COMUNICADO DERLIM DE 12.02.2019

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Programa “Escola do Adolescente” – Envio de Justificativa para a Não Adesão

Relembramos informação contida no COMUNICADO DERLIM DE 01.02.2019.

Elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Escola do Adolescente (PEA) é um programa de apoio técnico, destinado a todas as escolas que atendem alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), cujo objetivo é reduzir a reprovação e o abandono escolar.

O Programa contará com três etapas: Diagnóstico, Plano de Ação e Monitoramento e Avaliação. Em cada uma delas, os professores e gestores contarão com formações específicas e ferramentas de gestão em ambiente virtual para pôr em prática os conhecimentos adquiridos e, assim, promover transformações na escola. Cada participante terá um login e uma senha para acessar os conteúdos do Escola do Adolescente. No site http://adolescente.mec.gov.br/, os participantes encontrarão cursos formativos e ferramentas de gestão para diagnosticar e agir sobre a realidade de suas escolas.

O PEA não contempla repasse financeiro, apenas disponibiliza conteúdos formativos, em ambiente virtual, para professores e gestores e ferramentas para a escola. As atividades que envolvem os alunos podem ser realizadas por meio de materiais impressos, como questionários, avaliações ou guias para rodas de conversa.

As adesões ao PEA ocorreram até 21/01/2019 e, das 3.772 escolas da Rede Estadual de Ensino que atendem ao público-alvo do programa, anexo I, foram registradas 771 escolas que concluíram a adesão.

As escolas em azuis, já confirmaram a adesão.

As demais, não efetivaram a adesão até a data do prazo estipulado pelo MEC (21/01/2019) e deverão justificar em ata a não adesão.

Solicitamos, preferencialmente, que as escolas encaminhem, via google docs, através do endereço https://goo.gl/forms/fb8QOl9Scsbhg8dl1, o documento acima citado até 15/02/2019.

Segundo o MEC, no dia 21/01/2019, ao fechar a plataforma, alega que muitas escolas que haviam feito adesão nessa data, desapareceram da plataforma do Programa Escola do Adolescente.

Se o nome de sua escola não constar como adesão efetivada (em azul) na planilha, encaminhe a informação ao e-mail: delim@educacao.sp.gov.br.

1. Assunto: Concurso de Poesia para as Escolas de Rio Claro

A Prefeitura Municipal de Rio Claro através da Câmara Municipal de Rio Claro, da Secretaria Municipal de Cultura e do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais, abre inscrições para o XX Concurso de Poesia Semana da Mulher – Tema: “Mulher”.  As inscrições acontecerão no período de 04/02/2019 15/03/2019. Em anexo II, encaminhamos o regulamento e as fichas de inscrição.

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Cartazes de Divulgação de Atendimento – 2019

Encaminhamos cartazes, anexo III e IV, para ampla divulgação, procedimentos de recepção e atendimento aos interessados.

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra