COMUNICADO DERLIM DE 10.04.2018

COMUNICADO DERLIM DE 10.04.2018   

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Documento Orientador – “Diálogos e Práticas Restaurativas nas Escolas – Guia Prático para Educadores”

    Caros educadores,

    O Sistema de Proteção Escolar – SPEC –  encaminha um documento intitulado “Diálogos e Práticas Restaurativas nas Escolas – Guia Prático para Educadores” que contribuirá com os Vice-diretores e Professores Mediadores no planejamento e desenvolvimento das ações mediadoras nas escolas.

    O documento foi escrito pelo Dr. Antonio Carlos Ozório Nunes, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, que há alguns anos dedica-se também à formação e divulgação de práticas restaurativas para os educadores.

    Esta publicação será norteadora do trabalho com a prevenção e resolução de conflitos na rede estadual paulista. Ela contribuirá com a formação, reflexão e ressignificação da cultura escolar.

   Solicitamos a divulgação do “Documento Orientador” que segue Anexo I a todos os servidores das escolas.

    E para acessar a notícia da divulgação do mesmo acesse o link: http://www.educacao.sp.gov.br/noticia/professores-e-funcionarios/spec-divulga-guia-pratico-de-mediacao-de-conflitos/

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Prazos 19a AAP

     Em atendimento a solicitações da rede, informamos que, de acordo com manifestação favorável da CGEB, os prazos de aplicação e digitação de resultados das provas da 19ª edição da Avaliação da Aprendizagem em Processo, ficam prorrogados conforme segue:

     Período de aplicação: de 16 a 27 de abril

     Período de digitação: de 16 a 04 de maio

     Segue Anexo II publicação DOE.

2. Assunto: Folhas de Resposta da 19º Edição da AAP

     Retransmitimos Informativo SED 005 – 2018 – Folhas de Resposta da 19º Edição da AAP

COMUNICADO CIMA, de 10 de abril de 2018.

Prezados(as),

As folhas de resposta de algumas provas da 19ª edição da AAP, 1º Bimestre de 2018, possuem uma incorreção. Nelas, está faltando a questão de número 9.

Segue a listagem das provas que apresentam a inconsistência:

– Língua Portuguesa – 1ª Série do Ensino Médio

– Língua Portuguesa – 2ª Série do Ensino Médio

– Língua Portuguesa – 3ª Série do Ensino Médio

– Matemática – 6º Ano do Ensino Fundamental

– Matemática – 7º Ano do Ensino Fundamental

– Matemática – 8º Ano do Ensino Fundamental

– Matemática – 9º Ano do Ensino Fundamental

– Matemática – 1ª Série do Ensino Médio

– Matemática – 2ª Série do Ensino Médio

– Matemática – 3ª Série do Ensino Médio

As folhas de resposta corretas estão Anexo III a este e-mail e também serão disponibilizadas na Intranet.

Na utilização da folha de resposta no caderno do aluno com a questão faltante, solicitamos que as unidades escolares orientem os professores para que no início da aplicação, solicitem aos alunos a inclusão de marcação para a questão 9, entre as questões 8 e 10. Realizar essa ação pode evitar equívocos no momento do(a) aluno(a) registrar as respostas e consequentemente no lançamento dos resultados na Secretaria Escolar Digital (SED), pelo professor.

Todavia, caso o professor deseje utilizar o aplicativo Leitor Resposta (disponível para Android na Loja Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=corretoraap.sed.educacao.sp.gov.br.corretordeprova ) para lançar os resultados na SED das provas citadas acima, será necessário utilizar a folha de resposta disponível na intranet, na biblioteca CIMA, com o título: AAP 19ª edição – 1º Bimestre de 2018.

Permanecemos à disposição para dúvidas e esclarecimentos.

Atenciosamente,

COORDENADORIA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE SISTEMAS E INCLUSÃO DIGITAL

CENTRO DE PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS

COORDENADORIA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

DEPARTAMENTO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

CENTRO DE PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE AVALIAÇÕES

3. Assunto: Informe 11 – Obra Aprender, Muito Prazer!!

    Em complemento ao Informe 11 informamos que se, porventura, alguma das escolas recebeu a obra “Aprender, Muito Prazer!” de alfabetização matemática da Editora Base com supressão de páginas na impressão a unidade deverá enviar e-mail para: livrodidatico@fnde.gov.br informando nome completo da escola, código INEP (35 + código CIE), a quantidade de livros com problema e anexar fotos do material.

4. Assunto: Divulgação da Campanha – Mostra Juntos Sempre – 2018

     Retransmitimos abaixo Comunicado Externo SAREG/CGEB nº 44/2018, a Campanha – Mostra Juntos Sempre – 2018

     A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Hospital São Paulo e com a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, considerando a importância de incentivar a produção artística e cultural; propor desafios à criatividade e desenvolver a comunicação entre alunos da rede estadual de ensino institui a #MOSTRA JUNTOS SEMPRE – 2018.

    Para maiores informações acesse o Anexo III.

5. Assunto: Implementação do “Projeto Sorrindo Sempre”

    Encaminhamos abaixo, Comunicado Externo SAREG nº 46/2018

Comunicado EXTERNO SAREG nº46 /2018

São Paulo, 09 de abril de 2018.

Prezado (a),

A Secretaria de Estado da Educação, em parcerias com o “Projeto Sorrindo Sempre”, é um Programa de Saúde da ABPS INOVARE – Associação Brasileira de Projetos Sociais, entidade Presidida e Dirigida, pelos idealizadores e coordenadores, Dr. Jaelson Nascimento dos Santos e Dra. Jacinta Nascimento Campanha, associados do Rotary Club de São Paulo Jardim das Bandeiras, com o apoio da Colgate Palmolive e do Distrito 4610 do Rotary International.

O Projeto Sorrindo Sempre no Programa Adoção Afetiva: Escola e Comunidade Unidas Transformando Vidas desenvolve ações de Prevenção (palestras em sala de aula sobre educação em higiene bucal e das mãos), Promoção de Saúde (orientações sobre hábitos saudáveis e distribuição de manuais e kits de escovação) e Reabilitação (tratamentos realizados por dentistas voluntários).

O Projeto atuará em 3 etapas:

– Alunos do Ensino Fundamental I com idade entre 06 e 10 anos, que recebem sua primeira escova de dentes, juntamente com os kits doados pela Colgate Palmolive para a ABPS-INOVARE, além de orientações sobre higiene bucal, alimentação adequada e hábitos saudáveis;

– Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que recebem avaliações, orientações sobre reabilitação da saúde bucal e tratamentos odontológicos realizados por dentistas voluntários da ABPS – INOVARE no “Projeto Sorrindo Sempre”;

– Alunos com Fissura de Lábio e Palato, também conhecida como Lábio Leporino, que recebem cirurgia plástica reparadora e tratamento de reabilitação com médicos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos, nos Centros de Tratamento Parceiros da ABPS-INOVARE / Smile Train no Projeto Sorrindo Sempre.

 A cárie é a doença mais comum da infância causando dor, déficit de atenção, dificuldade de aprendizagem, evasão escolar e perdas dentárias promovendo mastigação deficiente, digestão inadequada, desnutrição, saúde debilitada e problemas psicológicos como baixa autoestima e isolamento social, afetando de 60 a 90 % das crianças em fase escolar, podendo ser reduzida em até 69% a sua incidência com a adoção de ações preventivas.

A Fissura de Lábio e Palato causa complicações como desnutrição, pneumonias e complicações que podem levar milhares de crianças à morte. As crianças com Fissura sofrem bullying, abandonam a Escola, apresentam problemas psicológicos e de isolamento social.

O objetivo do “Projeto Sorrindo Sempre” no Programa Adoção Afetiva: Escola e Comunidade Unidas é transformar a vida de nossas crianças proporcionando saúde, qualidade de vida, autoestima e inclusão social, realizando em 2018:

– prevenção para alunos do Ensino Fundamental I com a distribuição de 65.000 kits de higiene bucal doados pela Colgate Palmolive para a ABPS-INOVARE;

– prevenção, avaliação, orientações sobre reabilitação da saúde bucal e tratamentos odontológicos por dentistas voluntários, impactando mais de 1.000.000 de alunos do Ensino Fundamental II e Médio com as ações.

– tratamento de Fissura de Lábio e Palato (Lábio Leporino) para os alunos das Escolas Estaduais com esta deformidade crânio-maxilo-facial.

A equipe do “Projeto Sorrindo Sempre”, está à disposição para iniciar as ações de saúde bucal nas Escolas Estaduais das localidades no Anexo V

Favor encaminhar informativo das ações, ANEXO V, com a assinatura do Dr. Nalini, Dr. Jaelson Nascimento e Dra. Jacinta Nascimento para as respectivas Diretorias Regionais de Ensino das localidades relacionadas no documento em ANEXO V, assim como, para as respectivas escolas sob sua jurisdição.

A data prevista para o início, será a partir de 10/04/2018, para que a equipe do “Projeto Sorrindo Sempre”, entre em contato com os Dirigentes para agendamento de reunião para planejamento de realização das ações. 

Agradecemos, desde já, a atenção e o empenho na divulgação do projeto em suas escolas.

Atenciosamente,

SAREG

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Sistema Cadastro de Alunos/SED – Cessão

Informamos que se encontra disponível no módulo de Matrícula da plataforma SE, a opção CESSÃO.

Para utilização da opção é preciso escolher um dos 3 tipos de cessão de acordo com o tipo de ensino selecionado:

    – Cessão por Objetivos Atingidos – para alunos de Sala de Recursos

    – Cessão por Não Frequência e Desistência – para os alunos de ACD

    – Cessão por Exame – para alunos de EJA ou Regular que concluíram a modalidade de ensino por exame.

Segue em Anexo VI o tutorial com as orientações.

Em caso de dúvidas, entrar com contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

 

 

2. Assunto: Sistema Cadastro de Alunos/SED – Remanejamento

Informamos que disponibilizamos uma nova funcionalidade de REMANEJAMENTO no módulo Matrícula da plataforma SED.

Segue em Anexo VII o tutorial com as orientações.

Em caso de dúvidas, entrar com contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Classificação Diretor de Escola – Res. SE 82/13

     Encaminhamos nova Classificação Diretor de Escola – Resolução SE 82/13, Anexo VIII, pois houve alteração em decorrência de Mandado de Segurança de um classificado.

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Maria Eugênia Pelissari Gadanhoto, Diretora da EE. Antonio Alves Cavalheiro – 11/04 (quarta-feira)

Atenciosamente,
Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino