COMUNICADO DERLIM DE 14.12.2020

COMUNICADO DERLIM DE 14.12.2020 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Curso Ensino híbrido: Práticas de Orientação de Estudos – 1ª Edição/2020 | Inscrições Abertas 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 1. Anexo I.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 –  delim@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Calendário Escolar 2021 

    Senhores (as) Diretores(as);

    Informamos que a versão do calendário escolar para o ano letivo de 2021, encaminhado anteriormente, constava, somente, para análise. Salientamos que a versão final será enviada no decorrer da semana, contendo as alterações, assim como, informaremos via comunicado os prazos para inserção na SED. Nesse sentido, ressaltamos que os calendários já inseridos na plataforma SED para homologação, serão rejeitados, para que as unidades possam realizar as adequações, de acordo com a versão final.  Orientamos para que aguardem o Comunicado contendo as datas para inserção do documento.

2. Assunto: Programas MEC – Escola do Campo 

    Prezado Diretor,

    O PDDE Escola do Campo consiste no repasse financeiro por meio de transferência de recursos, nas categorias econômicas de custeio e capital, para contratação de mão de obra e outras despesas necessárias à manutenção, conservação e pequenos reparos em suas instalações, bem como aquisição de mobiliário escolar e outras ações de apoio às atividades educativas e pedagógicas.

     Devido às adversidades apresentadas pelo novo Sistema do PDDE Campo, a documentação das escolas cadastradas poderá ser enviada via e-mail: pddecampo2020@mec.gov.br, com cópia para o e-mail delim@educacao.sp.gov.br.

     Os documentos são:

     • Plano de Aplicação

     • Relatório Fotográfico (3 a 5 fotos)

     • Termo de Compromisso

     • Ata de Reunião com a comunidade escolar

    A data limite é 31 de dezembro de 2020. Todos os documentos deverão ser salvos em formato pdf, com tamanho máximo de 10mb.

    O assunto do e-mail deverá ser o código INEP da escola, o nome do município e seu respectivo UF. (Ex.: 35002138 – Rosana – SP)

    O cadastro do perfil do diretor permanece sendo necessário via sistema PDDE Campo.

    Em caso de dúvidas ou encaminhamento de informações, favor entrar em contato com a equipe dos Programas MEC da Diretoria de Ensino de Limeira.

    Escola selecionada e cadastrada pelo MEC – DER de Limeira: EE Dorivaldo Damm.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Seminário Regional Virtual de Práticas MMR 2020 

    A Dirigente Regional de Ensino convoca os Supervisores, Diretores, Professores Coordenadores e PCNP para participarem do Seminário Regional Virtual de Práticas MMR 2020 da Diretoria de Ensino de Limeira, que será realizado em:

    Data: 16/12/2020 

    Horário: 14h30 às 16h30

    Via Plataforma Teams

     Link para acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NTRmYjAyYTktNzk5MS00YTcxLThiYTUtNDUzN2M0NmI4N2Rk%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%22d8bfb917-8928-4d1a-8f8d-b72e23db4a33%22%7d  

     Solicitamos que todos acessem a sala da Microsoft Teams antes das 14h30, evitando, assim, problemas técnicos e eventuais atrasos. Pedimos também a gentileza de manterem os microfones e câmeras desligados, ativando-os apenas no momento de interação quando solicitado pelos organizadores.

2. Assunto: Relatório Pedagógico Final – AEE 

    Prezado Diretor,

    Seguem, anexo II, os relatórios para preenchimento dos professores de Sala de Recursos, Professor Auxiliar (Ordem judicial) e o Interlocutor.

    Este relatório final, após ser preenchido, deverá ser anexado no prontuário e no Portfólio do aluno na Sala de Recursos.

    Equipe de Educação Especial

3. Assunto: Comunicado ATPC 

    O objetivo do Programa de Recuperação e Aprofundamento será proporcionar ao aluno a possibilidade de aprender aquilo que é essencial, e ele deverá, portanto, aprofundar-se na temática solicitada para seguir sua trajetória para a série e/ou o ano seguinte. Para isso, conforme informado no Comunicado Externo Conjunto COPED/ EFAPE/Subsecretaria 2020 – nº 60, algumas ATPC dos Professores de Anos Iniciais e dos Professores dos Anos Finais e Ensino Médio de Língua Portuguesa e Matemática serão focadas nas sequências didáticas de atividades de Recuperação e Aprofundamento (Aprender Sempre – material adicional preparado especificamente para isso).

  1. Formações à luz do material Aprender Sempre, volume 1.2021

     Tendo em vista que no 1º bimestre de 2021 já será implementado o Material Aprender Sempre, Volume 1 de 2021, teremos as ATPC do Programa de Recuperação e aprofundamento já voltadas para isso. A saber:

Transmissão Centro de Mídias de São Paulo**

Formadores

Professores**

Tema

Etapa

Data

Data

SA/D Vol.1.2021

Anos Iniciais

LP

08/12

14/12

MT

15/12

Gravação disponibilizada em 16/12

ESA/D Vol. 1.2021

Anos Finais/ Ensino Médio

LP

07/12

16/12

MT

07/12

17/12

      2. Devolutivas da Frente de Formação do Programa de Recuperação e Aprofundamento”

      Ciente da importância de ouvir e receber a opinião de vocês sobre as formações realizadas pela EFAPE, realizamos contato telefônico com todos os Diretores de Núcleo Pedagógico.

      O objetivo das ligações foi criar um canal para levantar pontos cruciais para a execução e bom planejamento do Programa de Recuperação e Aprofundamento.

      Com o objetivo de aprofundarmo-nos nesse levantamento e ouvir outros atores, como PC, PCNP, PCG, PCA e Professores que participaram desse processo formativo ao longo de 2020, solicitamos a participação de vocês nessa avaliação do pilar de Formação do Programa de Recuperação e Aprofundamento ao longo de 2020 efetuando o preenchimento deste no link https://bit.ly/Avaliacão2020 até o dia 17/12.

      3.  ATPC de área e EMAI – EFAPE 

      Nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro, seguiremos com EMAI e com as ATPC das áreas de Conhecimento, conforme organização da semana B para Anos Iniciais e Anos Finais e Ensino Médio. Esta será a última semana de transmissões de ATPC do ano. Retomaremos esta organização em 2021.

     Anos Iniciais

Início

Término

Início

Término

EFAPE/DE/UE

Tema

Manhã

Manhã

Tarde

Tarde

10h

10h50

16h*

16h50*

EFAPE

EMAI

10h50

11h40

16h50*

17h40*

EFAPE

EMAI

11h40

12h

17h40

18h

EFAPE

1ª Transmissão de LP (ano): Rec. e Aprof. LP

Semana B

Anos Iniciais  14/12

12h

12h30

18h

18h30

EFAPE

2ª Transmissão de LP (ano): Rec. e Aprof. LP

12h30

13h20

Horário variável

Horário variável

Escola

Desdobramento da           pauta: Rec. e Aprof. LP

 

por escola 

por escola 

 * Reprises das transmissões realizadas no período da manhã. Lembramos ainda que, além das reprises, as ATPC ficarão disponibilizadas no YouTube para as escolas poderem acessar no momento que considerarem melhor para o desenvolvimento da pauta, tendo em vista as atividades de final de ano.

      Anos Finais e Ensino Médio

 

 

Semana B

 

Ciências Humanas  15/12 

Linguagens  16/12 

Ciências da Natureza 17/12.

Início manhã 

Término manhã 

Início tarde

Término tarde

EFAPE/DE/UE 

Tema

7h 

7h45

13h30

14h15

DE

Geral

7h45

8h30

14h15

15h

DE

Geral

8h30

9h15

15h

15h45

DE 

Geral

9h15

10h

15h45*

16h30*

EFAPE

Recuperação

10h

10h45

16h30*

17h15*

EFAPE 

Recuperação

10h45

11h30

17h15*

18h*

EFAPE 

Recuperação

11h30

12h15

18h*

18h45*

EFAPE 

Recuperação

     * Reprises das transmissões realizadas no período da manhã. Lembramos ainda que, além das reprises, as ATPC ficarão disponibilizadas no YouTube para as escolas poderem acessar no momento que considerarem melhor para o desenvolvimento da pauta, tendo em vista as atividades de final de ano.

4. Assunto: Documento de Orientação para Eleição e Organização do Grêmio Estudantil de São Paulo – 2021  

    Desde 2015, a SEDUC tem encaminhado às escolas documentos orientadores para colaborar com o processo democrático e fortalecer o protagonismo estudantil.

    Nesse sentido, oferecemos o convite para que possam conhecer estes documentos e socializar.

    Seguem os links dos documentos:

    • Anexo I – Calendário Unificado e Anexo II – Orientações ao Processo Eleitoral – link: https://seesp-my.sharepoint.com/personal/leandro_negretti_educacao_sp_gov_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fleandro%5Fnegretti%5Feducacao%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCEART%2FGREMIO%20ESTUDANTIL%2FDocumentos%20Orientadores%2FCalend%C3%A1rio%20do%20Gr%C3%AAmio%20Estudantil%20Paulista%20%2D%202021%20%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fleandro%5Fnegretti%5Feducacao%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCEART%2FGREMIO%20ESTUDANTIL%2FDocumentos%20Orientadores&originalPath=aHR0cHM6Ly9zZWVzcC1teS5zaGFyZXBvaW50LmNvbS9wZXJzb25hbC9sZWFuZHJvX25lZ3JldHRpX2VkdWNhY2FvX3NwX2dvdl9ici9fbGF5b3V0cy8xNS9ndWVzdGFjY2Vzcy5hc 

3B4P2RvY2lkPTAxMTVlNDM5NTUxZDA0Y2RlYTcxZTk2Yjk3ZDdlYWMxOCZhdXRoa2V5PUFTVWhncDBqeVlFOGdYR0xORUYxNFZJJnJ0aW1lPUx3MlFnMm1nMkVn 

    • Anexo III – Legislação e Anexo IV – Sugestões de Leitura – link: https://seesp-my.sharepoint.com/personal/leandro_negretti_educacao_sp_gov_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fleandro%5Fnegretti%5Feducacao%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCEART%2FGREMIO%20ESTUDANTIL%2FDocumentos%20Orientadores%2FAnexo%20III%20%2D%20Legisla%C3%A7%C3%A3o%20Gr%C3%AAmio%20e%20Anexo%20IV%20%2D%20Sugest%C3%B5es%20Leitura%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fleandro%5Fnegretti%5Feducacao%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCEART%2FGREMIO%20ESTUDANTIL%2FDocumentos%20Orientadores&originalPath=aHR0cHM6Ly9zZWVzcC1teS5zaGFyZXBvaW50LmNvbS9wZXJzb25hbC9sZWFuZHJvX25lZ3JldHRpX2VkdWNhY2FvX3NwX2dvdl9ici9fbGF5b3V0cy8xNS9ndWVzdGFjY2Vzcy5hc

3B4P2RvY2lkPTA4MjM1MmY1MjZkZmM0MWQ2YWIxY2E1M2M3ZjVjOGZhYiZhdXRoa2V5PUFSRExrU3owRlpxX21WX0p5TVlnaDMwJnJ0aW1lPUgzUkpvMmlnMkVn

    • Anexo V – Modelos de Atas e Anexo VI – FAQ do Grêmio 2021 – link: https://seesp-my.sharepoint.com/personal/leandro_negretti_educacao_sp_gov_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fleandro%5Fnegretti%5Feducacao%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCEART%2FGREMIO%20ESTUDANTIL%2FDocumentos%20Orientadores%2FAnexo%20V%20%2D%20Atas%20e%20Anexo%20VI%20%2D%20FAQ%20%2D%20Gr%C3%AAmio%202021%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fleandro%5Fnegretti%5Feducacao%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCEART%2FGREMIO%20ESTUDANTIL%2FDocumentos%20Orientadores&originalPath=aHR0cHM6Ly9zZWVzcC1teS5zaGFyZXBvaW50LmNvbS9wZXJzb25hbC9sZWFuZHJvX25lZ3JldHRpX2VkdWNhY2FvX3NwX2dvdl9ici9fbGF5b3V0cy8xNS9ndWVzdGFjY2Vzcy5hc3 

B4P2RvY2lkPTBlNTMzMzNmMzcwNjc0NDQwOTQ4ODhlOWYyOTU4ZjM1ZSZhdXRoa2V5PUFlenhaYjVJUHQ2SU1qNWNXaUhKN3M0JnJ0aW1lPVEzWW04R2lnMkVn 

5. Assunto: Documento de Orientação para Composição do Conselho de Escola – 2021  

     Tendo em vista que as Unidades Escolares estão em fase de construção do Calendário Letivo de 2021 e, sabendo que é fundamental que sejam previstas as datas base da Composição dos Colegiados e suas Reuniões Ordinárias, estamos enviando os links de acesso aos documentos de orientação, à Legislação e ao Calendário Unificado do Conselho de escola – 2021.

    Nosso intuito é colaborar com o processo democrático e fortalecer a Gestão Colegiada nas escolas.

    Oferecemos o convite, para que possam conhecer estes documentos e socializar.

    Seguem os links dos documentos:

    • Calendário Unificado da Composição do Conselho de Escola e Orientações – link: leandro_negretti_educacao_sp_gov_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fleandro_negretti_educacao_sp_gov_br%2FDocuments%2FCEART%2FColegiados%2FDocumento%20Orientadores%2FCalendário%20Unificado%20de%20Composição%20do%20Conselho%20de%20Escola%20-%202021%20-%20Anexos%20I%20e%20II%20%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fleandro_negretti_educacao_sp_gov_br%2FDocuments%2FCEART%2FColegiados%2FDocumento%20Orientadores&originalPath=aHR0cHM6Ly9zZWVzcC1teS5zaGFyZXBvaW50LmNvbS9wZXJzb25hbC9sZWFuZHJvX25lZ3JldHRpX2VkdWNhY2FvX3NwX2dvdl9ici9fbGF5b3V0cy8xNS9ndWVzdGFjY2Vzcy5hc 

3B4P2RvY2lkPTBkNzA0OTI2ZjE4ZWY0MDgxOGNkN2JhOTQ3NmMzNmI0YyZhdXRoa2V5PUFVN3dGVmpVREhySFNXWnR5NUlhQVlZJnJ0aW1lPTk1aHAwRy1nMkVn 

    • Legislação Vigente – Conselho de Escola – link: https://seesp-my.sharepoint.com/personal/leandro_negretti_educacao_sp_gov_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fleandro%5Fnegretti%5Feducacao%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCEART%2FColegiados%2FDocumento%20Orientadores%2FAnexo%20III%20%2D%20Legislacao%20%2D%20Conselho%20de%20Escola%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fleandro%5Fnegretti%5Feducacao%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCEART%2FColegiados%2FDocumento%20Orientadores&originalPath=aHR0cHM6Ly9zZWVzcC1teS5zaGFyZXBvaW50LmNvbS9wZXJzb25hbC9sZWFuZHJvX25lZ3JldHRpX2VkdWNhY2FvX3NwX2dvdl9ici9fbGF5b3V0cy8xNS9ndWVzdGFjY2Vzcy5hc 

3B4P2RvY2lkPTAzNmJhMzlmMTc1ZWY0MDk0ODAwYWRlZTJiN2NjNTA5OCZhdXRoa2V5PUFRZmtiVmJpUml4dGY0aF9kV2U5NHpzJnJ0aW1lPVowNTcwbS1nMkVn 

    • Modelo Padrão de Ata de Posse do Conselho de Escola – link: https://seesp-my.sharepoint.com/personal/leandro_negretti_educacao_sp_gov_br/_layouts/15/onedrive.aspx?id=%2Fpersonal%2Fleandro%5Fnegretti%5Feducacao%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCEART%2FColegiados%2FDocumento%20Orientadores%2FAnexo%20IV%20%2D%20Modelo%20de%20Ata%20da%20Posse%20do%20Conselho%2Epdf&parent=%2Fpersonal%2Fleandro%5Fnegretti%5Feducacao%5Fsp%5Fgov%5Fbr%2FDocuments%2FCEART%2FColegiados%2FDocumento%20Orientadores&originalPath=aHR0cHM6Ly9zZWVzcC1teS5zaGFyZXBvaW50LmNvbS9wZXJzb25hbC9sZWFuZHJvX25lZ3JldHRpX2VkdWNhY2FvX3NwX2dvdl9ici9fbGF5b3V0cy8xNS9ndWVzdGFjY2Vzcy5hc 

3B4P2RvY2lkPTA0NzI5ODA2ZjM3MTk0MTYzYjVkYjBkN2NlYjNiMzI4YyZhdXRoa2V5PUFmSkdxT0JrSl96dHp5Y2UzRzViYzNFJnJ0aW1lPWdLV3gxRy1nMkVn 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Coleta de Classes e Matrícula de Alunos 2021  

    Tendo em vista a Resolução SEDUC 74, de 16-10-2020 e dando continuidade às ações para garantir o atendimento à demanda escolar, informamos que, a partir de hoje, 14/12, encontram-se disponíveis as opções relacionadas à coleta de classes/turmas para os seguintes atendimentos:

  1. Centro de Estudos de Línguas – CEL;
  2. Ensino Fundamental e Médio que são oferecidos nas Unidades Prisionais;
  3. Ensino Fundamental e Médio que são oferecidos nas Unidades da Fundação CASA;
  4. Classes Hospitalares;
  5. Salas de Recursos cujas demandas foram identificadas pela Diretoria de Ensino após a 1ª. fase de atribuição de aulas/classes aos docentes efetivos, conforme cronograma estipulado pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH;
  6. Classes de Recuperação de Ciclo e Recuperação Intensiva que, atendendo à legislação vigente, já foram devidamente homologadas pelo Dirigente Regional de Ensino.
    A coleta de classes e a matrícula dos alunos deverão ser realizadas, na plataforma SED, ​até às 17 horas do dia 15/12/2020​, através das funcionalidades GESTÃO ESCOLAR > CADASTRO DE ALUNOS > COLETA > COLETA DE CLASSES 2020/2021 e GESTÃO ESCOLAR > CADASTRO DE ALUNOS > MATRÍCULA > MATRICULAR ALUNO(A).
    Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

    Atenciosamente,
    Magda de Moraes
    Dirigente Regional de Ensino