COMUNICADO DERLIM DE 09.12.2021
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Lives – CMSP
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Bolsa do Povo Educação – Responsáveis
Seguem as principais informações sobre o Programa Bolsa do Povo Educação – Responsáveis:
Termos de Compromisso e Responsabilidade
Em contato com as unidades escolares, temos percebido que alguns beneficiários não tiveram seus termos de compromisso e responsabilidade inseridos na Plataforma. Nesses casos, o sistema não permite o apontamento da frequência.
Portanto, solicitamos que orientem as unidades escolares que tiveram inconsistências no apontamento de frequência a se certificarem de que os termos foram de fato enviados. Para isso, é preciso rolar a página de detalhes do beneficiário até o final, onde será possível visualizar o espaço para inserção dos termos, conforme slide 20 do manual (clique aqui https://drive.google.com/file/d/1E-wwfUMroULJEKvaMIN3OE5HWyX6YsMQ/view?usp=sharing para acessá-lo).
Melhorias no sistema
Entre os dias 06/12/2021 e 20/12/2021, o sistema do Bolsa do Povo passará por atualizações e melhorias das funcionalidades de frequência e desligamento, que ficarão inoperantes nesse período. Após 20/12/2021, será possível fazer o apontamento da frequência para o recebimento do benefício referente ao mês de dezembro, bem como fazer possíveis desligamentos a tempo de evitar a disponibilização de benefícios indevidos.
As demais funcionalidades, tais como seleção de candidatos e envio de documentação e termos, estarão funcionando normalmente.
Acesso ao voucher
O acesso ao voucher é composto de algumas etapas, conforme manual de recebimento do benefício (clique aqui https://drive.google.com/file/d/1C_nJtrlxUvmRdqJwu4_SzLZ1Nu-ynzFp/view?usp=sharing para acessá-lo). Portanto, eventuais dificuldades para acessá-lo não significam necessariamente que o benefício não foi disponibilizado. Se o beneficiário teve a frequência satisfatória para o mês de referência, ou ateste de frequência para fins de pagamento, ele está apto a receber o benefício daquele mês.
Alguns beneficiários têm encontrado dificuldade para superar a etapa de verificação de dados para entrar na área restrita (slide 12 do manual). Nesses casos, é importante verificar se os dados cadastrais estão de acordo com o documento oficial. Recomendamos especial atenção ao nome, que no documento pode estar de solteiro(a), apesar de o(a) beneficiário(a) utilizar, atualmente, o de casado(a). Nestes casos, seguir o que está no documento.
Outro momento em que o beneficiário pode ter dificuldade para acessar o voucher é na pergunta de segurança para obter o protocolo e senha para saque do benefício, slide 21 do manual. Caso não consiga avançar mesmo respondendo corretamente a pergunta de segurança, informe que não possui o dado requisitado. Aparecerão outras três perguntas. Responda-as e acesse o benefício.
Se ao acessar o benefício, aparecer que ele está disponível no cartão, o beneficiário deve verificar se o endereço de correspondência informado está correto, pois o cartão deve estar em trânsito. Em casos de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento (0800 7979 800).
Recesso de final de ano
Os beneficiários devem seguir o recesso de fim de ano nos mesmos moldes dos servidores do QAE, QSE e afins. Portanto, não devem seguir o recesso dos integrantes do Quadro do Magistério. A data do recesso dos servidores públicos – com exceção do QM – ainda não foi definida e será informada por decreto do Governador.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Encontro Anual dos Grêmios Estudantis – Hopi Hari
Conforme orientação ocorrida hoje (09.10.21) encaminhamos PPT, anexo I, com as informações bem como link para indicação do aluno gremista:
https://forms.gle/67jXvWwMncMqjPV26 e link para manifestação de interesse para acompanhamento aos estudantes gremistas:
https://forms.gle/KGnE1sfiHP8BUuBb6 Use e-mail institucional para preenchimento. Favor preencher até 10h00 do dia 13.12.2021, impreterivelmente.
2. Assunto: Cátedra de Educação Básica ─ Minicurso da próxima semana
Prezado(a),
A Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Itaú Social, disponibilizou, ao longo deste ano, para os professores da Rede de Ensino Pública Paulista e aos demais interessados, minicursos com foco em práticas e didáticas. Após essa importante trajetória, informamos que, na próxima semana, será possível acompanhar o último minicurso do ano de 2021.
Confira a programação do encontro:
14/12 I Minicurso 40 ─ “Um Passeio Preconceitual em Espaços de Significados do Par Igualdade/Diferença”
Horário: das 19h às 21h30
No canal da Cátedra https://www.youtube.com/channel/UCja5dQnkKx4UsHYnWo9TNNg/featured
Expositor: Nilson José Machado
Ementa:
1. O par Igualdade/Diferença: Cidadania e Pessoalidade;
2. O par Igualdade/Equivalência: Equivalência e Ordem;
3. O par Igualdade/Desigualdade: o Mérito e a Iniquidade;
4. O par Simetria/Assimetria: a Dádiva, a Autoridade e a Ética.
Não será necessário fazer inscrição antecipada e, para obter o atestado de participação, você deverá preencher um formulário que será disponibilizado durante a transmissão.
Para mais informações, acesse o site https://www.catedraeducacaousp.org/minicursos2021.
Atenção: As participações nos eventos da Cátedra não serão consideradas para evolução funcional.
Participe!
3. Assunto: Já acessou o site do Novo Ensino Médio?
Quem deseja buscar mais informações sobre o Novo Ensino Médio https://novoensinomedio.educacao.sp.gov.br/ e encontrar apoio no desenvolvimento, na implementação e no acompanhamento da proposta, agora encontra um site novo, com conteúdos multimídia e uma melhor experiência de navegação.
Além de textos explicativos, os gestores, professores, estudantes e toda a comunidade escolar terão acesso a vídeos que dão uma dimensão mais didática aos Aprofundamentos Curriculares dos Itinerários Formativos, assim como à relevância do Novo Ensino Médio, que tem como objetivo oferecer conteúdos mais conectados ao projeto de vida dos estudantes – com o foco no desenvolvimento integral – e dessa forma, oferecer melhor oportunidade de acesso ao Ensino Superior e mercado de trabalho.
Os itinerários formativos contemplam componentes do Inova Educação https://inova.educacao.sp.gov.br/ e os Aprofundamentos Curriculares. Sobre estes últimos, especificamente, os estudantes têm 10 opções de escolha por área do conhecimento e mais a formação técnica e profissional. Os jovens manifestam interesse nos cursos que mais lhes chamam a atenção e cada unidade escolar deverá ofertar no mínimo dois deles ao longo da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio.
Aprofundamento Curricular
O Aprofundamento Curricular está organizado em seis unidades curriculares (UC). Cada unidade curricular é formada por 10 aulas semanais, com duração de um semestre.
Na 2ª série, o estudante terá uma unidade curricular por semestre. Na 3ª série, duas unidades curriculares por semestre, conforme esquema abaixo:
Para os professores que têm dúvidas sobre como os aprofundamentos se inserem nas matrizes curriculares, o site do Novo Ensino Médio https://novoensinomedio.educacao.sp.gov.br/ tem agora uma página dedicada ao tema, com informações bem detalhadas e o cronograma das disciplinas gerais e específicas para os anos de 2022 e 2023.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/ (AVA-EFAPE https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/login/index.php) também foi aprimorado para potencializar a experiência de aprendizagem dos profissionais da Educação, com destaque especial para os professores do QM.
A plataforma ganhou uma área específica com vídeos gravados pelos professores do CMSP https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/. Os conteúdos audiovisuais estão organizados em trilhas, uma para cada uma das 10 opções de Aprofundamento Curricular. O objetivo é que os profissionais da Rede se sintam mais seguros na implementação dos conteúdos em sala de aula.
O Novo Ensino Médio já é uma realidade nas escolas da rede estadual paulista e essa nova fase de implementação dos Aprofundamentos Curriculares, a partir de 2022, deve proporcionar experiências de aprendizagem ainda mais significativas aos nossos estudantes, potencializando seus projetos de vida e promovendo engajamento juntos às comunidades escolares. São muitas as novidades e estaremos juntos nessa caminhada!
E aí, gostou das novidades? Que tal conferir cada uma delas no seu navegador? Clique aqui https://novoensinomedio.educacao.sp.gov.br/ e confira o site do Novo Ensino Médio.
4. Assunto: Convite – Premiação da 5ª Edição da Competição USP de Conhecimentos e do Desafio Movimento na Rede
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Artigo 22
Encaminhamos no anexo II a planilha com o Resultado de atribuição ocorrida a nível de DE em 09-12-2021, conforme artigo 1º, da Portaria CGRH nº 20, de 30 de novembro de 2021, onde:
V – ETAPA I – Fase 3 – 09 e 10/12/2021 das 08:00 às 18:00 – Atribuição e Associação do titular de cargo que tenha feito a opção pela designação, nos termos do artigo 22 da Lei Complementar nº 444/1985;
Solicitamos que as unidades escolares atentem a ata e a escolha do servidor (UE de destino) para realizar a Associação do Professor na Classe referente a Carga Atribuída, conforme ata de atribuição, atentando para as fases de atribuição, onde:
- B.1 – Constituição de Jornada na diretoria de ensino;
- B.3 – Carga suplementar na diretoria de ensino.
Os servidores foram atendidos na atribuição manual, utilizando o saldo de aulas disponíveis nas unidades escolares.
A associação do professor na classe deve ser realizada pela unidade escolar de destino do servidor, onde ocorrerá a designação, através do sistema SED:
- Recursos Humanos
- Associação do Professor na Classe
- Artigo 22
- Atribuição
- Associação do Professor no Artigo 22
- Ano Letivo: 2022
- Rede de Ensino: Estadual SE
- Diretoria destino: Limeira
- CPF
Encaminhamos no anexo (Anexo III) o tutorial para associação do artigo 22. Lembramos que, para possibilitar a associação das aulas na unidade escolar de destino, a unidade escolar sede de classificação do docente obrigatoriamente precisa realizar e atualizar as associações das aulas atribuídas no processo de atribuição inicial.
Após associação, verificar as informações associadas através do sistema SED:
- Recursos Humanos
- Associação do Professor na Classe