COMUNICADO DERLIM DE 13.12.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 13.12.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Desvendando Ferramentas: Final de Ano 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 179. Anexo I.

 

2. Assunto: Republicação da Chamada COPED 2021 – 2º Semestre – Banco de Talentos para o Quadro do Magistério  

A Coordenadoria Pedagógica – COPED está selecionando profissionais do quadro do magistério para constituir um Banco de Talentos COPED para o 2º semestre de 2021 e, assim, possibilitar a recomposição de sua equipe. Para potencializar este movimento e reconhecer o mérito das equipes pedagógicas que trabalham na COPED, os profissionais selecionados farão jus à Gratificação de Atividade Pedagógica que conferirá o valor adicional de R$ 1.552,50 aos candidatos selecionados. Contamos com a experiência de profissionais do Quadro do Magistério – Professores, Diretores e Supervisores – para avançarmos em nossos desafios e construirmos, juntos, uma educação com o olhar para o estudante e sua aprendizagem.

I – Objeto  

Seleção de profissional do Quadro do Magistério, titulares de cargo, para compor a equipe da COPED, em suas diversas áreas.

II – Requisitos obrigatórios  

Os candidatos deverão atender aos seguintes requisitos obrigatórios que especificam as condições funcionais necessárias para o afastamento:

• ser titular de cargo do Quadro do Magistério;

• ter concluído estágio probatório;

• obter anuência do superior hierárquico;

• não estar em procedimento de aposentadoria.

III – DESTAQUES de vagas atuais e perfis de atuação na COPED  

• Perfil 1 – Técnico em currículo

• Perfil 2 – Técnico em Educação Integral

• Perfil 6 – Técnico em Materiais Didáticos

• Perfil 7 – Técnico em Monitoramento e Melhoria da Aprendizagem

• Perfil 8 – Técnico de Avaliação e Monitoramento

Para mais detalhes sobre os perfis de atuação na COPED, pedimos que acesse o link abaixo:

• Anexo 1 – Atribuições e perfis COPED https://docs.google.com/document/d/1XRgBBcDvUsvZfCwIYn2_d48pKhPrPln1UZTyGfHE0ck/edit?usp=sharing

IV – Da inscrição e análise das candidaturas   

As inscrições serão realizadas por meio de preenchimento deste Formulário https://forms.gle/ZKXoYEtZ128gZ8FKAaté o dia 15 de janeiro de 2021. O formulário tem como objetivo identificá-lo e levantar algumas informações básicas sobre o seu perfil e área de interesse de trabalho.

Haverá, no formulário, um campo para a inclusão do currículo profissional, no qual deverá constar a formação e a experiência profissional tanto na Secretaria da Educação quanto em outras instituições.

V – Das disposições gerais sobre as vagas  

• As oportunidades de trabalho estão localizadas no município de São Paulo, Praça da República, 53 (exceção para o caso dos TAP, que trabalharão nos polos).

• Jornada de 40 horas semanais, a serem cumpridas das 9h às 18h.

• Recebimento de Gratificação de Atividade Pedagógica, de acordo com a Lei Complementar 1.191 de 28/12/2012 e Resolução Conjunta SE/SGP nº 2/2013, no valor de R$1552,50 (15 x UBV atualizada pela Lei Complementar nº 1317/2018).

VI – Etapas do processo seletivo  

Etapa 1 – Análise Curricular – A análise curricular será organizada pelo diretor de cada setor interessado e deverá seguir os seguintes critérios:

• Tempo de atuação na área;

• Formação acadêmica;

• Relevância das experiências de trabalho;

• Avaliação de trabalhos pregressos realizados pelo candidato junto à SEDUC.

Etapa 2 – Análise profissional

• Verificação de referências profissionais junto a seus pares e superiores;

• Análise de produção textual técnica específica para o perfil indicado pelo candidato.

Etapa 3 – Entrevistas – Os candidatos serão chamados para realização de entrevista presencial ou de forma remota, a ser realizada por membro do setor interessado.

VII – Das disposições gerais  

• A participação neste processo de cadastramento não implica, necessariamente, no seu afastamento junto às coordenadorias ou qualquer outro órgão da Secretaria.

• A sua inscrição não implica em qualquer comprometimento prévio de sua parte com este órgão, apenas uma intenção.

• O seu cadastro poderá ser acionado a partir do encerramento das inscrições.

• Em caso de surgimento ou disponibilização de vagas, além das previstas neste momento, o Banco de Talentos COPED 2021 – 2º Semestre será acionado até que nova chamada venha a substituí-lo.

• Esta chamada substitui a Chamada COPED QM 2021. Os candidatos lá cadastrados e que mantiverem interesse em trabalhar na COPED devem realizar nova inscrição.

• Interessados que já estejam afastados nos órgãos centrais ou Diretorias de Ensino poderão participar desta Chamada mediante anuência do superior hierárquico.

• Considerando o tamanho da rede, não será possível contatar individualmente todos os interessados na seleção. Assim, antecipadamente, agradecemos a atenção e interesse em trabalhar conosco.

3. Assunto: Republicação Chamada COPED – Gestão 2021  

Estamos selecionando profissionais para posições de liderança, como a direção do Centro de Anos Iniciais do Ensino Fundamental – CEFAI, bem como para outras vagas que venham a ser disponibilizadas.

I – Objetivo  

Selecionar profissionais para exercerem, em cargo em comissão, as posições de liderança da COPED, instituídas pelos artigos 39 ao 50 do Decreto nº 64.187/2019.

II – Vagas disponíveis para o segundo semestre de 2021  

As Coordenadorias possuem núcleos, centros e departamentos, além de cargos de assessoria. O Banco de Talentos – Gestão COPED poderá ser utilizado para o preenchimento destas posições. Para melhor conhecimento das áreas, sugerimos a leitura dos artigos 39 ao 50 do Decreto nº 64.187/2019.

III – Detalhamento dos cargos disponíveis e requisitos para participação  

Cargo de Diretor Técnico II (Diretor de Centro)  

• Remuneração de R$ 4.562,43 a R$ 5.235,18 (conforme avaliação após 1 ano);

 • Benefícios estatutários do servidor público do Estado de São Paulo;

• Jornada de 40 horas semanais;

• Local de exercício para a COPED: Praça da República, 53 – São Paulo – SP (presencial);

• Não há necessidade de ter cargo público efetivo;

• Necessária formação em nível superior em qualquer área.

Caso o interessado seja servidor público estadual efetivo, deverá:

• ter concluído estágio probatório;

• obter anuência do superior hierárquico;

• não estar em procedimento de aposentadoria.

IV – Da inscrição e análise das candidaturas  

As inscrições serão realizadas por meio de preenchimento deste Formulário Digital https://forms.gle/rjqeoVJ9EM4VMZu59até o dia 15 de janeiro. O formulário tem como objetivo identificá-lo e levantar algumas informações básicas sobre os perfil e área de interesse de trabalho.

V – Etapas do processo seletivo  

Etapa 1 – Análise Curricular – A análise curricular deverá seguir os seguintes critérios:

• Tempo de atuação na área;

 • Formação acadêmica;

• Relevância das experiências de trabalho;

• Experiência em posições de liderança.

Etapa 2 – Análise profissional

• Verificação de referências profissionais junto a seus pares e superiores;

• Análise de produção textual técnica específica para o perfil indicado pelo candidato.

• Análise dos resultados obtidos em experiências profissionais anteriores.

Etapa 3 – Entrevistas – Os candidatos serão chamados para realização de entrevista presencial ou à distância.

• Competências e conhecimentos – Ao longo do processo seletivo, cada candidato(a) será avaliado(a) em 7 competências gerais e conhecimentos técnicos específicos (desejáveis): o Competências gerais requeridas para todos os candidatos.

1. Atuar de forma colaborativa, solícita e cordial;

2. Expressar-se (oral e escrita) com clareza, precisão, objetividade e respeito;

3. Buscar proativamente soluções para desafios rotineiros e atípicos;

4. Estar aberto a receber críticas e procurar seu autodesenvolvimento contínuo;

5. Comprometimento com a qualidade e resultados do trabalho;

6. Coordenar planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de projetos, contribuindo para o alcance de objetivos estratégicos da Secretaria;

7. Atuar com liderança na gestão de pessoas.

o Conhecimentos técnicos específicos – Serão avaliados conhecimentos específicos de acordo com as atribuições do setor pretendido, definidas pelo Decreto nº 64.187/2019.

VI – Das disposições gerais  

• A participação neste processo de cadastramento não implica, necessariamente, no seu afastamento ou nomeação junto às coordenadorias ou qualquer outro órgão da Secretaria.

• A sua inscrição não implica em qualquer comprometimento prévio de sua parte com estes órgãos, apenas uma intenção.

• O seu perfil e currículo poderão ser compartilhados com outros órgãos da Secretaria.

• O seu cadastro poderá ser acionado a partir do encerramento das inscrições.

• Em caso de surgimento ou disponibilização de vagas, além das previstas neste momento, o Banco de Talentos – Gestão COPED será acionado até que nova chamada venha a substituí-lo.

• Interessados que já estejam afastados nos órgãos centrais ou Diretorias de Ensino poderão participar desta Chamada mediante anuência do superior hierárquico.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone: 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Programa Escola + Segura ERRD (formulário de avaliação)  

Divulgamos o formulário de avaliação referente ao Programa Escola + Segura em ERRD, voltado aos profissionais da rede que participaram da ação assistindo a alguma(s) de suas trilhas formativas em 2021. Espera-se com isso obter devolutivas sobre o Programa, colhendo percepções, sugestões e expectativas para 2022. Essas informações contribuirão para as próximas etapas da ação, que visa fomentar a cultura de sustentabilidade e resiliência nas comunidades escolares. O formulário a ser preenchido está disponível no link.

Ressaltamos que o Programa Escola + Segura está estruturado em três frentes de atuação: 1) Educação em Redução de Riscos e Desastres – ERRD, 2) Alerta sobre riscos de desastres e 3) Protocolo de Proteção à vida. Dentre os objetivos gerais do Programa, destacamos: fortalecer a educação para redução de riscos e para resiliência; proteger os estudantes e a comunidade escolar contra riscos e desastres; e garantir o planejamento de ações pedagógicas junto à comunidade escolar em face dos possíveis perigos e/ou adversidades.

Quanto ao Programa Escola + Segura em ERRD, as trilhas formativas realizadas em 2021 foram construídas em conjunto com diferentes colaboradores, abordando diversos temas relacionados à Redução de Riscos e Desastres:

1. Sistema Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil

2. Riscos e desastres no Brasil e no Estado de São Paulo

3. Percepção de risco

4. Mudanças climáticas e desastres

5. Comunidades Resilientes

6. Drogas e violência

7. Primeiros Socorros

8. Arboviroses e sindemia

9. Culminância

Para rever as trilhas, confira a playlist do programa disponível na página do Youtube do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), por meio do link. https://www.youtube.com/playlist?list=PLWISVgw6NXVwlzqolLoBolPRjmSZkigcx

2. Assunto: Programa Aprender Valor – Dúvidas  

Para auxiliar as escolas nessa fase final de avaliação, o Programa Aprender Valor realizou um evento, no dia 2 de dezembro, para sanar dúvidas. Abaixo, segue uma sequência de links com respostas a perguntas que foram enviadas no chat durante a apresentação:

•Abertura https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=7

•O que as avaliações podem nos trazer como resultados, por Adriana Krieger https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=336

•Cronograma das avaliações https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=523

•Quais alunos podem participar das avaliações? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=938

•Quem não teve projeto aplicado, pode participar da avaliação também? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=1056

•Quantos testes cada estudante faz na avaliação? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=1096

•Onde encontro as planilhas com os logins dos testes na plataforma? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=1322

•Como os estudantes acessam os testes? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=1550

•Onde encontro a prova impressa para baixar e imprimir? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=2141

•Os estudantes podem realizar a prova impressa e a digital? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=2141

•Qual o prazo para aplicar as provas? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=2167

•O que faço depois de aplicar os testes? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=2216

•O que eu faço com as provas impressas, depois de lançá-las? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=2625

•Onde posso tirar mais dúvidas? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=3237

•Quando serão disponibilizados os resultados dos testes? Há algum gabarito? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=3368

•Como vai funcionar o Aprender Valor no próximo ano? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=3531

•Como localizar detalhes das habilidades indicadas na página de resultados das avaliações? https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=3710

• Lembretes finais https://youtu.be/9a8rRV15vj4?t=4065

Os prazos para aplicação dos testes digitais e impressos são os seguintes:

•Aplicação dos testes: 16/11 a 14/12;

•Confirmação da aplicação: 16/11 a 22/12;

• Lançamento das respostas (caso a escola opte por fazer o teste impresso): 16/11 a 22/12.

Adesão 2022  

As adesões para 2022 estão abertas.

As escolas que participaram do programa no ano de 2021 já estão aderidas para o ano de 2022. Caso seja necessário a escola poderá editar a adesão, clicando aqui link. https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/login 

Agradecemos o apoio e contamos com a participação de todos.

3. Assunto: Projeto Escola/ Viva Meio Ambiente Arteris – 2021  

Desenvolvido há 19 anos, o Projeto Escola Arteris Intervias promoveu neste ano de 2021, mais uma oportunidade de transformações sociais para um trânsito mais humano e uma sociedade em harmonia, disseminando o conhecimento e a valorização de ações na defesa da cidadania e do trânsito seguro. Parabenizamos todas as escolas participantes deste projeto, em especial as ganhadoras:

E.E Cel. José Levy (Categoria Ensino Médio – Tema: “Um voo na via da História da mobilidade”, aluna Alice Alves Pereira – 15 anos / 1º EM) e E.E Cesarino Borba (Categoria Ensino Fundamental Anos Finais – Tema: “Os 4+1 Elementos da Natureza, aluna Thais Borges Ferreira 14 anos/8º ano).  Segue em anexo II os resultados.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Análise de Pré-Inscrição Online 

     Solicitamos aos Gestores que verifiquem e analisem as pré-inscrições online ativas para o ano letivo de 2022.

     Pedimos especial atenção a série/ano relatada pelos responsáveis para que possamos matricular corretamente. As informações podem ser verificadas na ficha do aluno (menu gestão escolar – cadastro de alunos – relatórios gerenciais – relatório de pré-inscrição online).

     Dúvidas entrar em contato delimnrm@educacao.sp.gov.br ou no 3404-2991.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: [PDDE Paulista] Atenção! Alterações quanto à forma de recolhimento do INSS – IN RFB 2005/2021 

    Com a publicação da Instrução Normativa RFB nº 2005, de 29 de janeiro de 2021, houve alterações quanto à forma de recolhimento do INSS. De forma sucinta, as retenções referentes ao INSS deverão ser pagas por meio de um único Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) a partir da competência do mês de outubro de 2021.

Atenção! O prazo de entrega da DCTFWeb foi adiado para o dia 19 de novembro de 2021, conforme apresentado pela Receita Federal (para mais detalhes, acesse https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2021/novembro/receita-federal-prorroga-prazo-de-entrega-da-dctfweb).

Como vai funcionar a partir de agora?

  • Agora a GPS (Guia da Previdência Social) foi substituída pelo DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). Este documento é gerado dentro do sistema DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos);
  • Para gerar o documento de arrecadação, a EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Outras Informações Fiscais) deve estar devidamente preenchida. Atenção: essa etapa é de suma importância para fins de obrigações legais, por isso fique atento, ok? Sua omissão implicará em multas e sanções fiscais;
  • As informações contidas na EFD-Reinf deverão ser lançadas e enviadas na plataforma EFD-Reinf até o dia 15 do mês seguinte às datas de emissão das notas fiscais de prestação de serviços;
  • Quanto ao pagamento da contribuição, seu vencimento permanece o mesmo (todo dia 20 do mês seguinte);
  • Se o dia 15 ou o dia 20 do mês seguinte caírem no sábado, domingo ou feriado, deve-se antecipar a transmissão ou o pagamento para o primeiro dia útil imediatamente anterior;
  • Além dos pontos acima mencionados, existem mudanças no layout do documento de arrecadação; não há alterações nas alíquotas, porém os códigos que constam no corpo do documento de arrecadação, tratam-se dos códigos previdenciários do sistema da DCTFWeb a partir das informações geradas pela EFD-Reinf;
  • O pagamento ocorrerá através de um único documento, cujo valor total é a somatória de todos os impostos com o mesmo código.  Qual(is) recurso(s) pode(m) ser utilizado(s) para efetuar o pagamento do DARF? Como o recolhimento ocorrerá através de um único DARF, para fins de prestação de contas, seu pagamento deverá ser realizado, preferencialmente, por meio do PDDE Paulista – Manutenção, na modalidade custeio. A fim de não comprometer os recursos destinados a esse subprograma, a unidade escolar deverá transferir o valor correspondente de cada tributo para a conta do PDDE Paulista – Manutenção (primeira conta, ou conta “não PE”) dos demais subprogramas que originaram essa despesa. Exemplo: suponha que irá ocorrer recolhimento de INSS em virtude da contratação de um contador autônomo: o recolhimento deverá ser pago com recursos do PDDE Paulista – Manutenção através do DARF único; em seguida, o valor correspondente ao pagamento desse recolhimento será transferido dos recursos disponíveis do subprograma PDDE Paulista – Contador (que está na conta “PE”) para a conta do PDDE Paulista – Manutenção (que está na conta “não PE”). Atenção! Tal operação somente será permitida em virtude das novas orientações quanto ao recolhimento do INSS determinadas pela Receita Federal do Brasil.  O que fazer?
  1. Acesse o site do e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login);
  2. Na aba “ACESSO GOVBR” clique no botão “entrar.gov.br”;
  3. Em seguida, você será direcionado para a página com a informação “Identifique-se no gov.br com:”
  4. Clique no botão “Seu certificado digital”. Caso seja seu primeiro acesso, o sistema solicitará que você realize o cadastro;
  5. Entre no EFD-Reinf Web: preencha a escrituração digital no EFD-Reinf quando for o caso de contratação de empresas em geral que sofram a retenção de contribuição previdenciária ao INSS;
  6. Volte à tela inicial do e-CAC, e clique no botão “Declarações e Demonstrativos”;
  7. No submenu “DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais”, selecione “Assinar e Transmitir DCTFWeb”;
  8. Clique no botão “pesquisar” e verifique se a “situação” apresenta o status “em andamento”;
  9. Clique em “Visualizar declaração” e verifique se os dados estão corretos;
  10. Em caso positivo, transmita a declaração;
  11. Após a transmissão da DCTFWeb, novas opções serão habilitadas no menu;
  12. Faça o download do recibo em PDF;
  13. Em seguida, selecione as opções de “saldo a pagar” de acordo com o pagamento a ser realizado;
  14. Clique em “Emitir Guia em Lote”;
  15. Verifique se o download foi realizado;
Com o documento já baixado, realize o pagamento do DARF. Caso tenham alguma dúvida, acesse os manuais de orientação abaixo: https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/manuais/manual-de-orientacao-do-esocial-mos-v-s-1-0.pdf – Manual de orientação para uso do eSocial, Versão S-1.0, 11/2020. http://sped.rfb.gov.br/estatico/4B/D40F94D47F5D56BA11D007C5258602BF2AD579/Manual%20de%20orienta%c3%a7%c3%a3o%20do%20usu%c3%a1rio%20da%20EFD-Reinf%20vers%c3%a3o%201.5.1.3.pdf – Manual de orientação para uso do EFD-REINF, Versão 1.5.1.3, 07/2021. https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/manuais/manual-dctfweb/manual-dctfweb-outubro-2021.pdf – Manual de orientação para uso do DCTFWeb, Versão 1.4, 10/2021.  OBS.:Aconselhamos, evitar utilizar as verbas do PDDE FEDERAL (serviço), no mesmo mês que utilizar o PDDE PAULISTA, MANUTENÇÃO, COVID e outros (serviço).    CUMPRIMENTOS: Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à: – Izilda Ferreira de Souza, Diretora da EE. Prof. Oscar de Almeida – 14/12 (terça-feira) TODOS OS ANEXOS AQUI  

Atenciosamente,
Magda de Moraes
Dirigente Regional de Ensino