COMUNICADO DERLIM DE 15.05.2018

COMUNICADO DERLIM DE 15.05.2018 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Adequação do Calendário Escolar

     Em virtude da suspensão do expediente em 30 de abril de 2018, ratificamos a necessidade de se prever a reposição do referido dia letivo. As escolas que oferecem Ensino Médio na modalidade EJA, deverão propor a reposição antes do término do semestre letivo para cumprimento dos 100 dias previstos pela legislação vigente.

2. Assunto: Educação Física par alunos do período noturno

     As escolas que formaram turmas para alunos do período noturno, deverão cadastrar e aprovar as matrizes curriculares junto à Secretaria Digital. O procedimento é o mesmo do cadastro das matrizes dos cursos regulares, ou seja: GOE cadastra, Diretor aprova, Supervisor ratifica e Dirigente homologa.

3. Assunto: Concluintes do Ensino Fundamental e Médio do ano letivo de 2017

     Lembramos a todas as unidades escolares da necessidade de disponibilizar junto à Secretaria Digital os concluintes do Ensino Fundamental e Ensino Médio (Regular/EJA) para validação/publicação pelo Supervisor/Dirigente. O prazo oficial para a referida ação é 30 de abril do ano subsequente à conclusão.

4. Assunto: Estágio Probatório do QM

     Objetivando o cumprimento da legislação, lembramos às escolas que têm professores ingressantes quanto à necessidade de alimentarem regularmente o sistema ao término da 1ª, 2ª e 3ª etapas. Só assim a Diretoria consegue dar continuidade à avaliação. As avaliações devem ser feitas em tempo real, evitando-se transtornos futuros.

 

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

 1. Assunto: Agenda de Videoconferência –  Retificando Comunicado de 14.05.2018

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

16/05/2018

Das 11h00 às 12:30 h

Ouvir e Imaginar…Do enredo à trilha sonora

PCNP de LP, Arte e Tecnologia

Professores da Sala de Leitura de Limeira

Sala de Videoconferência

Rede do Saber

Rua Cesarino Ferreira, 145 V. Piza.

Limeira – SP

16/05/2018

Das 15h30 às 17h30

Ouvir e Imaginar…Do enredo à trilha sonora

Professores da Sala de Leitura demais municípios

Professores Coordenadores e Professores de Língua Portuguesa

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 

 

Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Convocação – Correção de Endereço

A Dirigente Regional de Ensino convoca os Vice-Diretores para a Orientação Técnica “O funcionamento do Skype Business e do e-mail Institucional”, como segue:

Público Alvo: Vice-Diretores das escolas de Limeira.

Data: 16/05/2018

Horário: 8h30 às 10h30.

Local: E.E. Lázaro Duarte do Páteo (Sala do Acessa Escola)

Endereço R. Sebastião Toledo, 788 – Vila Castelar – Limeira – SP

Convidamos para esta data e horário os Vice-Diretores das escolas de Cordeirópolis.

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Público Alvo: Vice-Diretores das escolas de Iracemápolis.

Data: 16/05/2018

Horário: 13h30 às 15h30.

 Local: E.E. Joaquina de Castro Azevedo (Sala do Acessa Escola)

Endereço R. Benedito Granço, 26 – Jd Lázaro Honório de Oliveira, Iracemápolis – SP

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Público Alvo: Vice-Diretores de Arthur Nogueira.

Data: 17/05/2018

Horário: 08h30 às 10h30.

 Local: E.E. Prof. José Apparecido Munhoz (Sala do Acessa Escola)

Endereço Rua Deputado Ulisses Guimarães, 400 – Jd. Conservani, Artur Nogueira – SP

 Convidamos para esta data e horário os Vice-Diretores da cidade de Engenheiro Coelho.

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Público Alvo: Vice-Diretores de Cosmópolis.

Data: 17/05/2018

Horário: 13h30 às 15h30.

 Local: E.E. Alberto Fierz (Sala do Acessa Escola)

Endereço Rua Ponciano Tonussi – Parque Ester, Cosmópolis – SP

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 Público Alvo: Vice-Diretores de Rio Claro.

Data: 18/05/2018

Horário: 08h30 às 10h30.

 Local: E.E. Raul Fernandez Chanceler (Sala do Acessa Escola)

Endereço R. Dois, 2877 – Vila Operaria, Rio Claro – SP

 Convidamos para esta data e horário os Vice-Diretores da cidade

de Santa Gertrudes e Ipeúna.

 Observação: Escolas que não possuem Vice-Diretor, enviar o Coordenador ou o representante do Grêmio Estudantil.

 

 2. Assunto: Inscrições para a 6ª Edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo – FeCEESP

    Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP). Nesta edição, poderão participar, na categoria Ciências da Natureza, estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais até a 2ª série do Ensino Médio e, na categoria Ciências Humanas, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais até a 2ª série do Ensino Médio, juntamente com seus respectivos professores.

    Atenção! Na fase seletiva regional, os projetos devem ser inscritos nas Diretorias de Ensino.

    O Regulamento da 6ª Edição apresenta todas as informações detalhadas e o cronograma da FeCEESP para 2018 e 2019.

https://drive.google.com/file/d/1yhay3OQVIgDo8Q5k37X-rFSLVYpl_n2E/view

 3. Assunto: Evento Científico: 13ª edição do “Avistar Brasil” – Instituto Butantã – de 18/05 a 20/05

     O Instituto Butantã realizará a 13º edição do “Avistar Brasil”, um evento que busca promover o contato com a natureza, as práticas de conservação ambiental e sobretudo a comunicação da Ciência para todos os públicos. O “Avistar Brasil – 2018” acontecerá entre os dias 18 de maio e 20 de maio, na Avenida Vital Brasil, 1.500 – Butantã – São Paulo-SP.

     O evento é gratuito e não precisa de inscrição prévia. A programação inclui palestras, exposições, oficinas para crianças e adultos, mini-cursos, lançamentos de livros, entre outros eventos. Entre as atividades, destacamos o “Conhecer – Divulgação Científica”, um encontro para discutir a divulgação científica, seus formatos e sua linguagem, que ocorrerá no dia 19/05 (sábado), a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Dispersciência. As informações sobre o evento e a programação completa estão disponíveis no site www.avistarbrasil.com.br.

 

 4. Assunto: Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP 2018) – até 02/06

     Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP 2018), uma iniciativa realizada, anualmente, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sociedade Brasileira de Física (SBF).

O evento tem como objetivo:

  • Despertar e estimular o interesse pela Física;
  • Proporcionar desafios aos estudantes;
  •  Aproximar a universidade da Educação Básica e;
  •  Estimular os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas.

     Podem participar os estudantes regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.              A 1ª fase ocorrerá nas dependências do estabelecimento de ensino inscrito. Os alunos que atingirem a pontuação mínima poderão participar da 2ª fase, em local a ser definido pela Comissão Estadual da OBFEP.

     As inscrições estarão abertas até 02 de junho. Para consultar o regulamento, calendário, programa de estudos e realizar o credenciamento dos participantes acesse o site da OBFEP.

 Lembramos que o evento é por adesão das unidades escolares interessadas e de responsabilidade dos participantes.

 5. Assunto: 3ª edição da Campanha #Aprender Para Prevenir – até 1º/10

     A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenadoria de Gestão Básica da Educação (CGEB), Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF), Equipe Curricular de Geografia, convida as escolas da rede estadual de ensino que atuam com projetos de ERRD (Educação em Redução de Riscos de Desastres), e demais instituições de educação não-formal, Defesas Civis, Universidades, entre outras, a aderirem e se engajarem na Campanha #AprenderParaPrevenir. Lançada no dia 22 de abril (Dia da Terra) pelo Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI), a 3ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir tem como tema Água [D+ ou D-] = Desastre?, proposta emergente e emergencial para a criação de uma cultura de percepção de riscos de desastres socioambientais e o enfrentamento das mudanças climáticas.

      A Campanha tem como objetivos:

  • Incentivar o desenvolvimento de projetos educativos voltados à prevenção de riscos de desastres socioambientais relacionados com a água (excesso ou escassez);
  • mapear os projetos educativos realizados no Brasil sobre o tema prevenção de risco de desastres socioambientais, promovendo um espaço de divulgação para eles;
  •  aproximar as Escolas, as Instituições de educação não-formal, as Defesas Civis e as Universidades.

      A campanha visa mobilizar escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e de Ensino Médio, públicas e privadas de todo o país para o desenvolvimento de ações educativas em educação e prevenção de riscos de desastres, contribuindo para promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre ERRD no âmbito das comunidades escolares. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO.

    As inscrições estarão abertas até 1º de outubro, mês Internacional da Redução de Desastres Naturais, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    Os projetos que estiverem de acordo com as orientações do Guia de Orientação da campanha participarão do sorteio de prêmios de pluviômetros semiautomáticos (do Cemaden) e kits educativos.

    Para apoiar a divulgação, compartilhamos o link do vídeo produzido pela Equipe Cemaden Educação.

Contamos com a habitual colaboração dos Núcleos Pedagógicos das 91 DE na divulgação e mobilização das escolas da rede estadual de ensino. Mais informações pelo link:  http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2018

 6. Assunto: Procedimentos para a correta instrução de processos de contratação de profissionais de apoio (cuidador)

     Visando a padronização dos procedimentos de contratação do profissional de apoio (Cuidador), o Centro de Atendimento Especializado – CAESP, por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE, salienta que são imprescindíveis que os documentos abaixo mencionados estejam encartados no processo:

1. Ofício do Diretor ao Dirigente Regional de Ensino, solicitando o profissional de apoio (cuidador) para seu (s) aluno (s), devendo constar um ofício por escola;

2. “Questionário Individual de alunos que necessitam de cuidadores”, devidamente preenchido (inclusive com as especificações solicitadas);

3. Laudo médico legível;

4. Declaração dos pais ou responsáveis, autorizando o cuidador para seu (sua) filho(a);

5. Outros relatórios ou avaliações médicas, se houver;

6. Avaliação Multidisciplinar do CAPE Regional, se necessária;

7. Parecer da Equipe de Educação Especial, por aluno (após ter verificado se a documentação está correta) e;

8. Cópia da Ação Judicial, se for o caso. Informamos que o processo deve ser organizado POR ALUNO, de forma que todos os documentos pertinentes ao estudante (questionário individual, laudo médico, parecer da equipe de Educação Especial, entre outros) sejam anexados conjuntamente.

    Por fim, encaminhamos a legislação referente ao Profissional de Apoio (Cuidador):

· Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei 13.146 de 06/7/2015 Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: XVII – oferta de profissionais de apoio escolar;

· Resolução SE nº 68-2017 Artigo 13 – Além dos docentes, de que trata o artigo 12 desta Resolução, os alunos público-alvo da Educação especial, matriculados em classes ou turmas do Ensino fundamental ou Ensino médio, de qualquer modalidade de ensino, poderão contar com profissionais que ofereçam apoio às atividades escolares, cujo disciplinamento será objeto de regulamento próprio. (grifo nosso)

· TAC – “Termo de Ajustamento de Conduta” em relação ao CUIDADOR, que em sua cláusula 4ª define: […] o público-alvo destes profissionais, que são pessoas com deficiência cujas limitações lhes acarretem dificuldades de caráter permanente ou temporário no cotidiano escolar, e que não conseguem, com independência e autonomia, realizar, dentre outras, atividades relacionadas à alimentação, higiene bucal e íntima, utilização de banheiro e locomoção”.

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino