COMUNICADO DERLIM DE 13.08.2019

COMUNICADO DERLIM DE 13.08.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assuntos: Envio do Saldo de Aulas para Atribuição em Nível DE e Candidatos aos Quais são Atribuídas em Nível DE

1.1-  Envio do saldo de aulas para atribuição em nível DE:

Senhores Diretores, não serão publicadas aulas encaminhadas após as 11h00 da segunda-feira, como orientado nos comunicados: Extraordinário de 01/02, reencaminhado em 08/ 02 e Comunicado Extraordinário de 26/07/2019.

1.2- Aulas atribuídas a candidatos em nível DE.

Quando o candidato não se apresentar ou não entrar em exercício na unidade escolar (de acordo com a legislação vigente), após sessão de atribuição de aulas em nível DE, orientamos aos Diretores que tomem as providências abaixo relacionadas:

– Solicitar ao docente, quando possível, que faça por escrito, de próprio punho, a declaração de que não irá assumir as aulas a ele atribuídas;

– Encaminhar, aos cuidados da Comissão de Atribuição, ofício comunicando o fato, constando o nome e o RG do candidato e, se possível, anexando a declaração do candidato;

A Comissão de Atribuição.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Material Reunião de Nivel 3 – MMR

    Prezados Senhores Diretores,

    Encaminhamos abaixo o link com o material de apoio para realização da Reunião de Nível 3 – com resultado. Ressaltamos que o PPT e a lista de presença deverão ser enviados até dia 02/09/2019, às 08h00, para o e-mail: ronualdo@professor.educacao.sp.gov.br.

    Atenção: O arquivo deve ser salvo exatamente conforme as orientações de nomenclatura – MMR_AnoMesDia_N3-MesComResultado_NomeDaEscola (ex: MMR_20190813_N3-MesComResultado_EEGabrielPozzi)

    Segue o link para o material de apoio: https://drive.google.com/drive/folders/1wKNu6sm9tSxCN3GS3cwLZQZMBBa5L1Nz.

    Em caso de dúvidas, entrem em contato pelo telefone: 3404-5818

 

2. Assunto: PNLD – escolha dos Anos Finais, visita das editoras, versões ePUB3, Braille e Literário

Informamos que está previamente agendada videoconferência sobre o processo de escolha do PNLD Anos Finais para dia 22 de agosto, quinta-feira, à tarde. Solicitamos que os gestores das escolas com Fundamental dos Anos Finais organizem suas agendas para acompanharem

Escolha Dos Anos Finais

A escolha dos livros didáticos está próxima. Em breve, o corpo docente das escolas poderá escolher novos livros. A escolha do PNLD 2020 é destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental e será realizada no Sistema PDDE-Interativo/SIMEC. As indicações estão previstas para ocorrer na segunda quinzena de agosto.

O processo de escolha deverá ser realizado a partir de uma reflexão coletiva, com base nas orientações constantes no Guia do PNLD, que será disponibilizado após a divulgação do resultado definitivo da avaliação pedagógica pelo Ministério da Educação.

Lembramos que somente o diretor da escola, por meio de sua senha de acesso ao Sistema PDDE Interativo/SIMEC, poderá realizar o registro dos livros escolhidos pelos professores.

 

Visita Das Editoras

A visita de representantes de editoras às escolas e diretorias de ensino estão disciplinadas pela Resolução SE nº 15/2018, que dispõe sobre as normas de conduta no âmbito da execução do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Solicitamos ampla divulgação da referida Resolução nas Diretorias de Ensino e unidades escolares. À vista da atual regra, e de acordo com “Capítulo V”, fica permitido o ingresso de representantes de titulares de direitos autorais/editoras nas Unidades Escolares e Diretorias de Ensino, até a véspera do início do registro de escolha, desde que respeitadas e cumpridas as exigências dos referidos artigos. Às Unidades Escolares e Diretorias de Ensino concerne registrar as visitas no sistema do FNDE com identificação dos participantes (data/horário) e impedir que elas coincidam com as reuniões pedagógicas para escolha. O apontamento está disponível na plataforma PDDE – Interativo >> Novas Ferramentas >> SIMEC >> Cadastro. Caso a plataforma esteja inoperante, anotar dia e hora da visita para posterior registro. 5

Abaixo destacamos dois artigos da Resolução 15/2018:

     Art. 7º É vedado às redes de ensino, a qualquer tempo:

     I – aceitar vantagens em razão da escolha dos materiais do PNLD;

     II – aceitar presentes ou brindes dos representantes em razão da escolha dos materiais do PNLD;

     III – disponibilizar espaço público para a realização de eventos relacionados ao PNLD promovidos pelos representantes;

    IV – permitir a participação dos representantes em eventos organizados pela rede;

    V – convocar a comunidade escolar para quaisquer eventos organizados pelos representantes para fins de apresentação dos materiais inscritos/aprovados no Programa;

    VI – compelir as escolas a danificar o material do PNLD, no todo ou em parte; e

   VII – reter os materiais do PNLD destinados às escolas.

   Art. 8º É vedado às escolas beneficiadas:

   I – aceitar, a qualquer tempo, vantagens em razão da escolha dos materiais do PNLD;

   II – aceitar, a qualquer tempo, presentes ou brindes dos representantes em razão da escolha dos materiais do PNLD;

   III – permitir o acesso de representantes em suas dependências durante o período de Registro da Escolha;

   IV – permitir acesso de representantes aos dispositivos em que é realizado o registro da escolha;

   V – disponibilizar, a qualquer tempo, espaço público para a realização de eventos promovidos pelos representantes;

   VI – permitir, a qualquer tempo, a participação dos representantes em eventos promovidos pela escola;

   VII – solicitar reposição de materiais do PNLD diretamente aos representantes;

   VIII – reproduzir e/ou revender materiais do PNLD;

   IX – recusar-se a receber os materiais do PNLD; e

   X – danificar, no todo ou em parte, os materiais do PNLD com ciclo de atendimento vigente.

 

    PNLD ePUB3 Anos Iniciais

As obras do PNLD 2019 – Anos Iniciais estão disponíveis no formato acessível ePUB3. Os livros acessíveis destinam-se a estudantes deficientes e oferecem novos recursos: têm interface mais intuitiva e são compatíveis com diversos dispositivos de leitura como computadores, tablets e smartphones.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, autarquia do MEC, está disponibilizando os links de acesso aos livros inicialmente para as escolas que já declararam, no sistema PDDE interativo/SIMEC, possuir alunos com cegueira e/ou baixa visão durante a escolha do PNLD 2019. 6

As escolas que possuem alunos com deficiência de cegueira, baixa visão, surdo-cegueira ou dislexia não contempladas na primeira distribuição deverão solicitar as obras via endereço eletrônico: coled_fnde@fnde.gov.br.

A solicitação deverá conter as seguintes informações:

• Código INEP

• Nome da Escola

• CPF do estudante

• Nome do estudante

• Tipo de deficiência

• Ano/Série em 2019

O gestor da escola deverá baixar os arquivos digitais por meio dos links eletrônicos que serão encaminhados ao e-mail da escola cadastrado no sistema PDDE Interativo. Os livros ofertados no formato ePUB3 serão os mesmos adotados pela escola.

Cada título poderá ser baixado (download) pela escola por até 5 (cinco) vezes, inclusive em equipamentos diferentes, pelo período de até seis meses do recebimento do e-mail. Depois desse período, ou após os 5 downloads, o link da obra será automaticamente desabilitado.

Os arquivos digitais não poderão ser objeto de cópia, sob pena de incorrer em ilegalidade em relação aos direitos autorais das obras. Informações adicionais sobre o PNLD acesse o portal do FNDE.

Atenção! Certifiquem-se de que os e-mails enviados pelo FNDE (domínio @fnde.gov.br) com o link de acesso aos livros acessíveis não foram direcionados para as caixas de “spam” ou “lixo eletrônico”.

 

     PNLD ePUB3 Ensino Médio

Os livros do PNLD 2018 – Ensino Médio serão disponibilizados em ePUB 3, em uma interface mais intuitiva e compatível com dispositivos como smartphones, tablets e computadores.

Para isso as escolas deverão realizar o cadastro de estudantes no PDDE – Interativo. É necessário informar o nome do estudante, o CPF, a série e o tipo de deficiência. Efetuado o cadastro o sistema emitirá uma chave de acesso para cada obra disponível, que serão as mesmas adotadas pela escola.

Por meio do link informado na chave de acesso poderá ser baixado o arquivo de cada uma das obras destinadas aos alunos com deficiência.

 

     Programa de Livros – CEFAF

     PNLD Anos Iniciais em Braille

A versão em Braille destinada aos alunos dos Anos Iniciais já começou a ser distribuída. Receberão as escolas que por ocasião da escolha do ano passado apontaram aluno necessitado, ou que já havia sido apontado no Censo escolar. Se porventura o aluno não foi apontado ou se for matrícula nova, enviar mensagem aos endereços abaixo:

anamaria.pires@educacao.sp.gove.br

italo.aquino@educacao.sp.gov.br

tania.resende@educacao.sp.gov.br

 

     PNLD Literário

Os Correios concluíram a entrega às escolas dos livros do PNLD Literário 2018 destinados aos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e do Ensino Médio. Os professores também receberão os mesmos exemplares dos livros destinados aos alunos para conduzir as atividades pedagógicas de incentivo à leitura. A cada estudante foi enviado 2 (dois) livros de literatura. Esses livros são reutilizáveis, portanto, permanecerão em caráter provisório com os estudantes até a conclusão do presente ano letivo, devendo ser devolvidos para a escola ao final do ano, para posterior utilização por outro estudante/professor no ano seguinte. Ressaltamos que os livros são destinados aos alunos e professores com posterior devolução. É importante que as escolas promovam campanhas de conscientização entre alunos e docentes sobre a necessidade de conservação e retorno dos livros ao final do período ano.

3. Assunto: Observação de Aula como Prática de Formação

    Lembramos que:

     1. Utilizar o instrumento: Protocolo de Acompanhamento de Aula, encaminhado no Replanejamento.

     2. As observações devem ser realizadas nas aulas de recuperação

     3. Realizar 2 observações por dia por turno, sendo 5 observações para cada área de conhecimento;

     4. Ao final de duas semanas (05/08 a 16/08) serão 20 observações de aula realizadas por cada professor coordenador.

    5. Necessariamente as turmas do 5º ano, 9º ano e 3ª série do Ensino Médio devem ser observadas

     6. Após o preenchimento do protocolo para cada observação, preencher o link do formulário de consolidação.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeK6GaJPIHWAI7ZdJdBbtICOTSyuU3I8sT3X7DdHvnC14SDw/viewform

    Atenção: Não deixe para o último dia, insira os dados logo após a observação, prazo final 22/08/2019.

 

Atenciosamente,

Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino


COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 13.08.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2962/2995/2994/2969 (Carmem) – delimnfp@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Paralisação dia 13/08/2019 

Devido à Greve Geral prevista para o dia 13/08/2019, e afim de subsidiar informações para controle e organização interna, solicitamos que as Unidades Escolares encaminhem a informação de AUSÊNCIAS através do e-mail delimnfp@educacao.sp.gov.br nos seguintes horários:

➢    até 09:30 hs, com informações dos turnos 1 e 6 (PEI).

    até 14:30 hs, com informações do turno 3.

    até 10:00 hs, do dia subsequente com informações do turno 5.

Em caso de ausência total dos docentes, a unidade escolar deverá comunicar através do e-mail delimnfp@educacao.sp.gov.br como PARALISAÇÃO TOTAL e informar os turnos de paralisação.

    Exemplo:

    – Informar “Paralisação total turno manhã”, se apenas o turno da manhã aderir e caracterizar 100% de paralisação.

    – Informar “Paralisação total em todos os turnos”, se todos os turnos aderirem e caracterizar 100% de paralisação.

    Observação:

    – Todas as ausências deverão ser apontadas (apontar a ausência do docente que deveria estar “no dia 13/08” na escola em sala de aula e por algum motivo não compareceu, seja ele qual for).

 

Atenciosamente,
Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino