COMUNICADO DERLIM DE 13.10.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 13.10.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Formação Sistema Operacional 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Saldo de aulas de Libras e Professor Auxiliar (ordem Judicial) para atribuição em 19/10

     Solicitamos à todas as Unidades Escolares da Diretoria de Ensino de Limeira que enviem os Saldos de aulas para fins de atribuição de Libras e/ou Professor Auxiliar (ordem judicial), conforme o modelo, anexo I e II. Deverão enviar este saldo no e-mail: saldo.aula@gmail.com até sexta-feira, dia, 15/10/2021, às 14 h00.

Lembramos que é de responsabilidade do Diretor solicitar ao responsável legal do aluno a anuência por escrito para o Intérprete de Libras, se esta for a opção de comunicação dos pais. As escolas que não enviarem esta anuência no e-mail michellefontoura@professor.educacao.sp.gov.br  até dia 18/10/2021, às 14h00, não haverá atribuição de Interlocutor de Libras para esta Unidade Escolar.

Equipe da Educação Especial

2. Assunto: Grêmio Estudantil

Prezados Articulares,

Encaminhamos em anexo III, o 1º Relatório do Conselho Estadual do Grêmio Estudantil. Ressaltamos que, a partir da pauta encaminhada pelo Centro de Gestão Pedagógica da COPED/SEDUC, as Equipes de Coordenação Gremistas de todo o Estado de São Paulo realizaram reuniões para discussão do panorama de suas escolas e grêmios, socializando suas experiências, solicitações e sugestões.

Salientamos que enviaremos na sexta-feira (15/10), cronograma das próximas reuniões do Grêmio Estudantil, que deverão ocorrer em nível de U.E, assim como sugestões de temas.

3. Assunto: NOVOTEC Integrado 

    Encaminhamos, anexo IV, lista de novas Turmas Novotec Integrado com entrada na 1ª série e com entrada na 2ª série, para ciência.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Papai Noel dos Correios 

No próximo dia 11/11, os Correios darão início à 32ª edição da Campanha Papai Noel dos Correios, ação corporativa que tem como objetivo estimular a escrita de cartas destinadas ao Papai Noel. A campanha contribui para o desenvolvimento da habilidade de redação de cartas manuscritas, correto endereçamento e uso do CEP, além de engajar os próprios empregados e a sociedade para atender aos pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social.

Assim como em 2020, a campanha deste ano será realizada no formato online e priorizará a seleção de cartinhas advindas de parcerias firmadas até o dia 31/10/2021 com escolas públicas, creches, abrigos e núcleos socioeducativos.

Para tanto, é necessário que a instituição solicite seu cadastro pelo e-mail pnc-spi@correios.com.br, digitalize as cartinhas e as envie aos Correios por meio do blog https://blognoel.correios.com.br no período de 01 a 30/11/2021. Ressalta-se que as cartas digitalizadas devem atender aos seguintes critérios:

– Ser única e manuscrita por criança de até 10 (dez) anos de idade ou por estudante da rede pública até o 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade;

– Apresentar situação de vulnerabilidade social;

– Ser destinada ao Papai Noel dos Correios;

– Ser redigida no formato carta (data, saudação e desenvolvimento) ou conter desenho que apresente a expressão individual e espontânea da criança remetente (caso não seja alfabetizada);

– Apresentar, preferencialmente, pedidos de brinquedos, material escolar e roupas;

– Se contiver pedidos de objetos eletrônicos, indicar também uma segunda opção que seja brinquedo, material escolar ou roupa;

– NÃO conter pedidos de alimentos;

– NÃO conter dados de localização da criança, endereço e telefone (estes dados devem ser inseridos em evidência apenas no cadastro do blog).

Para obter o regulamento de participação da escola e o guia de orientação aos professores em como desenvolver a oficina de produção da carta ao Papai Noel, solicite pelo e-mailpnc-spi@correios.com.br.

Incentive os professores a incluírem essa atividade na grade pedagógica e oportunize a aprendizagem por meio desse formato de correspondência/comunicação, do endereçamento e do uso CEP! Para ajudá-lo(a), o Papai Noel dos Correios preparou um podcast com um recado aos professores. Para acessá-lo, Clique aqui.

     Campanha Papai Noel dos Correios 2021 

Coordenação Regional – São Paulo Interior

PRT/SE/SPI nº 2342/2021

2. Assunto: Formação: Utilização do Geogebra como Ferramenta Digital de Matemática 

No dia 16/08/2021 o Núcleo Pedagógico realizou formação com Professsores Coordenadores e Professores de Matemática sobre a utilização do Geogebra. Solicitamos que PC e/ou professores de Matemática encaminhem evidências da utilização prática da ferramenta tecnológica. Favor encaminhar até o dia 20.10.2021 pelo link:  https://forms.gle/a1aTYds14mphQ5vJ6

3. Assunto: Protocolos para as Aulas de Educação Física 

Com o intuito de orientar os professores e os estudantes de forma organizada e segura para as aulas de Educação Física e Atividades Curriculares Desportivas – ACD – no Plano São Paulo – Retomada Segura, encaminhamos, em Anexo V, o protocolo para as aulas práticas.

 

 

4. Assunto: Materiais de Apoio para avaliação do “Saeb” 

    Prezados Diretores e Coordenadores Pedagógicos,

    O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) irá ocorrer no período de 08/11 a 10/12/2021. 

    Orientamos que todos os materiais de apoio ao SAEB sejam replicados em momentos de ATPC com os professores.

     Lembrando que outros materiais foram encaminhados nos Comunicados de 13, 17, 30/09 e 04/10.

     Vídeo 2 – SAEB: https://drive.google.com/file/d/15X6smD2QBSTasN1DJTAtJazvqgvFeDAU/view?usp=sharing

     Solicitamos a todos que orientem os professores e em caso de dúvidas podem nos encaminhar através do Google Forms:

      https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnLu_hI3sfHZKpXF2cojsnc1UOU85SDAyQVpCQkxDRFNFUDFTM0E0RkZVMS4u

     Materiais:

     https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/avaliacoes-e-exames-da-educacao-basica/saeb-2001-2013-novas-perspectivas e anexo VI.

     Bom trabalho a todos!

     PCNP Andréia e Audrey

5. Assunto: Grêmio Estudantil 

    Prezados Articulares,

     Informamos que conforme o calendário de reuniões do  Conselho Estadual do Grêmio Estudantil, as Equipes Gremistas deverão se reunir, em nível de escola, até o dia 15/10/2021.

     I)             Pauta a ser desenvolvida na unidade escolar: 

 • Quais práticas ou atividades realizadas pelo Grêmio da escola nos meses de Setembro ou Outubro, que vocês gostariam de nos contar um pouco como foi? Como a equipe de coordenação gremista pretender incentivar os estudantes a realizarem a avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica)?

II)           Como a reunião será organizada? 

•Presididas pelos estudantes representantes de cada nível (Coord. Rel. Sociais CMSP Conviva)

• Os estudantes definem por votação simples, as principais ideias que serão levadas ao próximo nível;

• Organizar as falas, para que todos se sintam representados;

• Escolher um estudante para tomar nota e elaborar a Ata.

• O adulto responsável irá apenas mediar e tutorear, sem interferir.

III)          Procedimentos após a reunião: 

•             Registrar em ata a reunião realizada e realizar o cadastramento no Sistema Gestão de Grêmio Estudantil (SGGE) na SED até o dia 25/10/2021;

•             Preencher o link a seguir com as informações solicitadas, que servirão de subsídios para a reunião que será realizada pela DE na segunda quinzena de Outubro.

•             Prazo para preenchimento do link: até 19/10/2021.

•             Link: https://bit.ly/resumoreunioesdosgremios

Quaisquer dúvidas entrar em contato com o Supervisor Gabriel ou PCNPs Joceline e Letícia.

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Coletas IF e Expansão

Encaminhamos anexo VII informações para auxiliar na Alteração das classes FGB, coleta dos IF e Expansão, bem como novamente as datas do Cronograma de Matricula alterado.

Segue também planilha, anexo VIII, com listagem dos alunos da FGB noturno e seus respectivos IF para matricula nas classes conforme ordem de escolha.

2. Assunto: Abertura da Conferência e Correções no Sistema Educacenso 

Retransmitimos comunicado de 29/09 informando que está disponível até o dia 22/10/2021 o período de conferência, correções e fechamento do sistema Educacenso através do site http://censobasico.inep.gov.br.

Lembramos que a data base é 26/05.

Ressaltamos que neste momento os Gestores Escolares, além da Conferência dos Relatórios, devem acessar o Módulo de Confirmação de Matricula para verificar e corrigir as inconsistências de alunos com mais de um vínculo de escolarização. As matrículas nos relatórios devem se obrigatoriamente confirmadas ou apenas desconsideradas.

Por fim, lembramos que é imprescindível que as escolas, após a conferência e correção, realizem o Fechamento do Censo para que o sistema gere o Recibo de Fechamento.

Dúvidas entrar em contato apenas  pelo telefone 3404-2991 ou delimnrm@educacao.sp.gov.br.

3. Assunto: Alunos Vinculados na U.E. e em outro Estado 

Prezados (as) Senhores(as)

Bom dia.

Encaminhamos a Planilha CJ09 de Pessoas Físicas vinculadas em escolas de diferentes Estados e em nossas escolas no Censo Escolar.

Na planilha tem o ID do aluno que deve ser pesquisado no Censo na opção Aluno + pesquisar e/ou na SED para verificar qual é o aluno.

Ação 1 Caso esse aluno na data base, 26/05 estava frequente na U.E. enviar os seguintes documentos para solicitar o desvinculo até 15/10: certidão de nascimento, declaração de frequência, Anexo IX, e diário de classe dos meses março a maio de 2021 (conforme tutorial de 08/10);

Ação 2 Caso esse aluno na data base, 26/05 era do outro Estado deve ser informando “desvinculado” na planilha, realizar o desvinculo no Censo também até o dia 15/10.

Caso não tenha devolutiva no prazo estipulado os alunos serão desvinculados pela DE.

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino