COMUNICADO DERLIM DE 13.06.2019

COMUNICADO DERLIM DE 13.06.2019

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Replanejamento, Recuperação/2019 e Construção Política Educacional de Recuperação para Implementação em 2020

    Srs. Diretores de Escola,

    Encaminhamos em anexo I material disponibilizado pela SEDUC referente ao Replanejamento e Política de Recuperação/2019, páginas 1-11, e solicitamos atenção dos senhores para estudo do referido material.

     Esclarecemos que a SEDUC fornecerá material físico e digital para os momentos de replanejamento e, orientações para o processo de recuperação para este segundo semestre letivo com formações pelos PCNPs, da Diretoria de Ensino, aos Professores Coordenadores das unidades escolares.

     As escolas receberão as avaliações impressas, que será no modelo das avaliações do SAEB, e estão previstos dois momentos de aplicação aos alunos. Sendo:

     1ª avaliação: 19/06 a 27/06

     2ª avaliação: 07/10 a 11/10

     As datas para a realização da Prova SAEB e SARESP estão previstas como segue:

     Prova SAEB: 21/10 a 01/11

     Prova SARESP: 02/Dez

     Os resultados das avaliações serão monitorados através das ações do MMR.

     Considerando a Política de Recuperação Escolar:  Lei nº 9394/96 estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

      “Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

      […]

      V – prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;”

     Considerar a sugestão 2 que se encontra na pag. 9 do material em anexo.

      Pag. 12 material em anexo – Construir Política Estadual de Recuperação em 2019 para implementar em 2020.

     A SEDUC orienta ampla discussão que deverá ser iniciada em 2019, envolvendo alunos e professores nos momentos de ATPS e Conselho de Ano/Série para levantar ideias e propostas de sugestões para construção de uma política de recuperação a ser implantada em 2020.

     Informamos que amanhã, 14.06.2019 será exibida uma videoconferência, conforme informação abaixo, abordando o assunto e brevemente agendaremos reunião com as escolas

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

14/06/2019

Das 14h00 às 16h00

Replanejamento 2019

Diretor ou Vice-Diretor de Escola, PC e Alunos Gremistas

Por Streaming:www.rededosaber.sp.gov.br

 

Interação e-mail:faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Avaliação 360º do Programa de Ensino Integral

     Prezados Supervisores, PCNPs e Diretores responsáveis pelas escolas do Programa Ensino Integral – Anos Finais e Ensino Médio.

     Relembramos que a agenda do 2º bimestre, enviada em 21.05.2019, foi revisada de maneira a propiciar a Equipe Gestora um melhor encaminhamento das ações desse período. Salientamos que o cumprimento dos prazos é fundamental para o bom andamento do PEI.

Atividade

Novos prazos

Responsáveis pela ação

Avaliação 360°

Resposta dos questionários

Até o dia 27/06/2019

Unidade escolar e Diretoria de Ensino

Avaliação de resultado

Até o dia 27/06/2019

Unidade escolar e Diretoria de Ensino

Consolidação

28/06/2019

Diretoria de Ensino

Calibragem

05/08/2019 a 09/08/2019 

Unidade escolar e Diretoria de Ensino

Devolutiva

12/08/2019 a 16/08/2019 

Unidade escolar e Diretoria de Ensino

        Equipe Programa Ensino Integral

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Informativo UCTEC – nº 02/2019

     Solicitamos especial atenção ao boletim. Anexo II.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Manejo e Gestão de Laboratórios nas Escolas

    Senhores Diretores, por favor, dar ciência a todos os professores e equipe gestora:

    O planejamento e execução de atividades experimentais e investigativas, assim como os descartes dos resíduos, manutenção e condicionamento dos itens de laboratório devem pautar-se nas orientações dos documentos abaixo:

– Manejo e gestão de laboratório – Guia de laboratório e de descarte, páginas 19 a 36 (Anexo III)

– Estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11794.htm. Acesso em: 21/03/2018.

– RESOLUÇÃO CONAMA nº 358, de 29 de abril de 2005 (Anexo IV).

 

2. Assunto: NOVOTEC

    Solicitamos a todos, ampla divulgação, dos cursos gratuitos de qualificação profissional do Novotec, para alunos do ensino médio da rede estadual, que começam no segundo semestre.

    Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto SAINTER/SAGESP/COPED nº 61/2019.

    Este kit tem por objetivo orientar e responder algumas dúvidas que possam surgir ao longo do processo de implantação do Programa Novotec, e foi elaborado pela Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Centro Paula Souza.

     Esperamos que seja um apoio para as Unidades contempladas pelos cursos.

     O NOVOTEC está aumentando a oferta do Ensino Profissionalizante aos estudantes do Ensino Médio da rede estadual, trazendo diversas opções de cursos técnicos e de qualificação profissional.

      Neste kit de orientação, anexo V (A e B), você vai encontrar:

     1 – Guia do Novotec e os pilotos de 2019

     2 – Edital de Inscrições para o Novotec Expresso

     3 – Arquivo em Excel para consulta das escolas e inscritos

     4 – Material de divulgação

     5 – Apresentação em PowerPoint + Video de navegação do site, ambos apresentados durante a videoconferência realizada na sexta-feira, dia 07/06.

     Lembrando que as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.novotec.sp.gov.br/ até sexta-feira, dia 14 de junho.

 

3. Assunto: Formulário de Recursos para Ações Pedagógicas alinhadas ao MMR

Encaminhamos em anexo VI o Tutorial para preenchimento do formulário do plano de aplicação de recursos para ações pedagógicas alinhadas ao MMR (em PDF) como subsídio para a solicitação de recursos para ações pedagógicas.

Alertamos que o acesso ao catálogo de materiais da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) visa somente a obtenção do código do objeto a ser solicitado (com as especificações desejadas) e pesquisa de preços (tutorial anexo VII).

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2962/2995/2994/2969 (Carmem) – delimnfp@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Paralisação dia 14/06/2019 

Devido à Greve Geral prevista para o dia 14/06/2019, e afim de subsidiar informações para controle e organização interna, solicitamos que as Unidades Escolares encaminhem a informação de AUSÊNCIAS através do e-mail delimnfp@educacao.sp.gov.br nos seguintes horários:

➢    até 09:30 hs, com informações dos turnos 1 e 6 (PEI).

    até 14:30 hs, com informações do turno 3.

    até 19:30 hs, com informações do turno 5.

Em caso de ausência total dos docentes, a unidade escolar deverá comunicar através do e-mail delimnfp@educacao.sp.gov.br como PARALISAÇÃO TOTAL e informar os turnos de paralisação.

Exemplo:

– Informar “Paralisação total turno manhã”, se apenas o turno da manhã aderir e caracterizar 100% de paralisação.

– Informar “Paralisação total em todos os turnos”, se todos os turnos aderirem e caracterizar 100% de paralisação.

 

Observação:

– Todas as ausências deverão ser apontadas (apontar a ausência do docente que deveria estar “no dia 14/06” na escola em sala de aula e por algum motivo não compareceu, seja ele qual for).

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Luisa Valentim, Dirigente Regional de Ensino – 14/06 (sexta-feira)

– Isabel Lopes da Silva, Diretora da Cel. Joaquim Salles – 14/06 (sexta-feira)

 

Atenciosamente,

Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino