COMUNICADO DERLIM DE 14.06.2017

COMUNICADO DERLIM DE 14.06.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Curso: MGME 3-Aprofundamento de Conteúdos e Metodologias – Gestão

     Retransmitimos da EFAP de 13/06/2017.

    Contando com a parceria habitual e absolutamente necessária, considerando a missão da nossa Escola de Governo, venho por meio deste solicitar o apoio e auxilio na sensibilização junto aos cursistas vinculados a sua Diretoria de Ensino (DE), e que realizam, neste momento, o curso Aprofundamento de Conteúdos e Metodologias – Gestão – 1ª edição/2017 no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores “Paulo Renato Costa Souza (EFAP). Isso causou-me muita estranheza, pois identifiquei que há um alto número de participantes que não concluíram as atividades, e estes encontram-se com o *resultado insatisfatório que podem levar, assim, a sua reprovação.

     Vale destacar que a data de término do curso é em 30 de junho de 2017, e entendo que os cursistas ainda possuem tempo para realizar as atividades (os números atuais indicam um cenário preocupante). Por este motivo, recorro a vocês solicitando que informem os cursistas do curso em andamento, orientem-nos para que acessem o AVA e finalizem as atividades dentro do prazo para conclusão do curso.

     O público-alvo do curso em tela: diretor de escola, vice-diretor de escola e professor coordenador. Considerando que boletins tratando do assunto foram enviados a cada cursista, uma sensibilização por parte dos dirigentes regionais poderá ser de grande valia.

      Apresento em Anexo I os textos dos boletins nº 6 e nº 7 e a relação de unidades escolares de sua DE que apresentam cursistas na situação apontada para subsidiá-los.

      Reitero meus agradecimentos.

     Abraços.

 

    Professor Luiz Candido Rodrigues Maria

    Coordenador Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores “Paulo Renato Costa Souza”

 

 

2. Assunto: Sistema de Monitoramento do Programa Novo Mais Educação

     O Sistema de Acompanhamento e Monitoramento do Programa Novo Mais Educação (PNME) foi disponibilizado às escolas no dia 28/3/2017. Solicitamos que as escolas contempladas com os recursos do Programa realizem os devidos cadastros neste sistema até o dia 30/6/2017.

     Após essa data, o sistema permanecerá aberto para os registros necessários, tendo em vista o monitoramento do PNME. Os cadastros realizados neste sistema, até o dia 30/6/2017, possibilitarão ao Ministério da Educação ‐ MEC conhecer a real situação quantitativa de escolas, turmas e alunos atendidos pelo Programa.

     Registramos que o não preenchimento dos dados no Sistema, até o prazo de 30 de junho pela escola participante do Programa Novo Mais Educação, resultará no não recebimento da 2ª parcela do recurso do Programa.

     Tutorial para acesso ao sistema CAED:

     Lembramos que o acesso ao Sistema deve ser feito por meio do PDDE Interativo. Na aba NOVO MAIS EDUCAÇÃO, o usuário deve clicar em “PRINCIPAL” para visualizar o Sistema de Monitoramento do PNME. Clicando no Sistema de Monitoramento, será redirecionado para o portal criado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAED, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Se não ocorrer o redirecionamento, é preciso desbloquear os pop‐ups na barra de endereços (canto superior direito do site).

     Dúvidas relativas ao preenchimento das abas do sistema podem ser sanadas pelo telefone 0800 7273142 ou pelo e‐mailsuportenovomaiseducacao@caed.ufjf.br, ambos do CAED‐Digital.

3. Assunto: Mediotec – Oferta Voluntária: Informações Complementares

     Informamos que o MEC, por meio de proposta denominada Pronatec Oferta Voluntária, está ofertando em parceria com as instituições educacionais PROSPERE, Escola Adélia e Colégio Residência, cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC ou qualificação profissional, bem como, cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade de Ensino a Distância e presencial.

     Os cursos FIC são de curta duração – média de 4 (quatro) meses –  que focam nos aspectos práticos da profissão e têm alta taxa de empregabilidade, pois atendem as necessidades do mercado em cada região do País.

     Os cursos técnicos têm carga horária mínima de 800 horas até 1.200 horas, com duração média de 1 a 2 anos e meio mais estágio profissional supervisionado, quando previsto no projeto do curso.

     Os cursos são destinados:

     · Prioritariamente, a alunos maiores de 15 anos, matriculados no ensino médio da rede pública, inclusive na modalidade educação de jovens e adultos.

     · Aos concluintes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral,

     · Às pessoas com deficiência,

     · Aos povos indígenas e de comunidades quilombolas, · Aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

     · A todo cidadão brasileiro maior de 15 anos, após atendimento dos indicados nos itens anteriores.

      As inscrições podem ser realizadas até o dia 14/06/2017, no site www.pronatec.mec.gov.br .

     Ao final do curso, os alunos receberão certificado de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional e, Diploma, quando Curso Técnico de nível Médio, emitidos pelas próprias escolas ofertantes.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Instruções para Postagem de dados do Projeto Gestão Democrática

     Informamos que a ferramenta de inserção dos dados da Etapa Local do Projeto Gestão Democrática está disponível na Secretaria Escolar Digital (SED).

     Seguem em anexo Anexo II e Anexo III, tutorial e FAQ para orientação do preenchimento.

     Foram criadas 10 pastas para preenchimento dos dados:

Ø  A pasta 1 contém espaços para preenchimento de informações sobre os encontros preparatórios e local, avaliação e o desafio 1;

Ø  As pastas 2 a 10 contém espaço para preenchimento de informações sobre os desafios 2 a 10, sendo que a escola poderá preencher apenas a quantidade de desafios que ela priorizou.

Ø  Por exemplo: se a escola priorizou 6 desafios apenas, deverá então preencher os instrumentos 1 a 6. Os demais poderão permanecer pendentes. Não se esqueçam de clicar em finalizar após o preenchimento de cada instrumento.

      Informações gerais:

·        A inserção dos dados deve ser feita pela ESCOLA, por meio do Diretor, Vice-Diretor, GOE e/ou AOE;

·        Prazo para inserção dos dados: 13/06 a 10/07/2017;

·        Para facilitar a tabulação dos dados, foram criadas CATEGORIAS para os Desafios. Selecione a categoria que melhor se encaixe o desafio e o descreva conforme a Ficha de Proposta;

      Quaisquer dúvidas, entrem em contato com os PCNP Jonas, Viviana ou Angelo, no Núcleo Pedagógico.

 

 

2. Assunto: 5ª Semana de Conscientização sobre a Doença Dependência Química

     Segue em anexo IV para as escolas interessadas a programação da 5ª Semana de Conscientização sobre a Doença Dependência Química promovida pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) de Limeira.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT

Fone 3404.2953 (Gustavo) – delimnit@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Banda Larga

   Retransmitimos o link do vídeo com orientações sobre projeto Banda Larga nas Escolas do Governo Federal/Vivo contidas no Comunicado 010 DETEC/CIMA.

   https://drive.google.com/file/d/0B52Nob6DgO8tejFpbExISVRsVW8/view?usp=sharing

   Ressaltamos que tal projeto trata-se de uma parceria do Governo Federal com a empresa Vivo e que as dúvidas e dificuldades técnicas devem ser sanadas através do telefone 0800-771-5280.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Recadastramento

     Informamos que, até a data de hoje (14/06/2017), ainda não se recadastraram 183 servidores conforme Anexo V.

     Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 30/06/2017, impreterivelmente.

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2962/2963/2994/2969 (Carmem) – delimnfp@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Pagamento – Reposição da Paralisação 2016/2017

     Retransmitindo as orientações do Boletim Informativo Edição de 12/06/2017, CEPAG/DEAPE/CGRH.

Tendo em vista os questionamentos das Unidades Escolares, quanto ao não pagamento das reposições das paralisações ocorridas nos anos de 2016 e 2017, que foram digitadas no GDAE-PortalNet, conforme acordado entre as Secretarias da Educação e Fazenda, informamos:

·      As faltas ocorridas nos meses 04, 05 e 08/2016, a previsão de pagamento é julho de 2017, com data a ser informada pela Secretaria da Fazenda;

·      As faltas ocorridas nos meses 03, 09 e 11/2016 e 03/2017, a previsão de pagamento é agosto de 2017, com data a ser informada pela Secretaria da Fazenda.

Orientamos que as Unidade Escolares acompanhem o referido pagamento.

Para as reposições referentes às paralisações do ano de 2016, caso não ocorra o pagamento nas datas previstas, ou caso a reposição não tenha sido digitada no GDAE-PortalNet, será necessário providenciar o acerto manual, após análise.

A reposição referente à paralisação de 03/2017, continuará sendo informada até o final deste ano letivo, conforme cronograma mensal de pagamento.

 

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Karina Franco Bernarde, EE. Odécio Lucke – 16/06 (sexta-feira)

– Alexandre José Vieira, Supervisor de Ensino – 18/06 (domingo)

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino