COMUNICADO DERLIM DE 08.02.2018

COMUNICADO DERLIM DE 08.02.2018

   

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Estágio Probatório dos Professores Ingressantes – URGENTE

    Encaminhamos em Anexo I, Comunicado da CEGB, sobre a necessidade de se finalizar as avaliações de desempenho dos servidores ingressantes no cargo de Professor Educação Básica II, sob pena de responsabilidade de seus membros.

     Esclarecemos que a Diretoria de Ensino não consegue finalizar as avaliações enquanto a escola não realiza a sua fase.

     Em inúmeros comunicados foi solicitado que as avaliações sejam realizadas em tempo real, enquanto o Professor está na escola, que os anexos sejam assinados pela Comissão e que seja dado ciência ao professor no sistema.  Só assim, a Diretoria consegue finalizar a avaliação.

     Portanto, diante da pena de apuração de responsabilidade citada no anexo, solicitamos que todas as avaliações de todos os professores em estágio probatório sejam efetuadas com urgência, possibilitando a conclusão pela Diretoria.

1. Assunto Orientações sobre a Prática do Componente Curricular Educação Física pelos Alunos dos Cursos Noturnos

    Prezados (as) Diretores de Escola,

    Divulgamos abaixo orientações relativas ao cumprimento da prática do componente curricular Educação Física pelos alunos dos cursos noturnos das escolas estaduais.

    A Coordenadora da CGEB, à vista da necessidade de assegurar procedimentos operacionais que orientem a formação/constituição de turmas de alunos que, matriculados em cursos noturnos, devem participar das atividades do componente curricular Educação Física, solicita às autoridades educacionais em epígrafe que dispensem, na organização dessas turmas, especial atenção aos quesitos que seguem:

    1. As aulas da disciplina obrigatória Educação Física, para alunos matriculados em cursos noturnos de Ensinos Fundamental e/ou Médio de escolas estaduais, serão desenvolvidas fora do período regular de aulas do aluno ou aos sábados, observada a carga-horária constante dos atos normativos que disciplinam as respectivas matrizes curriculares.

    2. A Educação Física, na conformidade do disposto no parágrafo 3º, do artigo 26, da Lei nº 9394/96, por se constituir em componente obrigatório do currículo dos níveis Fundamental e Médio da Educação Básica, se reveste, nesses níveis de ensino, como uma disciplina:

    2.1. De caráter e cumprimento obrigatório, que integra esses cursos, quando oferecidos em período diurno ou noturno;

    2.2. De caráter facultativo ao aluno que:

    a) cumprir jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; b) for maior de trinta anos de idade;

     c) estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;

    d) se encontre amparado pelo Decreto-Lei no1.044, de 21 de outubro de 1969 (link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del1044.htm)

    e) tenha prole.

    2.3 A qual, as situações de dispensa previstas nas alíneas do item anterior deverão ser rotineiramente atualizadas, à exceção do previsto nas alíneas “b” e “e”, e devidamente formalizadas, por meio de requerimento subscritado pelo aluno ou seu responsável, dirigido ao Diretor da unidade escolar;

    2.4. Que, nos casos de alteração de situação de dispensa prevista nas alíneas do item 2.2 que vierem a ocorrer ao longo do ano letivo, o aluno deverá ser obrigatoriamente incluído em uma turma já devidamente constituída.

    3. Na constituição/formação das turmas de alunos dos cursos noturnos que estarão participando das aulas de Educação Física deverão ser observados as diretrizes/critérios para formação de alunos estabelecidos pela Resolução SE nº 2, de 8/1/2016, em conformidade com o seguinte cronograma:

    • A nível da Unidade Escolar:

  1. Levantamento dos nomes dos alunos regularmente matriculados nos cursos do período noturno;
  2. Organização das turmas, de 05/02/2018 a 23/02/2018;
  3. Envio da relação das turmas para a Diretoria de Ensino, até 27/02/2018;

• A nível de Diretoria de Ensino:

i. homologação das turmas, para posterior atribuição de aulas, até 1º/03/2018;

    3.1. A formação das turmas de alunos de que trata o presente comunicado, poderá, em razão da especificidade que a caracteriza, ser constituída por alunos integrantes de diferentes turmas/anos/séries, de diferentes níveis e modalidades de ensino, características que as classificarão como classes de Educação Física multisseriadas;

     3.2. Quando, na organização das turmas, o número de participantes for insuficiente, os alunos deverão ser inseridos em turmas de Educação Física existentes no período diurno, observadas as proximidades com o currículo a ser desenvolvido;

     4. Quando constatado, ao final de cada bimestre, aumento ou diminuição da demanda escolar, a Diretoria de Ensino deverá reavaliar a nova situação, procedendo, se necessário, a um redimensionamento das classes e/ou a ajustes decorrentes das alterações efetuadas.

     5. Casos excepcionais deverão ser autorizados pelas Diretorias de Ensino, cabendo ao Departamento de Planejamento e Gestão da Rede Escolar e Matrícula – DGREM, desta Coordenadoria, a homologação da medida/providência assumida.

 

 

2. Assunto: Material didático “EJA – Mundo do Trabalho”

     Prezados(as),

     Neste ano, os Cadernos do Estudante do Programa EJA Mundo do Trabalho, entregues nas escolas que mantêm classes de EJA dos anos finais do Ensino Fundamental, são os mesmos distribuídos nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA e nas unidades prisionais.

     O conteúdo é idêntico aos cadernos distribuídos nos anos anteriores, diferindo apenas na organização dos volumes, divididos por disciplina (conjuntos com sete disciplinas) e não por área

de conhecimento. O material é composto de textos em linguagem acessível e dialogada com o estudante e o Caderno do Professor e de propostas de oficinas e atividades complementares.

     O Caderno do Professor (não mais produzido na versão impressa) encontra-se na Biblioteca CGEB, na Intranet, neste link. https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/coordenadorias/CGEB/EducacaoDeJovensEAdultos/Forms/AllItems.aspx

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto Grêmios

    Solitação de cópia do Estatuto do Grêmio Estudantil; envio de material de formação para Vice-Diretores

Agradecemos a participação de 100% dos representantes das 71 Unidades Escolares na Orientação Técnica para Vice-Diretores sobre Grêmios Estudantis e aproveitamos a oportunidade para:

     1.1 – solicitar o envio de cópia impressa do Estatuto do Grêmio Estudantil, aos cuidados do PCNP Jonas, tendo como prazo máximo a data de posse da nova Diretoria do Grêmio;

     1.2 – encaminhamos em anexo II os arquivos prometidos sobre formação dos gremistas; PPTs de treinamento; Tutorial para criação de urna eletrônica; Resolução SE 41/2017; relação de legislação referente aos Grêmios Estudantis; orientações gerais da SEE/SP ara 2018 e Calendário Eleitoral Unificado 2018.

     1.3 – Atentem-se para o Calendário Eleitoral dos Grêmios Estudantis, que vigora do primeiro ao 47º dia letivo, conforme consta no Anexo III, auxiliando os alunos na formação da Comissão Eleitoral, revisão do Estatuto caso necessário, provendo os espaços e estruturas necessárias para reuniões, assembleias, inscrição de chapas, campanha, votação, registros, apuração e posse da equipe diretora.

2. Assunto: Videoconferência – Conectando com respeito: “O uso seguro e positivo da Internet pode começar na escola”.

    Apresentação do projeto que segue, para divulgação as nossas escolas.

    A SaferNet – organização que luta pela promoção de direitos humanos na internet – lançou em parceria com a Google.org e a UNICEF Brasil a iniciativa SaferLab. Com inscrições abertas até o dia 1 de março, o laboratório de ideias convida jovens de 16 a 25 anos que têm vontade de saber mais sobre direitos humanos e produção de conteúdo online, espírito mão na massa e vontade de fazer a diferença a criarem contradiscursos para combater narrativas de ódio em ambiente virtual.

    O SaferLab é um laboratório de ideias que apoia o protagonismo de jovens na criação de projetos que ajudam a tornar a internet um lugar melhor – com mais diálogo e respeito à diversidade.

    Aqui você vai participar de uma formação para aprender desde estratégias de comunicação à governança na internet – tudo para criar projetos incríveis que ajudem a qualificar o debate público.

    As dez melhores ideias que estimulem o diálogo, o respeito e a diversidade serão colocadas em prática com bolsas entre R$ 1,5 mil e R$ 12 mil.

Outras informações e regulamento nos sites que seguem:

     Qualquer dúvida entrar em contato com Audrey e Liliane, do Núcleo pedagógico, através do telefone: 3404-2987

3. Assunto: I Festival de Teatro Estudantil do CPP – Limeira

    Conforme informado na Orientação Técnica do dia 07/02, aos Vice-Diretores de Limeira, o Centro de Professorado Paulista de Limeira em parceria com a Diretoria de Ensino e Prefeitura Municipal de Limeira, realizará em 2018 o “I Festival de Teatro Estudantil do CPP”, com objetivo de promover o intercâmbio entre escolas da cidade, além de valorizar e incentivar as manifestações culturais por meio da leitura e das artes cênicas.

    Para tanto, encaminhamos em Anexo IV Regulamento, Ficha de inscrição e Autorização de imagem.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Informativo SED 001 – 2018 – Associação de Professor à Classe

     Prezados(as) Diretores,

     Solicitamos que realizem todos os passos da associação do professor à classe na Secretaria Escolar Digital até o dia 22/02/2018.

    A realização de todas as etapas da associação do professor à classe é fundamental por ser pré-requisito para utilização dos seguintes módulos pelos docentes:

● SARA/Aplicativo Leitor Resposta -Digitação das respostas das AAP, ADE e demais avaliações)

● Visualização das turmas

● Lançamento da frequência diária, registro de aulas e avaliações

● Lançamento do fechamento bimestral

● Utilização do Aplicativo Di@rio de Classe

● Acesso ao Foco Aprendizagem

● Acesso ao Caderno do Professor/Aluno

    O módulo também é fundamental para utilização do Livro Ponto pela equipe de gestão escolar da unidade.

    Destacamos que as atribuições realizadas no sistema de Atribuição On-line até o dia 01/02/18 foram carregadas na Associação do Professor à Classe, somente sendo necessária concluir as demais etapas.

    O tutorial está Anexo V neste e-mail.

    Em caso de dúvidas, orientamos a contatar sed.suporte@educacao.sp.gov.br

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404.2945/2946 (Desiléa) – delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Orientação para Recebimento de Congelados

     Senhores Diretores de Limeira e Cosmópolis

     Seguem orientações para o recebimento dos gêneros congelados:

  • As entregas poderão ocorrer de segunda à quarta-feira, no horário das 07:30h às 17:00h, porém conforme previsão de consumo descrita no cardápio;
  • Conferir os dados da escola na guia de remessa, além de observar se a quantidade descrita na guia foi realmente entregue;
  • Verificar se o produto está dentro do prazo de validade;
  • Verificar se as embalagens não estão danificadas ou violadas;
  • Verificar se o produto não está danificado;
  • Estando todos os aspectos em conformidade, todas as vias deverão ser assinadas e carimbadas (carimbo da escola e carimbo do responsável pelo recebimento), permanecendo uma via em poder da unidade escolar. Na ausência do carimbo do responsável pelo recebimento dos gêneros, o mesmo deve anotar na guia de remessa nome completo, RG e hora de chegada;
  • Qualquer irregularidade encontrada (divergência na quantidade entregue, produto não característico (embalagem danificada ou violada), deverá ser anotada imediatamente na guia de remessa e o produto não deverá ser recebido em sua totalidade.
  • Reclamações posteriores não serão aceitas, pois, a guia de remessa é um documento que, assinado, valida o total recebimento do produto;
  • É imprescindível a presença de um funcionário da Unidade Escolar para acompanhar o recebimento dos gêneros a fim de observar todos os itens acima descritos.

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Regina Aparecida Ribeiro Dias, Núcleo de Frequência e Pagamento/CRH – 09/02 (sexta-feira)

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino