COMUNICADO DERLIM DE 14.06.2024

COMUNICADO DERLIM DE 14.06.2024
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital CGP – EE. Prof. Odilon Corrêa
A EE. PROF. ODILON CORRÊA nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29- 06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
2. Assunto: Edital Vice-Diretor – EE. Prof. Odilon Corrêa
A EE. PROF. ODILON CORRÊA, nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada de Vice-Diretor. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo II.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Edital de Abertura de Inscrições para o ano letivo de 2025 – Processo Seletivo Simplificado
Sr. Diretor,
Comunicamos a publicação em DOE de 05-06-2024 do Edital de Abertura de Inscrições para o ano letivo de 2025 – Processo Seletivo Simplificado, para contratação temporária de docentes para atuação nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede estadual de ensino, por meio de prova objetiva, prática e avaliação de títulos, a ser realizado em nível regional e Credenciamento para o Programa Ensino Integral – PEI.
As divulgações referentes ao presente Processo Seletivo Simplificado, serão publicadas oficialmente no Diário Oficial do Estado de São Paulo – DOE (www.doe.sp.gov.br) e disponibilizadas, como subsídio, no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br), conforme o caso, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.
Alertamos para que todos os interessados realizem a leitura, na íntegra, do referido Edital (clique aqui) e salientamos aqui alguns pontos relevantes, conforme segue:
  • A inscrição deverá ser efetuada das 10h de 14.06.2024 às 23h59min de 12.07.2024, exclusivamente pela internet no site (www.vunesp.com.br)  e não será permitida inscrição em desacordo com o estabelecido neste edital – autodeclaratória e numa única Diretoria de Ensino;
  • O candidato que não atender aos procedimentos estabelecidos neste Edital ou que prestar declaração falsa, inexata ou, ainda, que não satisfaça a todas as condições e requisitos estabelecidos neste Edital, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que aprovado e que o fato seja constatado posteriormente, sem prejuízo das ações criminais cabíveis;
  • Ao efetivar a sua inscrição o candidato concorda com os termos que constam neste Edital;
  • Público-alvo: poderão se inscrever no presente Processo Seletivo Simplificado os candidatos que queiram celebrar contrato com a rede estadual de educação, desde que cumpridas as exigências contratuais constantes deste edital e nas demais normas pertinentes ao assunto;
  • Capítulo 2: referentes aos requisitos para habilitação dos anos iniciais do ensino fundamental, habilitação / qualificação para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação especial;
  • Taxa de Inscrição de 35,00 – ver critério para isenção e redução da taxa;
  • DA CONDIÇÃO ESPECIAL: O candidato que necessitar de condição especial para a realização da prova, deverá verificar as orientações contidas no Capítulo 3, 3.34;
  • Capítulo 4 – Da candidata Lactante;
  • Capítulo 5 – Da pessoa com deficiência;
  • Capítulo 6 – Da inclusão e do nome social;
  • Capítulo 7 – Do sistema de pontuação diferenciada para pretos, pardos e indígenas – Do procedimento de heteroidentificação;
  • Capítulo 8 – Da participação de estrangeiros;
  • Capítulo 9 – Das Provas:
9.1. Este Processo Seletivo Simplificado constará das seguintes provas:
Professor de Educação Básica I e Professor de Ensino Fundamental e Médio
Prova Objetiva:
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Conhecimentos Específicos
Prova Prática – Videoaula
Prova de Títulos
  • Capítulo 10 – Da prestação das provas;
  • Dos Recursos;
  • Também é de responsabilidade do candidato, a veracidade das informações e a exatidão das declarações e regularidade de documentos;
  • Para fins deste Processo Seletivo Simplificado, o candidato deverá manter atualizado seus dados pessoais (nome, documento, e-mail e/ou endereço), desde a inscrição até a publicação da classificação definitiva, na Fundação VUNESP e, após esse período, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
  • O candidato deverá manter ativo o e-mail cadastrado no ato da inscrição, durante toda a vigência deste Processo Seletivo Simplificado;
  • O prazo de validade deste Processo Seletivo Simplificado para docentes é de 1 (um) ano, contado a partir da data de publicação da classificação final;
  • Veja a lista dos municípios de aplicação de prova no anexo II do Edital e demais requerimentos em seguida;
  • Verificar em Anexo V: tema, habilidade obrigatória e público-alvo para a preparação da prova prática – candidato concorrente à vaga de componente curricular;
  • Bibliografia
Solicitamos, ainda, a ampla divulgação deste Comunicado para os docentes de sua unidade escolar, que deverão tomar ciência desse Comunicado.
Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM
 
 
2. Assunto:  Atribuição de Aulas
Sr. Diretor,
Tendo em vista o saldo de aulas sem atribuição aos docentes habilitados / qualificados constantes na SED e completando as ações de Monitoramento das Atribuições de Classes e Aulas contidas no Documento Orientador de Atribuição de Classes e Aulas Durante o Ano de 2024, p. 32 do Manual de Atribuição, essa Comissão reitera aos senhores diretores e gerentes de organização escolar os seguintes procedimentos para a próxima semana:
  1. Após realizada a Associação das aulas atribuídas até 17-06-2024 e caso ainda tenham saldo remanescente, lembramos:
  2. Atribuição presencial na DERLIM, às 09h do dia 19-06-2024, do saldo remanescente na SED para, novamente, aos docentes classificados no processo de atribuição 2024 que desejarem completar sua carga horária e obrigatoriamente, aos docentes contratados em interrupção de exercício e docentes com menos de 20 aulas atribuídas (processos seletivos vigentes) – VUNESP/FGV/BT. Após esgotados os docentes com vínculo ativo, será realizada atribuição aos candidatos sem inscrição no Processo de Atribuição de Classes e Aulas 2024, com verificação de documentação no momento da atribuição e registro de cadastro emergencial. Para tanto, será necessário que o diretor / GOE realizem os seguintes procedimentos:
  1. Retirar o saldo de aula da SED às 13h do dia 17-06-2024;
  2. Encaminhar o saldo de aula em modelo próprio (em anexo III) para o email saldo.aula@gmail.com  até às 13h30 do dia 17-06-2024;
  3. Convocar os docentes contratados com menos de 20 aulas e em interrupção de exercício para participarem da atribuição do dia 19-06-2024;
  4. Associar as aulas atribuídas até 20-06-2024, assim que receberem a ata da atribuição ocorrida pela Comissão;
  1. A Comissão divulgará no site da DERLIM, os saldos de aulas enviados pelas escolas, até às 17h do dia 17-06-2024, com orientações aos interessados em participar das atribuição presencial do dia 19-06-2024;
  2. Abertura de Cadastro Emergencial no mês de julho de 2024 para disciplinas com maior número de saldo de aulas remanescentes e após esgotadas todas as possibilidades contidas no Monitoramento do Processo de Atribuição e considerando as diretrizes da SEDUC para o segundo semestre de 2024.
Solicitamos aos senhores que divulguem essas informações aos interessados e agendem suas ações descritas acima, garantindo assim a lisura, transparência e eficácia em todo esse Processo.
Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM
 
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Sínteses parciais da Prova Paulista no Diário de Classe
Para subsidiar os docentes na elaboração das sínteses parciais bimestrais, os resultados da Prova Paulista serão disponibilizados, a partir do 2° bimestre, na funcionalidade diário de classe na Secretaria Escolar Digital(SED).
2. Assunto: Inscrições para participação das escolas no Zayed Sustainability Prize
A SEDUC informa que estão abertas as inscrições para participação das escolas no Zayed Sustainability Prize, prêmio Zayed de sustentabilidade até dia 23/06/2024.
Categoria para inscrição: Escolas Secundárias Globais
Projetos de interesse: projetos de sustentabilidade inovadores, impactantes e inspirados nas áreas de saúde, alimentação energia/ou água.
Inscrições: devem ser feitas no site https://zayedsustainabilityprize.com/
Documentos orientadores em português podem ser encontrados em: https://zayedsustainabilityprize.com/en/new-mediacenter na seção biblioteca. Recomendamos a leitura de Brochura Corporativa e Folheto Global.
Premiação: Verba para a implementação do projeto para seis escolas em diversas regiões do mundo.
3. Assunto: Prontos pro Mundo
Informamos o cronograma das próximas ações do curso on-line de língua inglesa – Plataforma da Wizard by Pearson.
Semana de 17 a 21 de junho
Início das novas turmas, para estudantes que:
• Ainda não haviam feito o teste de nivelamento, nem sido enturmados.
• NÃO FREQUENTARAM AS AULAS e tiveram que ser REENTURMADOS, ou seja, que terão uma nova oportunidade de fazer o curso de inglês.
Consultem as novas turmas desses estudantes no anexo IV.
Obs. Esta será a última chamada para os estudantes nesta edição de 2024. Portanto, solicitamos ampla divulgação aos interessados.
Para acessar as Orientações e Procedimentos para os Estudantes CLIQUE AQUI https://seesp-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/jorge_conceicao_educacao_sp_gov_br/EnjPjjac46BAuEhjh6u8DxgBQKoGm6WUu9ux_pvmjdwldg?e=xnrEf8, ou escaneie o QR code abaixo:
AÇÃO: A PEARSON está entrando em contato direto com os diretores de escola, como ação de fomento à BUSCA ATIVA dos estudantes contemplados. Por isso, pedimos o apoio de todos os diretores de escola para atender o contato telefônico do representante.
Pesquisa de equipamentos para a prova de inglês on-line: Em agosto acontecerá o processo seletivo para o programa de intercâmbio e a avaliação será aplicada em todas as escolas que possuem estudantes cursando a formação Wizard by Pearson. Lembramos que as unidades escolares precisam preencher a pesquisa sobre os equipamentos de informática neste link: https://researchpearson.typeform.com/to/CrFhpCIm até 15/06/2024.
Em tempo, reiteramos que a lista dos estudantes desistentes informados pelas escolas foi remetida à equipe do programa na Seduc e aguarda tratativa após as ações de enturmação e reenturmação citadas acima.
4. Assunto: Live sobre teste de nivelamento e ativação de alunos na plataforma Education First
Para apoiar na ativação dos estudantes e teste de nivelamento da Plataforma EF, o Grupo de Trabalho de Língua Inglesa do time de Plataformas Educacionais da Coordenadoria Pedagógica (COPED) fará uma live no dia 19 de junho, às 10h, no Canal Gestão do CMSP.
A participação dos professores de Língua Inglesa do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio é importante para sanar dúvidas e iniciar o trabalho dos estudantes nesta plataforma.
Também disponibilizamos um material com tutorial para os estudantes que pode ser compartilhado com todos utilizando o link: https://bit.ly/tutorialefseduc ou https://docs.google.com/presentation/d/12HpaCL5z73ICQMMDHiKGPobs7Squ7EmdwmJwMQbcyyI/edit?usp=sharing
5. Assunto: Nova plataforma Aprender
Em agosto de 2024, o Aprender Valor passará a funcionar em uma nova plataforma, atendendo a pedidos dos participantes por um sistema mais simples, mais ágil e mais flexível.
Para entrar, basta ter conta gov.br, nível prata ou ouro. Seus dados profissionais foram migrados da plataforma anterior para a nova. Aproveite o primeiro acesso para atualizar informações e completar campos em branco. Finalizou o cadastro? Pronto! Todos os ambientes da nova casa estarão abertos para você.
O que encontro na nova plataforma?
Todos os 68 projetos escolares do Aprender Valor, para os nove anos do Ensino Fundamental. Cada projeto apresenta uma sequência de 5 a 10 aulas, integrando o tema da educação financeira aos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia ou História. Tem também três projetos específicos para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tudo prontinho para você levar para a sala de aula. É só escolher, clicar e baixar!
Além de links para formações do Aprender Valor, que agora vão ser hospedadas no site da Escola Virtual de Governo (EV.G) e certificadas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP):
• Formação de gestores escolares – 40h;
• Formação de professores – com carga horária reduzida para 40h;
• Educação Financeira Pessoal – 40h;
• Elaboração de projetos escolares com educação financeira – 30h (disponível a partir de agosto).
Sobre as avaliações de aprendizagem em letramento financeiro, que são testes para medir o desempenho dos estudantes do 3º, do 5º, do 7º e do 9º ano:
• Se quer aplicá-las no segundo semestre, para medir a evolução dos estudantes ao longo do ano, aguarde! Vamos disponibilizar os testes de saída em agosto já na nova plataforma. Pedimos ampla divulgação.
6. Assunto: Errata no Documento Orientador de Eletivas
Foi identificado um erro no cronograma na página 6 do Documento Orientador de Eletivas. A versão corrigida está na mesma pasta enviada anteriormente:
7. Assunto: Nova Funcionalidade – CMSP
Informamos que estará disponível uma nova funcionalidade de tempo mínimo na tela de publicação e de agendamento.
Essa funcionalidade de tempo mínimo, no momento, só poderá ser realizada pela equipe central e será disponibilizada para a Prova Paulista.
Dessa forma, estamos divulgando como será a visão do professor e a visão do aluno.
Visão do professor: vai aparecer na tela de publicação: “tempo mínimo”, nesse caso, o professor não precisa preencher nesse momento.
Visão do aluno: permitirá que o aluno só consiga enviar a atividade após o tempo mínimo indicado pelo publicador.
Inicialmente, será utilizada apenas nos logins da Prova Paulista.
 
 
8. Assunto: Período de Recuperação e Aprofundamento das Aprendizagens
Ao final do primeiro semestre e no início do segundo semestre as escolas realizarão atividades voltadas ao Aprofundamento e Recuperação das Aprendizagens essenciais para a continuidade do percurso educacional dos alunos. Posteriormente, no final do segundo semestre está previsto um novo período de Recuperação e Aprofundamento.
A fim de auxiliar as escolas na organização para o período de Recuperação e Aprofundamento das Aprendizagens, a Coordenadoria Pedagógica (COPED), elaborou um documento orientador que pode ser encontrado aqui https://drive.google.com/drive/folders/1nV7zV3ngjGetCJ5x2pAOrwWp_vWaLtKR?usp=sharing
 
9. Assunto: Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 2 – 1ª Edição/2024
● Ação: As atividades deverão ser realizadas até 31/07/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP, integrantes do Quadro do Magistério (QM) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
● Data:
 
10. Assunto: Curso Da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 1ª Edição/2024
● Ação: Oferta do Curso Da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 1ª Edição/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento. (início em 03/06/2024)
● Público-alvo: ○ SEDUC-SP: Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE); ○ Municípios: Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo, exceto o secretário de escola.
● Data:
 
● Mais informações: Os cursistas aprovados em edições anteriores do curso Da Educação Integral ao Ensino Integral, poderão se inscrever e participar desta nova edição, visto que o curso passou por adequações em seu conteúdo.
11. Assunto: Curso Storytelling e o Percurso do Herói em Aulas e Cursos -1ª Edição/2024
● Ação: Inscrições de 04/04 a 01/07/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM) e Servidores da EFAPE.
● Data:
 
12. Assunto: Atendimento aos pesquisador externo
● Ação: URGENTE! Solicitação para que as escolas de Pindamonhangaba respondam ao questionário da pesquisa “A evasão escolar na educação básica no município de Pindamonhangaba-SP”, pela UNIFUNVIC, por meio do link https://forms.gle/8w3b9ydEmr3agTRXA
● Formato: Digital
● Status: em andamento
● Público-alvo: gestores de escolas estaduais de Ensino Médio de Pindamonhangaba.
● Data: disponível até 15/07/2024
● Mais informações: Solicitamos especial atenção para divulgar o formulário dessa pesquisa, pois a EFAPE apoia alunos de pós-graduação, universidades, grupos de pesquisas e instituições interessadas em realizar pesquisas junto à rede estadual de ensino, com garantias de socialização dos resultados obtidos, com vistas a estimular reflexões e indicar possibilidades de melhoria na qualidade da formação de estudantes e educadores.
13. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 2024 – Classificação Preliminar para professor Multiplicador
● Ação: Divulgação do período para publicação da classificação preliminar dos candidatos a Professor Multiplicador na 2ª Edição/2024.
● Formato: remoto, via SED (Secretaria Digital Escolar)
● Status: em andamento
● Público-alvo: todos os professores inscritos para atuar como Professor Multiplicador na 2ºEdição/2024
● Datas: 13 a 17 de junho de 2024
● Mais informações: o período para solicitação de recursos será de 18/06 até 19/06 via SED (Secretaria Digital Escolar) Para leitura de documentos relacionados ao Programa Multiplica, acesse https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/
14. Assunto: Diálogo do Programa Alfabetização Ambiental – Mudanças Climáticas: Adaptação às mudanças climáticas e medidas de mitigação
● Ação: Live sobre Adaptação às mudanças climáticas e medidas de mitigação do Programa Alfabetização Ambiental.
● Formato: On-line (via CMSP no canal de Desenvolvimento Profissional 1).
● Status: Previsto.
● Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Coordenadores de Gestão Pedagógica, Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral, Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento, Diretores Escolares/Diretor de Escola e Vice-Diretor Escolar.
● Data: 18 de junho de 2024 (Terça-feira), das 14h às 15h30.
● Mais informações: O programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o objetivo de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais nos processos de ensino e de aprendizagem de professores e de alunos da rede pública estadual, além de valorizar as áreas BOLETIM SEMANAL SUBSECRETARIA 14.06.2024 40 3.08.2022.07 protegidas como espaços educadores e promover os espaços escolares como locais de aprendizagem socioambiental.
15. Assunto: Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo – A REDE NA EFAPE
● Ação: Novidade nas ATPC 2024! A partir deste ano, estamos oportunizando aos professores da Rede Estadual o compartilhamento de suas experiências, com base no material digital utilizado em sala de aula. Participe conosco!
● Formato: Remoto, via Plataforma ZOOM ou por meio de envio de vídeo;
● Status: Em andamento;
● Público-alvo: Todos os professores em exercício em sala de aula (SEDUC-SP);
● Mais informações: Para participar e contribuir com sua prática pedagógica enriquecendo o repertório de outros professores da rede ampliando as concepções metodológicas, estratégias e técnicas didático – pedagógica, bem como utilizar o material digital, acesse o formulário: https://bit.ly/Participacao_ATPC_EFAPE_2024
Caso prefira, acesse o formulário pelo QR CODE abaixo:
16. Assunto: Acompanhamento a EFAPE nas redes sociais!
● Ação: Fique de olho nas redes sociais da EFAPE para não perder nenhuma novidade! Para isso, acesse o QR CODE abaixo:
● Formato: Remoto
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Todos os profissionais da SEDUC-SP.
17. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores, #Diretores e #Coordenadores – CADIN Estadual
● Ação: Informar sobre a necessidade de estar regular no Cadin Estadual para participar como Multiplicador do Programa Multiplica SP.
● Formato: Remoto
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Professores, Diretores e Coordenadores inscritos como Multiplicadores.
● Informações: Você sabia que para participar como Multiplicador do Programa Multiplica SP é necessário constar regularidade no Cadin Estadual?
O Cadin é o Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. A inclusão do seu nome no Cadin impede a celebração de contrato com os órgãos e entidades da Administração Estadual e a realização de pagamentos por serviços prestados (Lei nº. 12.799 de 11 de janeiro de 2008). Assim, quem estiver inscrito no Cadin não poderá participar do Programa.
Para verificar se o seu nome está inscrito no Cadin Estadual, é só acessar o site do Cadin, no Menu de “Opções”, clique em “Consulta Inscritos CADIN” > insira seu CPF e pesquise.
18. Assunto: CONCURSO DE DESENHO “TOYAMA – 2024”
Divulgação do resultado: Fase Diretoria de Ensino
Foram selecionados 02 (dois) desenhos dos Anos Finais do Ensino Fundamental pela comissão da Diretoria de Ensino de Limeira, os quais serão encaminhados para a fase SEDUC:
 
E.E. Profª Margarida Paroli Soares
Tema: A Ira de Kiyohime
Estudante: Mônica Souza Nilsen
Professor orientador: Fernanda Mirna Blumer Ferreira
 
E.E. João Ometto
Tema: Gueixa da Meia Noite
Estudante: Antonella Luiza Araujo Scoparo Vicentin
A Dirigente Regional de Ensino agradece a participação das escolas abaixo relacionadas
ESCOLAS
QUANTIDADE DE DESENHOS
E.E. João Baptista Gazzola
2
E.E. ANTONIO PERCHES LORDELLO PROFESSORA
3
E.E. JOÃO OMETTO
2
E.E. MARGARIDA PAROLI SIARES
8
E.E. Tarcisio Ariovaldo Amaral Dom
2
E.E. Leovegildo Chagas Santos
3
E.E. Armando Falcone
2
E.E. Jose Amaro Rodrigues
2
E.E. Roberto Garcia Losz
1
A Diretoria de Ensino realizará uma exposição com os desenhos dos participantes no hall de entrada. Prestigiem!
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Vida Escolar – NVE
Fone: 3404-2991 (Andréia) – delimnve@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Informativo | Centro de Vida escolar – 14/06/2024
 
Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT
Fone: 3404-5816 / 2953 (Tiago) – delimnit@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Bloqueio provisório – You Tube
A Secretaria da Educação, por meio do Departamento de Tecnologias de Sistemas (DETEC), informa sobre o bloqueio temporário da plataforma YouTube, que será implementado na rede administrativa e pedagógica durante o período de realização da Prova Paulista. Este bloqueio ocorrerá durante o período de realização da prova, com o cronograma previsto entre os dias 17 a 26 de junho.
Tal medida foi adotada com o objetivo de priorizar o uso da banda larga, visando otimizar a performance de utilização do link INTRAGOV. A ação trará melhores benefícios para alunos e professores durante a aplicação da prova, garantindo uma experiência mais fluida e estável para os usuários.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
 
Núcleo de Compras e Serviços – NCS
Fone: 3404-2945 / 2948 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Orientações quanto a alimentação escolar durante o período de recesso escolar julho/2024 – Rede Centralizada
Com objetivo de garantir uma alimentação saudável, adequada, segura e contínua, a Secretaria de Educação, comunica que irá manter o atendimento do Programa de Alimentação Escolar, aos estudantes matriculados na rede estadual de ensino, durante o período de recesso escolar, entre os dias 10/07 e 26/07/2024.
A SEDUC orienta às Diretorias de Ensino e Unidades Escolas que a alimentação a ser ofertada neste período deverá ser prioritariamente a refeição. Permanecendo todos os regramentos dispostos no Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE. Para esse atendimento, devem ser utilizados os gêneros alimentícios disponíveis em estoque. Caso seja necessário, está autorizado o remanejamento de gêneros entre escolas. Para orientar as escolas, será enviado às diretorias centralizadas, cardápios para esse período. O Departamento de Alimentação Escolar – DAESC esclarece que o cardápio poderá ser ajustado, conforme estoque das unidades.
Cabe a Unidade Escolar, antes do preparo da refeição, informar a equipe da cozinha, a quantidade de alunos que pretende se alimentar no dia, evitando assim desperdícios e falta de alimentos. Após o consumo do dia, as unidades escolares deverão efetuar as baixas diárias no sistema SED, mesmo que o calendário apresente a cor cinza, as baixas deverão ser realizadas normalmente.
Com relação ao serviço terceirizado de manipulação da alimentação escolar, o DAESC esclarece que a empresa prestadora dos serviços de manipulação, deve manter mão de obra disponível para o cumprimento da proposta de preparo da alimentação a ser ofertada aos alunos, alinhado às principais atividades de organização e higienização da cozinha, despensa e demais utensílios e equipamentos, bem como:
• auxiliar a unidade escolar no controle quantitativo e qualitativo do estoque de gêneros alimentícios;
• atualização do inventário de equipamentos e utensílios da cozinha;
• cumprir cronograma de dedetização e desratização, quando próximo do vencimento: semestral;
• realizar manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e utensílios das áreas de cozinha e despensa.
• capacitar a equipe operacional da cozinha, mantendo atualizado procedimentos de boas práticas.
Para viabilizar o atendimento, orienta-se que as Diretorias de Ensino autorizem as entregas de hortifruti, especialmente temperos (alho, cebola, cebolinha, e salsa). Priorizando as guias de remessas que não foram utilizadas no primeiro semestre deste ano. O DAESC orienta que as diretorias acessem o Sistema de Alimentação Escolar na plataforma SED, para obter o saldo do contrato do primeiro semestre; tratar as guias canceladas e devolvidas, e autorizar junto ao fornecedor as entregas desses produtos, podendo indicar a data de entrega de cada Guia de Remessa, e informar um ou mais locais de entrega (endereços de escolas). Os produtos de hortifruti deverão ser recebidos, higienizados e congelados.
Para balizar o atendimento acima descrito, está disponível na SED – Secretaria Escolar Digital uma pesquisa a ser respondida pelos responsáveis ou diretores e vice diretores, com a seguinte questão:
A SEDUC programou a oferta de refeição (almoço) nas unidades escolares em que o aluno da rede estadual de ensino está matriculado, entre os dias 10/07/2024 a 26/07/2024, das 11h às 13h30. Você tem interesse que seu filho (a) usufrua deste serviço durante o recesso?
( ) sim possuo interesse
( ) não possuo interesse
A pesquisa está disponível para ser respondida entre os dias 14/06 e 28/06/2024.
2. Assunto: Visitas dos órgãos fiscalizadores
O Departamento Alimentação Escolar – DAESC, informa que a partir de maio às unidades escolares poderão receber visitas dos nutricionistas do CECANE/UNIFESP – Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, instituição vinculada ao FNDE, que realiza assessoria e monitoramento da gestão estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Deste modo, solicita-se que as Diretorias de Ensino orientem as escolas a receberem os representantes do CECANE para realização de visitas às cozinhas.
3. Assunto: Cardápio – Dia 28 de junho
Considerando o período de comemorações juninas, as escolas estão sendo abastecidas com gêneros para preparo de bolo (preparações regionais), conforme cardápio (dia 28/06). As escolas poderão alterar o dia para servir de acordo com a proposta pedagógica, porém o bolo não poderá substituir a oferta da refeição do dia. As escolas regulares deverão servir como complemento ao cardápio do dia ou em outro horário conforme organização da escola. As escolas integrais poderão servir no 2º lanche.
No drive abaixo consta a nossa Ficha Técnica de Preparo com algumas receitas de bolohttps://drive.google.com/drive/folders/159THjdXSpn6xKF2gbczbSn80_NMuXxkm
Núcleo de Finanças – NFI
Fone: 3404-2949 / 2980 (Kaio) – delimnfi@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Repasse PDDE Federal – Classes Vinculadas e sem APM Constituída
A Coordenadoria Pedagógica (COPED), em conjunto com a equipe dos Programas MEC, o Centro de Inclusão Educacional (CINC) e a Coordenadoria de Orçamentos e Finanças (COFI), informa que realizou um levantamento e identificou que muitas escolas vinculadas estão recebendo valores do Programa Dinheiro Direto na Escola, no âmbito Federal (PDDE Federal) e suas Ações Integradas, através do CNPJ da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC).
Considerando o citado levantamento, identificamos que, a partir de junho de 2024, as classes vinculadas dos seguintes Programas, Projetos, Modalidades e Atendimentos:
Projeto Explorando o Currículo (PEC)
Projeto Revitalizando a Trajetória Escolar (PRTE), ambos ofertados na Fundação CASA
Programa de Educação nas Prisões (PEP)
Assentamentos Quilombolas
Educação Escolar Indígena (EEI)
Irão participar de programas do PDDE, como o Conectada e Sala de Recursos. As escolas que não são vinculadas e não possuem APM constituída permanecerão com os recebimentos via CNPJ da SEDUC e receberão informações complementares a respeito dessa condição. Solicitamos que aguardem novas orientações.
É de suma importância que as escolas vinculadoras acessem a Plataforma do PDDE WEB (https://www.fnde.gov.br/pdde/brasilcidadao.do?operation=login) – e vinculem as classes, para que estas recebam pelo CNPJ da APM das escolas vinculadoras.
Para que as escolas possam realizar tal cadastro, encaminhamos o Passo a Passo da Atualização Cadastral da Plataforma do PDDE WEB (página 34) https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:dc432b19-42a5-471a909c-baa81c839090
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
 Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Orientação – Adicional por Tempo de Serviço e Inassiduidade
Encaminhamos, anexo V, Material da reunião realizada no dia de hoje.
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Associação de Aulas – “Projeto Recuperação das Aprendizagens – PRA”
Encaminhamos as orientações do COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA / CGRH – 2024 – Nº 158, de 14/06/2024, encaminhadas no Boletim Semanal Subsecretaria Ano 2024 – Nº 23, referentes a NOVA Funcionalidade SED – Associação de Aulas – “Projeto Recuperação das Aprendizagens – PRA”.
O Centro de Frequência e Pagamento da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos informa que foi desenvolvida funcionalidade específica na SED – Secretaria Escolar Digital para fins de associação de aulas do “Projeto Recuperação das Aprendizagens – PRA” em conforme com a Resolução SEDUC – Nº 42, de 05 de junho de 2024.
Anexo VI , seguem orientações de procedimentos operacionais.
Caso apresente alguma mensagem de erro ou em caso de dúvidas durante o processo de associação do professor na classe, entrar em contato com o CRH / NFP através do  e-mail: delimnf@educacao.sp.gov.br, para que possamos retransmitir as situações aos técnicos responsáveis na Seduc / CGRH.
Segue anexo VII o tutorial que foi apresentado em live realizada no dia 10/06/2024.
 
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Valéria Pommer, Professora Especialista em Currículo/NPE – 17/06 (segunda-feira)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcante de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino