COMUNICADO DERLIM DE 08.11.2023

COMUNICADO DERLIM DE 08.11.2023

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Orientações para participação na Mostra de Boas Práticas das Escolas do Programa de Ensino Integral em comemoração aos 10 anos de implantação do PEI na Diretoria de Ensino – Região de Limeira

INTRODUÇÃO A Mostra de Boas Práticas visa implementar ações simples, mas viáveis, com vistas a contribuir significativamente para o compartilhamento e socialização de experiências exitosas vivenciadas nas Escolas do Programa de Ensino Integral da Diretoria de Ensino- Região de Limeira. Ações essas que poderão ser aplicadas em outros contextos escolares, com vistas à melhoria do desempenho dos estudantes.

JUSTIFICATIVA Colocar a Gestão Pedagógica como eixo do trabalho da escola é condição para vencermos os desafios educacionais na modernidade: ser emancipadora, libertadora, inclusiva e reforçar a sua centralidade, que é o aluno. Cuidar desse estudante, garantindo a sua aprendizagem e sua educação integral. 

A Diretoria de Ensino – Região de Limeira busca, através desta ação, oportunizar momentos de compartilhamento a todas as unidades escolares, das boas práticas desenvolvidas no cotidiano das escolas do Programa de Ensino Integral.

OBJETIVO GERAL Garantir o intercâmbio de ações e experiências exitosas entre as escolas, com vistas a otimizar a gestão pedagógica e a melhoria dos resultados educacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Socializar experiências bem-sucedidas, vivenciadas, de acordo com os Princípios e Premissas do Programa de Ensino Integral. Contribuir para o enriquecimento do planejamento das escolas e sistematização do trabalho pedagógico.

PERÍODO:

4/12 – das 8h00 às 10h00 – Instalação da mostra por cada uma das escolas

                                       10h00 – Abertura da Mostra

                                       12h00 – Visitação aberta ao público

 5 e 6/12 – Visitação aberta ao público

 7/12 – Retirada do material

 LOCAL: Diretoria de Ensino – Região de Limeira

 PARTICIPAÇÃO 

I.                      Para participar da mostra é necessário que a unidade escolar seja integrante do Programa de Ensino Integral.

II.                   É necessário que a escola realize o preenchimento do formulário eletrônico para o envio do relato da boa prática, por meio do link a seguir, no período de 08/11/23 à 17/11/23: 

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGKddABWcvu7hdFhw0lUJISDvo3oLKvcKqimtUIzpSAX9j7Q/viewform

Temas da Mostra de Boas Práticas

A mostra receberá práticas exitosas relacionadas aos Princípios e Premissas do Programa de Ensino Integral, conforme segue:

Princípios:

ü  Os quatro pilares da educação para o Século XXI

ü  Pedagogia da Presença

ü  Educação interdimensional

ü  Protagonismo Juvenil

Premissas:

ü  Protagonismo Juvenil

ü  Formação Continuada

ü  Corresponsabilidade

ü  Excelência em Gestão

ü  Replicabilidade

Sugere-se que a escolha da Boa Prática pela escola priorize o alcance da excelência acadêmica dos estudantes e desenvolva uma das seguintes dimensões:

 Boas Práticas de Gestão: Entende-se por Boas práticas de Gestão quaisquer ações que foram desenvolvidas pela equipe gestora das escolas com o objetivo de promover o acompanhamento do modelo e da gestão escolar em suas várias esferas.

  Boas Práticas Pedagógicas: Entende-se por Boas práticas Pedagógicas quaisquer ações que foram desenvolvidas pela coordenação Pedagógica ou pela equipe de professores das escolas, que tenham a finalidade de assegurar o desenvolvimento dos estudantes alinhados às Competências para o Século XXI, a Formação Acadêmica de Excelência, Formação para a Vida, buscando a formação integral e considerando o seu projeto de vida como a centralidade de todas as intenções pedagógicas.

 Boas Práticas de Protagonismo: Entende-se por Boas práticas de Protagonismo quaisquer ações que foram desenvolvidas nas escolas pelos estudantes enquanto protagonistas ativos do processo.

Para a exposição serão destinados espaços delimitados para cada escola (cerca de 9m2), tendo em vista o grande número de escolas envolvidas (36 escolas).

Poderão ser utilizados Banners, trabalhos realizados pelos estudantes, fotos, painéis, mesas de apoio, jogos, e demais recursos que evidenciem a boa prática de forma elucidativa. É necessário que cada escola, caso necessite, traga o seu próprio suporte para o Banner ou Painéis.

Importante:  Lembramos que a Boa Prática deve apresentar indicadores de resultados que demonstrem que estas ações impactaram positivamente na excelência acadêmica dos estudantes.

Desde já agradecemos a participação.

Grupo de Trabalho PEI

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Editora da Unicamp promove campanha de doação de livros para instituições do estado de São Paulo

Nos últimos anos, a Editora da Unicamp vem promovendo campanhas de doação de livros direcionadas às instituições públicas do estado de São Paulo. Em novembro de 2023, está sendo lançada mais uma edição desse projeto.

Na campanha deste ano, a Editora dispõe de mais de 23 mil livros para serem encaminhados às instituições interessadas. A solicitação de doação deverá ocorrer no período de 3 de novembro a 30 de janeiro de 2024.

A principal finalidade da iniciativa é compartilhar conhecimentos e incentivar a leitura em todos os espaços e redes de atuação pública do estado de São Paulo, difundindo produções intelectuais de grande interesse, tornando obras de cunho técnico, artístico e científico acessíveis a públicos diversos.

Os livros selecionados para doação estão organizados em lotes fechados segundo o potencial interesse de bibliotecas de escolas de Ensino Médio, bibliotecas não especializadas e bibliotecas universitárias e comunitárias.

Poderão receber a doação dos livros: bibliotecas públicas municipais, de escolas, de universidades, de presídios, de organizações não governamentais sem fins lucrativos, de autarquias, de fundações ou de outras entidades públicas, exclusivamente do estado de São Paulo.

Confira o edital completo – link: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/11/01/editora-da-unicamp-promove-campanha-de-doacao-de-livros-para-instituicoes-do , com todas as informações e a relação de títulos designados para cada lote.

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Vida Escolar – NVE

Fone 3404.2991 (Andreia) – delimnve@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto:  Prorrogação do Lançamentos de notas e frequência (Fechamento) 3º Bimestre

Prezados Diretores 

Informamos que o prazo para lançamento do fechamento do 3º Bimestre – 2023, será prorrogado até 24/11/2023, e estará disponível no perfil do Diretor de Escola, Coordenador de Organização Escolar e Coordenador de Gestão Pedagógica, para que possam assegurar que os dados sejam corretamente lançados na Plataforma SED e disponibilizados no Boletim Escolar.

Ressaltamos a importância do acompanhamento junto às unidades escolares, bem como o lançamento diário dos registros de frequência escolar.

Em caso de dúvidas entrar em contato. 

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Ana Claudia) – delimnap@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Recadastramento/2023

Informamos que ainda não se recadastraram 231 servidores até a data de hoje (08/11/2023).

Solicitamos que as unidades escolares desta Diretoria informem os interessados não recadastrados (anexo I) para efetuá-lo impreterivelmente até o dia 30/11/2023.

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Expediente de Contratação – Pendências    

Revendo nossos arquivos verificamos algumas situações em que consta a pendência de envio de documentação por parte da Unidade Escolar para que possamos finalizar os processos de contratação dos servidores, bem como arquivo, devolução a Unidade Escolar para atualização do prontuário funcional e finalização do processo do Tribunal de Contas.    

Os contratos compreendem a vigência a partir de 11/05/2023, correspondendo a contratação de Docentes Categoria O, Categoria V – Eventual e Contratação de AOE. Os documentos já foram solicitados anteriormente através do e-mail ou, nos casos de portarias de contrato para serem refeitas, o documento já foi encaminhado anteriormente através da caixinha da unidade escolar com a indicação das correções necessárias.      

 

No anexo (Anexo II), encaminhamos a planilha indicando:      

·           UNIDADE ESCOLAR de contratação     

·           CONTRATO do servidor indicando se contratado como Categoria O (PEB), Contrato V (Eventual) ou AOE     

·           NOME do servidor contratado     

·           RG     

·           VIGÊNCIA de contratação     

·           e qual a PENDÊNCIA para que possamos finalizar o processo de contratação, devolver o expediente e dar baixa nas informações e processos do Tribunal de Contas.      

Entre as pendencias, consta indicada a necessidade de envio a Diretoria de Ensino de:      

1.        04 VIAS DA PORTARIA DE CONTRATO: Para os casos de docentes Contratados como Categoria V – Eventual, a unidade escolar deve providenciar o envio de quatro vias originais da portaria de contratação, assinadas pelo servidor. As unidades escolares devem acessar o sistema SED > Recursos Humanos > Eventual > Cadastro de Contrato e, após acesso ao sistema, selecionar:           

a.        ANO EXERCÍCIO: (Indicar o ano de contratação do servidor)       

b.        DIRETORIA: LIMEIRA           

c.         ESCOLA: (Selecionar a Unidade Escolar)           

d.        CPF: (Indicar o CPF)           

e.        RG: (Indicar o RG)           

f.          STATUS: TODOS     

g.        Selecionar PESQUISAR           

h.        Clicar no ícone de impressão na opção IMPRIMIR      

Lembramos que a unidade escolar deve realizar a conferência dos dados da portaria de contrato emitido pelo sistema SED.     

Se verificadas inconsistências nas informações e dados da portaria, a unidade escolar deverá acessar o sistema PortalNet – Dados Pessoais, realizar a correção de dados e reemitir a portaria de contrato no sistema SED.         

Atentar para os casos de servidores que constavam sem o PIS / PASEP: A unidade escolar deve acessar o sistema PAPC 11.2.1, verificar a informação de número gerado pelo sistema e atualizar o sistema PortalNet – Dados Pessoais.         

2.        PORTARIA REFEITA: Consta a pendência de envio das vias da portaria de contratação do docente refeitas, conforme documento encaminhado através da caixinha com as indicações de correção. A unidade escolar deve providenciar o envio de quatro vias originais da portaria de contratação, refeitas conforme solicitação, assinadas frente e verso pelo servidor e testemunhas.     

3.        TERMO DE CIÊNCIA E NOTIFICAÇÃO: Consta a pendência de envio do Termo de Ciência e Notificação referente a contratação do servidor. A unidade escolar deve providenciar o envio de duas vias originais do termo, assinadas pelo servidor.     

Para que possamos regularizar os expedientes e finalizar os processos de contratação junto ao Tribunal de Contas, além de possibilitarmos dar continuidade ao processo de contratação do ano letivo de 2023 e considerando que as pendencias já foram levantadas junto a unidade escolar e que os prazos anteriormente estabelecidos já constam vencimentos, todos os documentos devem ser encaminhados até 15/11/2023, em vias originais, através da caixinha.    

 

TODOS OS ANEXOS AQUI.

Atenciosamente,

Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira

Dirigente Regional de Ensino