COMUNICADO DERLIM DE 11.05.2020

COMUNICADO DERLIM DE 11.05.2020  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Atendimento na Diretoria de Ensino Região de Limeira

Retransmitimos assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 24.03.2020.

     Tendo em vista a necessidade de adoção de medidas temporárias e emergenciais para prevenir a disseminação do coronavírus (COVID-19), o atendimento ao público, a partir de 24 de março de 2020, até a emissão de novas orientações emitidas pela SEDUC, se dará exclusivamente por e-mail ou presencialmente, mediante agendamento prévio (as solicitações deverão ser encaminhadas, via e-mail, a cada Núcleo/Centro em que se pretende entregar a documentação). Segue relação de emails, anexo I.

Podendo, por exemplo, assim que houver o agendamento em cada Núcleo/Centro que se pretende entregar a documentação, os diretores dos municípios combinem e uma pessoa seja responsável por trazê-los à Diretoria de Ensino.

2. Assunto: Cartaz – Uso Obrigatório de Máscara de Proteção

Segue anexo II, arte de placa aprovada para afixação nos estabelecimentos públicos estaduais sobre o uso obrigatório das máscaras de proteção. Os formatos são: A4 e 29,7 X 13 cm.

 

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Kit de Materiais Pedagógicos de Apoio ao Estudo

Conforme comunicado de 04/05/2020 e 08/05/2020 disponibilizamos formulário para que as escolas, após conferência do material recebido, indiquem a necessidade de complementação.

Reforçamos que, em caso de faltas e não remanejamento entre as unidades, a reposição dos materiais se dará pelo SAGESP/SAINTER somente ao final de todo o processo de entregas.

A unidade escolar que tiver sobras, por favor, indicar também no formulário para viabilizarmos remanejamento para unidades faltantes.

    OBS.: As Unidades Escolares que ainda não receberão material escrever “NÃO RECEBEMOS” em todos os campos da planilha.

    A planilha de ver ser respondida até as 09h00, de amanhã, dia 12/05/2020, impreterivelmente.

    Sua sobra poderá fazer falta em outra unidade. Não deixe de preencher a tabela!

     LINK: https://forms.gle/vu9Nqg5LYox5RWWU7

2. Assunto: Acesso à ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M.

Informamos que a realização das ATPC a serem transmitidas pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira será via YOUTUBE, cujo acesso se dará às 9h30 pelos seguintes links:

Dia 12: https://youtu.be/foZOnPCjzM8

Dia 13: https://youtu.be/UlKPtvfFZJU

Dia 14: https://youtu.be/F6Hbuyk5vlM

Solicitamos que compartilhem os links com seus professores atentando-se aos dias de exibição.

 

3. Assunto: Troféu Fumagalli 2020


4. Assunto: Prêmio Zayed de Sustentabilidade

As inscrições para o Prêmio Zayed de Sustentabilidade seguem abertas até 11 de junho de 2020 em todas as cinco categorias.

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade foi criado pelo Governo dos Emirados Árabes Unidos, e premia organizações e escolas que contem com uma ideia ou projeto de sustentabilidade, dialogando com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A categoria Global High Schools incentiva o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, contribuindo com a elaboração de soluções impactantes, inovadoras e inspiradoras para as comunidades escolares. Os projetos devem ser elaborados para ter um impacto positivo que inclua o acesso a uma educação de qualidade, e que garanta aos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação integral.

A SEDUC-SP recomenda às escolas interessadas em aderir ao Prêmio Zayed de Sustentabilidade que na elaboração do projeto considere os princípios do Currículo, a realidade escolar e de seu entorno e o envolvimento de estudantes, professores, gestores e comunidade em todas as etapas de implementação das ações propostas. Além disso, é interessante que a escola retome ações e projetos relacionados à Feira de Ciências das Escolas Estaduais – FeCEESP, Movimento Inova, Primavera X, Campanha #AprenderParaPrevenir e Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente entre outros, como inspiração para um novo projeto a ser submetido na categoria Global High Schools.

Visando seguir as orientações da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a SEDUC-SP recomenda aos professores e equipes gestoras das unidades escolares interessadas em participar dessa iniciativa que mantenham as indicações oficiais referentes ao distanciamento social, e que utilizem as ferramentas de comunicação para reuniões virtuais (já utilizadas pelo grupo) para dialogar sobre as possibilidades de elaborar um projeto de sustentabilidade coerente com a realidade da escola e da comunidade, pensando em ações futuras para fortalecer os pilares da escola sustentável: Currículo, Gestão, Espaço Físico e Comunidade. Na etapa de elaboração do projeto, a SEDUC-SP solicita às escolas interessadas em aderir ao Prêmio Zayed de Sustentabilidade que não realizem encontros presenciais nas unidades escolares da rede estadual de ensino, durante a vigência do decreto de quarentena no Estado de São Paulo, no contexto da pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus).

Aproveitamos para esclarecer que, de acordo com as regras do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, as questões do formulário de inscrição deverão estar em Língua Inglesa e o projeto deve ser submetido por um(a) professor(a) ou gestor(a) representante da escola. É importante enfatizar que não caberá às Diretorias Regionais de Ensino e equipes dos órgãos centrais da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-SP) realizarem o cadastro, tradução ou submissão do projeto. Essas e outras possíveis etapas da inscrição são de responsabilidade das escolas. Solicitamos o apoio das 91 Diretorias Regionais de Ensino para divulgar as informações referentes ao Prêmio Zayed de Sustentabilidade para as escolas das suas respectivas regiões.

Para mais informações sobre o Prêmio Zayed de Sustentabilidade no Brasil acesse o site oficial,  https://zayedsustainabilityprize.com/.

Para o esclarecimento de dúvidas, entre em contato com os promotores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade no Brasil por meio do seguinte contato: zayed@metcommunity.org e/ou com a equipe geral em info@zayedsustainabilityprize.com

Se precisar de assistência técnica para usar o portal do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, envie um e-mail para a equipe de suporte técnico em techsupport@zayedsustainabilityprize.com

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Entrega de Kits Material Pedagógicos – Alunos da Zona Rural

Solicitamos a todas as Unidades Escolares que tem alunos residentes na zona rural e, que não retiraram o kit de material pedagógico, nos encaminhe até amanhã, dia 12/05/2020, às 09h00, a relação dos alunos e o seu respectivo RA, ao email: delimcie@eduacao.sp.gov.br.

 

2. Assunto: Merenda em Casa – CadÚnico – Renda de Até R$ 89,00

    Há alguns pedidos de inclusão de alunos ao Programa Merenda em Casa, anexo III, que foram rejeitados devido à renda familiar ser superior a R$ 89,00. Posteriormente enviaremos, individualmente por escola, quais são esses pedidos.

Esclarecemos:

Quem tem direito a receber o benefício?

Famílias com renda mensal de até 89 reais por pessoa cadastradas no CadÚnico e famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com alunos matriculados na rede estadual de São Paulo. Serão contempladas as famílias cadastradas no CadÚnico até o dia 20 de março de 2020.

CONSULTA AO CADUNICO: (https://meucadunico.cidadania.gov.br/)

TEM DIREITO QUEM, AO CONSULTAR O CADUNICO, TIVER RENDA FAMILIAR DE ATÉ R$ 89,00 POR PESSOA.

NÃO TEM DIREITO QUEM, AO CONSULTAR O CADUNICO, TIVER RENDA FAMILIAR POR PESSOA SUPERIOR A R$ 89,00

 

NÃO TEM DIREITO QUEM, AO CONSULTAR O CADUNICO, TIVER RENDA FAMILIAR POR PESSOA SUPERIOR A R$ 89,00

 

Mas se a renda for R$ 89,01 por pessoa (por renda famíliar)? Por causa de um centavo o aluno não tem direito?

Conforme critério apresentado pelo Governo de SP, para fazer jus ao benefício, a família cadastrada até 20/03/2020, deverá contar com uma renda por pessoa (por renda familiar) de até R$ 89,00.

E se a família contestar o valor cadastrado no CadUnico?

Deverá informar que as escolas apenas utilizam essas informações, não sendo as responsáveis por elas.

Esses dados são obtidos através do Governo Federal. A família, portanto, terá que se dirigir ao CREAS mais próximo e contestar com a Assistente Social. E, posteriormente, apresentar um novo extrato do CadUnico que conste o valor de até R$ 89,00 por pessoa (por renda familiar).

 

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Censo Escolar 2020 – Gestor Escolar

Informamos que se encontra disponível na Plataforma SED, no Sistema Cadastro de Escolas, a aba Gestor Escolar, através da funcionalidade GESTÃO ESCOLAR > CADASTRO DE ESCOLAS > ESCOLA.

Estas informações são imprescindíveis para migração do Censo Escolar 2020, cuja data-base é a última quarta-feira do mês de maio.

Atenção: Para que o Gestor Escolar possa ser adicionado no sistema de Cadastro de Escolas, os dados do gestor devem estar devidamente atualizados nos sistemas “Dados Pessoais, Cadastro Funcional e Formação Curricular”, disponíveis no Potalnet.

O prazo para conclusão desta ação é ​até 26/05/2020.

​Segue em anexo IV o tutorial para melhor auxiliá-los.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula, através do e-mail delimnrm@educacao.sp.gov.br.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404.2945/2946 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Doação Gêneros Alimentícios

Retransmitimos Comunicado CISE Nº 21/2020.

   Aos Diretores de Escola

Considerando o quanto disposto pelo Decreto nº 64.879 de 20 de março de 2020 que reconhece o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do contágio do COVID-19;

Considerando a Resolução SEDUC 30, de 20 de março de 2020, combinada com o Comunicado sobre a rotina das unidades escolares e revezamento dos servidores;

Considerando a Resolução SEDUC 32, de 25 de março de 2020, que dispõe sobre procedimentos e condições para retirada e utilização dos alimentos em redes conveniadas com fornecimento descentralizado e unidades escolares com fornecimento centralizado em razão da suspensão das aulas como medida de prevenção do contágio pelo Covid-19 (Novo Coronavírus);

Considerando ainda as orientações da Organização Mundial da Saúde e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação a fim de se evitar o desperdício de alimentos;

Conforme orientações, prorrogamos o Comunicado CISE 16/2020 que visa a doação de todos os gêneros alimentícios (perecíveis e não perecíveis) cujo vencimento ocorrerá até 17/05/2020 observando-se os termos definidos por meio dos normativos atualmente em vigor, bem como os critérios estabelecidos para os sistemas Centralizado e Descentralizado, respectivamente.

Somente deverão permanecer nos estoques das unidades escolares estaduais alimentos com vencimento posterior a 17/05/2020.

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Rodrigo Diniz de Souza, Supervisor de Ensino – 12/05 (terça-feira)

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino