10/2021 (Sábado)
– Viviana Fagotti Soares, PCNP de Química, 18/10/2021 (Segunda-Feira)