COMUNICADO DERLIM DE 14.03.2019

COMUNICADO DERLIM DE 14.03.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Orientações e Comunicado Oficial 2, 3 e Material – Secretaria Estadual da Educação

Retransmitimos informações da Secretaria Estadual da Educação.

 

1.1. Comunicado 2 da Secretaria de Estado de Educação para a Rede de Escolas

Diante da tragédia ocorrida hoje na EE Raul Brasil, em Suzano, a SEE compartilha breves sugestões de atividades para auxiliar no acolhimento dos professores, funcionários e alunos.

Trata-se de sugestões para os casos em que a equipe escolar julgar adequado, se se perceber que a comunidade esteja emocionalmente afetada pelo ocorrido.

A SEE emitirá novas orientações nos próximos dias e continua disponível para acolhimento, dúvidas e sugestões. Em meio às nossas manifestações de solidariedade, continuamos trabalhando para oferecer o melhor suporte possível às ações a serem desenvolvidas nas escolas e diretorias de ensino.

 

1º PASSO – EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS

    Em situações de violência na escola, é natural que os alunos e alunas fiquem confusos, com medo, revoltados etc. O misto de emoções faz com que os sentimentos permaneçam todos “misturados” o que, frequentemente, causa mais ansiedade e insegurança. É preciso ajudá-los a “nomear” o que estão sentindo.

    Atividade 1 – Produção coletiva do cartaz dos sentimentos

    Reúna os alunos e alunas em círculo e solicite que falem o que estão sentindo (sem pensar muito antes de falar). Enquanto isso, escreva num cartaz/lousa o nome dos sentimentos (ex. raiva, medo, ansiedade, angústia, tristeza etc).

    O cartaz ficará exposto durante o restante do período de intervenção para que possam, com o tempo, discutir sobre quais sentimentos mudaram (por exemplo, a raiva de quem foi violento pode dar lugar à vontade de ajudar quem está sofrendo também).

    O(a) professor(a) também deve falar e escrever no cartaz sobre os seus sentimentos – os alunos e alunas precisam entender que você também sofre com eles.

    Durante o momento de conversa com os alunos, é importante que o(a) professor(a):

     – deixe claro que quem quiser falar pode falar

     – deixe claro que quem não quiser falar, não precisa falar

     – ajude a circular a fala entre os que querem falar (sem que apenas uma pessoa fale)

     – legitime que diferentes sentimentos podem aparecer

     – se coloque como facilitador, ouvindo mais e falando menos

     – trate as emoções que aparecerem como manifestações naturais ajudando a dar nome ao que surgir

     – dê mais espaço para se falar sobre os sentimentos e menos espaço para suposições sobre coisas que as autoridades ainda vão investigar e entender

     – permita que o silêncio também se faça presente, conforme ocorrer naturalmente

     – auxilie a retomar / recapitular o que foi dito no grupo

 

     Atividade 2 – “Pata de elefante”

     Para a introdução desta atividade é importante comparar o peso de tantos sentimentos juntos ao de uma “pata de elefante” que parece estar sobre o peito de cada um.

     Depois de nomearem os sentimentos coletivamente, cada aluno e aluna receberá uma folha em branco para desenhar uma “Pata de Elefante” que simbolizará o “peso no peito” que todos estão sentindo de alguma maneira.

     Dentro da “pata” serão convidados a escrever ou desenhar tudo o que tiverem vontade (pode-se colocar uma música suave ao fundo enquanto desenham e escrevem).

     Uma vez escrito ou desenhado, os alunos podem levar as folhas consigo para casa ou então compartilhar com o(a) professor(a) e/ou colegas.

     É importante que aqueles alunos que não quiserem compartilhar o que escreveram, possam manter o papel particular ou apenas dividido com o(a) professor(a) que se comprometa a guardar e não divulgar.

     É preciso enfatizar que, em momentos como esses, é difícil expressar para os outros o que se está sentindo, mas quando não “colocam para fora” isso faz mal dentro de cada um, fazendo com que a superação do problema seja mais demorada.

 

1.2.      Comunicado 3 da Secretaria de Estado de Educação para a Rede de Escolas

   A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informa que os procedimentos de segurança em todas as 5,3 mil escolas serão revisados e está em estudo um projeto para reforço à segurança nas escolas mais vulneráveis.

   As aulas em todas escolas públicas estaduais e municipais de Suzano estão suspensas até a próxima sexta-feira (15/3). Na própria sexta-feira, professores da rede discutirão as propostas pedagógicas para acolhimento, na próxima semana, dos alunos e comunidade escolar. A Seduc-SP, em conjunto com especialistas do Instituto de Psicologia da USP, Unicamp e Prefeitura Municipal de Suzano, irá dar suporte pedagógico e psicológico para a estruturação de todas atividades.

    Sobre a Escola Estadual Professor Raul Brasil

    1- Na segunda-feira (18/3) a escola será reaberta apenas para professores e funcionários. Serão desenvolvidas atividades como acolhimento, preparação e apoio psicológico com apoio do Instituto de Psicologia da USP, técnicos da Secretaria da Educação, entre outros profissionais e especialistas.

    Também será mobilizada uma rede de apoio com instituições públicas e privadas para traçar um planejamento e estruturação das atividades de apoio a alunos, familiares, professores, servidores e toda comunidade.

     2- A partir da próxima terça-feira (19/3) a unidade será reaberta para comunidade de pais, alunos e professores participarem de projetos pedagógicos na escola. Serão atividades livres, oficinais, apoio psicológico, rodas de conversa, depoimentos e compartilhamento de boas práticas, entre outras atividades. Apoio de equipe de especialistas da Secretaria Estadual e Municipal Educação, equipes técnicas da Prefeitura Municipal e outros especialistas como Instituto de Psicologia da USP, centros de Atenção Psicossocial (CAPES) da Prefeitura, entre outras instituições também farão parte do grupo de apoio.

     3- Com objetivo de mudar o ambiente escolar, toda estrutura interna será pintada e revitalizada com o apoio da comunidade escolar.

     O Governador João Doria, os secretários da Educação, Segurança Pública, Saúde e os dirigentes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica acompanharam no local o trabalho de resgate e atendimento aos feridos. O governador decretou luto oficial de três dias no Estado.  A limpeza da unidade escolar ocorreu com o apoio da Prefeitura de Suzano e da Secretaria da Educação.

1.3. Material de orientação e apoio às escolas

   Estamos todos em luto pelas famílias dos alunos e profissionais que perdemos ontem.

   Depois de passar o dia com diversos outros colegas da secretaria acolhendo as famílias, alunos e servidores, hoje o secretário participará do velório em Suzano.

   Nas nossas escolas de Suzano não haverá aulas e o restante da semana será para acolher a comunidade escolar e preparar o acolhimento dos estudantes na segunda.

   Enquanto isso, nas escolas em todo o Estado, ainda há muita dúvida, dor, medo, angústia… Sentimentos difíceis de processar e que geram desafios para nossa rede olhar em frente. Nesse contexto, preparamos um pequeno vídeo, link: https://youtu.be/hC50bpZY2RM com algumas orientações para esses dias iniciais depois da tragédia.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Abertura de Cadastro Emergencial para atuação na Educação Especial

    Segue em anexo I, o edital da abertura de Cadastro Emergencial/2019 para Docentes Candidatos à contratação para Atribuição de Aulas de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial (Deficiência Intelectual, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual e Transtorno do Espectro Autista) no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Orientamos que o candidato se atente aos documentos a serem apresentados no ato do cadastro e as respectivas datas de inscrição.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Novo Cronograma da 6ª FeCEESP

Segue novo cronograma da 6ª FeCEESP / 2019 – Fase III:

– 08 de abril – Divulgação dos 40 projetos finalistas.

– 09 a 18 de abril – Período de agendamento das orientações individuais dos projetos finalistas junto às UE, pela equipe gestora da FeCEESP.

– 22 de abril a 10 de maio – Período para orientação individual dos projetos finalistas, pela equipe gestora da FeCEESP, via ferramenta de webconferência.

– 13 de maio a 22 de maio – Período para revisão dos projetos pela UE, com posterior envio do Banner final e Resumo, para a SEESP, pelo e-mail: orientacaofeceesp@gmail.com

– 23 a 24 de maio – Período de organização da Banca de Avaliação pela equipe gestora da FeCEESP.

– 27 a 31 de maio – Período de análise dos materiais pela banca da avaliação.

– 03 a 12 de junho – Período de realização da Banca de Avaliação da 6ª Edição da FeCEESP.

– 17 de junho – Divulgação dos 08 projetos ganhadores.

Final de junho Cerimônia de Premiação da 6ª Edição da FeCEESP.

 

2. Assunto: Convocação NP – 2019 – Congresso Técnico – JEESP – Categorias Mirim e Infantil

     A Dirigente Regional de Ensino convoca os Professores de Educação Física das escolas estaduais e convida um representante das demais escolas com equipes inscritas nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, nas categorias Mirim e Infantil, para participar da orientação técnica sobre Congresso Técnico JEESP, conforme segue:

DIA e HORÁRIO

LOCAL

TEMA

Dia 20/03/19

9h00 às 17h00

Diretoria de Ensino

Rua Cesarino Ferreira,145

Vila Piza – Limeira – SP

Congresso Técnico – JEESP – Categorias Mirim e Infantil

     Toda escola inscrita deverá ter um representante no Congresso Técnico, para responder pela mesma. Solicitamos que leiam o Regulamento da competição e tragam as dúvidas para que possamos orientá-los.

     Para outras informações entrar em contato com Liliane Tank – PCNP de Educação Física através do telefone – 3404-2987.

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Finanças – NFI

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: PDDE 2017

    Senhores Diretores

    Conforme Convocação da FNDE, a Diretoria de Ensino estará enviando 2 (duas) funcionárias para trabalhar na conferência das Prestações de Contas 2017, juntamente com os conferentes da FNDE.   Diante do exposto solicitamos que as Escolas abaixo relacionadas enviem as Prestações de Contas pendentes de 2017 até o dia 18/03/2019. Pois o prazo para Prestar Contas era até15/01/18, a Diretoria e a FNDE entendem que houve tempo suficiente para a devida prestação de contas serem entregues na Diretoria.

    A Secretaria da Educação juntamente com a FNDE propôs uma força tarefa para agilizar na conferência e aprovação das mesmas até 30/03/19.

    Informamos ainda que este é um momento único para aprovação das Prestações de Contas 2017.

1- EE GABRIEL POZZI (PDDE QUALIDADE)

2- EE JOAQUIM RIBEIRO (PDDE ED BÁSICA)

3- EE JOÃO BATISTA LEME (PDDE ED BÁSICA)

4- EE MICHEL ANTONIO ALEM (PDDE ESTRUTURA)

5- EE CEL JOSE LEVY (PDDE ED BÁSICA)

6- EE JOSÉ MARCILIANO (PDDE ED BÁSICA)

7- EE LIDIA ONELIA (PDDE ED BÁSICA)

8- EE PEDRO RAFAEL (PDDE ED BÁSICA)

9- EE JOÃO OMETTO (PDDE ESTRUTURA)

10 EE ZITA DE GODOY CAMARGO (PDDE ESTRUTURA)

11 EE JOÃO BAPTISTA NEGRÃO (PDDE ESTRUTURA)

12 EE DOMM TARCISIO A AMARAL (PDDE ED BASICA)

 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404.2945/2946 (Desiléa) – delimncs@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Hortifruti – Substituição da Alface

    Na semana de 18/03/2019 há programação de entrega de alface, porém, devido às fortes chuvas dos últimos dias, este produto está com baixa qualidade. Sendo assim, para que as escolas não fiquem sem abastecimento, haverá a troca por repolho utilizando a mesma guia. Frisamos que a guia utilizada será a da alface.

 

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Valdinéia Aparecida Olivatto, Supervisor de Ensino – 15/03 (sexta-feira)

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino