COMUNICADO DERLIM DE 08.05.2020

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto Ações CONVIVA

Retransmitimos COMUNICADO nº 08/2020.

Prezados Diretores de Escola.

Dando continuidade às ações do Programa CONVIVA SP temos a informar:

Questionário do clima escolar relacional

Os resultados da pesquisa do clima escolar relacional, realizada no final do ano de 2019, já estão disponíveis na SED – Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/SedBI/RelatorioClimaRelacional).

Plano de Melhoria da Convivência

As unidades escolares, com base nos resultados da pesquisa do clima escolar relacional e nos registros no sistema integrado de ocorrências escolares – Plataforma Conviva SP – PLACON, construirão um Plano de Melhoria da Convivência que deverá ter início quando do retorno das atividades presenciais.

Plano de melhoria da convivência digital e combate ao cyberbullying

Por conta da atual conjuntura e da nossa nova realidade de estudos remotos, é urgente e de extrema necessidade que as escolas adotem ações para a melhoria da convivência digital e medidas preventivas de combate ao cyberbullying. Assim, cada escola precisa construir um plano emergencial acerca deste tema.

Estamos encaminhando anexo I:

1. Tutorial – Análise dos resultados do questionário do clima escolar relacional;

2. Modelo – Plano de Melhoria da Convivência;

3. Modelo – Plano de Melhoria da Convivência Digital e Combate ao Cyberbullying.

Para o bom andamento dessas ações, é imprescindível que o(s) gestor(es) tenha(m) conhecimento dos seguintes pontos:

– Bases do Programa CONVIVA SP;

– Pesquisa do clima escolar relacional;

– PLACON – Plataforma CONVIVA SP (Sistema Integrado de Registros Escolares);

É importante também que os gestores tenham assistido à Videoconferência apresentada em 15/01/20 (também disponível na página do CONVIVA SP).

Há disponível material na página do CONVIVA SP para auxiliar no que for necessário, além disso, cada Diretoria de Ensino conta com, pelo menos, dois gestores do Programa (1 supervisor e 1 PCNP) que também poderão ajudar a equipe gestora da escola.

Acreditamos que os materiais enviados contribuam para realização de ações assertivas, mas lembramos que estamos à disposição através do e-mail: convivasp@educacao.sp.gov.br.

CONVIVA

1. Assunto: Kit de Materiais Pedagógicos de Apoio ao Estudo

Conforme comunicado de 04/05/2020 disponibilizamos formulário para que as escolas, após conferência do material recebido, indiquem a necessidade de complementação.

Reforçamos que, em caso de faltas e não remanejamento entre as unidades, a reposição dos materiais se dará pelo SAGESP/SAINTER somente ao final de todo o processo de entregas.

A unidade escolar que receber sobras, por favor, indicar também no formulário para viabilizarmos remanejamento para unidades faltantes.

Sua sobra poderá fazer falta em outra unidade. Não deixe de preencher a tabela!

LINK: https://forms.gle/vu9Nqg5LYox5RWWU7

2. Assunto: Material da ATPC – NPE – dias 05, 06 e 07 de Maio de 2020.

Informamos que o material utilizado pela equipe de formadores do Núcleo Pedagógico nos ATPCs desta semana encontra-se disponível no site da Diretoria de Ensino da Região de Limeira.

Solicitamos que esta informação seja amplamente divulgada entre os professores.

– Bruna Rafaela Medeiros Oliveira, Núcleo de Administração de Pessoal/CRH – 10/05 (domingo)