COMUNICADO DERLIM DE 14.07.2021
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: #ComputadordoProfessor
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Plano de Retorno – Agosto/2021
Senhores Diretores
No Plano de Retorno (agosto/2021) no item A – Quadro com número total de alunos; número de alunos que não retornarão e número de alunos pertencentes ao grupo de risco, dado o prazo de entrega do Plano (22/07) poderá ter a seguinte redação “Será encaminhado, por ofício ao delimat@educacao.sp.gov.br na primeira semana do mês de agosto de 2021”.
E, assim sendo, encaminhar estes números via ofício ao endereço indicado até o dia 06/08/2021.
OBS.: Caso a Direção Escolar tenha estes dados até a data de entrega do Plano de Retorno poderá encaminhá-lo com o item A preenchido.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: PNLD 21 (objeto 2): Escolha e Webinar
Já começou o registro da escolha de livros didáticos do PNLD 21 – Objeto 2, obras por área de conhecimento e obras específicas todas destinadas aos alunos e professores do Ensino Médio. As escolas terão até o dia 11 de agosto para realizar o registro na plataforma do PDDE – Interativo. É fundamento do processo de escolha a reflexão coletiva entre os professores com base em consulta obrigatória ao Guia do PNLD 21, link abaixo:
https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/inicio
As escolas podem optar por não utilizar qualquer uma das obras ofertadas, neste caso, é obrigatório o registro no sistema de que não deseja receber. Sem esse registro, o FNDE/MEC entenderá que deve ser enviado um dos títulos disponíveis de cada opção para todo o alunado.
É obrigatória a inclusão da ata de reunião da escolha no PDDE – Interativo. A não inclusão obriga as escolas a presentar uma justificativa.
Caso a escola tenha recebido a visita de representantes de editoras deverão informar na plataforma. Reiteramos que está proibido o ingresso presencial ou virtual das equipes de divulgação.
2. Assunto: Aprender Valor
Está aberto até dia 31 de julho a adesão ao Programa Aprender Valor, iniciativa do Banco Central voltada para escolas de Anos Iniciais e Finais. O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras.
A partir de 2021, a iniciativa entra em fase de expansão nacional, possibilitando que mais escolas e redes municipais e estaduais de educação tenham acesso aos recursos do programa. Dessa forma, conhecimentos sobre formas de melhorar a gestão do dinheiro podem chegar a diretores, professores e estudantes de Ensino Fundamental de todo o país.
Um dos maiores impactos causados pela pandemia de COVID 2019 foi a gestão dos recursos financeiros das famílias de nossos estudantes. Acreditamos que este programa possa apoiar o planejamento e organização financeira, começando pelo trabalho nas escolas.
Reforçamos o convite a Diretores de escolas de Anos Iniciais e Finais para a realização da adesão de suas escolas ao programa, caso julguem pertinente.
Para buscarem mais informações sobre o programa, convidamos todos a:
- Assistirem a Live que aconteceu no dia 1º de julho, através do link https://www.youtube.com/watch?v=lBrzNgXbvPo
- Para entender mais detalhadamente como realizar a adesão e cadastro dos alunos e professores, assista à live no link https://www.youtube.com/watch?v=xiNzrkVmVpk
O prazo de adesão das escolas ao Programa Aprender Valor vai até dia 31 de julho, e cabe aos diretores de escola (ou representante das unidades escolares) realizar o processo seguindo os seguintes passos:
1. O(a) representante da escola deve acessar a plataforma utilizando o código Inep, como usuário e senha, e inserir essas informações na tela de login, clicando no botão que fica do lado superior direito da tela. Na área logada, é necessário clicar no card Organização e Planejamento e depois em Cadastros. Em seguida, deve-se clicar no botão “+” para cadastrar um(a) novo(a) diretor(a). Após o cadastro, é preciso clicar no nome da escola localizado no canto superior direito e, então, em “Sair”.
2. O(a) diretor(a) cadastrado(a) deve acessar a plataforma utilizando o seu CPF, como usuário e senha, e inserir essas informações na tela de login, clicando no botão presente no lado superior direito da tela, conforme instruções anteriores. Na área logada, é necessário clicar no card Organização e Planejamento e depois em Adesão. Em seguida, deve-se clicar no botão “+”. Por fim, é preciso confirmar a adesão da escola e salvar o procedimento.
A participação de todos é muito importante e temos certeza que o programa Aprender Valor poderá contribuir para o alcance das habilidades e competências de nossos estudantes, podendo também ajudar na Educação Financeira de todos os envolvidos.
Diretores, entendam melhor o Programa!
Qual a sua relação com o dinheiro?
Não se engane sobre esse tema, o melhor é aprender desde cedo a lidar com dinheiro e a planejar a poupar e assim criar uma consciência crítica sobre o papel das Finanças em nossas vidas. Essa consciência nós conquistamos por meio da Educação Financeira ela prepara o indivíduo desde a infância para tomar decisões econômicas de forma consciente e autônoma.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que a Educação Financeira deve estar contemplada de forma transversal integrada nos diferentes componentes curriculares. Para contribuir com a implementação da BNCC na escola, o Banco Central com recursos do Fundo de defesa de direitos difusos do Ministério da Justiça criou o Aprender Valor.
Os professores poderão seguir trabalhando normalmente com sua disciplina, incluindo agora projetos escolares que contemplem a educação financeira, portanto nossa proposta é que a educação financeira seja incorporada às aulas de matemática, língua portuguesa, história e geografia como estabelece a BNCC. A ideia é que crianças e adolescentes construam uma melhor relação entre os seus desejos e necessidades de um lado e os recursos financeiros que dispõe de outro. Para que nossas crianças e jovens cheguem à fase adulta mais preparados para lidar com seu dinheiro é importante que desenvolvam desde cedo competências e habilidades de educação financeira. Para apoiá-los nesse percurso, o Programa busca estimular os estudantes do Ensino Fundamental a refletirem o que tem valores nas suas vidas, por isso o nome Aprender Valor.
É tão importante cuidar de nossas crianças hoje para que as gerações futuras sejam mais conscientes em sua forma de lidar com dinheiro e a escola também tem esse compromisso e essa responsabilidade.
No programa você terá:
Projetos escolares com educação financeira integrada às diferentes disciplinas para os 9º anos do Ensino Fundamental;
Formação online para professores visando a implementação do Aprender Valor em sala de aula;
Formação online para diretores e gestores com ênfase na gestão da aprendizagem no trabalho colaborativo e na implementação de projetos escolares integrados com a educação financeira;
Curso de gestão de finanças pessoais para professores e gestores.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração – NAD
Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Baixa no Matpedagogico
Segue o link para baixa no Matpedagogico e em anexo um pequeno direcionamento de como efetuar a baixa no sistema (lembrando que o Matpedagogico deverá ser acessado pelo interne Explorer).
http://matpedagogico.fde.sp.gov.br/ASPX/logon.aspx
Orientações para dar baixa no sistema;
Logim: código CIE da escola
Senha: caso a escola não lembre a senha solicitar pelo whats (19) 99616-7956 informando a escola e o código CIE que eu restauro a senha.
Ao logar o sistema aparecerá o ícone para dar baixa ao bem recebido ao clicar aparecerá a opção selecione – clicar na palavra selecione em seguida aparecerá o bem a ser efetuado a baixa no item Recebimento Total possui irregularidades? Não ou Sim nesse momento se veio o material descrito na nota não bater com o que está descrito clicar no sim, caso esteja correto clicar no não e a baixa será efetuada, caso precise imprimir a GPB clicar e reemitir GPB no quadradinho colocar o número referente a GPB a ser impressa em seguida pesquisar ela aparecerá selecione e solicite a impressão.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Resolução SEDUC 59/2021
Conforme consulta ao CGRH, informamos que a Lei nº 14.151, de 12/05/2021, não possui regulamentação estadual, portanto, as atividades presenciais e o teletrabalho devem seguir a determinação da Resolução SEDUC 59/2021.
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Recadastramento
Informamos que, até a data de hoje (14/07/2021), ainda não se recadastraram 160 servidores conforme Anexo I.
Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 31/07/2021, impreterivelmente.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:
– Patricia Aparecida Franco Bueno Rodrigues, PCNP Anos Iniciais – 15/07 (quinta-feira)
– Helen Polezi dos Reis Ruba, Diretora da EE. Profa. Maria Carmem Codo Jacomini, 15/07 (quinta-feira)
– Nelson David Rissi, Diretor da EE Octavio Pimenta Reis – 15/07 (quinta-feira)
Atenciosamente,
Magda de Moraes
Dirigente Regional de Ensino