COMUNICADO DERLIM DE 15.07.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 15.07.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Horário Especial de Funcionamento Escolas no dia 16/07/2021 

    Em relação ao horário de funcionamento das Unidades Escolar amanhã, dia 16/07/2021, espaço entre as aulas regulares e a recuperação de julho (que começa na segunda-feira), faremos horário especial amanhã 16/07/2021, das 8h00 às 18h00 em todas as escolas, exceção as escolas PEI que cumprirão o horário conforme seu funcionamento, das 8h00 às 16h00 (9h) e das 8h às 18h (7h). Na segunda-feira cada unidade cumprirá o horário de acordo com o COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO III DERLIM de 08/07/2021.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Orientação de Pré-Adesão ao Novotec – 2022 

     Interessados: Gestores Escolares

    Como parte do processo de definição e implementação dos itinerários formativos nas escolas estaduais, especificamente para as opções de itinerários da Educação Profissional, ou seja, (i) os cursos técnicos do Novotec Integrado e (ii) aprofundamentos com cursos de qualificação profissional do Novotec Expresso, a Secretaria de Educação, junto a equipe Novotec na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vai conduzir uma pré-adesão das escolas ao Novotec como Itinerário em 2022.

     >> O que é a pré-adesão – Com os resultados parciais do Questionário de Manifestação de Interesse dos estudantes, a escola considera implementar um itinerário formativo com Novotec deverá demonstrar esse interesse preenchendo um questionário simples

     >> Para que a pré-adesão será utilizada – Entender quais escolas consideram implementar os itinerários com Novotec é importante para a análise do atendimento das turmas pelas escolas técnicas. Também dá uma noção importante de municípios e regiões de implementação. A pré-adesão não garante ainda o atendimento e a implementação de turmas Novotec na escola.

     Até o momento de definição final de quais IFs serão implementados, as escolas terão acesso ao que é viável de atendimento em relação ao Novotec.

    Se a sua escola considera implementar turmas com Itinerário Formativo Novotec, tanto o Integrado quanto o Expresso, por favor preencham o formulário na SED até o dia 21/07.

    Acesso do formulário – O formulário se encontra na SED no Cadastro de escolas: Gestão Escolar > Cadastro de Escolas > Escola. Depois de fazer esse caminho, deve ser selecionado o lápis na grid (última coluna).

    Ao acessar a tela, deve ser selecionada a aba Questionário (apareceram todos os questionários disponíveis).

2. Assunto: Pesquisa sobre Cantinas – Prorrogação Final de Prazo para Resposta  

     Com o objetivo de atualizar o diagnóstico do funcionamento das Cantinas Escolares, para pautar decisões administrativas e revisar a regulamentação vigente, solicitamos que preencham o questionário através do link abaixo até 16/07/2021https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOD1Q7bH8l89e-fHp92tjRISCQDi38YU_LVT_BqeKz2o8xKg/viewform

    Para acessar o link é necessário logar com o e-mail utilizando o domínio @servidor.educacao.sp.gov.br

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Programação das ATPC do Projeto Recuperação Intensiva no Mês de Julho de 2021 

    Encaminhamos, anexo I, Programação das ATPC do Projeto de Recuperação Intensiva no Mês de Julho de 2021.

    Solicitamos que as escolas que repassem as seguintes orientações aos professores que atuaram no respectivo projeto. 

 

2. Assunto: Cronograma Integrado de Recuperação e Aprofundamento do 3º Bimestre e Organização do Trabalho Pedagógico em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza  

     Interessados: equipes gestoras das escolas e professores, Prezados(as)

     Elaboramos o Cronograma Integrado de Recuperação e Aprofundamento do 3º bimestre (disponível neste link https://drive.google.com/file/d/1SmNMbjT4FbJLwrGguzLWLtD6BhZ1xB1U/view) visando apoiar a articulação entre os diferentes elementos do Programa de Recuperação e Aprofundamento, assim como entre as aulas do Centro de Mídias e o trabalho pedagógico conduzido pelos professores com os estudantes, com intuito de garantir o desenvolvimento das habilidades essenciais. Lembramos que as aulas transmitidas do Centro de Mídias para o ano de 2021 são elaboradas a partir das habilidades essenciais selecionadas com base no documento curricular da rede. Da mesma forma, o foco do trabalho dos professores da rede será apoiar o desenvolvimento dessas habilidades, sendo de suma importância a articulação entre as aulas do Centro de Mídias e as atividades propostas pelos professores aos estudantes.

     Além disso, destacamos que, por conta da quantidade reduzida de aulas do Centro de Mídias, os professores podem ir além do que é trabalhado no CMSP com seus estudantes, complementando com suas aulas presenciais ou atividades remotas propostas para promover o desenvolvimento das habilidades essenciais, tendo o cuidado para consolidar as aprendizagens descritas por essas habilidades.

     Semana de retomada de Língua Portuguesa e Matemática  

     Com o intuito de recuperar e reforçar habilidades anteriores importantes para os estudantes avançarem em sua trajetória educacional, as aulas de Língua Portuguesa e Matemática do Centro de Mídias da semana de 2 a 6 de agosto serão focadas na retomada.

     Destacamos que esta semana de retomada no Centro de Mídias aplica-se apenas a Língua Portuguesa e Matemática, componentes curriculares com um maior número de aulas semanais e, portanto, com mais habilidades a serem retomadas.

     Nas aulas ministradas pelos professores com os estudantes de suas turmas, seja de forma presencial ou remota nesta primeira semana, é importante que também sejam retomadas as habilidades anteriores para que os estudantes possam avançar em seu percurso educacional. As habilidades priorizadas para serem trabalhadas na semana de 2 a 6 de agosto nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática do Centro de Mídias estão disponíveis neste link https://docs.google.com/spreadsheets/d/1paEkP3CQ9SWhrYXMIz87Lv9F_9AHGQDuiJtVYhTcnlA/edit#gid=2023396432

 

      Aprender Sempre – 3º bimestre  

     Os cadernos do aluno e do professor do 3º bimestre do Aprender Sempre de Língua Portuguesa e Matemática de todos os anos/séries do ensino fundamental e do ensino médio, assim como do 9º ano de Ciências e 3ª série do ensino médio de Física, Química e Biologia, já estão disponíveis no site do Currículo Paulista, nos links abaixo:

     • Ensino fundamental – link https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/

     • Ensino médio – link https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/aprender-sempre-em/

    Além da versão digital, enviaremos a versão impressa dos cadernos do aluno e cadernos do professor de Língua Portuguesa e Matemática de todos os anos/séries do ensino fundamental e do ensino médio, de Ciências do 9º ano, e de Física, Química e Biologia da 3ª série do ensino médio. Informações sobre os prazos de entrega dos materiais impressos serão comunicadas posteriormente.

3. Assunto: Cronograma Materiais de Apoio para o Projeto de Recuperação Intensiva de Julho 

    Interessados: Diretores e Professores,

    Com o intuito de apoiar a organização do trabalho pedagógico a ser realizado em julho, organizamos neste link  https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Sw0TQSHoSIe3gEIrLA6ZbougD1wYiYLJAdmR7KEe1rY/edit#gid=1620853735 planilha com aulas do Centro de Mídias que trabalham com as habilidades que foram selecionadas para a recuperação intensiva de julho.

    Além de contar com a gravação de aulas do CMSP que trabalham com as habilidades selecionadas, os links do repositório incluem as apresentações utilizadas pelos professores do CMSP, que podem ser utilizados como apoio para o planejamento das aulas dos docentes que atuarem em julho.

 

4. Assunto: Programação I Profissionais da Educação – CMSP  

    Olá, servidor(a)!

     Para você ficar por dentro de todas as pautas que serão trabalhadas nesta semana, de 12 a 16 de julho, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP. Para acessar, clique aqui  https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/

     Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises, ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até assisti-las novamente e aprofundar-se nos temas já trabalhados. Importante: Para assistir às reprises em outro momento, acesse o Repositório do Centro de Mídias https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio e também no canal do CMSP no YouTube https://www.youtube.com/channel/UC4PxhhCLUs1ESKz5EwuepMw

 

5. Assunto: Avaliação da Aprendizagem em Processo – 2º Bimestre  

     Interessados: equipes gestoras das escolas e professores,

      Informamos que a Avaliação da Aprendizagem em Processo – 2º Bimestre – AAP 2 terá publicados na intranet, no dia 14/07/21, os gabaritos correspondentes ao caderno 1 da prova, cujo PDF também foi publicado, por ano/série/disciplina. Relembramos os objetivos deste caderno (atendimento a demandas municipais e a alunos em casos excepcionais), conforme comunicado do Boletim Semanal número 337, ressaltando que os resultados dos mesmos não são inseridos no sistema da plataforma CAEd.

     Considerando dificuldades com o acesso por razões diversas, que interferiram na interação com equipamentos e novas tecnologias, o sistema será reaberto para permitir aos alunos uma nova oportunidade de realização de atividades. Assim, a AAP 2 e também a SD 3, serão reabertas na plataforma dentro do período de 14 de julho até 06 de agosto.  

     Por oportuno esclarecemos que a SD4 foi reprogramada para o período de 09 a 20 de agosto.

     Sobre a Plataforma CAEd, foram realizadas lives no CMSP (nos dias 30/6, 2/7, 5/7, 6/7, 7/7 e 8/7) com a equipe DAVED e CAEd, abordando o conteúdo da plataforma e seus recursos (gravação no link https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=17204&id=0). As dúvidas levantadas nas interações foram sintetizadas no documento Perguntas e Respostas, disponível neste link.

     Para esclarecimentos adicionais, utilizar os seguintes canais:

     Escolas – delimnpep@educacao.sp.gov.br

     Portal de Atendimento da SEDUC – para problemas relacionados com o acesso ao sistema (integração de alunos ou atualização de perfil de acesso dos educadores elegíveis)

     Suporte do CAEd – para problemas relacionados à Plataforma (por meio dos Diretores das escolas ou do Dirigente de Ensino ou responsável na DE pelo acompanhamento do projeto)

 

6. Assunto: PNLD 21 Passo a Passo Objeto 2

Encaminhamos em anexo II o passo a passo do processo de escolha do PNLD 21 – Objeto 2.

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Aquisição de Produtos de Higiene Íntima Menstrual no Âmbito – PDDE Dignidade Íntima 

    Comunicamos que de acordo com a resolução 56 de 21-06-2021, em 13/07/2021 foram repassados os recursos para aquisição de produtos de higiene íntima menstrual no âmbito do PDDE Dignidade Íntima.

     Ressaltamos que as APMs que possuem Prestações de Contas reprovadas por atraso na entrega, por atraso na revisão ou reprovada em parecer conclusivo de análise da prestação de contas não receberam o recurso neste momento. Essas escolas receberão apenas após a emissão de parecer de aprovação ou aprovação com ressalvas, ou por meio das medidas de regularização previstas no artigo 12 da Resolução SEDUC 49 de 30-04-2020.

     Para mais informações, acessem o link abaixo.

     Manual para Aquisição dos Produtos de Higiene Íntima https://docs.google.com/document/d/1WH13xywodX17VIc5uEWXYGV34cTm3FLcuASgvtb7TJM/edit

 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Pesquisa sobre Quantidade de Comensais por Turno e Horário de Fornecimento da Alimentação Escolar  

    Para melhor planejamento da retomada das aulas presenciais, pedimos que preencham este formulário, visando entender a quantidade de comensais por turno, assim como os respectivos horários de fornecimento da alimentação escolar. Responder até 20/07/2021https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeb1N7LiafIrG5MweY7ManK8wnUUJWQ8yEOotHUHW5PodsSwA/viewform

    Para acessar o link é necessário logar com o e-mail utilizando o domínio servidor.educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Obras e Manutenção Escolar – NOM 

Fone 3404.2942 – delimnom@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Questionário Infraestrutura das Cozinhas e Despensas  

    Reiterando o COMUNICADO DERLIM de 12.07.2021 e tendo em vista a quantidade reduzida de respostas recebidas, ressaltamos a necessidade de que as escolas respondam ao questionário através do link abaixo até 19/07/2021https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5mP6oDbIeiTh8mW1ioXAvLxUYrwvBLfjP74nPG88zfSj6aQ/viewform

    Para acessar o link é necessário logar com o e-mail utilizando o domínio servidor.educacao.sp.gov.br

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Waldyrene Palma de Lima Gonçalves, Supervisora de Ensino – 16/07 (sexta-feira) 

– Siderlei do Carmo Villas Boas Pereira, PCNP do CONVIVA – 16/07 (sexta-feira) 

 

TODOS OS ANEXOS AQUI.

 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino