COMUNICADO DERLIM DE 09.08.2017

COMUNICADO DERLIM DE 09.08.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Orientação Técnica “Formação Professor Coordenador”

     Prezados Diretores (as) das escolas do Programa de Ensino Integral.

     O grupo de trabalho da Diretoria de Ensino realizará a Orientação Técnica “Formação Professor Coordenador”, como segue abaixo:

     Dias: 15/08/2017 (terça feira) e 16/08/2017 (quarta feira).

     Horário: das 8h30 às 17h30.

     Local: Diretoria de Ensino de Limeira.

     Público alvo:  PCG e PCA das Escolas do PEI.

     Local: Diretoria de Ensino de Limeira –  R. Prof. Octaviano José Rodrigues, 1225 – Jd. São Manoel, Limeira – SP, CEP – 13.480-490.

     Material que deverá ser trazido para a formação:

    1- Plano de Ação da Escola – notebook;

    2- Trazer impresso – Caderno CCAP – Observação da Sala de Aula e Avaliação do Desempenho Docente – p. 11 a 19 (em Anexo I).

    O café será uma ação coletiva, portanto solicitamos que as Unidades Escolares se organizem.  Agradecemos a costumeira colaboração de todos.

    Grupo de Trabalho – PEI

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Programa Jovem Senador

    Republicando informação divulgada no COM de 17.05.2017

    Comunicamos a realização do Programa Jovem Senador. Trata-se de um projeto anual que proporciona aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

    Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos, com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância” e, posteriormente, enviar a ficha de inscrição, com cópia do RG e CPF do aluno e do Professor Orientador e folha de redação original selecionada para a Diretoria de Ensino, no período de 1º de junho a 18 de agosto.

    Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, com todas as despesas custeadas, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

    Mais informações podem ser obtidas no site do programa: http://www12.senado.leg.br/jovemsenador

2. Assunto: Convocação NPE 08 /2017

     A Dirigente Regional de Ensino convoca para:

ORIENTAÇÃO TÉCNICA

PÚBLICO ALVO

DATA

HORÁRIO

LOCAL

Grupo de Estudo do Programa Ler e Escrever”, Educação Matemática – EMAI- Anos Iniciais e Reunião de Trabalho por Videoconferência com a equipe CEFAI

Professores Coordenadores das escolas com Anos Iniciais:

EE Prof. Antonio de Queiroz

EE Prof. Dorivaldo Damm

EE Prof. Lázaro Duarte do Páteo

EE Luigino Burigotto

EE Profª Maria Aparecida Soares de Lucca

EE Octávio Pimenta Reis

EE Prof. José Fernandes

11/08 (Sexta-feira)

10h00

às

15h00

 

E.E. “Prof. Gabriel Pozzi”.

Rua Cesarino Ferreira, 145 – Vila Pizza

3. Assunto: Projetos Junior Achievement – Escolas de Rio Claro

     A Dirigente Regional de Ensino convoca o Professor Coordenador responsável pelo Projeto, nas Escolas de Rio Claro, para capacitação e retirada de material como segue:

    Projeto VPE – Vantagens de Permanecer na Escola

    Projeto MDMN – Meu Dinheiro, Meu Negócio

    Data:  17/08/2017 (quinta-feira)

    Horário: das 08h30 às 10h00, Escolas que aderiram ao MDMN

    Horário: das 10h10 às 12h00, Escolas que aderiram ao VPE

    Local:  Núcleo Regional de Tecnologia – NRTE

    OBS.: Escolas que aderiram aos 02 Projetos deverão permanecer das 8h30 às 12h

 

4. Assunto: Projeto Gestão Democrática – 2017 – Concurso de Desenho da Mascote

     O Projeto Gestão Democrática da Educação está promovendo a eleição da mascote que irá representá-lo.

     Os finalistas estão disponíveis para votação online. Basta acessar o site da Secretaria de Educação (http://www.educacao.sp.gov.br/gestaodemocratica) e conferir os desenhos que foram criados por estudantes da rede pública estadual. Na página de votação, é só clicar no desenho para aumentar o tamanho da imagem e ler as justificativas de cada autor.

      O prazo para escolher a mascote se estenderá até o dia 27 de agosto, por isso, pedimos sua colaboração na divulgação para as escolas da sua Diretoria de Ensino. Para conferir todas as obras participantes, acompanhadas por um texto com o conceito criativo de cada artista, acesse: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/lista-mascotes.pdf.

      Vale ressaltar que os três melhores desenhos ganharão um passaporte para visita aos Museus de São Paulo. Escolas e professores também serão premiados com livros e troféus. Eventuais despesas referentes ao deslocamento para as visitas são de responsabilidade dos alunos.

5. Assunto: Prêmio Construindo a Nação – 2017

    Com o objetivo de estimular, conhecer, reconhecer e difundir as práticas de cidadania desenvolvidas por estudantes das escolas públicas e privadas de todo território nacional, que participam de agremiações estudais, nas modalidades de ensino fundamental, médio e técnico, o Instituto de Cidadania Brasil, em parceria com a Fundação Volkswagen, lançou a 17ª edição do Prêmio Construindo a Nação, este ano denominado “OS GRÊMIOS NOS MUNICÍPIOS – PRÁTICAS TRANSFORMADORAS”.

    As inscrições dos grêmios/escolas em nível nacional para o prêmio tiveram início em 1º de março e se encerraram em 30 de junho de 2017. Abaixo, o resultado das inscrições:

Total de escolas inscritas em todo país

Total de escolas do Estado de São Paulo

Total de escolas públicas estaduais paulistas

519

380

363(*)

    (*) Com uma variação de 1 a 25 escolas, 80 diretorias de ensino terão representação no Prêmio em 2017.

     A partir da inscrição da escola, para concorrer, a equipe gremista deverá construir um vídeo, e inscrevê-lo no site do Instituto, http://institutocidadania.org.br/premio-construindo-a-nacao-2017-participe/, até o dia 30/09. O site disponibiliza Dicas e Facilidades para a construção e encaminhamento do seu vídeo. Importante:

    • Lembrar que a inscrição da escola é só o começo. Sozinha, ela não garante a participação da equipe no prêmio. Somente com o envio do vídeo é que a equipe estará, de fato, concorrendo.

    • O quesito básico para a inscrição de sua prática ou ação de cidadania é que ela tenha acontecido em 2017, mesmo que iniciada em períodos anteriores.

    • Ler com atenção as orientações do Instituto para construção do vídeo, para que ele, efetivamente represente a ação que está sendo desenvolvida.

    Mais informações, entrar em contato com o Instituto de Cidadania Brasil no site www.institutocidadania.org.br

    A Equipe de Colegiados permanece à disposição nos contatos: E-mail – colegiados@educacao.sp.gov.br; telefones: (11) 2075-4907/08/09.

6. Assunto: Divulgação de livro digital “Aplicações da Energia Nuclear na Saúde” 

     Divulgamos o livro digital Aplicações da Energia Nuclear na Saúde. Trata-se de uma publicação paradidática da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC voltada para alunos e professores do Ensino Médio. Para realizar o download do arquivo (em formato pdf), acesse o link: http://www.sbfisica.org.br/v1/arquivos_diversos/Livros-e-Estudos/aplicacoes-da-energia-nuclear-na- saude.pdf 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2962/2963/2994/2969 (Carmem) – delimnfp@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: PAEC – Inserção de impedimento referente ao Artigo 27 da Resolução SE 72/16

     Pertinente ao Processo de Atribuição de Classes e Aulas do ano de 2018, informamos que as escolas deverão inserir, no PAEC, opção 8.1, o impedimento na participação de atribuição de carga suplementar, assim como o aumento de carga horária, do docente que faltou sem motivo justificado, conforme Artigo 27, §§ 12 e 13, da Resolução SE 72/2016 – código 901.

Este impedimento deverá ser inserido até o dia 11/08/2017, para que o sistema de Inscrição possa verificar esta informação impedir a opção por ampliação de jornada e carga horária, no momento da confirmação da inscrição, a qual terá seu início em 15/08/2017, conforme Portaria CGRH 7, de 02-08-17. A inserção no sistema PAEC após esta data, não surtirá efeito na inscrição que porventura tiver sido confirmada.

      Solicitamos que, após a inclusão no PAEC, a unidade escolar encaminhe através do e-mail a planilha Anexo II preenchida para que possamos realizar o acompanhamento dos dados incluídos.

 

 

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino