COMUNICADO DERLIM DE 11.10.2023 

COMUNICADO DERLIM DE 11.10.2023 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Férias da Dirigente

     Informamos que, durante as férias da Dirigente, Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira (16/10/2023 a 30/10/2023), responderá por esta Diretoria de Ensino o Supervisor de Ensino, Gabriel Prochnou Vieira.

2. Assunto: Pílulas de Qualidade de Vida 02/04 – Outubro Rosa 

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Material – Novos Protocolos de Encaminhamentos sobre Busca Ativa – CONSIDERAR ESTE

    Encaminhamos, anexo I, material utilizado na reunião realizada no dia 10/10/2023. 

2. Assunto: Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Docentes para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Edital de Convocação para as Provas 

A Coordenadora em Exercício da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Comissão Especial de Processo Seletivo Simplificado (PSS), instituída mediante Resolução SEDUC nº 33, de 04/08/2023, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 07/08/2023, e nos termos do Decreto nº 54.682, de 13 de agosto de 2009, torna pública a convocação para as provas objetivas e redação do processo seletivo simplificado de docentes para atuar nos itinerários formativos técnicos profissionais do ensino médio da rede estadual, conforme Edital de Abertura, de 09 de agosto de 2023. 

1. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS 

1.1. A Prova Objetiva e Discursiva, ambas de caráter classificatório e eliminatório, serão realizadas no dia 15 de outubro de 2023. 

1.1.1. A Prova Objetiva e Discursiva para os Eixos Gestão e Negócios, Ambiente e Saúde e Desenvolvimento Educacional e Social serão realizadas das 09h às 12h, conforme horário oficial da cidade de São Paulo/SP. 

1.1.2. A Prova Objetiva e Discursiva para os Eixos Turismo, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação e Recursos Naturais serão realizadas das 15h às 18h, conforme horário oficial da cidade de São Paulo/SP. 

1.2. Os portões de todas as unidades de aplicação serão fechados trinta minutos antes do início das provas, às 08h30min, no turno da manhã, e às 14h30min no turno da tarde, observando o horário oficial de São Paulo/SP. 

1.2.1. Em nenhuma hipótese os candidatos poderão acessar os locais de prova após o fechamento dos portões. 

1.3. O cartão de confirmação de inscrição individual, contendo os dados do candidato e o local para realização das provas, estará disponível no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/seducsp23 a partir das 12h do dia 09 de outubro de 2023. 

1.4. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 1h30min (uma hora e trinta minutos) do horário fixado para o seu início, observando o horário oficial de São Paulo/SP, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente, do documento de identidade original e do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição. 

1.5. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado. 1.6. Serão considerados documentos de identidade: 

1.6.1. Original de um dos seguintes documentos de identificação: Cédula de Identidade (RG), ou Registro de Identificação Civil (RIC), ou Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, ou Passaporte, ou Carteiras de Identidade expedidas pelas Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE. 

1.6.2. Aplicativo de um dos seguintes documentos digitais de identificação: Cédula de Identidade (RG), ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou Título Eleitoral Digital (e-Título). Neste caso, a conferência será feita exclusivamente por meio do acesso ao documento no aplicativo do órgão emissor. 

1.6.3. Somente serão aceitos documentos originais e com foto. 

1.6.4. Não serão aceitos como documentos de identidade: documentos sem foto, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, identidade infantil, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados. 

1.6.5. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento. 

1.7. Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original na forma definida no subitem 1.6 deste Edital não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do concurso público. 

2. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 

2.1. O candidato poderá obter informações referentes ao Concurso Público por meio do telefone 0800 283 4628 ou do e-mail concursoseducsp23@fgv.br. 

 

2. Assunto: SARESP 2023 

Senhores Diretores, 

A Comissão SARESP DERLIM 2023 orienta

 

1. REUNIÃO APLICAÇÃO SARESP 

A Dirigente Regional de Ensino convoca os Srs. Diretores de Escola que ofertam Ensino Fundamental Anos Finaispara reunião que haverá no dia 17.10.2023, nas dependências da Diretoria de Ensino Região de Limeira, das 8h30 às 12h30, sobre a aplicação da Avaliação SARESP 2023. 

O café será comunitário. 

  1. INDICAÇÃO DOS PROFESSORES APLICADORES 

 

A – LEVANTAMENTO e INDICAÇÃO DOS PROFESSORES APLICADORES

 (até 16/10/2023): 

Encaminhamos conforme segue: 

– Anexo II a Resolução Seduc-43, de 29 de setembro de 2023 que dispõe sobre o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e do Provão Paulista Seriado em 2023 e a aplicação dos instrumentos de avaliação externa em 2023;  

– Anexo III contendo a relação das Escolas e a quantidade de Professores Aplicadores necessária para aplicação da Avaliação SARESP 2023 nos dias, ou seja, número total de aplicadores por escola correspondente todos os dias de aplicação;  

O Diretor de Escola deverá fazer um levantamento inicial junto aos Professores da sua U.E.; identificar os interessados em aplicar a avaliação, de modo a atender o número de aplicadores solicitado por dia de aplicação na unidade com a qual realizará as trocas e registrar em planilha impressa – anexo IV – PLANILHA DE INDICAÇÃO PARA APLICAÇÃO SARESP – 2023 – Ensino Fundamental Anos Finais (O Diretor deverá trazer essa planilha em 2 vias no dia da reunião de Diretores)

Atenção: Ao Diretor cabe a indicação, a alocação no plano de aplicação do SIS é de responsabilidade da Diretoria de Ensino – Apoio Regional – Roseliou seja, a DERLIM é que alocará o professor na escola onde aplicará a avaliação. 

B – CONVOCAÇÃO E APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO 

 O Professor poderá aplicar a prova em até dois períodos e nos dois dias.  

É importante ressaltar que a convocação/publicação do efetivo exercício do Professor Aplicador é por período (Manhã e ou tarde) devendo o mesmo trabalhar normalmente nos períodos que não estiver convocado – Resolução SEDUC 43/2023. 

O valor da ajuda de custo pelo deslocamento do Professor Aplicador será de R$ R$ 65,00 por período de aplicação.  

 

C – INDICAÇÃO DO APLICADOR NO SIS 

Após esse levantamento, o Diretor deverá entrar em sua página do SIS, acessar a aba Indicação e indicar cada professor aplicador, utilizando o CPF do professor (este tem que estar cadastrado no Portal do Colaborador – Vunesp) para realizar o cadastramento/atualização como explicado no item abaixo), caso contrário, não será possível a indicação. 

OBS: não entrar no plano de Aplicação, a responsabilidade de alocar o professor em outra unidade escolar é da Comissão SARESP DERLIM. 

Caso o Diretor queira indicar mais professores do que o disponibilizado para sua escola, deve entrar em Indicações e clicar em “gerar mais indicações” e será aberto mais vagas, além das inicialmente disponibilizadas pelo sistema. Procure indicar professores sempre em número maior do que o solicitado, pois os mesmos ficarão como reserva de aplicação (apenas categorias Efetivo, F e O). 

D – CADASTRAMENTO DOS PROFESSORES APLICADORES 

Todos os Professores que aplicarão as provas no SARESP deverão estar devidamente cadastrados/atualizados no link Colaborador da Vunesp para que possa ser realizada a indicação pelo Diretor no SIS.   

O Diretor, para a indicação do professor no SIS deverá estar em posse do nº do CPF do docente. Caso a mensagem mostre ao Diretor que o professor não possui cadastro, o Diretor deverá orientar o mesmo a realizar seu cadastro seguindo as orientações abaixo: 

1.Acesse o endereço: https://colaborador.vunesp.com.br/ ; 

 

2.Clique em cadastre-se conosco;

3.Realize seu cadastro; 

4. Informe ao Diretor; 

5. O Diretor deverá acessar o SIS e proceder a indicação.    

Para participar como Colaborador é obrigatório: 

– ser maior de 18 anos; 

– possuir CPF, RG, PIS ou PASEP; 

– possuir conta corrente própria e válida para o crédito (não são aceitas contas exclusivas para o crédito de salário, contas pensão, contas de terceiros ou contas de pessoa jurídica) ou possuir conta poupança em seu CPF (exceto as do Banco Itaú ou Banco do Brasil); 

– possuir um endereço de e-mail pessoal; 

– estar em dia com as obrigações junto ao sistema do eSocial, mediante pesquisa de qualificação cadastral. O colaborador poderá obter essa pesquisa por meio do link http://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml

Estas informações também estão disponibilizadas no Manual do Sistema Integrado do SARESP – SIS que o Diretor poderá acessar junto ao sistema SIS.  

Qualquer dúvida, entrar em contato pelos telefones: 3404. 6821 / 3404 – 5817 pelos celulares (19) 9 9195 4983 (Viviane), (19) 999001930 (Valéria) e (19) 981181691 (Roseli – Apoio). 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Convite – VI Encontro de Educação em Ciências e Matemática 

Encaminhamos convite do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências  e Matemática da UFSCar – Araras – PPGEdCM. 

Comunicamos que estão abertas as inscrições, até o dia 23/10/2023, para o VI EEdCM (Encontro de Educação em Ciências e Matemática. O Evento é um encontro anual promovido pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática – CCA, com sede na Universidade Federal de São Carlos, com o apoio da docente responsável por esse projeto. 

O Evento acontecerá nos dias 26/10, 27/10 e 28/10/2023, de forma presencial no campus de Araras, no período noturno. 

O Evento tem como público-alvo interessados na pesquisa em Educação em Ciências da Natureza e Matemática, incluindo professores-pesquisadores da Educação Básica e Superior, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, formadores de professores e pesquisadores. 

Para mais informações, inscrições e submissões de artigos, acessar a página: https://educamatematica6.faiufscar.com/#/ 

Aproveite a oportunidade e envie o resumo expandido da sua pesquisa completa ou em andamento, acesse submissão na página do evento e participe até dia 18/10/2023. 

 

  

2. Assunto: 5º Diálogo do Programa Alfabetização Ambiental – Conservação da Biodiversidade  

• Ação: Reiterar a divulgação do 5º Diálogo do Programa Alfabetização Ambiental.  

• Formato: Remoto via CMSP (canal Desenvolvimento Profissional).  

• Status: A ser realizado em breve.  

• Público-Alvo: Professor Especialista em Currículo de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas – inclusive interlocutores de Educação Ambiental. Professores da rede estadual e municipal. Professores Coordenadores. Diretores de Escola/Escolares e Coordenadores de Organização Escolar.  

• Data: 17/10/2023.  

• Mais informações:  

• O Programa Alfabetização Ambiental (PAA) é uma parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o objetivo de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais nos processos de ensino e de aprendizagem de professores e de alunos da rede pública estadual, além de valorizar as áreas protegidas como SUBSECRETARIA 23 11.10.2023 3.08.2022.07 espaços educadores e promover os espaços escolares como locais de aprendizagem socioambiental.  

• A partir de 2021, o PAA é transmitido via o Centro de Mídias, em seus Diálogos com a Rede de Ensino e ATPC, abordando as temáticas de (i) Conservação da Biodiversidade; (ii) Resíduos Sólidos; (iii) Mudanças Climáticas e, neste ano, introduzindo a temática de (iv) Recursos Hídricos, de maneira a incentivar a inserção de práticas pedagógicas socioambientais no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares e Diretorias Regionais de Ensino. 

3. Assunto: Finalização do Curso – Projeto Ame sua Mente na Escola  

• Ação: divulgação da finalização do Curso com sorteio de prêmios e acesso às avaliações.  

• Formato: curso remoto, via plataforma Thinkfic, que pode ser acessado através do link: https://amesuamente.thinkific.com/users/sign_in.  

• Status: em andamento conforme cronograma a seguir:  

• Início: 02 de maio de 2023.  

• Prazo final de conclusão: 31 de outubro de 2023.  

• Público-alvo: cursistas das 91 Diretorias de Ensino, já inscritos na formação Ame Sua Mente na Escola. • Mais informações:  

• O Instituto Ame Sua Mente oferece em 2023 a primeira edição do projeto em parceria com a EFAPE. O Projeto Ame sua Mente na Escola tem por objetivo estabelecer uma nova cultura sobre saúde mental e visa favorecer a promoção de saúde mental, a prevenção de transtornos mentais na juventude, a redução dos estigmas relacionados aos transtornos mentais, a resolução de problemas mais leves dentro da própria escola, a identificação precoce e encaminhamento adequado de casos para assistência especializada. A formação conta com objetos autoinstrucionais tais como vídeos, estudos de caso, planos de aula, podcasts e outros materiais desenvolvidos com base científica.  

• Se você ainda não iniciou a “Formação Ame Sua Mente na Escola” ainda dá tempo! Se você tiver alguma dificuldade de acesso à plataforma, entre em contato conosco através do e-mail suporte@amesuamente.org.br ou WhatsApp (11) 97202-5978 de segunda a sexta das 8h às 20h.  

• Acompanhe as novidades 

4. Assunto: Novo Formato de ATPC AVA-EFAPE – Material da Live  

• Ação: divulgação do material utilizado na live apresentada no dia 04 de outubro de 2023, sobre o novo formato de ATPC/Atividades Pedagógicas EFAPE.  

• Formato: remoto via link abaixo.  

• Status: realizado.  

• Público-alvo: professores, gestores e profissionais da educação.  

• Mais informações: No caso da ATPC ofertada pelo AVA-EFAPE, a gestão escolar terá acesso ao relatório mensal dos professores que acompanharam as Atividades Pedagógicas de Caráter Formativo. No caso da ATPC ofertada pela Unidade Escolar, ficam mantidos os processos de validação e presença, mas cada escola poderá se organizar da maneira que melhor entender. Acesse pelo link:  

• Repositório (https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=102873) e Youtube (https://youtube.com/live/TifAOuqfogU).  

• Material utiliza na live: https://docs.google.com/presentation/d/1mGtukaCuHnkaX8g1d9lOPK9a0iZ1NXE/edit?usp=sharing&ouid=100660139746320320990&rtpof=true&sd=true 

• Tutorial de acesso as ATPC: https://efape.educacao.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2023/10/Guia-rapido-para-acesso-aos-ATPC-no-AVA.v1.pdf 

 

5. Assunto: Atendimento Educacional Especializado – AEE (Sala de Recursos ou Modalidade Itinerante) e Projeto Ensino Colaborativo – Atribuição de Aulas 

Visando à uniformização dos procedimentos relativos à atribuição do Atendimento Educacional Especializado – AEE (Sala de Recursos/Itinerância – Sala Multiuso) e o Projeto Ensino Colaborativo, a Comissão de Educação Especial. esclarece que, anexo V, seguem os documentos de referência e fundamentos normativos que devem ser considerados para fins de implementação da política de Educação Especial: 

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br 

  

1. Assunto: Rejeitados Primeiro Processamento – Outubro 2023

Segue, anexo a este, planilhas com informação do 1º processamento Carga Horária – OUTUBRO de 2023Nas planilhas estão os casos de Carga Horária rejeitada na Educação (Anexo VI), e também, na Fazenda (Anexo VII). 

Desta forma orientamos que as unidades escolares verifiquem as situações e que as devidas correções pertinentes sejam realizadas. As correções devem ser realizadas até 16/10, pois enviaremos novamente para 2º processamento (definitivo) no dia 17/10/2023.

Informamos que antecipamos a abertura das opções de Carga Horária/Associações na SED e hoje já está disponível.

TODOS OS ANEXOS AQUI

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à: 

– Claudia Cristina Felipe Godoy Testa, Diretora da EE. Gustavo Pecinini – 13/10 (sexta-feira) 

– Denizia Adriana Castro Souza Brignoli, Diretora da EE. João Ometto – 15/10 (sexta-feira) 

– Helen de Nisa Nunes Fernandes, PEC de Língua Inglesa – 15/10 (sexta-feira)