COMUNICADO DERLIM DE 13.10.2021
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Formação Sistema Operacional
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Saldo de aulas de Libras e Professor Auxiliar (ordem Judicial) para atribuição em 19/10
Solicitamos à todas as Unidades Escolares da Diretoria de Ensino de Limeira que enviem os Saldos de aulas para fins de atribuição de Libras e/ou Professor Auxiliar (ordem judicial), conforme o modelo, anexo I e II. Deverão enviar este saldo no e-mail: saldo.aula@gmail.com até sexta-feira, dia, 15/10/2021, às 14 h00.
Lembramos que é de responsabilidade do Diretor solicitar ao responsável legal do aluno a anuência por escrito para o Intérprete de Libras, se esta for a opção de comunicação dos pais. As escolas que não enviarem esta anuência no e-mail michellefontoura@professor.educacao.sp.gov.br até dia 18/10/2021, às 14h00, não haverá atribuição de Interlocutor de Libras para esta Unidade Escolar.
Equipe da Educação Especial
2. Assunto: Grêmio Estudantil
Prezados Articulares,
Encaminhamos em anexo III, o 1º Relatório do Conselho Estadual do Grêmio Estudantil. Ressaltamos que, a partir da pauta encaminhada pelo Centro de Gestão Pedagógica da COPED/SEDUC, as Equipes de Coordenação Gremistas de todo o Estado de São Paulo realizaram reuniões para discussão do panorama de suas escolas e grêmios, socializando suas experiências, solicitações e sugestões.
Salientamos que enviaremos na sexta-feira (15/10), cronograma das próximas reuniões do Grêmio Estudantil, que deverão ocorrer em nível de U.E, assim como sugestões de temas.
3. Assunto: NOVOTEC Integrado
Encaminhamos, anexo IV, lista de novas Turmas Novotec Integrado com entrada na 1ª série e com entrada na 2ª série, para ciência.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Papai Noel dos Correios
No próximo dia 11/11, os Correios darão início à 32ª edição da Campanha Papai Noel dos Correios, ação corporativa que tem como objetivo estimular a escrita de cartas destinadas ao Papai Noel. A campanha contribui para o desenvolvimento da habilidade de redação de cartas manuscritas, correto endereçamento e uso do CEP, além de engajar os próprios empregados e a sociedade para atender aos pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social.
Assim como em 2020, a campanha deste ano será realizada no formato online e priorizará a seleção de cartinhas advindas de parcerias firmadas até o dia 31/10/2021 com escolas públicas, creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
Para tanto, é necessário que a instituição solicite seu cadastro pelo e-mail pnc-spi@correios.com.br, digitalize as cartinhas e as envie aos Correios por meio do blog https://blognoel.correios.com.br no período de 01 a 30/11/2021. Ressalta-se que as cartas digitalizadas devem atender aos seguintes critérios:
– Ser única e manuscrita por criança de até 10 (dez) anos de idade ou por estudante da rede pública até o 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade;
– Apresentar situação de vulnerabilidade social;
– Ser destinada ao Papai Noel dos Correios;
– Ser redigida no formato carta (data, saudação e desenvolvimento) ou conter desenho que apresente a expressão individual e espontânea da criança remetente (caso não seja alfabetizada);
– Apresentar, preferencialmente, pedidos de brinquedos, material escolar e roupas;
– Se contiver pedidos de objetos eletrônicos, indicar também uma segunda opção que seja brinquedo, material escolar ou roupa;
– NÃO conter pedidos de alimentos;
– NÃO conter dados de localização da criança, endereço e telefone (estes dados devem ser inseridos em evidência apenas no cadastro do blog).
Para obter o regulamento de participação da escola e o guia de orientação aos professores em como desenvolver a oficina de produção da carta ao Papai Noel, solicite pelo e-mailpnc-spi@correios.com.br.
Incentive os professores a incluírem essa atividade na grade pedagógica e oportunize a aprendizagem por meio desse formato de correspondência/comunicação, do endereçamento e do uso CEP! Para ajudá-lo(a), o Papai Noel dos Correios preparou um podcast com um recado aos professores. Para acessá-lo, Clique aqui.
Campanha Papai Noel dos Correios 2021
Coordenação Regional – São Paulo Interior
PRT/SE/SPI nº 2342/2021
2. Assunto: Formação: Utilização do Geogebra como Ferramenta Digital de Matemática
No dia 16/08/2021 o Núcleo Pedagógico realizou formação com Professsores Coordenadores e Professores de Matemática sobre a utilização do Geogebra. Solicitamos que PC e/ou professores de Matemática encaminhem evidências da utilização prática da ferramenta tecnológica. Favor encaminhar até o dia 20.10.2021 pelo link: https://forms.gle/a1aTYds14mphQ5vJ6
3. Assunto: Protocolos para as Aulas de Educação Física
Com o intuito de orientar os professores e os estudantes de forma organizada e segura para as aulas de Educação Física e Atividades Curriculares Desportivas – ACD – no Plano São Paulo – Retomada Segura, encaminhamos, em Anexo V, o protocolo para as aulas práticas.
4. Assunto: Materiais de Apoio para avaliação do “Saeb”
Prezados Diretores e Coordenadores Pedagógicos,
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) irá ocorrer no período de 08/11 a 10/12/2021.
Orientamos que todos os materiais de apoio ao SAEB sejam replicados em momentos de ATPC com os professores.
Lembrando que outros materiais foram encaminhados nos Comunicados de 13, 17, 30/09 e 04/10.
Vídeo 2 – SAEB: https://drive.google.com/file/d/15X6smD2QBSTasN1DJTAtJazvqgvFeDAU/view?usp=sharing
Solicitamos a todos que orientem os professores e em caso de dúvidas podem nos encaminhar através do Google Forms:
Materiais:
Bom trabalho a todos!
PCNP Andréia e Audrey
5. Assunto: Grêmio Estudantil
Prezados Articulares,
Informamos que conforme o calendário de reuniões do Conselho Estadual do Grêmio Estudantil, as Equipes Gremistas deverão se reunir, em nível de escola, até o dia 15/10/2021.
I) Pauta a ser desenvolvida na unidade escolar:
• Quais práticas ou atividades realizadas pelo Grêmio da escola nos meses de Setembro ou Outubro, que vocês gostariam de nos contar um pouco como foi? Como a equipe de coordenação gremista pretender incentivar os estudantes a realizarem a avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica)?
II) Como a reunião será organizada?
•Presididas pelos estudantes representantes de cada nível (Coord. Rel. Sociais CMSP Conviva)
• Os estudantes definem por votação simples, as principais ideias que serão levadas ao próximo nível;
• Organizar as falas, para que todos se sintam representados;
• Escolher um estudante para tomar nota e elaborar a Ata.
• O adulto responsável irá apenas mediar e tutorear, sem interferir.
III) Procedimentos após a reunião:
• Registrar em ata a reunião realizada e realizar o cadastramento no Sistema Gestão de Grêmio Estudantil (SGGE) na SED até o dia 25/10/2021;
• Preencher o link a seguir com as informações solicitadas, que servirão de subsídios para a reunião que será realizada pela DE na segunda quinzena de Outubro.
• Prazo para preenchimento do link: até 19/10/2021.
• Link: https://bit.ly/resumoreunioesdosgremios
Quaisquer dúvidas entrar em contato com o Supervisor Gabriel ou PCNPs Joceline e Letícia.
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Coletas IF e Expansão
Encaminhamos anexo VII informações para auxiliar na Alteração das classes FGB, coleta dos IF e Expansão, bem como novamente as datas do Cronograma de Matricula alterado.
Segue também planilha, anexo VIII, com listagem dos alunos da FGB noturno e seus respectivos IF para matricula nas classes conforme ordem de escolha.
2. Assunto: Abertura da Conferência e Correções no Sistema Educacenso
Retransmitimos comunicado de 29/09 informando que está disponível até o dia 22/10/2021 o período de conferência, correções e fechamento do sistema Educacenso através do site http://censobasico.inep.gov.br.
Lembramos que a data base é 26/05.
Ressaltamos que neste momento os Gestores Escolares, além da Conferência dos Relatórios, devem acessar o Módulo de Confirmação de Matricula para verificar e corrigir as inconsistências de alunos com mais de um vínculo de escolarização. As matrículas nos relatórios devem se obrigatoriamente confirmadas ou apenas desconsideradas.
Por fim, lembramos que é imprescindível que as escolas, após a conferência e correção, realizem o Fechamento do Censo para que o sistema gere o Recibo de Fechamento.
Dúvidas entrar em contato apenas pelo telefone 3404-2991 ou delimnrm@educacao.sp.gov.br.
3. Assunto: Alunos Vinculados na U.E. e em outro Estado
Prezados (as) Senhores(as)
Bom dia.
Encaminhamos a Planilha CJ09 de Pessoas Físicas vinculadas em escolas de diferentes Estados e em nossas escolas no Censo Escolar.
Na planilha tem o ID do aluno que deve ser pesquisado no Censo na opção Aluno + pesquisar e/ou na SED para verificar qual é o aluno.
Ação 1 Caso esse aluno na data base, 26/05 estava frequente na U.E. enviar os seguintes documentos para solicitar o desvinculo até 15/10: certidão de nascimento, declaração de frequência, Anexo IX, e diário de classe dos meses março a maio de 2021 (conforme tutorial de 08/10);
Ação 2 Caso esse aluno na data base, 26/05 era do outro Estado deve ser informando “desvinculado” na planilha, realizar o desvinculo no Censo também até o dia 15/10.
Caso não tenha devolutiva no prazo estipulado os alunos serão desvinculados pela DE.
Atenciosamente,
Magda de Moraes
Dirigente Regional de Ensino