COMUNICADO DERLIM DE 15.08.2017

COMUNICADO DERLIM DE 15.08.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Agenda de Videoconferência

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

    17/08/2017

Das 10h00 às 12h30

O cálculo mental e o cálculo por meio de algoritmos – Parte III

Professores Coordenadores dos Anos Iniciais

Sala de Videoconferência

Rede do Saber

Rua Cesarino Ferreira, 145 V. Pizza.

Limeira – SP

17/08/2017

Das 13h00 às 15h00

Utilizando o ABA (Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo) no Contexto Escolar

Diretores, Vice-Diretores, Professores Coordenadores e Professores

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

    18/08/2017

Das 13h00 às 15h00

Escolha de Livros do PNLD 2018 – Ensino Médio

Diretores, Vice-Diretores, Professores Coordenadores e Professores – das Unidades Escolares com Ensino Médio

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 

Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

2. Assunto: Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

    O educativo do Museu divulga a formação de professores de setembro e outubro. Segue cartaz em anexo I.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Inclusão dos Alunos da Rede Pública Estadual na Universidade: Vestibular UNESP/VUNESP 2018

    O convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Educação, a VUNESP e a UNESP contribuem para aproximar, incentivar e apoiar a participação dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da escola pública na universidade. Assim, todos os alunos da rede pública estadual que estão concluindo o ensino médio em 2017, inclusive os alunos da EJA/ CEEJA, poderão prestar o Vestibular UNESP 2018 (inscrições de 11 de setembro a 09 de outubro) com desconto de 75% na taxa de inscrição.

     Ao ingressar na UNESP, os alunos de camadas socioeconômicas menos favorecidas podem contar com vários programas de apoio de permanência na universidade: auxílio-alimentação, moradia estudantil, bolsa-manutenção etc.

     A VUNESP enviará os códigos de acesso a cada escola, por meio da Diretoria de Ensino, em envelopes lacrados e identificados por etiquetas, contendo o nome da unidade escolar, código, a cidade sede e a Diretoria de Ensino a que pertence. As senhas permitirão aos alunos acessarem o site da VUNESP (http://www.vunesp.com.br/), a ficha de inscrição e o boleto bancário com desconto, conforme cronograma a seguir:

  • Entrega do material na Secretaria de Educação: 30/08/2017
  • Recebimento das listas e distribuição dos códigos aos alunos (Voucher de desconto) pelas escolas: até 08/09/2017
  • Período de Impressão e pagamento do boleto bancário com taxa reduzida: de 11/09 a 09/10/2017 (até 23h59).

IMPORTANTE: Taxa de inscrição normal: R$ 170,00. Taxa reduzida aos alunos da Secretaria de Educação: R$ 42,50. (25%).

Após o período de encerramento das inscrições, obrigatoriamente, as escolas devem devolver às Diretorias de Ensino todas as folhas contendo os códigos utilizados e devidamente assinados pelos alunos, bem como os que não foram utilizados.

Prazo para devolução nas Diretorias de Ensino: 19/10/2017

Os professores da UNESP estarão visitando as escolas estaduais, durante o período de inscrições do Vestibular UNESP/2018, para divulgação. Solicitamos as unidades escolares viabilizarem esta ação.

Maiores Informações sobre o Programa e materiais, disponível em:

https://www.vunesp.com.br/VNSP1710
http://unan.unesp.br/guiadeprofissoes/pdf/m14_u10_27072017-20-20-35.pdf
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=177

 

2. Assunto: Mobilização para a Participação dos Professores no Prêmio Professores do Brasil

     O Prêmio Professores do Brasil, convida todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. O relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.

     Por ocasião do retorno dos professores às aulas, solicitamos uma ampla divulgação do Prêmio Professores do Brasil, mobilizando as equipes escolares, tendo em vista a importância da participação dos professores nesta 10ª Edição.

     Lembramos que o relato poderá ser enviado até dia 25/08/2017.

    Registrar uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores têm a oportunidade de desenvolver a reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, ou seja, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores!

            “Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade.” (Albert Einstein).

 

3. Assunto: Chamada de Artigos sobre Práticas de Inclusão Educacional – EEI, EEQ, ERER, EJA nas Prisões, Educação na Fundação CASA, Diversidade Sexual e de Gênero – VOLUME II

     O Núcleo de Inclusão Educacional do Centro de Atendimento Especializado da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – NINC/CAESP/CGEB/SEE, convida todas e todos da Rede Estadual de Ensino a participar de chamada para publicação virtual (Volume II) de práticas de inclusão educacional desenvolvidas pelas Diretorias de Ensino e/ou Unidades Escolares, em relação às temáticas e modalidades de ensino trabalhadas pelo NINC: Educação Escolar Indígena (EEI), Educação Escolar Quilombola (EEQ), Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), EJA nas prisões, Educação escolar na Fundação CASA, Diversidade Sexual e de Gênero.

     Trata-se do segundo volume desta ação, a qual teve início em novembro de 2016, quando foi publicado o Volume I – disponibilizado no Boletim CGEB e na Intranet da SEE. Assim como no ano anterior, os artigos poderão trazer reflexões teóricas ou práticas (relatos de experiência) e comporão publicação virtual organizada pela equipe NINC, a ser disponibilizada a toda a Rede nos canais de comunicação da SEE, no final do segundo semestre de 2017, com foco na visibilidade das temáticas, das práticas desenvolvidas e fomento à inclusão em perspectiva ampliada.

     Orientações para elaboração dos artigos:

     1) os artigos poderão ser escritos por até 3 autores (poderão ser escritos em parceria com funcionários de instituições que apoiam a implementação da Educação escolar pela SEE/DE/UE, como é o caso da SAP ou da Fundação CASA).

    2) arquivo em formato word: letra tamanho 11, Fonte Arial, espaçamento entre linhas 1,5 cm, margens de 2 cm e máximo de 10 páginas.

    3) cada artigo deve conter obrigatoriamente: Título centralizado em maiúsculo e negrito, nome dos autores centralizado logo abaixo do título, Resumo de até 10 linhas, Introdução, Descrição da prática (local – escola, Diretoria de Ensino, equipes de trabalho envolvidas, período, quantidade de participantes – alunos, professores, gestores e outros),

     Metodologia utilizada na prática, Resultados, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Gráficos, imagens e tabelas podem ser incorporados ao texto, com indicação da fonte.

     Os interessados devem enviar os artigos, por e-mail, até o dia 05/10/2017: cgeb.degeb.caesp.ninc@educacao.sp.gov.br. Favor indicar no assunto do e-mail: “ARTIGO – PRÁTICA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL”.

     No caso dos autores que enviaram artigos no ano de 2016 para serem publicados no Volume I, e que não foram contemplados, e que ainda tenham interesse em publicar, favor entrar em contato com a equipe NINC.

     Equipe NINC/CAESP/CGEB

     (11) 3866-0709 / 0711 / 0710

     cgeb.degeb.caesp.ninc@educacao.sp.gov.br

4. Assunto: Educação para o Trânsito – Material de Apoio – Série de videoaulas “Dê preferência à Vida: Trânsito Seguro”

    Em 2015, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo passou a integrar o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, disponível no link: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/conheca-o-movimento-paulista-de-seguranca-no-transito/. O comitê gestor é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais oito Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no estado. Este programa vai ao encontro do documento Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), cujo principal objetivo é reduzir em 50% o número de óbito e acidentes no Trânsito. Fomentando esse cenário, a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) por meio do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF) vem desenvolvendo ações relacionadas à essa temática, de caráter transversal, que visam contribuir com subsídios teórico-metodológicos com os projetos realizados nas unidades escolares da rede estadual de ensino.

     Assim, disponibilizamos uma série de videoaulas “Dê preferência à Vida: Trânsito Seguro”, voltados aos gestores, professores, estudantes e comunidade escolar, no sentido de contribuir com ações que incentivem atitudes de respeito e cidadania no trânsito, com o objetivo de criar uma cultura de prevenção no trânsito.

     Compartilhamos os links do material de apoio. Recomendamos copiar e colar no navegador.

     1ª videoaula “Cenário da acidentalidade no Brasil e no mundo”: Por meio de gráficos, mapas e tabelas, aborda-se a morte no trânsito, frota de veículos, padrões de renda e outras variáveis, que desenham um cenário, com acidentes com vítimas graves e fatais. Disponível em:

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/R48039_25_05_2017_DE_PREFERENCIA_VIDA_AULA_01.mp4

     2ª videoaula “Fatores associados aos acidentes no trânsito”: São abordados os fatores de riscos relacionados à ocorrência dos acidentes, tais como: aumento de velocidade, consumo de álcool, o uso inadequado da cadeira infantil, o não uso do capacete, visão deficiente, celular, ausência de equipamento de proteção, entre outros. Disponível em:

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/R48039_25_05_2017_DE_PREFERENCIA_VIDA_AULA_02.mp4

      3ª videoaula “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito: Dê preferência à Vida: Trânsito Seguro”: Trata dos aspectos da mobilidade urbana, as externalidades dos modos de transportes, especialmente os acidentes e a segurança no trânsito, com a finalidade de contribuir para a reflexão do tema transversal: Educação para o trânsito, e paralelamente criar uma cultura de respeito e cidadania no trânsito. Disponível em:

http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/APROVACAO_2017/R48039_30_05_2017_DE_PREFERENCIA_VIDA_AULA_03.mp4

5. Assunto: PNLD 2018 – Data da Orientação para Escolha do Livro Didático e Outras Informações (via streaming)

    A escolha e digitação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2018 Ensino Médio será de 21 de agosto a 04 de setembro de 2017.

    Entre os preparativos para a escolha das obras, está prevista uma orientação dos técnicos da CGEB, para o dia 18 de agosto, das 13:00 às 15:00 horas, que deverá ser acompanhada pelos Supervisores de Ensino, Diretores do Núcleo Pedagógico, PCNP responsável pelo PNLD e PCNP que atua no Ensino Médio. Solicitamos também, a participação de todos os interessados e, principalmente, dos Diretores e Vice-Diretores das escolas que oferecem Ensino Médio, bem como dos Professores Coordenadores e todos os Professores de Ensino Médio. A apresentação dos técnicos da CGEB será transmitida apenas por Streaming, em www.rededosaber.sp.gov.br, e tem o objetivo de orientar de forma técnica, pedagógica e operacional a escolha dos livros didáticos do PNLD para o triênio 2018/2020.

     Para maiores informações, acesse o site www.fnde.gov.br >> Programas >> PNLD – Livro Didático >> Escolha PNLD 2018 ou o portal da SEE, em www.educacao.sp.gov.br > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o site > PNLD 2018.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404.2945/2946 (Desiléa) – delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Funcionários das Empresas Terceirizadas de Limpeza Escolar

    Informamos que consta no Contrato Celebrado entre a Diretoria de Ensino e a Empresa Terceirizada da Cláusula Segunda das Obrigações e Responsabilidade da Contratada (DESTAKE/TOPSERVICE) que a produtividade média definida no CADTERC, foi adotada como parâmetro para definir o valor referencial máximo que a Administração pode pagar pelos serviços, em terceirização de limpeza não se contrata número de profissionais de limpeza e sim área a ser limpa, cabendo a contratada otimizar os recursos e mão de obra, para garantir a execução do objeto do contrato com qualidade, eficiência, eficácia com menor custo, proporcionando economia ao Erário.

    Salientamos que os funcionários da terceirização devem somente fazer o serviço de limpeza no ambiente escolar. Ficando proibido qualquer outro serviço fora da sua competência.

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino